sábado, 1 de outubro de 2011

Dieta mediterrânea: prós e contras!

Peixe está liberado na dieta mediterrânea


Foto: Dreamstime

A dieta mediterrânea é inspirada na ideia de alimentação saudável da região mediterrânea, dos países de três continentes diferentes, como Itália, Espanha, Grécia, França, Tunísia, Marrocos e Turquia. Entretanto, ela exige certos cuidados. Conheça mais detalhes sobre ela:

Sem prazo de validade

"A dieta do mediterrâneo é quase um estilo de vida, e por isso pode ser inspiração para a vida toda", diz a nutricionista Flávia Morais.

Do bom e do melhor

A variedade e a qualidade dos alimentos são certamente o ponto alto dessa dieta.

Previne doenças

Aposte no consumo de azeite extravirgem, que impede o depósito de gordura abdominal, afinando sua cintura e afastando o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Uma boa taça de vinho tinto também pode ser levantada diariamente para blindar sua saúde. "O vinho tinto é rico em antioxidantes como o resveratrol e as antocianinas relacionadas à proteção contra doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce", diz Flávia.

Saudável, mas gordo

É aí que o bicho pega. Embora saudáveis, alguns alimentos mediterrâneos são bastante calóricos, o que significa que você pode ver suas boas intenções irem por água abaixo. Ficar acima do peso faz mal à saúde mesmo que você tenha engordado com opções que só deveriam fazer bem ao seu organismo. "É preciso dosar as porções", alerta a nutricionista. Comer demais faz o ponteiro da balança subir independentemente se você comeu uma massa com molho de tomate feito em casa, com todos os nutrientes a que tem direito. Se a porção for grande, a calça vai apertar.

Permitido

Enfatiza alimentos como azeite, peixe, tomate, alho, maçã, oleaginosas (amêndoas e nozes), vinho, leite e seus derivados, frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais e leguminosas (grão-de-bico, lentilha).

Permitido parcialmente

Carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).

Proibido

Não faz restrições alimentares.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alimentos que dão energia e evitam a ressaca nos festivais (Rock in Rio)


Foto: EFE
Está aberta a temporada de festivais. Além do Rock in Rio, outros grandes shows acontecerão até o final do ano no Brasil. Esqueça café e energético. O pique necessário para suportar a maratona e manter-se firme até a última música deve vir dos alimentos.

Manter o nível de glicose no sangue garante a diversão, explica Flavia Cyfer, nutricionista funcional. Doces e carboidratos simples, porém, são contraindicados, alerta a especialista. Tais alimentos elevam a taxa de açúcar no organismo, mas provocam alterações repentinas, causando fadiga ou cansaço.

“Pão branco, macarrão comum e açúcares refinados sobem bruscamente o nível de glicose, mas em pouco tempo essa taxa sofre uma queda brusca. O organismo tem um pico de euforia, mas depois decai.”

Consumir carboidratos integrais e gorduras boas mantém a glicemia alta e garante 100% de aproveitamento do espetáculo. Abaixo, a pedido do iG Saúde, Flavia Cyfer e Marcelo Ferreira, nutricionista esportivo, propõem um cardápio energético e dicas para manter a adrenalina estocada durante o show:


Café da manhã em dia de festival:
A oferta de álcool durante esses eventos é constante, por isso, vale redobrar os cuidados com seu estômago antes de sair de casa. A couve é um dos alimentos protetores do órgão e age blindando a mucosa. Combinada com a linhaça, que é um anti-inflamatório natural, e uma fruta garantem energia e saúde.


Pão integral com queijo branco e peito de peru. Alimentos leves, para que a digestão não fique lenta e pesada.


Almoço:
É o grande responsável por armazenar a energia necessária durante a sequência de shows. Priorize alimentos crus como legumes e folhas, pois são ricos em antioxidantes e protegem o organismo.



“Durante os festivais, o corpo desgasta muito, produz muito radical livre, responsável pelo envelhecimento precoce. Ingredientes crus ajudam a combatê-lo e ainda liberam enzimas que auxiliam a digestão.”

Prefira proteína leves. Peixe, frango e ovo estão liberados. Evite a carne vermelha: ela deixa o organismo pesado e demanda muito tempo para ser digerida.

Consuma, sempre, grãos integrais. Arroz, quinoa, amaranto, massa integral, arroz negro, vermelho, todos eles fazem a manutenção da glicemia, ou seja, mantêm o corpo ativo o tempo todo.


Receita contra ressaca: 
*Consuma alimentos que ajudam a recuperar a saúde do fígado - eles eliminam as toxinas das bebidas alcoólicas;

*Couve flor, repolho, brócolis – cozidos por três minutos ou crus – dão suporte ao órgão e ajudam a restabelecê-lo;
*Alho-poró, rúcula, agrião e nabo são excelentes desintoxicastes;
*Beba muita água: a urina é o principal meio para eliminar as toxinas.


Dor de cabeça: 
Receita 1: Chá de camomila, feito com erva seca. Adicione gengibre ralado para ajudar a combater enjôos.

Receita 2: Bata o chá de camomila com duas folhas de couve, hortelã e gengibre: a mistura combate a dor de cabeça, o enjôo, protege o fígado e o estômago.

Dicas úteis:
No caso do Rock in Rio, até domingo que vem, dia 2 de outubro, o festival vai liberar a entrada de alimentos trazidos de fora pelo público, segundo notificação do DECON (Delegacia do Consumidor). Seguem dicas do que levar de casa:


Barras de cereais;
Frutas secas (desidratadas);
Castanhas (caju, Pará), amêndoas, amendoim;
Frutas in natura;
Biscoito integral, torradas;
Bebidas repositoras hidroeletrolíticas tipo gatorade, Sportdrink.



Só não é permitido portar alimentos que representem riscos à segurança, como garrafas e latas, diz o pronunciamento da organização.

- Consuma uma fruta sempre acompanhada de uma gordura. As castanhas ou nozes evitam a elevação brusca da glicose provocada pela fruta e mantém o índice equilibrado;

- Os energético são compostos de cafeína e taurina. Sozinhos, promovem concentração e ânimo, mas misturados com o álcool fazem com que o organismo libere magnésio. Essa perda provoca fadiga, ansiedade, vontade de comer doces e cansaço;


- Durante o evento, procure alimentos mais leves ou de fácil digestão tipo combinados de carne com saladas ou sanduiche natural com suco de frutas;

- Evite alimentos gordurosos (dificultam a digestão);

- Lembre-se da hidratação durante o festival (água ou sucos);

- Evite longos períodos em jejum. Nos intervalos dos shows procure alimentar-se e hidratar-se.
- Não beba álcool para saciar a sede;

- Se for beber álcool, entre uma dose e outra, beba água;

- Coma algo antes de beber, a bebida pode demorar mais para ser absorvida.

Fonte: IG

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto 10.000 Passos Por Uma Vida Saudável chega a Gurupi

Fonte: Artigo
Uma nova alternativa para quem procura ser fisicamente ativo foi apresentada ontem, 26, para a população gurupiense. O lançamento do Projeto 10.000 Passos Por Uma Vida Saudável do Serviço Social da Indústria - SESI reuniu no Parque Mutuca, em Gurupi, centenas de pessoas interessadas em melhorar sua qualidade de vida.

O projeto 10.000 Passos por uma Vida Saudável propõe identificar, incentivar e formar grupos de trabalhadores da indústria e comunidade em geral para a prática de exercícios físicos regulares abordando temas como: atividade física, alimentação, controle de estresse, relacionamento saudável e comportamento preventivo. Em Gurupi, o Projeto acontece todas as segundas e quartas feiras, das 17:30 às 19:30, no Parque Mutuca.

Quem participou do lançamento do Projeto aprovou a iniciativa do SESI, como a professora Raimunda Mourão. “Minha filha é aluna do PAF e está muito animada com as atividades. Às vezes a gente coloca dificuldade para não fazer atividade física e esse projeto gratuito para toda a população me incentivou a participar. Agora ninguém tem mais desculpas para não fazer atividade física”, conta.

A colaboradora da empresa Celtins, Solange Ferreira, também ficou animada com o projeto. “É um grande incentivo para quem nunca praticou nenhuma atividade física. Sozinho a gente não se anima muito a participar, mas como vamos fazer as atividades em grupos se torna mais interessante”.

Para a gerente das unidades SESI/SENAI de Gurupi, Núbia Almeida, o Projeto vem de encontro às necessidades da população. “É um projeto novo, dentro da área de atuação do SESI em promover qualidade de vida, que vem de encontro aos anseios da população em obter uma vida mais saudável. É muito importante realizarmos esse Projeto em um espaço público para que todos tenham acesso e se sintam motivados a participar, sair do comodismo e praticar alguma atividade física”, destaca.

A programação contou ainda com uma caminhada pela Avenida Goiás até o Parque Mutuca para convidar a população a participar do projeto, apresentação de dança das alunas do PAF (Programa Atleta do Futuro), apresentações de dança do Colégio Paroquial Bernardo Sayão e a participação da Academia Ativa (dança e aulão de axé). A banda Amigos do Samba também completou as atividades.

Os interessados em participar do Projeto, tanto com grupos de trabalhadores como individualmente, podem fazer sua inscrição no SESI (Rua Joaquim Batista de Oliveira, n°161, Vila Alagoana), nos postos de inscrição no Parque Mutuca (segunda e quarta) ou através do telefone (63) 3315-3309.

Fonte: O Girassol

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Exercícios na gravidez podem evitar hipertensão

Os exercícios durante a gravidez são grandes aliados na prevenção do diabetes e hipertensão. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, duas em cada três grávidas no Estado reduzem atividades físicas no decorrer da gestação. 

O levantamento indicou que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo recomendado de atividades físicas durante a gravidez.

Durante o estudo, 127 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o “pedômetro”, aparelho que mede o número de passos dados, além de responderem a questionários específicos. 

No início da gravidez, as futuras mães realizavam exercícios diários por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua, tempo recomendado tanto pela Secretaria de Estado da Saúde, quanto pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dentre essas gestantes que diminuíram a carga de atividade física, o nível de exercícios caiu 34% já no segundo trimestre de gravidez. No terceiro trimestre a redução foi ainda maior: 41% em relação ao início da gestação.

“Os motivos apresentados pelas mulheres vão desde excesso de peso até a influência de familiares e amigos que as orientam a se preservarem, não fazerem exercícios. As gestantes devem adotar um estilo de vida ativo, praticando, ao menos, 30 minutos de exercício físico por dia. Com isso, a mãe e seu bebê só têm a ganhar”, afirma o presidente do Celafiscs (centro de estudos responsável pelo programa Agita São Paulo), Timóteo Araújo. 

De acordo com ele, a prática de atividades físicas deve fazer parte do período pré-natal. Aráujo fala ainda que a gestante sedentária corre o risco de ter um aumento de peso em excesso, o que aumenta o risco de diabetes. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

27 de setembro - Dia nacional controle da obesidade

Fonte: Google Imagens
A população norte-americana tem hoje cerca de 97 milhões de pessoas acima do peso. O sobrepeso atinge tanto homens quanto mulheres naquele País, com pequena prevalência feminina (50,7%), já sendo considerado problema de saúde pública. No Brasil, não há estatísticas sobre o assunto, mas pode-se dizer que há um número crescente e já considerável de pessoas acima do peso. Reverter este quadro é possível e aconselhável do ponto de vista da saúde da população. Mas é preciso que as pessoas tomem uma atitude em favor da saúde.

A obesidade, enfermidade caracterizada pelo excesso de gordura corporal, torna-se ainda mais grave quando associada a problemas de saúde por ela causadas, passando-se a chamar obesidade mórbida.

Várias são as causas da obesidade: herança genética (passada de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e educativo, ambiente individual e familiar. Desta forma, filhos de pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinados hábitos sociais podem estimular o aumento de peso.

O excesso de gordura corporal pode até não provocar sintomas diretos, mas a pessoal passa a apresentar importantes limitações estéticas, físicas e de movimento. Estas pessoas tendem a ser contaminados com fungos e ter infecções de pele devido ao excesso de dobras no corpo. O excesso de peso sobrecarrega a coluna e membros inferiores da pessoa, podendo, a longo prazo, causar degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de varizes com úlceras de repetição e erisipela.

Além disso, a obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares, diabetes Mellitus tipo II, câncer, osteoartrite, coledocolitíase, distúrbios lipídicos, hipercolesterolemia, diminuição de HDL ("colesterol bom"), aumento da insulina, intolerância à glicose, distúrbios menstruais/Infertilidade e apneia do sono.

A forma recomendada para saber se uma pessoa tem sobrepeso, é o IMC (índice de massa corporal). Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura).

IMC ( kg/m2) Grau de Risco Tipo de obesidade
18 a 24,9 Peso saudável Ausente
25 a 29,9 Moderado Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9 Alto Obesidade Grau I
35 a 39,9 Muito Alto Obesidade Grau II
40 ou mais Extremo Obesidade Grau III ("Mórbida")

Avaliar se uma pessoa está ou não obesa, e se é tem potencial para desenvolver a obesidade a partir de seus hábitos, cabe apenas a um médico. Numa consulta, um clínico ou um endocrinologista tem condições de avaliar as condições do paciente e indicar o melhor tratamento para a perda de peso e a conquista definitiva da saúde.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Shakes Para Emagrecer Funciona?

Fonte: Artigo

A variedade de produtos no mercado para emagrecer é enorme. Tem para todos os gostos e necessidades e ainda com as mais variadas marcas, preços e efeitos. No entanto, um dos recordistas em vendas são os shakes. Eles são vendidos como moderadores de apetite, dando a sensação de saciar a fome e assim reduzindo o apetite das pessoas por coisas “engordativas”.

Para alguns nutricionistas, as shakes são uma maquiagem para o emagrecimento. Como assim? Podemos explicar. É que de fato eles emagrecem se tomado em substituição ao café da manhã e no jantar. Preparado geralmente com duas colheres de sopa de shake e um copo de leite desnatado, eles prometem “matar” a fome das pessoas e livrá-las da tentação de ter ainda estômago para comer em excesso.


E de fato toda esta fome é mesmo saciada, só que, passa bem longe de fazer uma reeducação alimentar na pessoa que deseja emagrecer, ou seja, quem está em dieta e conta com o shake para isso, só vai perder peso até quando toma o preparo e se depois deixar de colocá-lo em seu cardápio, o resultado será voltar a engordar de novo.

Conclui-se então que os shakes para emagrecer funcionam, mas cabe a você avaliar quais as vantagens e desvantagens de se consumir um produto que não vai trabalhar de fato na sua forma de se alimentar, gerando assim um emagrecimento apenas de momento e não constante. Cabe a você que deseja ter um corpo magro e saudável avaliar até quando o uso do shake será bom para a sua saúde.


domingo, 25 de setembro de 2011

Anvisa muda regras para alimentação infantil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) modificou as normas que tratam da alimentação para crianças de até três anos.

As regras alteradas dizem respeito à produção e comercialização de alimentos infantis, em pó ou na forma líquida, feitos à base de leite de vaca e outros animais ou com soja.

As alterações a serem feitas serão na composição nutricional dos produtos, como por exemplo, determinadas vitaminas que terão limite máximo e mínimo.

Desde a última alteração nas normas, feita em 1998, vê-se que há variações sutis na proporção de gordura, proteína e vitamina A nas fórmulas.

Com o objetivo de aproveitar a atualização recente de diretrizes internacionais da nutrição infantil, a Anvisa decidiu criar regras detalhadas para as fórmulas feitas para crianças com necessidades nutricionais específicas.

O prazo para que as empresas se adequem é de 18 meses e os novos produtos já devem atender ao que determinam as portarias publicadas no Diário Oficial da União.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, as normas estabelecidas pela Anvisa são adotadas pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Uberaba e, portanto, as novas regras servem também para o município. Por a mudança ser recente, a assessoria alega que ainda não tem maior detalhamento de como será fiscalizada essa modificação. (MS) 

Postagens populares