quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nutrição e os cuidados com a pele para o verão

É verão: muito sol, calor e aridez. Então dentre todos os cuidados que devemos ter, não podemos esquecer dos concernentes aos de nossa pele. 

E, pensando nisso, trago algumas dicas nutricionais triviais para auxiliar na proteção contra a nocividade que esta estação do ano pode provocar em nosso corpo em especial, à nossa pele.

Vão aí:

1. Hidratação: beber água suficiente, ajuda a repor os líquidos que perdemos em maior quantidade nessa época por conta da sudorese aumentada; a boa ingestão de líquidos também diminui o desgaste e ressecamento da pele que também são intensificados nesse período.

2. Alimentação: aumentar a ingestão de frutas e verduras: esses alimentos, além de conterem uma grande quantidade de água, são ricos em componentes antioxidantes, reduzindo o ritmo de envelhecimento e melhorando também a função metabólica do organismo.

A) alimentos verdes escuros, alaranjados, vermelhos e a batata doce oferecem uma quantidade maior de pigmentos protetores dentre os quais o BETACAROTENO.

- Não seria esse o motivo de termos os alimentos tropicais aumentados nessa estação? Ex.: manga.

B) Aumente a ingestão de alimentos fontes de gorduras boas como óleos de linhaça, azeite, milho e girassol. Isso faz melhorar a qualidade da pele.

3. Observação:

- ficar de olho na função evacuatória do intestino: evacuações difíceis e raras podem ser sinal de baixa hidratação e de metabolismo ruim – MAIOR FRAGILIDADE DA PELE.

- de olho também na diurese. Se a urina estiver mais amarelada, é sinal de pouca ingestão de água. A urina deve ser bem clara quando a ingestão de líquidos é boa.

4. EVITAR:

- GRANDES EXPOSIÇÕES AO SOL
- FRITURAS
- EMBUTIDOS
- ENLATADOS

Tendo esses cuidados você poderá usufruir melhor de suas férias e da estação da luz tão evidente e cobiçada em nossa cidade.

Abração e até a próxima!!

Fonte: Karla Jeane Dantas - Nutricionista

Postagens populares