sábado, 20 de agosto de 2011

Boa alimentação contra a enxaqueca


Seus hábitos alimentares e o que você coloca no prato podem influenciar no desencadeamento e no controle da enxaqueca.

Confira as dicas da inglesa Wendy Green, especialista no assunto e autora do livro 50 coisas que você pode fazer para lidar com a enxaqueca (Editora Larousse).

Observe a quantidade de cafeína ingerida

A cafeína pode ser tanto um tratamento quanto um fator desencadeante para a enxaqueca.


Se você não toma café ou chá regularmente, uma xícara de chá ou café forte, ou um copo de refrigerante do tipo cola, pode ajudar a cortar a enxaqueca, principalmente quando tomado junto com remédio.

Acredita-se que a cafeína contraia os vasos dilatados ao redor do cérebro e assim maximize a eficácia dos analgésicos.

Controle os níveis de açúcar no sangue

Os níveis de açúcar variam de acordo com a alimentação, o consumo de medicamentos e também a produção de hormônios. Quando eles caem muito, isso pode resultar em hipoglicemia (baixo índice de açúcar no sangue). Nessa situação, o cérebro não recebe glicose suficiente para funcionar de forma apropriada. O corpo, então, reage produzindo hormônios que liberam glicose na corrente sanguínea. Como resultado, a pressão se eleva, o que desencadeia a enxaqueca.


Cuidado com a tiramina

Trata-se de um aminoácido natural de certos alimentos e bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja. Acredita-se que algumas pessoas sejam mais sensíveis aos efeitos da tiramina. Os estudos ainda são inconclusivos, porém, alguns enxaquecosos alegam alívio quando evitam alimentos que contêm a substância. Entre eles estão: laticínios, frutas cítricas (principalmente laranja), nozes, soja, vinagre, produtos fermentados.



Fique atento aos aditivos alimentares



Eles são usados pelos fabricantes para realçar o sabor e a cor do alimento, assim como para prolongar a validade. Embora as pesquisas indiquem que os aditivos são geralmente seguros, algumas pessoas são mais sensíveis a eles. Entre as substâncias vinculadas às enxaquecas estão glutamato monossódico, nitratos e nitritos, aspartame, tartrazina, sulfitos e benzoato de sódio.


Mastigue gengibre

O gengibre cru pode aliviar a náusea e os problemas digestivos que costumam acompanhar as enxaquecas. Também bloqueia os efeitos das prostaglandinas – substâncias que podem provocar inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro e causar uma enxaqueca. Se não quiser mastigá-lo cru, pode fazer um chá ou comer biscoitos de gengibre.


Coma alimentos ricos em magnésio

De acordo com estudos, quem sofre de enxaqueca tem níveis baixos de magnésio. A dose diária recomendada é de 270mg para mulheres e 300mg para homens. Para assegurar uma dose adequada de magnésio na alimentação, consuma verduras frescas de folhas verdes, feijão, ervilha, batata, aveia e extrato de levedo.


Beba água

A desidratação é outro fator desencadeante comum e muitas vezes subestimado para as enxaquecas. Os tecidos que rodeiam o cérebro são compostos principalmente de água. Quando perdem líquidos, encolhem, provocando irritação e dor. O ideal é ingerir entre um e dois litros de água diariamente.

Fonte: IG

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Menopausa: receitas que diminuem os sintomas


A menopausa é o momento em que os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Não é uma doença, mas sim um estágio da vida da mulher. A principal característica desta fase é a ausência de menstruações, porém, a menopausa pode começar a se manifestar por irregularidades menstruais, menstruações escassas, menstruações mais ou menos frequentes. Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.


Alguns sintomas da menopausa são: ondas de calor, suor noturno, insônia, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, entre outros. Neste período a incidência de osteoporose e risco de doenças cardiovasculares aumenta, devido à baixa de estrogênio no sangue.

Veremos abaixo como a alimentação pode auxiliar em alguns destes sintomas.


OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença que se caracteriza por baixa densidade óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, levando a um aumento da fragilidade óssea, portanto, a maior risco de fraturas após traumas mínimos.


O tratamento consiste de medidas gerais e medicamentosas:

- Diminuição do consumo de álcool e café.
- Diminuição do fumo.
- Atividade física, principalmente quando realizadas contra força da gravidade (caminhadas e corridas leves).
- Exposição ao sol por pelo menos quinze minutos por dia, para aumentar a quantidade de vitamina D.
- Dieta rica em cálcio, que está presente no leite (alimento mais rico neste nutriente) e derivados, hortaliças verde escuras (couve, folhas de nabo, folhas de mostarda e brócolis), sardinhas, mexilhões, mariscos, ostras e salmão enlatado.
- Tratamento medicamentoso: consultar um médico.

Para ajudar nesta prevenção vou sugerir uma receita fácil e gostosa rica em cálcio: Brigadeirão com leite de coco. Só não pode exagerar para não engordar!!!


Brigadeirão com Leite de Côco

Ingredientes
1 vidro de leite de coco
2 latas de leite condensado
4 unidades de ovo
8 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina
1 colheres (sopa) de amido de milho


Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, depois coloque a mistura em uma panela dupla (forma de pudim com tampa e a panela para por a água). A forma do pudim deve ser untada com margarina e açúcar, e a mistura é assada em banho-maria no fogão, por aproximadamente 45 minutos. Quando estiver morno, desinforme o pudim e granule.


Rendimento
16 porções


INSÔNIA
A insônia é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. Especialistas confirmam que a dieta influencia no processo do sono, tanto sentir fome, quanto comer em demasia pode atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia.


Existem algumas dicas que ao serem seguidas podem auxiliar em uma noite de sono mais tranquila:

- evitar bebidas estimulantes (café, chocolate, chá preto, chá mate, guaraná, bebidas a base de cola) até 2 horas antes de dormir;
- tomar um copo de leite morno antes de dormir (o leite contém triptofano, um aminoácido essencial, que aumenta a produção da serotonina – auxiliando no sono);
- evitar o consumo de alimentos muito temperados e condimentados antes de dormir. Estes alimentos aumentam a temperatura do organismo, podendo dificultar o sono;
- evitar o consumo de alimentos muito gordurosos antes de dormir (que podem causar dificuldade na digestão e sono agitado);
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas (que podem ter o efeito estimulante);
- consumir chá de ervas (camomila, erva doce) antes de dormir;
- tomar um copo de suco de maracujá com um pouco de açúcar antes de dormir;
- não dormir em jejum.


DOENÇAS CARDIOVASCULARES

As doenças cardiovasculares são as doenças que alteram o funcionamento do sistema circulatório. Este sistema é formado pelo coração, vasos sanguíneos (veias artérias e capilares) e vasos linfáticos. Entenda-se que na menopausa ocorre a ausência de estrogênios que são hormônios protetores contra estas doenças, que incluem a pressão alta e dislipidemias (colesterol e trgiclicérides aumentados).


Existem algumas orientações a serem seguidas para prevenir estas doenças:

- evitar consumo excessivo de sal;
- evitar frituras e alimentos gordurosos;
- evitar consumo de embutidos (presunto, mortadela, salame);
- consumir de 3-4 porções de frutas ao dia;
- consumir de 3-4 porções de legumes e verduras ao dia;
- dar preferências às carnes magras;
- optar pelo leite desnatado no lugar do integral;
- evitar o fumo;
- praticar atividade física (30 minutos, 5 vezes por semana).
Para incentivar esta alimentação saudável, segue abaixo uma receita light e gostosa!


Lasanha Verde Light

Ingredientes
1 pacote de massa de lasanha verde
500 g de ricota
1 cebola grande ralada
500g de carne magra moída
Azeite
Sal a gosto
3 tomates grandes


Modo de preparo
Colocar meio litro de água para ferver em uma panela grande. Adicionar os tomates por cinco minutos, retirar e bater no liquidificador, até formar uma pasta cremosa, separe. Em uma panela colocar o azeite, a cebola, a carne moída, o sal a gosto e quando estiver bem refogado, colocar o tomate batido.
Em um refratário, colocar uma camada de molho, uma camada de massa, uma camada de ricota, e assim sucessivamente, até encher o recipiente.
Levar ao forno por 30 minutos.


Rendimento
6 porções

Fonte: Idmed

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estudo afirma que obesidade não é sinônimo de doença


Os gordinhos podem levar uma vida saudável e são menos propensos a problemas cardiovasculares, afirmaram pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, que estudaram seis mil americanos obesos durante 16 anos e compararam seu risco de mortalidade com o de indivíduos magros.

"Nossos resultados questionam a ideia que todos os obesos precisam perder peso", declarou Jennifer Kuk, professora na escola de York de Kinesiologia e de Ciência da Saúde, autora principal do estudo publicado na revista Applied Physiology, Nutrition and Metabolism.

De acordo com Jennifer, tentar perder peso e fracassar pode ser pior que manter um elevado peso corporal e levar um estilo de vida saudável que inclua atividade física e dieta equilibrada com muita fruta e verdura.

O estudo revelou que as pessoas obesas com poucos ou nenhum problema físico ou psicológico e que tinham um peso maior ao entrar na idade adulta estavam mais conformes com seu peso e tentavam com menor frequência fazer uma dieta. Além disso, eram mais propensas a ser fisicamente ativas e a seguir uma dieta saudável.


Detalhes do estudo
Os pesquisadores utilizaram o sistema de classificação da obesidade de Edmonton (EOSS, na sigla em inglês) que, segundo afirmam, é mais confiável que o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) baseado no peso e na altura, e que o que mede a circunferência da cintura.


O novo sistema, desenvolvido pela universidade canadense de Alberta, estabelece cinco fases da obesidade, levando em conta, além do IMC e do tamanho da cintura, parâmetros clínicos que indicam a presença de doenças frequentemente agravadas pela obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas coronários.

Embora um índice elevado de IMC esteja relacionado com um maior risco de doenças relacionadas com a obesidade e de mortalidade, essa é uma medida indireta que não distingue entre tecido gorduroso e magro. Segundo Jennifer, para saber se devem ou não perder peso, as pessoas deveriam consultar um médico que as avalie de acordo com os critérios do EOSS. 

Fonte: Terra

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Produtos que prometem emagrecer e rejuvenescer sem sacrifício funcionam?


Exibir um rosto livre de rugas e flacidez e um corpo em forma sem sacrifício – basta ficar deitada recebendo cuidados ou mastigar uma balinha ou chocolate – é um sonho que parece estar bem próximo de se realizar. Pelo menos é o que várias propagandas nos fazem acreditar. É o caso do bombom que emagrece, da bala de goma que previne a flacidez, da massagem que reduz medidas e modela coxas, barriga e bumbum e da acupuntura que combate e previne rugas. E isso funciona? Veja abaixo

Conheça 7 produtos que prometem emagrecer e rejuvenescer sem sacrifício


Bombom emagrecedor 
Fonte: Artigo
O bombom emagrecedor tem a combinação de três adoçantes (cacau orgânico, sucralose e polidextrose), com o extrato de manga africana, que tem o nome científico de Irvingia gabonensis. “Enquanto o cacau orgânico atua como agente antioxidante, o extrato de manga africana, combinado com fibras e proteínas, ajuda a reduzir medidas porque favorece a queima de gordura, atrasa o esvaziamento do estômago trazendo saciedade por até quatro horas e tem efeito laxativo”, explica a farmacêutica bioquímica Wanessa Cedroni. A especializada em nutrição clínica ortomolecular afirma que a saúde também ganha, já que o ativo Irvingia gabonensis controla os níveis de açúcar e gordura no sangue, daí ser indicado ainda para quem tem diabetes e colesterol. Para tanto, ela indica um bombom de 12 gramas 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Já a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann indica o chocolate depois das refeições, ela costuma prescrever uma unidade por dia, por volta das 16 horas. A venda é feita sob prescrição médica ou nutricional e o profissional é quem vai indicar a dosagem e o horário para o consumo. A caixa com 60 unidades, feitas à base de chocolate ao leite, meio amargo ou diet, é vendida em farmácias de manipulação por R$ 150, em média.

Massagem modeladora
A Massagem Turbinada Plus começa com uma esfoliação para facilitar a penetração do creme redutor de gordura localizada, à base de cafeína e centella asiática, que é aplicado em seguida. O corpo, então, é coberto por uma manta térmica por 15 minutos, que melhora a circulação e potencializa a ação do cosmético. Finalmente começa a massagem que alterna, durante 50 minutos, movimentos firmes e vigorosos de deslizamento e amassamento, ora feitos com as mãos, ora com um rolo com ventosas de plástico. “Essas manobras ajudam a ‘soltar’ as fibroses que causam celulite e a reestruturar o tecido conjuntivo, reduzindo cerca de 3 centímetros de medidas e melhorando o contorno corporal”, conta a fisioterapeuta dermato-funcional Marina Alves, do Rio de Janeiro. Com tanto estica e puxa, é comum sentir um pouco de desconforto, o que explica porque a técnica é contra-indicada para grávidas e quem tem tendência a vasinhos.

Luciana Rabello, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pondera que não existe nenhuma técnica para redução de celulite comprovada por pesquisas feitas com metodologia rigorosa. Segundo ela, todos os métodos são tentativas de melhorar o aspecto da pele e de agir nas várias etapas que causam a celulite e a gordura localizada. “Partindo deste raciocínio, as drenagens linfáticas (tanto por aparelhos quanto manuais) podem ser úteis ao ajudar a drenar os líquidos que se acumulam nas pernas, assim como todos os tratamentos que ajudam o sangue a circular melhor também podem apresentar resultados”, explica a dermatologista.
Mas a perda de peso e de medidas é obtida por um somatória de fatores, incluindo uma dieta balanceada e exercício físicos regulares, que têm uma influência de até 70% no resultado dos tratamentos, afinal, não existem milagres. Alves indica fazer dez sessões, com intervalo mínimo de dois a três dias entre elas, sendo que cada uma custa cerca de R$ 90 e o resultado começa a aparecer a partir da quarta.

Bala antiflacidez
O destaque da bala é o colágeno hidrolisado – são 2 gramas por unidade. “O ativo é fonte de aminoácidos, glicina, L-prolina e L-hidroxiprolina, que favorecem a produção das fibras que dão sustentação à pele do rosto e do corpo. Para ter um bom resultado, que é visto a partir de dois meses de uso, basta ingerir de duas a três gomas por dia”, afirma a farmacêutica Fabiola Lima, de Recife (PE). Segundo ela, o produto não engorda porque é preparado com adoçantes e ainda ajuda a controlar a vontade de comer doce se a receita for acrescida da planta Gymnema sylvestre.

A nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, comenta que a Gynmema ajuda a controlar a vontade por doces, mas deixa um gosto amargo na bala. Segundo ela, existem outros ativos que não interferem como a faseolamina (extrato de feijão branco que diminui a absorção de doce) e o slendesta (proteína da batata que aumenta a a aciedade). Além disso, ela acha 2 gramas de colágeno pouco, “mesmo que se use três vezes ao dia, prefiro passar 15 gramas em shake 1 vez ao dia”, diz a médica.

Já Luciana Rabello, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que a flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos e não há nenhuma pesquisa que comprove que cosméticos ou alimentos à base de colágeno reduzam a flacidez.

Ela comenta que uma alternativa para reduzir a flacidez e combater a gordura localizada é a radiofrequência, que é uma forma de energia que envia calor para a profundidade da pele. “O diferencial deste aparelho é emitir o calor que depois retorna de baixo para a superfície da pele. O fato de atingir planos profundos consegue agredir a célula gordurosa e estimular a fibra de colágeno” diz a dermatologista. Este tratamento é indicado para celulite, flacidez e gordura localizada. São necessárias em média 5 sessões com intervalo de 2 a 4 semanas entre as mesmas. É uma técnica nova, usada como coadjuvante para a flacidez e gordura localizada.

Chocolate saciante
O segredo do sucesso da guloseima está na combinação de glucomannam, magnésio e glutamina encontrados no cacau, na babosa e na alga spirulina. “Juntos, eles promovem saciedade e melhoria do trânsito intestinal e estimulam a produção dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento, prazer, saciedade e tolerância à dor”, completa a nutricionista. Para ter os benefícios, o recomendado é ingerir uma barrinha de 30 gramas uma vez ao dia, preferencialmente no lanche das 17 horas, junto com 250 mililitros de água, para que a sensação de ‘craving’, ou apetite no fim do dia, seja controlada.

A receita da nutricionista Fernanda Machado Soares, do Rio de Janeiro, foi desenvolvida como trabalho de conclusão da pós-graduação em bioquímica ortomolecular, e fez tanto sucesso que ela resolveu comercializar. “Para controlar o peso ou seguir a linha na dieta, o doce deve ser ingerido junto com um copo grande de água para provocar a sensação de plenitude gástrica. E esse efeito é quase que imediato e dura por até quatro horas”, afirma.

Segundo a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann 30 gramas de chocolate é bastante e só isso já aumenta saciedade, melhora neurotransmissores, dá bem estar, “nem precisaria do princípio ativo”, comenta. Para ela, o problema é que o Glucomanann, glutamina e magnésio precisam estar em uma dosagem alta para fazer efeito, o que não caberia em um bombonzinho, por isso colocaram 30 gramas. Ela recomendaria uma sopa ou um mousse de chocolate como base para os mesmos princípios ativos. Cada unidade do chocolate custa em torno de R$ 5 e a receita, que é livre de colesterol, lactose e gordura trans, precisa de prescrição nutricional para ser manipulada.

Acupuntura rejuvenescedora
Além de promover bem-estar, essa técnica milenar também está sendo usada em nome da beleza. Para isso, as agulhas finíssimas e curtas são colocadas em pontos específicos do rosto. Tudo com o objetivo de estimular a produção de colágeno e a circulação sanguínea e tonificar e aumentar a oferta de nutrientes e oxigênio à pele.

“Dessa forma é possível combater e prevenir flacidez, pés-de-galinha, rugas ao redor dos lábios, que geralmente acometem as fumantes, e entre o nariz e a boca, além de marcas de preocupação na testa e entre as sobrancelhas”, explica a terapeuta especializada em medicina tradicional chinesa Alice Keiko Fujiura, em São Paulo.

Luciana Rabello, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia pondera que “não há trabalhos científicos, de peso, que confirmem o resultado e a eficácia desse tratamento na área de estética”. A sessão leva em torno de 30 minutos, normalmente não dói nem sangra ou deixa hematomas.

Spray antidoce
“Para quem sente necessidade de açúcar várias vezes ao dia, uma borrifada do produto debaixo da língua ajuda a diminuir o desejo em poucos segundos”, promete o farmacêutico e cosmetologista Maurício Pupo, coordenador da pós-graduação em cosmetologia da Faculdade Unicastelo, em São Paulo. A explicação para tal efeito está no extrato de Gymnema sylvestre, uma planta utilizada há anos em remédios redutores de apetite.

A nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann comenta que o spray é vendido em vários sabores e existe também um gloss com o mesmo principio ativo. Deve ser usado sempre que der vontade de doce, o sabor e essência forte estimulam áreas cerebrais satisfazendo a vontade por doce. Maurício Pupo complementa que “Uma pesquisa de 2004, feita pelo departamento de fisiologia e biofísica do Georgetown University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que esse ativo também ajuda a eliminar gordura no organismo, tornando-o mais saudável”.

Creme com efeito de ginástica
O creme à base de cafeína a 7%, promete que, se aplicado duas vezes ao dia, induz à queima de gordura da mesma forma que acontece durante a atividade física. Segundo o cosmetólogo Maurício Pupo, após 28 dias de uso consecutivo é possível suavizar o aspecto da celulite e reduzir as medidas entre 1 e 5 cm. O produto manipulado, o que exige prescrição médica, custa em torno de R$ 70 e a versão industrializada, por volta de R$ 150.

Luciana Rabello, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora de Dermatologia da Universidade Federal da Paraíba, explica que não existem estudos rigorosos comprovando os efeitos de cremes para queimar gorduras ou diminuir a celulite.

Ela acrescenta que a celulite é uma alteração multifatorial originária da própria condição hormonal feminina e está presente em 80% a 90% das mulheres, em graus variados. Sobre os muitos tratamentos que prometem acabar com a celulite ela comenta: “o manancial de armas contra a celulite é a convicta definição que nenhum tratamento leva a cura definitiva e são necessários exercícios regulares e dieta balanceada para um resultado satisfatório.”

Fonte: Uol

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coma devagar e mastigue, no mínimo, 30 vezes

Com a vida agitada nos grandes centros urbanos, esquecemos de realizar hábitos primários como saborear uma refeição. E queremos a qualquer custo emagrecer e ter boa saúde sem nos atentarmos para detalhes tão simples. Portanto, quando for sentar à mesa, algumas dicas:


O cérebro leva 20 minutos para ativar o mecanismo da saciedade, portanto, coma devagar. O recomendável: 30 mastigações para cada porção ingerida. Apure seu olfato e permita-se sentir o cheiro bom dos alimentos. Se você estiver muito cansado, não coma, aguarde e descanse por alguns minutos. Comer estressado é uma equação que não dá denominador comum. É possível comer bem e saudavelmente desde que se aprenda a equilibrar sua balança, que inclui o lado racional e, sobretudo, emocional. Isso vale para quem está fazendo dieta ou não.

O que não vale à pena e não traz benefícios é passar fome, fazer jejum. Depois você comerá em dobro. Não subestime o número de refeições. Coma de três em três horas.

Por Solange Bagdadi

Fonte: DGABC

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Soja não diminui sintomas da menopausa, afirma estudo

Cápsulas de isoflavona de soja provavelmente não reduzem as perdas ósseas e os sintomas da menopausa, segundo um estudo publicado ontem na revista Archives of Internal Medicine.

Os primeiros anos da menopausa costumam trazer consigo perda óssea acelerada, fogachos - sensação de quentura na face -, distúrbios de sono e de libido, além de outros sintomas.

"Terapias de reposição hormonal previnem muitas dessas mudanças. Contudo, pesquisas recentes sugerem que os riscos ultrapassam os benefícios. Por isso, a maioria das mulheres evita a terapia com estrogênio", explicam os autores, mencionando indícios de aumento no número de casos de câncer de endométrio e mama em mulheres, como razões para evitar a terapia de reposição hormonal. "Por isso, produtos derivados da soja são propostos como substitutos."

O trabalho comparou 126 mulheres que receberam placebo e 122 que consumiram 200 miligramas de cápsulas de isoflavona todos os dias. A concentração das isoflavonas variava de 87% a 97% nas cápsulas e as mulheres tinham de 45 a 60 anos.

Nos dois grupos estudados, não houve diferenças significativas na densidade óssea da espinha dorsal, do fêmur e da bacia, no início e no fim do estudo. A ocorrência de fogachos também foi equivalente.

Dúvida. O ginecologista Kyung Koo Han, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já realizou pesquisas semelhantes sobre isoflavonas de soja há cerca de uma década. Seus resultados, no entanto, foram diferentes.

Ele avaliou cerca de 160 mulheres. Metade recebeu placebo e a outra metade, as cápsulas de isoflavonas. O número de mulheres que reclamavam de fogachos - sintoma que mais incomoda na menopausa - diminuiu 60%, valor próximo ao observado na terapia de reposição hormonal (80%). No grupo placebo, não passou de 20%. "Precisamos esperar alguns anos para reunir os estudos e obter um cenário consolidado", argumenta Han.

domingo, 14 de agosto de 2011

Casar engorda?

Semana passada a equipe da Webrun veio aqui na minha casa para fazer alguns vídeos para o site. Uma das pessoas da equipe era a jornalista Monique Barleben, que ao saber que eu tinha me casado há menos de dois meses não resistiu e me fez a pergunta tema deste artigo: casar engorda? Bom, para responder esta pergunta escreverei este artigo que será um pouco menos técnico, mais explicativo e até mesmo trará algumas soluções para quem realmente casou e engordou.

A minha experiência em consultório mostra que a questão título do artigo na maioria das vezes vem acompanhada da resposta: sim! Porém, esta não precisa ser a regra e ao descobrir o que faz a pessoa engordar quando se casa, o problema pode ser solucionado. Vamos então dividir os problemas chamando- os de “erros” e colocando a solução para cada item:


Erro 1
- As maiorias dos casais moram com os pais e vão morar juntos (e “sozinhos”) somente após o casamento. Esta mudança pode ser chocante para a maioria das pessoas, afinal são muitas adaptações e mudanças na rotina diária. E um dos primeiros problemas enfrentados é a compra de mercado. A pessoa agora precisa pensar no que irá comprar e como ela irá preparar estes alimentos. Com a vida corrida da maioria das pessoas, a tendência é a compra de produtos congelados e de fácil preparo. Ou ainda, trocar o jantar (que na casa da mamãe sempre tinha grelhadinho com salada) por lanche, esfiha, pizza.

Solução 1
– Planejamento. Se você não tem tempo de cozinhar todos os dias, prepare o arroz em maior quantidade para durar por mais dias, congele alguns alimentos que você mesmo preparou, deixe a salada lavada e cortada para a semana. Um dia de dedicação na semana e o resto do trabalho será no máximo grelhar um bife (o que não dura nem sete minutos)

Erro 2
- Outra questão típica da compra de mercado é: se eu comprar fruta, legume ou verdura só para duas pessoas, já sei que vai estragar, então, nem vou comprar. E isso se aplica a outros alimentos saudáveis de curta validade como iogurtes, queijo minas, etc...

Solução 2
– Tempo para conhecer o tamanho do consumo da sua casa. As primeiras compras realmente serão incompletas ou terá comida sobrando na geladeira. Porém, aos poucos você vai conhecendo o consumo e comprará apenas o necessário. E isso significa comprar apenas uma cebola, um pimentão, uma cenoura, três maçãs, quatro bananas. Parece estranho, pela pequena quantidade, mas aos poucos a comida deixa de faltar ou de estragar. É preciso paciência e observação.

Erro 3
– “Agora sou casado e meus finais de semana se resumem a sair para jantar com os amigos ou ficar em casa vendo filme comendo pizza!”. E este erro é clássico!!!

Solução 3
– O problema não é sair pra jantar ou comer uma pizza uma vez por semana, mas sim o sabor da pizza, a bebida que acompanha e o prato do jantar com os amigos. Sendo assim, vai a dica: quando for pedir pizza, comer no máximo dois pedaços e escolher sabores mais magros como marguerita, mussarela, napolitana, rúcula. Tomar cuidado com a bebida alcoólica. Se for beber vinho, no máximo uma taça, se for beber cerveja, uma lata. Lembrar que o álcool é mais calórico que o carboidrato e a proteína. Se for sair pra jantar, optar pelos grelhados, cuidado com o excesso de fritura, e se for massa, preferir o molho vermelho e lembrar-se de evitar o queijo ralado.

Erro 4
– Também é muito comum ver as pessoas que se acomodam porque casaram (“Meu marido/esposa me ama de qualquer jeito e também já casei, não preciso ficar mais tão preocupado com minha aparência”). Param com a academia, desencanam da dieta e obviamente acabam engordando.

Solução 4
– Encontrem uma atividade física que possam fazer juntos, que um estimule o outro a praticar. Aos finais de semana, saiam para caminhar no parque, andar de bicicleta, correr em corridas de rua. O importante é o casal se apoiar e ter objetivos comuns. Se o marido engordou e a mulher não, não custa nada a mulher entrar na dieta junto do marido e sair pra andar com ele aos finais de semana. Família unida jamais será vencida, nem mesmo pelo sedentarismo!!

Estas são algumas dicas para os erros mais comuns que eu vejo por aí. Para matar a curiosidade: casei-me em 11/06/11, mas já morava junto há um ano. Quando me mudei para a casa do meu atual marido, emagreci quatro quilos. Sendo assim, posso afirmar que não é verdade que casar/morar junto leva ao ganho de peso!!

Fonte: WebRun

Postagens populares