Foto: Google Imagens |
"Cuide da Saúde e Alimentação das Crianças!"
Carolina Ritter - Nutricionista
Os hábitos alimentares e estilo de vida têm início na infância e tendem a perdurar por toda a vida. Deste modo, os cuidados devem ter início de forma precoce, para garantir uma boa alimentação e hábitos saudáveis, colaborando assim para a longevidade e qualidade de vida.
Alguns hábitos desenvolvidos e praticados ao longo de algumas fases da vida podem acarretar prejuízos à saúde, como pode ser obervado em estudo recente, o qual avaliou a influência do hábito tabagista, consumo de álcool e excesso na ingestão de café e chá por gestantes. De acordo com os resultados, alguns destes hábitos podem estar relacionados ao prejuízo no desenvolvimento fetal e saúde materna, sendo uma das consequências pouco conhecida verificada, a ocorrência de estrabismo nos bebês.
Outro estudo foi realizado com crianças, em relação ao consumo de bebidas ricas em açúcar, verificando a influência deste consumo a longo prazo. De acordo com os resultados, comparando meninas que não consumiam refrigerantes na idade de 5 anos com as que consumiam, notou-se no grupo consumidor menor ingestão de leite, maior de açúcares adicionados, baixo teor de proteína, fibras, vitamina D, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Este quadro pode ocasionar deficiências nutricionais graves na vida adulta, além de comprometer o crescimento e desenvolvimento infantil.
Os dados dos estudos evidenciam para a necessidade de cuidados e orientação nutricional nos grupos descritos, uma vez que tais práticas podem prejudicar a saúde desde o início da vida e agravar na fase adulta. As intervenções nutricionais devem ser realizadas para estimular o consumo alimentar adequado e hábitos de vida saudáveis, prevenindo a ocorrência de doenças.
Fontes:
Torp-Pedersen T; Boyd HA; Poulsen G; Haargaard B; Wohlfahrt J; Holmes JM; Melbye M. In-utero exposure to smoking, alcohol, coffee, and tea and risk of strabismus. Am J Epidemiol; 171(8): 868-75, 2010 Apr.
Fiorito LM; Marini M; Mitchell DC; Smiciklas-Wright H; Birch LL. Girls' early sweetened carbonated beverage intake predicts different patterns of beverage and nutrient intake across childhood and adolescence. J Am Diet Assoc; 110(4): 543-50, 2010 Apr.
Artigo Fonte: Nutrição em Pauta