sábado, 10 de dezembro de 2011

Carboidrato é indispensável para a prática de exercícios

Reprodução
Ao consumir arroz, pães e bolachas dê
preferência às  versões integrais

Para quem faz atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsável em maximizar seus estoques de energia, que será usada durante o exercício e também terá papel fundamental no período de recuperação pós-exercício. 

Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, ao passo que uma inadequada ingestão desse nutriente pode acarretar em cansaço e fadiga. Isso acontece porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados – ao contrário dos estoques de gordura. Só para ter uma idéia, se o carboidrato fosse a única fonte de energia do nosso organismo, uma atividade moderada de 90 minutos seria capaz de acabar com seus estoques. 

Quantidade ideal

Para um indivíduo sedentário é recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50-55% do total calórico ingerido em carboidratos. Porém, para quem pratica atividade física ou é atleta essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos. Para uma melhor avaliação do aporte de carboidrato recomendado para a sua situação, o mais indicado é consultar um nutricionista. 

Quais alimentos consumir?

Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes são execelnetes fontes de carboidrato. Vale a pena lembrar que além do carboidrato, esses alimentos também fornecem outros nutrientes ao organismo, como vitaminas do complexo B, vitamina C´e vitamina A. No entanto, ao consumir arroz, pães e bolachas dê preferência às versões integrais, que acrescentam maior quantidade de fibras à alimentação. 

*Por Isabela Pimentel, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), especialista em Distúrbios Metabólicos e Nutrição em Cardiologia.

Fonte: Bonde

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Comer peixe regularmente pode prevenir Alzheimer

Idosos que comem peixe pelo menos uma vez por semana são entre três e cinco vezes menos propensos a desenvolverem Alzheimer, de acordo com um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Mas é essencial que o peixe seja grelhado ou assado para que os ácidos graxos ômega-3 sejam preservados.

O ômega-3 ajuda a proteger o cérebro, aumentando o fluxo sanguíneo da região, reduzindo inflamações e limitando o acúmulo de placas prejudiciais que favorecem o desenvolvimento de mal de Alzheimer.

Quando o peixe é frito, ele fica com quantidades muito baixas de ômega-3, e consequentemente não oferece proteção alguma contra demência e perda de memória relacionada com a idade, conhecida como deterioração cognitiva.

No estudo, pesquisadores questionaram 260 voluntários saudáveis com idade média de 76 anos sobre a frequência com que eles comiam peixe. Dez anos depois, aqueles que não comiam peixes regularmente tinham mostrado muitos mais problemas nas áreas cerebrais ligadas a memória.

Cinco anos após essa primeira análise, pesquisadores descobriram que 31% dos idosos que não ingeriam peixes com frequência tinham desenvolvido Alzheimer ou deterioração cognitiva. Os índices dessas doenças entre os idosos que comiam peixe pelo menos uma vez na semana foram entre 3% e 8%.

Ciro Raji, que liderou o estudo, disse que futuras pesquisas podem ajudar a descobrir se suplementos de ômega-3 produzem efeitos semelhantes, e se alguns tipos de peixe oferecem mais proteção do que outros.

No entanto, a pesquisa não levou em consideração fatores como o estilo de vida dos voluntários. A melhor maneira de prevenir o Alzheimer, além de uma dieta saudável, incluindo frutas e legumes, é também fazer exercício físico regularmente e se livrar do tabagismo. [Telegraph]

Fonte: Hypescience

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Site elege melhores comidas pelo mundo; veja fotos



Feijoada está entre os melhores pratos eleitos pelo site  Lonely Planet. Foto: Getty Images
Feijoada está entre os melhores pratos eleitos 
pelo site Lonely Planet 
Foto: Getty Images
O site de turismo Lonely Planet divulgou uma seleção com as melhores receitas típicas de cinco cidades do mundo. De acordo com a nota, os pratos seriam tão especiais que valeriam a visita até o lugar. Casablanca (Marrocos), Barcelona (Espanha), Penang (Malásia), Nova Orleans (EUA) e Rio de Janeiro foram eleitas as melhores cidades para mergulhar na cultura local através dos quitutes típicos da região.

Como não poderia deixar de ser, a feijoada brasileira figura como o destaque no Rio de Janeiro. Veja a seleção completa:


Cuscuz marroquino em Casablanca, Marrocos
Assim que chegar em Casablanca, siga para o centro da cidade e escolha um café ou restaurante, peça uma xícara de chá de hortelã e um prato desta típica receita. Feito de semolina , os grãos são preparados depois de ferver diversas vezes em um pote específico para a tarefa. Depois, eles são mergulhados em um caldo temperado com vegetais e algumas carnes (frango, carneiro e peixe).



Tapas em Barcelona, Espanha
Patatas bravas (batatas com molho de tomate picante), calamares fritos (lulas fritas), coquetas de jamón (coquete de presunto), chorizo (salsicha de carne de porco) e berenjenas gratinadas (berinjelas gratinadas com queijo) são apenas alguns dos petiscos ("tapas" em espanhol) de dar água na boca. Barcelona é um das cidades catalãs que mais consome esse tipo de comida, principalmente tarde da noite, depois das festas. Viva a experiência completa adotando o hábito local de comer tapas com as mãos ou palitos de dente.



Nasi goreng em Penang, Malásia
A Malásia tem sido considerada a nova Tailândia há tempos por muitos turistas, embora o resto do mundo ainda esteja um tanto reticente quanto a isso. Quem por lá se aventura inevitavelmente acaba pedindo um prato comum chamado nasi goreng. Literalmente, significa ¿arroz frito¿ e também é muito apreciado na Indonésia e Cingapura. Simples, ele é preparado com arroz refogado misturado a peixe ou frutos do mar, vegetais, ovos e molho agridoce de soja. É um prato que aparece em qualquer menu local e até mesmo nos ambulantes que lotam as ruas de Penang. Aliás, aproveite: é nesse ambiente caótico que as culinárias da Malásia, Índia e China se misturam e criam novos e incríveis sabores.



Gumbo, Nova Orleans
Raspar uma tigela fumegante de gumbo é tão importante para a vida em Nova Orleans como ouvir jazz, blues ou saborear os doces típicos chamados de beignets(espécie de rosquinha quadrada com muito açúcar de confeiteiro por cima). Considerada uma ¿comfort food¿ (aquelas para se comer e se sentir acolhido), a receita consiste em um caldo de frutos do mar ou carnes defumadas engrossado com quiabo ou uma mistura de trigo com gordura antes de ser derramado em cima de uma montanha de arroz. Se você procurar pelos restaurantes, no entanto, notará que a cidade oferece inúmeras variações da receita.



Feijoada, Rio de Janeiro
O prato mais famoso do Brasil é também um dos favoritos dos turistas. Feita com feijão preto e pedaços de carne de porco, a feijoada pode ser uma caixa de surpresas. Isso porque, além dos pedaços mais familiares do porco, é possível encontrar lugares em que ela leva orelhas, língua e até rabo na mistura. Outra dica é que a comida é um tanto quanto pesada, portanto, vale programar a sua refeição para não fazer nada que possa atrapalhar a digestão depois da refeição. 

Fonte: Terra

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alimentos termogênicos ajudam na dieta


Esses alimentos aumentam a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e nos ajudando a queimar gorduras. É um ótimo aliado das dietas pra quem está querendo emagrecer.

Já reparou que quando você come algo mais apimentado, você sente o corpo esquentando e às vezes até começa a suar? Pois então! Nessa reação do organismo, você já está queimando gorduras.

Cada alimento tem uma forma certa de ser utilizado, para que funcione corretamente. Vejamos alguns exemplos:

Canela - Ajuda bastante na perda de peso e dilata os vasos sanguíneos. Pode ser consumido em média 1 g, duas vezes ao dia. Consuma como chá ou com frutas (uma colher de chá rasa já é o suficiente).

Pimenta vermelha - 3 g por dia desse tipo de pimenta aceleram o metabolismo em até 20%! Pode ser consumida como tempero, em saladas e pratos quentes.

Chá verde - Um ótimo termogênico, assim como a pimenta vermelha. O indicado é que se consuma em média cinco xícaras de chá ao dia, por três meses.


O consumo do chá verde não é indicado na parte da tarde ou à noite à quem sofre de insônia.

Gengibre - O gengibre pode ser consumido cru, mastigando um pedacinho por dia. Se preferir, também pode ser consumido em temperos, sopas, molhos ou em forma de chá.

Água gelada - Quando você toma água gelada, seu corpo consome energia para elevar a temperatura até a considerada como adequada pelo organismo (entre 36º e 37ºC). O ideal é que se consuma em média oito copos por dia.

Chá de hibisco - Esse chá é um ótimo diurético, então desincha o organismo. Consumir um litro por dia (para um litro de água, use uma colher de sopa da flor) já ajuda bastante na perda de peso.

Óleo de coco - Diminui a gordura na região do abdomem e ainda aumenta a imunidade. Consuma 10 ml por dia, antes do almoço e do jantar. Vá aumentando gradativamente o consumo até chegar à 30 ou 45 ml diários.


IMPORTANTE: Todos os alimentos podem fazer parte da sua dieta, mas não ao mesmo tempo. Faça um revezamento entre eles a cada 40 dias, alternando a ingestão de dois ou três desses itens.

Fonte: Bagarai

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sua dieta deve ser para sempre


Você faz dieta para se casar? Para a festa de formatura de alguém querido? Para engravidar? Isso só pode dar errado. Dietas não podem ser pontuais ou com hora marcada para começar e terminar. Dietas devem ser para sempre. Fazer dieta para uma ocasião especial, já nos avisa, de antemão, que ela será muito restritiva e rápida.   Após o evento, naturalmente perde a razão de ser. A volta ao peso anterior também terá hora marcada para ocorrer e mesmo inconscientemente, a pessoa já espera pode ela.

Infelizmente, todo os dias nos atendemos pessoas que querem emagrecer, sem se dar conta de que estão ansiosos para terminar seu regime, mesmo antes de começar. Pensam que ao chagarem ao peso ideal, tudo estará resolvido. Se esquecem de que foi justamente esse comportamento alimentar o grande motivo para o seu sobrepeso ou obesidade. É preciso lembrar a eles que se não conseguirmos resolver esse impasse, estaremos a cada dia mais distantes de alcançarmos o tão sonhado peso ideal.

Você consegue tomar shake todos os dias até quando? Consegue manter um coquetel de fibras sem gosto e sem graça por quanto tempo em sua vida, substituindo alguma refeição? Mesmo em se tratando de alimentos saudáveis, você não consegue passar muitos dias comendo filé de frango com o intuito de emagrecer. Se as dietas devem ser para sempre, elas devem ser saborosas, versáteis e flexíveis. Devem respeitar nossas preferências alimentares e a nossa sociabilidade.

Eis aí o nosso desafio. Preparar dietas que alimentam e ao mesmo tempo cuidem do peso ideal. Saudáveis e saborosas. Práticas e versáteis. Que respeitem a individualidade de cada um e não sejam um transtorno. Fazer dieta deve fazer parte de um estilo de vida saudável. Quem se habilitar e se comprometer tem tudo para ser bem sucedido!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Morango protege estômago de danos do álcool



Mucosa de animais que ingeriram extrato da fruta teve menos lesões, diz pesquisa.

Uma equipe de pesquisadores italianos, sérvios e espanhóis confirmou o efeito protetor dos morangos no estômago de um mamífero prejudicado pelo álcool, informou nesta segunda-feira, 24, a Universidade de Granada, na Espanha, que participou do estudo.

Os cientistas forneceram etanol (álcool etílico) para cobaias de laboratório e comprovaram que a mucosa gástrica daquelas que tinham ingerido previamente extrato de morango sofria menos lesões.

A pesquisadora da Universidade de Barcelona e co-autora do trabalho Sara Tulipani explicou que os efeitos positivos dos morangos são associados à capacidade antioxidante, que ativa as próprias enzimas e defesas do organismo.

As conclusões do trabalho mostram que uma dieta rica em morangos pode exercer um efeito benéfico na prevenção de doenças gástricas, de modo que esta fruta poderia atenuar a formação de úlceras estomacais em humanos.

A gastrite ou inflamação da mucosa do estômago além de se relacionar com o consumo de álcool, também pode ser gerada por infecções e pela ação de remédios antiinflamatórios não-esteroides (como a aspirina).

"Nestes casos ingerir morangos durante ou depois da patologia poderia aliviar a lesão na mucosa gástrica", sugeriu Maurizio Battino, coordenador do grupo de pesquisa da Universidade Politécnica da Marche, na Itália.

A equipe detectou menos úlceras nos estômagos dos ratos que, antes de receber o álcool, tinham ingerido durante dez dias extrato de morangos (40 miligramas ao dia por quilo de peso).

Segundo Battino, o trabalho não foi desenvolvido para atenuar os efeitos de uma bebedeira, mas para encontrar moléculas protetoras da mucosa gástrica


domingo, 4 de dezembro de 2011

5 passos para dormir bem e emagrecer 7 kg


Médico americano revela os 5 passos básicos para você dormir melhor e detonar de vez a gordura da barriga!

Reportagem: Daniella De Caprio - Edição: MdeMulher 

Conteúdo do site ANAMARIA



Depois de uma boa noite de sono, você 
se sente mais bonita e bem mais disposta!
Foto: Dreamstime
Sempre que alguém fala em perder peso, já vem à nossa cabeça aquela dieta sofrida e difícil, cheia de restrições alimentares que, logo depois, nos fará voltar ao peso inicial. Dá um desânimo, né? Mas o médico americano Michael Breus vai levantar seu astral rapidinho. Autor do livro "The Sleep Doctor's Diet Plan" (na tradução do inglês, "O Plano de Dieta do Médico do Sono", ainda sem edição no Brasil), ele aposta em um método capaz de eliminar todas as dietas. E o segredo é dormir!

"Mas esse sono precisa ter boa qualidade e quantidade ideal de horas para cada pessoa. Dormindo do jeito certo, você consegue perder até 7 quilos em um mês", atesta Breus. Veja a seguir como isso acontece.

Por que o sono emagrece?


Segundo Breus, isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece.

Ainda em dúvida? Estudos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovam: adultos que dormem bem possuem 20% menos de gordura na barriga. "Quando dormimos mal, nossos níveis de cortisol [o hormônio que ajuda a estocar gordura no organismo] aumentam, deixando a barriga enorme", explica Breus.

Quanto é preciso dormir para perder peso?

De acordo com o médico Michael Breus, a quantidade de sono costuma variar de pessoa para pessoa. Porém, em seu livro, Breus segue uma regra válida para todos. A regra é clara: cada estágio de sono tem, em média, 90 minutos. O ideal é que a pessoa durma, no mínimo, 5 estágios por noite. Dessa maneira, a soma resultará em 7 horas e meia de sono, pelo menos.

5 passos para dormir do jeito certo


1. Tenha um horário regular.
Tente dormir e acordar sempre na mesma hora todos os dias. "Quanto mais regrado seu horário de sono, mais seus hormônios ficarão balanceados e mais você emagrecerá", explica Breus.

2. Pare com o café.
A cafeína fica em nosso corpo durante 10 horas. Por isso, o ideal é que você tome um cafezinho apenas após o almoço ou, no máximo, até as 14 horas. Assim, seu corpo terá tempo para se livrar da cafeína.

3. Coma fibras e proteínas.
Manter uma alimentação rica em proteínas e fibras a cada quatro horas fará o açúcar do seu sangue se estabilizar. Isso aumentará sua energia e diminuirá a famosa gula.

4. Faça exercícios de dia.
Ou, no máximo, até quatro horas antes de dormir. Assim, você queima calorias, define os músculos e acelera o metabolismo.

5. Tome sol pela manhã.
Quando você dorme bem, alguns hormônios 
que ajudam no emagrecimento são produzidos
Foto: Dreamstime
Tomar sol 15 minutos pela manhã (antes das 10 horas e, de preferência, com uso de protetor solar) ajuda a regular o sono, aumentando os estágios do sono e fazendo com que a sua noite seja muito mais agradável! Agora você tem um excelente motivo para levar o cachorro para passear!


Os 5 hormônios do sono


Quando você dorme bem (ou mal), afeta a produção de vários hormônios pelo seu corpo. Veja os benefícios (ou o estrago) que uma noite de sono pode fazer em sua vida:

Leptina
· Se você dorme bem...
Ajuda a reconhecer que o corpo está satisfeito.

· Se você dorme mal...
Diminui bastante a sensação de saciedade e você já acorda sentindo fome!

Grelina
· Se você dorme bem...
Faz você sentir fome natural.

· Se você dorme mal...
Aumenta a vontade natural de comer em 20%!

Cortisol
· Se você dorme bem...
Regula o apetite.

· Se você dorme mal...
Aumenta o apetite e faz o corpo acumular gordura na barriga.

Hormônio do crescimento (hgh)
· Se você dorme bem...
Diminui a gordura corporal.

· Se você dorme mal...
Transforma calorias em gordura.

Fonte: M. de Mulher

Postagens populares