segunda-feira, 13 de maio de 2013

Equilíbrio na alimentação e no bolso

Você conhece o conceito de alimentação balanceada? E de que maneira ela pode ajudar a controlar os gastos? Saber se alimentar bem vai além das três refeições por dia. Uma boa alimentação envolve todos os nutrientes que o seu corpo precisa e estão espalhados em dezenas de alimentos diferentes. Saber quais são e como consumi-los é o ponto de partida rumo a uma alimentação saudável, balanceada e livre de excessos, para o seu corpo e o seu bolso.
Os alimentos são divididos em quatro categorias: Energéticos, Reguladores, Construtores e Oleaginosos. Cada categoria fornece algum tipo de contribuição essencial para o corpo, como energia, combustível para o funcionamento de órgãos, manutenção e reparação de tecidos.
A principal regra para manter a sua alimentação balanceada é evitar o excesso. Para fazer com que uma alimentação balanceada se converta em economia para o seu bolso, observe bem quais os alimentos que você mais consome hoje.
Perceba, por exemplo, como você pode diminuir o consumo de fast food e aumentar o consumo de frutas e legumes. Os primeiros, por serem alimentos industrializados, costumam ter preços maiores do que os produtos da terra. Enquanto a comida de fast food é rica em energia, as saladas de frutas são bem mais eficientes em manter o bom funcionamento dos órgãos.
Com um cardápio alimentar equilibrado, você evita o aparecimento de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Uma alimentação balanceada também faz com que você mantenha o controle nos gastos com comida, já que você vai planejar o que comprar no supermercado, adequando a feira à sua alimentação equilibrada e evitando impulsos que não atendam às suas necessidades.
Veja na pirâmide alimentar os alimentos mais comuns das diferentes categorias. 
 
                  
Os itens da base devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Veja abaixo o que as camadas da pirâmide representam:
1) Alimentos energéticos: auxiliam no fornecimento de energia para manter a o corpo funcionando, como cereais, pães, arroz e massas. 

2) Alimentos reguladores: fazem com que o organismo funcione corretamente, através do fornecimento de vitaminas, minerais e fibras. Frutas, legumes, verduras e água são os alimentos desse grupo.

3) Alimentos construtores: atuam nos tecidos, auxiliando no crescimento, reparação, manutenção e desenvolvimento dos mesmos. Para isso, consuma leite, feijão, ovos, peixe, frango, carne, ervilha, etc.

4) Alimentos oleaginosos: muito energéticos. Você deve procurar consumir castanhas, carnes e doces, mas sem exagerar nas frituras e nos doces. 


 Fonte: Meu bolso em dia

Saber a quantidade de exercício necessária para queimar calorias faz pessoas comerem menos

Corte até 170 calorias das suas refeições
Cardápios e listas que mostram o quanto de exercício será necessário para queimar as caloriasnas refeições pode ajudar a reduzir o quanto as pessoas comem, relatam os pesquisadores daTexas Christian University (EUA). Os resultados serão apresentados dia 25 de abril no encontro Experimental Biology, em Boston.

O novo estudo incluiu 300 pessoas, com idades entre 18 e 30 anos, que receberam um cardápio sem rótulos de calorias, um cardápio com rótulos de calorias ou um cardápio com legendas para os minutos de caminhada rápida necessários para queimar as calorias dos alimentos. A caminhada foi escolhida como forma de exercício porque é algo que quase todo mundo pode fazer sem grandes problemas, afirmam os cientistas.

Como um exemplo das informações dadas aos participantes, uma mulher teria que fazer uma caminhada intensa por cerca de duas horas para queimar as calorias de um cheeseburger duplo. Todos os cardápios continham as mesmas opções de comida e bebida, que incluíam hambúrgueres, sanduíches de frango, salada, batatas fritas, sobremesas, refrigerante e água.

As pessoas que receberam o cardápio listando os minutos de caminhada rápida necessários para queimar as calorias dos alimentos consumiram menos do que aqueles que receberam qualquer um dos outros cardápios. Entre aqueles que receberam os outros dois cardápios - com ou sem rótulos de calorias - não houve diferença no número de calorias solicitado e consumido.

De acordo com os autores, esse é o primeiro estudo que mostra essa relação. Por conta disso, não é possível generalizar para uma população com mais de 30 anos de idade, por exemplo, tornando necessária uma pesquisa mais abrangente.

Corte até 170 calorias das suas refeições

Se você ficou preocupado com as calorias que está consumindo e quanto exercício precisará fazer para gastar todas essas calorias, saiba que é muito simples eliminar os excessos em algumas preparações. A nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, explica que existem muitas calorias "escondidas" em certos alimentos, aquelas que você nem percebe que consome, mas que faz uma enorme diferença para a balança e para sua saúde. "Trocar o leite integral pela versão desnatada, preferir alimentos light e até diluir o suco natural são maneiras simples de economizar calorias", conta. Confira neste link as dicas de uma equipe de profissionais para deixar os alimentos com até 170 calorias a menos. Já pensou na economia que você pode fazer durante um único dia? 

 POR MINHA VIDA

Postagens populares