sábado, 10 de setembro de 2011

Conheça um pouco mais sobre as Dietas Líquidas!

Definição

Fonte: Google Imagens
Dietas Líquidas é um termo que engloba uma ampla gama de dietas que atendem a uma variedade de funções. Pode significar substituto de refeição parcial ou total tanto por líquidos claros como por não-claros. Os médicos prescrevem frequentemente uma dieta líquida para antes ou depois de determinadas cirurgias, ou para pacientes que são clinicamente obesos. As pessoas também utilizam esta dieta para fazer jejum ou perder peso.

Origens

As primeiras utilizações das dietas líquidas datam de há séculos atrás porque as antigas cerimônias religiosas muitas vezes envolviam jejum, e muitas culturas serviam apenas caldo de carne a pacientes doentes. Há décadas que os médicos têm prescrito uma dieta líquida aos pacientes antes deles serem submetidos a uma cirurgia. Somente nas últimas décadas têm havido vários programas de perda de peso clinicamente monitorados, tais como o Optifast, e programas disponíveis comercialmente, tais como Slim Fast.

Descrição

As dietas líquidas são uma ampla categoria de dietas que podem ser utilizadas ​​para inúmeras razões diferentes. Isso significa essencialmente que substitui refeições regulares de alimentos sólidos por bebidas líquidas. Para muitos procedimentos médicos é útil, ou até mesmo necessário, que os pacientes consumam líquidos somente antes ou depois da operação. As pessoas também consomem apenas líquidos durante períodos de jejum. Quando uma pessoa é diagnosticada como sendo seriamente obesa, um médico pode decidir que a pessoa deve passar por um programa de perda de peso observado clinicamente, como o Optifast. Existem também vários programas como o Slim Fast, que imitam os programas medicamente observados, mas de uma forma menos severa que pode ser seguida sem supervisão.

Dietas líquidas para procedimentos médicos

Antes dos pacientes serem submetidos a determinados procedimentos médicos, um médico pode recomendar uma dieta líquida. Isto é feito para limpar o sistema digestivo e diminuir a pressão sobre os órgãos digestivos. Esta dieta permite que o paciente adquira as calorias necessárias, nutrientes e fluídos, enquanto minimiza o impacto digestivo. Testes que podem requerer esta dieta incluiem a sigmoidoscopia, a colonoscopia, uma ressonância magnética, e alguns raios-x. Procedimentos cirúrgicos que podem exigir uma dieta líquida incluem a maioria dos tipos de cirurgia oral séria, assim como quase qualquer cirurgia ao estômago ou ao intestino. Muitos procedimentos cirúrgicos, como uma cirurgia bariátrica, também podem exigir que o paciente siga uma dieta líquida após a operação, enquanto recupera a capacidade de digerir alimentos sólidos.

Embora as orientações sejam diferentes consoante o procedimento, seguir uma dieta líquida como preparação para um procedimento médico geralmente significa beber apenas líquidos que podem ser vistos à temperatura ambiente. Isso significa que água, sumo, caldo, gelo e gelatina são geralmente aceitáveis. Sopas que contenham legumes, macarrão, carne ou arroz não são geralmente permitidas. Enquanto o leite é normalmente aceitável, o iogurte já não o é. Quando um médico prescreve uma dieta líquida, este vai dizer ao paciente as orientações específicas, incluindo um período de tempo durante o qual a dieta deve ser seguida, e muitas vezes fornece informações sobre os tipos de fluídos que são permitidos.

Jejum

Muitas pessoas realizam períodos de jejum por uma variedade de razões. Enquanto alguns jejuns exigem que apenas se beba água, ou que não se consumam líquidos de todo, o jejum normalmente significa abstinência de comer alimentos, mas não de beber líquidos. A maioria das religiões mundiais mais populares exigem períodos de jejum em certas alturas, pela tradição, por razões de expiação, para limpar a mente, como forma de luto, para purificação, bem como por outras razões espirituais. A tradição judaica diz que o jejum deve ser feito durante o Yom Kippur ou Kippur, um dos dias mais importantes do judaísmo. Muitos cristãos jejuam durante a Quaresma. Os muçulmanos tradicionalmente fazem jejum durante os dias do Ramadã. Muitos ascéticos budistas e hindus também praticam o jejum periodicamente. Muitas pessoas também fazem jejum por questões de saúde, porque acreditam que o jejum possa limpar o corpo das toxinas e algumas ainda acreditam que podem curar doenças. Historicamente, o jejum também tem sido usado por razões políticas, como uma forma de protesto, como os realizados por Mohandas Gandhi nos anos de 1920 e 1930.

Por qualquer razão que seja feito, o jejum nunca deve ser usado para perder peso. Profissionais médicos discordam se o jejum deve ser usado por outras razões, mas é maioritariamente aceite que o jejum não é uma forma eficaz de perder peso e que pode ser muito perigoso. O jejum não só retarda os processos metabólicos, o que significa que pode realmente resultar num aumento de peso total, como também enfraquece o sistema imunológico e pode tornar as pessoas vulneráveis ​​a muitas doenças e estados graves, incluindo insuficiência do fígado e insuficiência renal. As pessoas que consideram fazer jejum devem consultar sempre o seu médico para se certificarem de que não estão a arriscar a sua saúde.

Dietas líquidas para perda de peso médicamente assistida

Quando uma pessoa é extremamente obesa, um médico pode prescrever um programa de perda de peso clinicamente monitorado que envolve habitualmente a substituição de alimentos sólidos por um substituto líquido. O substituto líquido geralmente fornece entre 500 e 800 calorias por dia, o que significa que qualifica esta dieta como uma dieta pobre em calorias. O substituto líquido também vai fornecer todas as vitaminas e minerais necessários, os quais seriam normalmente fornecidos por alimentos sólidos. Normalmente o substituto líquido vem na forma de um batido. Os pacientes são orientados para beber um certo número de batidos por dia, em vez de comer, e para usar esse período de tempo para romper com velhos hábitos alimentares. Depois de várias semanas de perda de peso rápido e frequentes reuniões com um médico, que monitora a saúde e o progresso do paciente, os alimentos sólidos podem ser reintroduzidos lentamente. Todo o processo é difícil e arriscado e só deve ser realizado quando prescrito por um médico e devidamente monitorado por um profissional médico! Normalmente, esse tipo de dieta líquida só é prescrita quando os graves riscos de saúde causados ​​pela obesidade superam os eventuais riscos do programa.

Uma popular dieta líquida medicamente observada é chamada de Optifast. É produzido pela empresa Suíça, a Novartis Medical Nutrition Corporation, que também é conhecida por fazer a comida para bebé Gerber. Eles relatam que, num estudo de 20.000 pessoas que utilizaram o programa Optifast durante 22 semanas, as pessoas perderam em média 52 quilos e a pressão arterial diminuiu em 10 por cento. O sistema Optifast é extremamente caro e não é destinado a qualquer pessoa que queira fazer dieta.

Dietas Líquidas comercialmente disponíveis 

Possivelmente por causa da reputação de rápida perda de peso em pacientes gravemente obesos e por serem mais baratos, os líquidos substitutos de refeições tornaram-se comercialmente disponíveis para perder peso sem supervisão médica. Estes produtos não são geralmente destinados a substituir todas as refeições ou todos os alimentos sólidos. Estes produtos destinam-se a ajudar quem quer fazer dieta, a perder peso rapidamente, embora muitas vezes eles façam muito pouco para afectar mudanças de estilo de vida a longo prazo.


Um dos mais populares substitutos de refeições líquidas disponível comercialmente é chamado de Slim Fast. O plano Slim Fast diz que quem quer fazer dieta deve comer uma refeição regular durante o dia e substituir as restantes com batidos baixos em calorias. Cada batido fornece um terço das recomendações diárias para uma dieta saudável. O Slim Fast é um dos poucos planos de reposição de líquidos que defende o seu plano com estudos clínicos controlados. Num estudo feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles School of Medicine, 300 pacientes seguiram a dieta Slim-Fast durante 12 semanas. Estes pacientes perderam em média 15 quilos e 76% foram capazes de manter pelo menos 80% do peso um ano depois. Contudo, a maioria dos nutricionistas ainda sustentam que uma dieta de reposição de líquidos não é um substituto apropriado para uma vida saudável.

Função

Benefícios

Os benefícios possíveis de uma dieta líquida dependem de que tipo de dieta líquida uma pessoa está a considerar fazer. Quando um médico diz ao paciente para se abster de comer alimentos sólidos, pode evitar tudo, desde vómitos durante uma cirurgia até um teste ineficaz. Algumas pessoas acreditam que o jejum pode ter benefícios espirituais e outros, incluindo alguns profissionais de saúde, acreditam que o jejum pode ajudar a remover toxinas do corpo.

No entanto, os maiores benefícios de saúde de uma dieta líquida são, provavelmente, experimentados por pacientes extremamente obesos que perdem peso com uma dieta líquida, substituta de refeição, medicamente supervisionada. A obesidade tem sido associada a muitas doenças graves e, como a diabetes, doenças cardíacas, insuficiência renal, insuficiência hepática e câncer, indivíduos obesos que perdem peso podem reduzir drasticamente o risco de contrair essas doenças e até mesmo reduzir a gravidade de seus sintomas caso já sofram deles. Os benefícios para a saúde também podem ser adquiridos por pessoas que perdem peso através da utilização de uma refeição de dieta líquida de substituição, comercialmente disponível.

Precauções

A qualquer pessoa a quem tenha sido prescrito um período de dieta líquida devido a um procedimento médico, deve obter o máximo de informações possíveis sobre as orientações específicas e observar essas directrizes cuidadosamente. Ao fazer isto, dará ao processo uma maior oportunidade de sucesso. Qualquer pessoa que esteja a considerar fazer jejum deve consultar seu médico e descrever a natureza do jejum para que possa ser determinado se o jejum irá provocar sérios riscos. Pessoas com problemas de saúde não devem envolver-se num jejum prolongado.

As dietas líquidas muito baixas em calorias não devem ser realizadas sem supervisão médica. Estas são apenas destinadas a pessoas que têm grandes quantidades de peso a perder, geralmente mais de 50 quilos, e que já tenham experimentado os riscos de saúde por causa da sua obesidade. As pessoas que pretendem fazer qualquer tipo de refeição de dieta líquida de substituição devem consultar o seu médico para ter a certeza de que a dieta é segura para elas.

Riscos

As dietas líquidas a curto prazo para uso antes ou após um procedimento médico, carregam poucos riscos e são geralmente consideradas seguras se o paciente seguir as orientações prescritas e se assegurar que obtém ingestão calórica suficiente através de caldo, sumo, ou outros líquidos. Jejuns muito prolongados trazem muitos riscos, incluindo possíveis danos no trato intestinal, função hepática ou renal debilitada, e hipoglicémia. O jejum também prejudica o sistema imunológico do corpo, o que torna o organismo mais vulnerável a doenças transmissíveis, como a gripe ou estreptococo. Ganhar gordura também é um risco comum do jejum porque, embora o corpo possa usar reservas de gordura durante o jejum, uma vez que o jejum se encontra sobre o corpo, normalmente reconstrói estas reservas rapidamente e, muitas vezes reconstrói mais do que era originalmente disponível.

Dietas de substituição de refeições sob a supervisão médica podem acarretar os seus próprios riscos, embora estes geralmente sejam superados pelos benefícios da perda de peso para os extremamente obesos. Os efeitos colaterais podem incluir formação de pedras na vesícula bilias, náuseas, fadiga, constipação e diarréia. As dietas líquidas comercialmente disponíveis também têm muitos riscos, dependendo da marca. Algumas são consideradas dietas muito baixas em calorias que são susceptíveis de resultar em desnutrição. Muitos não substituem adequadamente as vitaminas e minerais que normalmente seriam fornecidos por alimentos sólidos, o que pode resultar em deficiências que podem causar problemas. Por exemplo, se o organismo não recebe quantidade suficiente de cálcio, o risco de osteoporose e raquitismo aumenta.

Pesquisa e aceitação geral

É geralmente aceite que, para determinados procedimentos médicos, é necessário que os pacientes se abstenham de comer alimentos sólidos durante pelo menos 24 horas antes do procedimento. A maioria dos hospitais têm preparada a literatura do paciente sobre as orientações precisas que devem ser seguidas para a maioria dos procedimentos.

A maioria das dietas líquidas de substituição sob supervisão médica são geralmente aceites. Alguns médicos questionam se os métodos mais tradicionais de perda de peso são melhores em alguns casos de obesidade menos extrema, mas acredita-se que os riscos e efeitos colaterais destes programas são superados pelos benefícios para as pessoas para quem eles são geralmente prescritos.

Há muitas dietas líquidas para perda de peso disponíveis comercialmente e a sua aceitação depende da sua marca e do seu programa. Marcas que incluem alimentos regulares, pelo menos 1200 calorias por dia, e algum tipo de recomendações de exercícios, como o Slim Fast, são mais aceites do que os programas que são muito baixos em calorias e não incluem o exercício, tais como a dieta Hollywood Celebrity Miracle Diet.

Fonte: i-legumes

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Beber moderadamente todas as noites melhora saúde das mulheres

Fonte: Artigo

Uma pesquida da Escola de Saúde Pública de Harvard aponta que as mulheres que tomam bebidas alcoólicas moderadamente todas as noites devem envelhecer com mais saúde. 

O estudo, publicado na revista "PLoS Medicine" diz que elas podem beber cerca de meio litro de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado por dia. As que bebem mais do que isso ou as que não bebem nada, podem chegar aos 70 anos com menos saúde. Cerca de 28% das mulheres na faixa dos 50 anos que bebiam cerca de duas bebidas por dia tinham um bom nível geral de saúde, livre de problemas como câncer, diabetes e doenças cardíacas a partir dos 70 anos. 

Foram estudados os hábitos de 14 mil mulheres. A conclusão é que beber moderadamente ao longo da semana traz melhores resultados do que beber tudo no fim de semana.

Os pesquisadores disseram, porém, qua ainda não se sabe se o que gerou os benefícios na vida das mulheres participantes da pesquisa foi realmente o álcool ou algum outro hábito delas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reduza medidas sem sofrer ou fazer força, a tecnologia ajuda


Divulgação

A ultracavitação ou ‘lipo sem cirurgia’ promete reduzir medidas desde a primeira sessão.


A cavitação estável é a criação repetida de microbolhas de vácuo dentro de um líquido, seguindo a sua implosão, com avançado sistema que possibilita a destruição e a emulsificação da gordura.


Segundo a diretora clínica da Corpus Esthetic Center, Flavia Andreotti, o aparelho italiano de ‘Ultra Lipo por Cavitação’ é a mais nova tecnologia nesta área.


A técnica é indicada para o tratamento de gorduras localizadas, especialmente em áreas como abdômen, cintura, coxas e braços. 


Na área tratada, a concentração de células de gordura diminui e, tomando os cuidados devidos, os resultados são duradouros.

O tratamento não provoca dor e não é invasivo, o paciente sente apenas o movimento de sucção promovido pelo aparelho e não ficam sinais na pele.

A sessão dura, em média, 40 minutos, e a ação do aparelho é complementada com massagens localizadas que estimulam a liberação de líquidos.



Segundo Flavia Andreotti, fisioterapeuta especializada em dermato-funcional, espera-se a redução de medidas logo na primeira sessão, com uma média entre três e seis centímetros. 



O tratamento pode ser associado a outras técnicas como carboxiterapia, drenagem linfática, manthus e power plate. O intervalo recomendado entre as sessões varia de 15 a 30 dias.

O melhor resultado vem combinado com o empenho do próprio paciente, sobretudo nos dias que se seguem ao tratamento. A recomendação é manter uma dieta balanceada com o mínimo de gordura e beber muita água. 

As vantagens do tratamento realizado com o aparelho italiano são: resultados rápidos e modelagem corporal. Mas, atenção: antes de realizar o procedimento o paciente deve passar por avaliação criteriosa. Por isso, só consulte um profissional da área.



Informe-se

Todo o tratamento oferece alguma restrição, procure a orientação de clínicas e profissionais especializados.

Obs.: Mas, não esqueça que reeducação alimentar e exercícios físicos ainda são o melhor caminho para manter a boa forma e a saúde!

Fonte: O Diário

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Por que o leite sobe quando ferve e a água não?


O leite cai do canecão quando ferve porque tem substâncias, como proteínas, sais minerais e gordura, que formam fina camada na superfície e são empurradas pelas bolhas de água que querem fugir do calor. Para entender melhor é preciso saber que o leite é formado por água e vários outros componentes. Durante o aquecimento, gorduras e proteínas ficam na parte de cima, enquanto as moléculas de água ficam em baixo, impedindo o vapor de sair.


Só que a água presente no leite começa a ferver mais rápido do que as outras substâncias. Como o vapor não consegue romper a camada de gordura, ele a empurra até conseguir escapar do calor. Enquanto isso, as bolhas formadas pela água, que se transformam em espuma branca, pressionam a camada até que ela explode e transborda.


ÁGUA É DIFERENTE - Com a água isso não acontece porque ela não tem gordura e outras substâncias como as do leite; por isso, as bolhas de vapor conseguem passar pela superfície sem dificuldade. No entanto, se mexer o leite no instante em que começa a transbordar, vai perceber que ele para de subir. É que as bolhas de vapor desmancham conforme você mexe e deixam de fazer pressão para cima. Ao desligar o fogo, a reação termina.


A espuma que se formava na superfície do canecão se transforma em nata, camada formada por gordura, proteínas e outras substâncias. A nata é usada para fazer biscoito, iogurte, sorvete, entre outras coisas gostosas.



Vapor escapa da pressão
Da mesma maneira que o vapor de água tenta atravessar a camada que se forma no leite, o ar também encontra um jeito de escapar da panela de pressão, que serve para cozinhar os alimentos mais rapidamente. Nas panelas abertas, a água ferve a cerca de 100ºC, enquanto que na de pressão pode atingir temperatura próxima a 120ºC. Esquenta mais porque o vapor não sai tão facilmente da panela e assim cozinha mais rápido.


No entanto, chega uma hora que o vapor de água precisa encontrar um jeito de escapar. Por isso, existe a válvula de controle de pressão, que permite a saída do vapor quando atinge o limite (note que o pino vai rodando enquanto o vapor vai saindo). Há também a válvula de segurança (pininho vermelho) que se rompe, se necessário, para a panela não explodir.



Por que a bolacha fica mole e o pão fica duro?
Quando entra em contato com o ar, o alimento pode ter as características modificadas, pois ocorre troca de umidade entre os dois; por isso, a bolacha amolece, e o pão endurece. Como o biscoito é muito seco, ou seja, quase não tem água, fica úmido após essa troca. Já o pão tem mais água, então endurece em contato com o ar.


No entanto, se o pão for mantido fechado dentro do saco plástico, fica borrachudo. O miolo perde água, mas a umidade não consegue escapar, então faz com que a casca, que é a parte mais seca do pão, amoleça. Já a bolacha se mantém do jeito que é se ficar fechada no pacote; dessa forma, não troca de umidade com o ambiente.



Saiba mais
- Se jogar detergente na água e colocá-la para ferver, vai ocorrer a mesma reação do leite. Sabão também tem gordura e outros componentes que se desprendem conforme o líquido aquece e formam fina camada na superfície. Quando ferve e começa a evaporar, forma-se espuma na borda, a mistura sobe e transborda.


- Já ouviu dizer que a melhor maneira de fazer pudim é em banho-maria? É o método em que se coloca uma forma dentro de outro recipiente com água que vai fervendo. Como a água evapora ao chegar perto dos 100ºC, a temperatura do recipiente não vai passar disso, mantendo o calor controlado, sem risco de queimar.



Consultoria de Guilherme Marson, professor-doutor do Instituto de Química da USP, e Pierluigi Piazzi, professor de Física e escritor


Fonte: DGABC

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dietas customizadas: o cardápio certo para quem quer emagrecer sem cortar o carboidrato, o vinho ou o chocolate



Quem não vive sem pão ou macarrão
 Getty Images
Fonte: Artigo
Em geral, são as que mais apelam para as dietas que cortam completamente os carboidratos da rotina, como a Atkins — em que, por duas semanas, não é permitido ingerir nem pão nem massa nem mesmo algumas frutas e legumes. Mas justamente por serem tão radicais, essas restrições não costumam durar muito tempo. Além disso, há estudos que relacionam a necessidade de comer carboidratos a uma baixa produção de serotonina (o hormônio do prazer) no cérebro. “Uma forma de melhorar a liberação dessa substância sem apelar para os carboidratos é consumir alimentos ricos em triptofano, como castanhas em geral, abacate, banana, ovos, leite e derivados”, diz a nutricionista Mariana Jota, da Emex Nutrição Orientada.


Mas quem não consegue viver sem massas, pães & cia., a dica é aprender a consumi-los corretamente. “A massa deve ser sempre acompanhada de uma fonte de proteína e de uma salada, para controlar o índice glicêmico”, afirma Mariana. Índice glicêmico é o nível de glicose no sangue. Quanto mais rápido ele sobe, mais rápido passa a sensação de saciedade. Ou seja, se for comer um pão branco, por exemplo, inclua no recheio peito de peru, atum ou sardinha. O macarrão, por sua vez, deve sempre vir acompanhado de uma salada e de uma carne magra.

Os alimentos que mais interferem nessa relação glicêmica são justamente os pães, as massas e os doces, chamados de carboidratos simples. Os carboidratos integrais fazem o efeito inverso: a digestão ocorre lentamente, em função das fibras, e a glicose, consequentemente, é liberada aos poucos, mantendo o nível de energia equilibrado por mais tempo. Resultado: sem fome por mais tempo. Por isso, sempre que possível, prefira os integrais.


Quem ataca a geladeira à noite
 Getty Images
Fonte: Artigo
De nada adianta passar o dia todo se controlando e, à noite, atacar a geladeira. Em alguns casos, esse comportamento pode ser sintoma de uma compulsão alimentar chamada síndrome da alimentação noturna (quando a pessoa come 50% da ingestão diária depois das 19h), mas, na maioria das vezes, é apenas um hábito errado — essa síndrome acomete apenas 1,5% da população em geral e 8% dos obesos. “O maior problema desse comportamento é o consumo de calorias num período em que o metabolismo está com o funcionamento mais lento, pois a necessidade e a queima de energia tendem a ser menores”, diz a nutricionista Martha Amodio, da clínica Stesis. Uma forma de eliminar esse hábito é alimentar-se melhor durante o dia, não pular refeições e, principalmente, fazer lanche da tarde e um jantar leve, para que o corpo mantenha-se nutrido. 

Mas enquanto isso não acontece e a vontade continua atacando de madrugada, a dica prática é deixar à disposição alimentos de fácil digestão, saudáveis e pouco calóricos, como palitos de cenoura, pepino e erva-doce, iogurtes, gelatinas, salada de frutas e queijos e frios magros. “Ninguém vai fatiar cenouras ou preparar rolinhos de peito de peru no meio da noite. Em geral, nessa hora a gente pega a primeira coisa que vê na frente, quase sempre pães, biscoitos, justamente o que se deve evitar”, diz ela. Um copo de leite desnatado também pode ajudar a saciar a fome (ou a gula).



Quem não abre mão de uma tacinha de vinho
 Getty Images
Fonte: Artigo
A primeira regra de qualquer dieta é: diminuir ou evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas são bastante calóricas. Mas essa não é uma tarefa fácil para todo mundo – há quem sofra só de pensar em abrir mão do vinho, da caipirinha ou da cerveja mesmo que só nos fins de semana. “Uma boa dica para quem tem essa dificuldade é tomar água entre os goles da bebida alcoólica”, diz Martha. Assim, mantém-se o prazer e diminui-se consideravelmente o consumo. “Parece exagero, mas se lembrarmos que cada grama de álcool tem sete calorias, enquanto cada grama de carboidrato ou proteína tem quatro e de gordura tem nove dá para se ter uma idéia do quanto uma tacinha pode atrapalhar uma dieta”, afirma. Uma simples taça de vinho, por exemplo, tem 107 calorias, ou seja, quatro delas já equivalem a uma refeição inteira.


Outra maneira de “enganar” o paladar é preparar drinques não alcoólicos e consumi-los entre as bebidas alcoólicas. Por exemplo: se você gosta muito de vinho tinto, sirva-se de meia taça, beba intercalando com água e depois, neste mesmo tipo de taça, coloque suco de uva integral. Quando terminar, sirva-se de mais meia taça de vinho, intercalando as tomadas com água. Se gosta de espumante, faça o mesmo com água com gás pura ou misturada com algum suco que se aproxime da cor da sua bebida favorita e sirva na taça. “Vale também incluir frutas na bebida, como pedaços de maçã e pêssego, e fazer uma ‘sangria’, com umas gotinhas de adoçante”, sugere a nutricionista.


Quem come chocolate todos os dias 
 Getty Images
Fonte: Artigo
Quem não consegue viver sem chocolate cansou de ouvir de nutricionistas e endocrinologistas que deve trocar a versão ao leite pela amarga. Isso pode soar como uma heresia, mas vale a pena tentar. Foi comprovado que o chocolate amargo ou com maior concentração de cacau (em torno de 70%), além de ter menos açúcar e gorduras, é o que traz mais benefícios à saúde – rico em flavonóides, ajuda a proteger o coração, a prevenir o diabetes tipo 2, reforça as defesas do corpo e até controla o apetite. “Um jeito é acostumar o paladar aos poucos, começando com os de 40%, depois 50% e assim por diante”, diz Martha Amodio. Ou tentar equivalentes no sabor para saciar a vontade, sugere Mariana Jota. “A semente de alfarroba (uma vagem originária do mediterrâneo) tem gosto de chocolate, é isento de lactose e tem quatro calorias por grama enquanto o cacau tem nove”, diz. Além disso, a vagem é comercializada em pó (como o chocolate) é pobre em gorduras, rica em fibras (como a pecticina, que aumenta a saciedade, melhora a digestão e, de quebra, reduz o colesterol ruim do sangue), e boa fonte de vitaminas B1, B2, A, além de rica em cálcio, magnésio, potássio, sódio e ferro, minerais que reforçam as defesas do organismo. Se nada disso adiantar, porém, é bom saber que o consumo de chocolate deve ser de no máximo 30 g por dia e o melhor horário para consumi-lo é entre meio-dia e 15h.


Quem fica o dia inteiro beliscando 
 Getty Images
Fonte: Artigo
Entram nessa categoria aquelas que não conseguem ficar no computador, ler ou assistir TV sem estar mastigando alguma coisa. “Em geral, esse comportamento tem um fundo emocional, como ansiedade”, diz a nutricionista Martha Amodio. “A boa notícia é que estudos comprovam que dá para ‘enganar’ o cérebro e saciar o desejo de consumir a todo o momento sem ingerir necessariamente algo calórico.” A dica, então, é parecida com a dos comedores noturnos: busque alimentos nas versões integrais e tenha sempre à mão palitos de legumes, frutas secas, mix de castanhas, semente de abóboras, chiclete sem açúcar, enfim, opções que mantenham a boca ocupada e a vontade saciada, mas que sejam saudáveis e pouco calóricas. Ou seja, transformar a compulsão em aliada, já que a recomendação é de fazer seis refeições por dia, contanto os lanches. “Outra dica é tomar chás que ajudam a controlar a ansiedade, como camomila, melissa e erva-cidreira”, diz Mariana Jota. 

Dicas que valem para todas 
Iogurte emagrece
Uma pesquisa recentemente divulgada pela Universidade de Harvard mostrou que quem come mais iogurte perde uma média de 370 gramas a cada quatro anos sem sacrifício. “As bactérias aumentam a produção de hormônios intestinais que produzem saciedade e diminuem a fome”, diz Frank B. Hu, especialista em nutrição na Faculdade de Harvard de Saúde Pública e coautor do estudo. As bactérias podem também aumentar a taxa metabólica do corpo, facilitando o controle do peso. 

Proteína mata a fome
Cientistas da Universidade do Missouri chegaram à conclusão que aumentar em 10% a ingestão de proteínas no café da manhã diminui a sensação de saciedade durante o dia todo. O estudo, publicada recentemente no periódico Obesity, mostrou que a proteína consumida logo cedo ameniza os sinais emitidos pelo cérebro que estimulam a motivação para comer e o comportamento alimentar de recompensa. “Comer no café da manhã é importante e já se sabia disso. Essa pesquisa ressalta, no entanto, que essa refeição é uma estratégia valiosa para controlar o apetite e regular a quantidade de alimento que consumimos”, diz Heather Leidy, uma das pesquisadoras. 

Fonte: Busk

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alimentação infantil saudável


Foto: 123RF
O desenvolvimento cognitivo e físico das crianças está associado a uma alimentação cuidada e saudável. Por isso, o nutricionista José Camolas sugere a ingestão de sopa, peixe e três peças de fruta por dia e tomar sempre o pequeno-almoço, de preferência em casa.

Patrícia Susano Ferreira | pferreira@destak.pt

Alcançar um elevado rendimento escolar desde tenra idade e ter uma boa capacidade de raciocínio e de memória são claros objectivos para qualquer pai. No entanto, nem sempre o conseguem fazer por falharem no mais simples: a alimentação.

A partir do primeiro ano de vida, as crianças começam a aproximar o conteúdo das refeições do que os próprios pais ingerem e como tal os progenitores não devem esquecer a importância dessa variedade e apostar em estratégias de incentivo à ingestão de bens menos apetecíveis, como são o peixe e os legumes.

Mas vamos por partes. A primeira regra está na «obrigatoriedade de tomar o pequeno-almoço, sempre com lacticínios e hidratos de carbono e, por vezes, com uma peça de fruta».

Mas sem corridas ou pressas, o ideal é mesmo que esta refeição seja supervisionada pelos pais e tomada no conforto do lar, explica ao Destak o nutricionista José Camolas.

Outro dos segredos de uma 'dieta' saudável para os mais pequenos está nos lacticínios. A sua riqueza em cálcio é essencial para esta fase de crescimento intenso e de desenvolvimento ósseo, mas tendo sempre especial atenção à gordura. Leite meio-gordo e queijo e iogurtes com baixo de teor de gordura saturada são as melhores opções.

E aqui aplica-se a importância dos pais interpretarem os rótulos das embalagens, com o objectivo de evitar publicidade «menos séria» e por vezes «exagerada», acrescenta o especialista.

Sopa: a tradição ainda é o que era
No que respeita a legumes e vegetais, a sugestão vai mesmo para a sopa, uma «tradição portuguesa que deve ser mantida». Sopa ao almoço e ao jantar e ainda uma salada nutritiva para acompanhar o prato principal de carne ou de peixe é a quantidade recomendada deste grupo de alimentos. Em relação à fruta, o ideal são mesmo três peças dispersas ao longo do dia, sejam como sobremesa ou como snack na escola.

Em relação às principais fontes de proteínas - carne e peixe - há a saber que não deve haver exageros. Sim, é um facto que estas são importantes para o crescimento, mas é suficiente uma dose diária de 80 a 100 gramas de peixe ou de carne. Esta quantidade apenas deve ser alterada na adolescência, com um aumento para 150 gramas, havendo uma preferência para o peixe.

«Panadinhos de pescada confeccionados no forno e carne picada em casa em forma de almôndegas ou de hambúrgueres são ideias saudáveis, mas também agradáveis para os mais pequenos.» Uma apresentação de alimentos mais original e colorida pode convencer os mais teimosos.

Não abuse das proteínas
Outra regra a reter, mas em relação aos ovos, também uma importante fonte de proteínas, é o facto de o seu consumo não dever exceder as duas unidades semanais. Segundo o nutricionista, «o excesso de ingestão de proteínas sobrecarrega os rins da criança, que ainda estão em desenvolvimento». Pratos com peixe/carne e ovo são por isso refeições a evitar por haver uma duplicação desnecessária deste nutriente.

Em relação aos snacks que as crianças levam para a escola, o especialista é defensor da fruta e do iogurte, podendo estes ser substituídos por uma barra de cereais, mas com baixo teor calórico e de açúcar, algo que os pais devem consultar nos rótulos das embalagens. 

Fonte: Destak

domingo, 4 de setembro de 2011

Saiba quais são os 10 alimentos imprescindíveis

A alimentação é o segredo da boa saúde. Porém, é preciso saber combinar os alimentos e escolher o que deve ser consumido. 

Saiba quais são os 10 alimentos que não podem faltar na mesa e descubra por que eles são imprescindíveis a uma dieta saudável. 

Pimentões São ricos de vitaminas A e C. O pimentão vermelho, por exemplo, tem oito vezes mais vitamina A do que o verde e por causa disso fortalecem o sistema imunológico. 

Brócolis São ricos em fibras e vitaminas antioxidantes. A substância isotiocinatos contida nele ajuda no combate ao câncer. 

Alho Mantém o colesterol total e a pressão sanguínea baixos. Feijões Fornecem fibras, proteína e carboidratos. Podem ser consumidos em saladas ou ensopados. 

Massas Integrais Reduzem o índice glicêmico da refeição. Peixes São fonte de proteína magra e ricos em ômega 3 que protegem contra arritmias cardíacas e reduzem inflamações. 

Verduras Fontes de fibras e antioxidantes têm vitamina C. 

Vinho Beber moderadamente durante as refeições pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. 

Tomate O licopeno, contido em sua cor vermelha, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento além de reduzir a incidência de câncer. 

Frutas Têm vitaminas A e C e minerais como potássio e magnésio. Por serem ricas em carboidrato, fornecem energia aos treinos. Por Carolina Abranches

Fonte: DGABC

Postagens populares