sexta-feira, 28 de junho de 2013

Exercitando o corpo no inverno

Cuidados e dicas de motivação para não deixar que as temperaturas baixas atrapalhem a sua rotina de exercícios físicos.

Dia 21, o inverno iniciou oficialmente. E é só o tempo frio aparecer para a preguiça começar a tomar conta do corpo. Infelizmente, as temperaturas frias tendem a desencorajar a prática de exercícios físicos diários e até os mais motivados podem querer trocar a academia ou a rua por uma cama quentinha. Pois saiba que exercitar-se durante o inverno é tão necessário para a saúde como em qualquer estação do ano.
Além disso, com as temperaturas baixas, as pessoas tendem a comer mais alimentos calóricos, o que favorece o ganho de peso indesejado. Dessa maneira, é superimportante continuar a movimentar-se na estação. O frio intenso, porém, exige alguns cuidados especiais durante os exercícios. Confira:

Use roupas leves

Exercitar-se gera uma considerável quantia de calor. O ideal é usar roupas que mantêm o corpo aquecido, mas que sejam confortáveis e leves. Dessa forma, com o aumento da temperatura corporal, será fácil remover os agasalhos.

Capriche no aquecimento aeróbico

É importante que o aquecimento antes de se exercitar seja mais longo do que o que você faz habitualmente. No frio, os músculos e articulações precisam de uma circulação de sangue mais intensa para atingir a temperatura corpórea ideal e evitar o perigo de lesões.

Alimente-se bem

É importante ter uma alimentação adequada antes da prática de exercícios físicos, para que se ganhe a energia necessária. No inverno, esse cuidado deve ser intensificado, já que o corpo exige mais para se manter aquecido.

Não deixe a hidratação de lado

Não só em estações quentes é preciso hidratar o corpo. Mesmo se não se está com sede, é fundamental beber líquidos antes, durante e depois das atividades aeróbicas. É mais difícil perceber durante o inverno, mas o suor provocado pelos movimentos pode levar o corpo à desidratação.

Exercite-se com amigos

Ter companhia pode ser um estímulo eficaz para se exercitar no inverno. O compromisso de não deixar os amigos na mão pode ajudar a manter a sua rotina aeróbica na linha!
 

Estipule objetivos

Quer perder peso? Quanto exatamente? Quer melhorar o fôlego? Em quanto tempo? Estipule objetivos que são possíveis de atingir em curto prazo. Desse jeito, você alcança resultados mais facilmente e se sente estimulado a continuar.
 

Aproveite o Sol

Escolha o horário do dia com sol mais intenso. Aproveitar o calor dos raios em um dia frio ajuda a estimular seus músculos à atividade física.  Só não se esqueça do filtro solar!

Fonte: Mayo Clinic, Veja

Postagens populares