sábado, 11 de junho de 2011

Saiba o que adotar ou evitar para ter mais cálcio no organismo

Atividade física e tomar sol são hábitos que ajudam a absorção


Fonte: Google Imagens
Você sabia que apenas 10% da população brasileira ingere a quantidade diária de cálcio recomendada? O Estudo Brazos Nutricional, que é a mais completa pesquisa já realizada sobre alimentação no Brasil, avaliou 2.420 pessoas em 150 municípios espalhados por todo o país e concluiu que os brasileiros ingerem uma quantidade de cálcio três vezes abaixo da quantidade diária recomendada internacionalmente.

Essa quantidade ideal é de 1000mg por dia, o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo. Ter um consumo abaixo desse valor pode desencadear doenças como osteoporose e hipertensão, além de facilitar fraturas ósseas por quedas.

Porém, não basta apenas ingerir esses alimentos - existem diversos outros fatores que influenciam a absorção do cálcio pelo organismo. Confira:

* Exercícios - 
* Magnésio e fósforo - 
* Vitamina D - 
* Prebióticos - 
* proteínas - 
* sódio - 
* oxalatos e fitatos - 
* Refrigerante - 
* Fumo e álcool - 
* Cafeína - 

Pratique exercícios! A médica Syllene Nunes, responsável pela área de Medicina Preventiva da Central Nacional Unimed, conta que quanto mais deformamos, ou seja, movimentamos o nosso osso, maior é a ativação dos osteoblastos, que são as células produtoras do osso. "O exercício de impacto submete o osso às forças dos músculos, favorecendo essa ativação", diz ela. Além disso, a prática de atividade física também auxilia nosso corpo a absorver o cálcio que ingerimos, fortalecendo mais ainda os nossos ossos.

É importante ressaltar que os exercícios mais eficazes são aqueles que movimentam os ossos para muitos lados diferentes, como atividades em quadra, dança, corrida, caminhada e musculação. Porém, para aqueles que mexem o corpo, vale a recomendação: o organismo perde em média 100mg de cálcio por hora suada. Ou seja: se suar, reponha o cálcio!  

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 dicas para fazer seus filhos comerem vegetais

Metade do que as crianças deveriam comer são frutas e legumes. Não cachorros-quentes, hambúrgueres e nuggets; brócolis, alface, couve e outras coisas que vem do chão. Porém, estatísticas mostram que crianças não comem frutas e vegetais suficientes.

Nos EUA, um estudo apontou que apenas 22% das crianças de 2 a 5 anos atende às recomendações de consumo de vegetais. Isso só piora quando elas envelhecem: 16% das crianças de 6 a 11 anos e 11% das com 12 e 18 anos atendem às recomendações.

Em outro estudo com mais de 6.000 crianças e adolescentes, os resultados mostraram que cerca de um terço de seu consumo de vegetais vem de batatas fritas, e um pouco mais de um terço do consumo de fruta vem de sucos. Mas o que fazer se as crianças hoje em dia não querem nem experimentar vegetais? Parece que você precisa de ajuda. Confira 10 modos de convencê-los:

1 – Espere até que estejam com fome
Se eles estiverem com fome, vão comer o que tiver. Antes do jantar, sirva um aperitivo de vegetais coloridos, como cenoura, pepino e pimentão vermelho, junto com molhos de salada não calóricos.

2 – Crie a regra da “uma mordida”
Diga aos seus filhos que eles têm de dar uma mordida em algo antes de negá-lo (ou seja, se ele não quer comer alface, vai ter que pelo menos experimentar antes). Segundo especialistas, se ele tiver que saborear a comida, eventualmente vai se acostumar com ela.

3 – Invente nomes engraçados
Todo golpe publicitário vem com uma identidade. Se os profissionais de marketing podem fazer isso, por que não você? Comece a chamar as frutas e vegetais de nomes engraçados, coisas que combinem com eles, heróis e brincadeiras, ativando a curiosidade e atenção da criança.

4 – Leve as crianças ao mercado
Deixe que elas escolham as frutas e legumes. Faça com que passeiem pela seção de vegetais, sentindo o cheiro dos produtos e admirando as cores.

5 – Faça as crianças cozinharem junto com você
Eis uma história de sucesso: uma vez, uma mãe pediu a seu filho para ajudá-la a cozinhar vagens, ensinando-o truques e temperos, enquanto ela lavava louça. Quando se sentaram para comer, ele insistiu em comer a vagem, porque, como dizia, “ele mesmo a tinha feito”. Dois anos depois, ele ainda come os vegetais – desde que ajude a prepará-los.

6 – Faça uma “noite dos vegetais”
Dessa forma, não há concorrência de outros tipos de alimentos. Sirva naquela noite apenas vegetais, diversos deles, com hummus (espécie de patê de grão de bico), molhos, hambúrgueres de cogumelos, etc.

7 – Esconda os vegetais na comida
Há várias maneiras de fazer isso. Purê de vegetais, carne enrolada com vegetais, legumes no macarrão, etc. O disfarce ajuda pelo menos a criança a começar a comer.

8 – Faça com que os vegetais sejam uma “opção fácil”
Aprenda algo com os bastardos que conseguiram fazer seu filho se encher de porcarias: ao invés de pacotes de salgadinho e docinhos, deixe vegetais e frutas em locais acessíveis, tanto na geladeira quanto na mesa, faça porções individuais, coloque frutas picadinhas em potinhos coloridos, saquinhos de salada, etc.

9 – Deixe eles “mexerem” com eletrodomésticos
Toda criança é xereta. Deixe-as usarem o liquidificador, o espremedor de frutas, o processador de alimentos, para fazer receitas com frutas e legumes. Mas não se esqueça de supervisioná-las, claro.

10 – Política da “sem sobremesa”
Comer o que é saudável, não quer mais, mas há espaço para sobremesa? Nem pensar. Talvez não seja a maneira mais simples de fazer as crianças comerem legumes, mas funciona.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alimentos industrializados: muito importante saber os valores nutricionais

As informações estão contidas nos rótulos e devem ser lidas com atenção para verificar se eles atendem às necessidades do consumidor.

Por Redação Multimidia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br) / Foto de Nestor Müller/Secom.

Produtos industrializados apresentam alta concentração de aditivos químicos - como conservantes, corantes e aromatizantes - que podem fazer mal à saúde. Porém, com o dia a dia corrido, as pessoas acabam optando pela praticidade destes alimentos, como sucos em caixinha e biscoitos. Nestes casos, a saída para diminuir os prejuízos à saúde é observar as informações nutricionais que constam nas embalagens. Uma alternativa que pode ajudar a manter uma dieta balanceada.

Uma alimentação adequada é essencial para ter um estilo de vida saudável. Os alimentos naturais são os ideais. "Com um estilo de vida agitado, muita gente prefere optar pela praticidade dos alimentos prontos. No entanto, as pessoas devem, na medida do possível, optar por alimentos in natura, como verduras, frutas, cereais e leguminosas", afirma a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Adriana de Fátima Bravim.

Se, por um lado, evitar os excessos é importante, por outro, é preciso garantir a ingestão mínima de nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras. Encontrados nas massas e pães, os carboidratos (açúcares) são a principal fonte energética do corpo e uma alimentação equilibrada deve conter 300 gramas diárias do nutriente. Entre as opções naturais, os carboidratos são encontrados na batata, mandioca, frutas e verduras. As proteínas também têm papel fundamental no organismo, ajudando na construção e reparo dos tecidos musculares. Elas estão principalmente nas carnes e produtos de origem animal, como leite e seus derivados. Uma dieta balanceada deve conter 75 gramas diárias de proteínas.

A maioria da população não tem o hábito de avaliar as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens, mas acompanhar esses valores pode ajudar a suprir as necessidades diárias e evitar os excessos.

Qualidade

Outra informação obrigatória nos rótulos dos produtos e que deve ser observada pelos consumidores é o prazo de validade dos alimentos, principalmente daqueles em promoção. Por determinação da Anvisa, os fabricantes devem explicitar ainda em quanto tempo os alimentos devem ser consumidos após serem abertos. Também é importante o alerta sobre a presença do glúten - proteína derivada do trigo - que não pode se consumida por pessoas com intolerância ao produto, a chamada doença celíaca.

O bom estado das embalagens também precisa ser observado pelos consumidores. Latas amassadas, estufadas e enferrujadas devem ser evitadas porque as substâncias que compões as latas podem contaminar os alimentos. Outras embalagens danificadas também devem ser evitadas para evitar contaminação.

Diet X Light

Produzidos industrialmente, com quantidades reduzidas de certos nutrientes, os alimentos diet e light ainda são motivo de confusão para muita gente. "As informações estão contidas nos rótulos e devem ser lidas com atenção para verificar se eles atendem às necessidades do consumidor", orienta Adriana Bravim.

Pessoas que precisam manter uma dieta baixa em açúcar, como os diabéticos e hipertensos, devem optar por alimentos diet. Já os alimentos light são aqueles com teores reduzidos de gordura, indicados para quem faz dieta para emagrecer.


Tabela nutricional

Para orientar os consumidores na escolha dos alimentos, a nutricionista da Sesa explica o significado de cada item da Tabela de Informação Nutricional nas embalagens. Para ilustrar melhor, utilizou como exemplo o rótulo de um pacote de biscoito salgado cracker de gergelim.

Informação Nutricional
Porção de 30g (6 unidades)
Quantidade por porção
% VD (*)
Valor energético
137 Kcal = 576 KJ
7
Carboidratos
19 g
6
Proteínas
3,8 g
5
Gorduras totais
5,1 g
9
Gorduras saturadas
0,8
4
Gorduras trans
1,0 g
**
Fibra alimentar
1,2 g
5
Sódio
150 mg
6
* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.


Carboidrato: Principal fonte de energia para atividades físicas e mentais. São encontrados principalmente na batata, mandioca, frutas, verduras e açúcares. É expresso em gramas.

Proteína: Ajuda na construção da estrutura muscular e também é fonte de energia. Encontrada principalmente nas carnes e produtos de origem animal. Expresso em gramas.

Gorduras totais: É a soma de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), compõem as membranas celulares e mantêm o equilíbrio térmico. Expressas em gramas.

Gorduras Saturadas: Tipo de gordura que, se consumida em excesso, pode causar doenças cardiovasculares, obesidade e câncer. Expressas em gramas.

Gordura Trans: Colaboram no aumento do colesterol sanguíneo e devem ser consumidas com moderação. Expressa em gramas.

Fibra alimentar: Colabora para uma boa digestão e o bom funcionamento do intestino. São fontes de fibra os vegetais, as frutas, pão integral, cereais integrais e farelos. Expressa em gramas.

Sódio: Micronutriente que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. Sua principal fonte é o sal de cozinha. Expresso em miligramas.

Valores diários: A última coluna da tabela de informação nutricional é o Valor Diário de Referência (%VD). Trata-se do percentual de nutrientes fornecidos pela porção do alimento em relação ao valor de referência adotado pela Anvisa que é de 2.000 quilocalorias (Kcal). Tomando como base, por exemplo, uma dieta diária de 2.000 Kcal, uma alimentação equilibrada deve conter 25 gramas de fibras e, no máximo, 2.400 miligramas de sódio.

Valores Diários de Referência (VD):

. Valor Calórico - 2000 kcal
. Carboidratos - 300 gramas
. Proteínas - 75 gramas
. Gorduras totais - 55 gramas
. Gordura saturada - 22 gramas
. Fibra alimentar - 25 gramas
. Sódio - 2.400 miligramas
. Colesterol - 300 mg
. Cálcio - 1000 mg
. Ferro - 14 mg

Fonte: ESHoje

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nutricionista dá dicas de como reduzir calorias nas comidas típicas do São João

Foto: Reprodução / TV Globo
O alimento junino menos calórico é o milho, seja assado ou cozido; uma fibra solúvel pode ser usada para retardar a absorção da gordura


Pamonha, canjica, mungunzá, pé-de-moleque, vários tipos de bolo... Muita gente não resiste a essas delícias que enfeitam as mesas pernambucanas no período junino. Os pratos, geralmente à base de milho, dão muita água na boca e várias calorias. Por isso, é importante ficar alerta e não se exceder na alimentação durante o São João.

De acordo com a nutricionista Graça Albuquerque (foto), o alimento junino menos calórico é o milho assado ou cozido. Já para quem gosta de pamonha e canjica, ela dá uma dica simples: “Tem uma fibra solúvel que retarda a absorção dos alimentos. Em torno de meia hora antes, você pode diluir na água, toma e aí você absorve metade das calorias”. Essa fibra pode ser encontrada em qualquer casa de orgânicos.

Muita gente tem mania de comer as delícias juninas acompanhada de queijo coalho, por exemplo. Segundo a nutricionista, a ideia é gostosa e saudável. “Se o queijo coalho for light, melhor ainda. Ele retarda a absorção do carboidrato complexo, no caso o milho”, explica.

O pé-de-moleque também tem muitas calorias, mas sabendo como comer, você pode reduzir os “danos” com a fibra solúvel. E a cocada? Leite condensado, coco... Um perigo para a dieta: “É bom não exagerar muito, comer em pequena quantidade. Lembrando que podemos transformar os pratos em versões light, substituindo alguns ingredientes, como adoçante no lugar do açúcar”.


Fonte: Globo

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cosméticos podem causar problemas de saúde

Fonte: Google Imagens

Equipe do Instituto Norueguês de Saúde Pública fez um registro de reações adversas do uso de produtos cosméticos e descobriu que o que mais provoca problemas graves são as tinturas permanentes para cabelo. A pesquisa envolveu maquiagem, perfumes, produtos aplicados aos dentes e mucosa bucal para evitar o odor para limpar, perfumar, proteger, preservar ou modificar a aparência dos dentes.

Segundo o registro, eczemas, vermelhidão, bolhas e coceira do couro cabeludo, face e garganta são os sintomas mais comuns de quem tem alergia a tinturas, além de edemas na testa e ao redor dos olhos. Esses sintomas geralmente aparecem entre ume dois dias após a aplicação, e podem persistir de uma semana a vários meses, dependendo do grau da alergia.

Os especialistas recomendam procurar um dermatologista logo nos primeiros indícios de alergia, além de suspender o uso do produto.





Link Relacionado:

segunda-feira, 6 de junho de 2011

5 razões para parar de fumar

31 de maio foi o Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha para acabar com o fumo visa diminuir a taxa de 6 milhões de mortes em 2011, segundo informa a Organização Mundial de Saúde. Se nada for feito, em 2030 serão 8 milhões ao ano. Por isso, estão aqui listadas 5 razões para parar de fumar e 5 motivos que explicam porque isso é tão difícil.


5 razões para parar de fumar

1 - Valéria Cristina Vigar, secretária geral da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), aponta que um dos principais malefícios do tabagismo é a presença de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça. Elas vão da nicotina até gases nocivos como o monóxido de carbono, e o fenol, arsênico e matais pesados."Charuto, narguilé, cachimbo e até mascar a folha são formas de tabagismo. A diferença do cachimbo e do charuto e que a absorção é na boca e não no pulmão", explica a pneumologista. Além de cânceres e outras doenças, as substâncias tóxicas podem ainda provocar o irritamento das vias aéreas e causar alergias Mais;

alt
2 - Segundo a OMS, 10% dos que morrem por causa do tabagismo são fumantes passivos. Em 2011, estima-se que sejam 600 mil. Os filhos e cônjuges de fumantes apresentam maior frequência de infecção respiratória, mais sintomas respiratórios como alergia, rinite e asma. Por isso, a pneumologista Valéria Cristina Vigar afirma que as leis que proíbem o fumo em lugares fechados são muito benéficas para os fumantes passivos;

3 - A nicotina é uma droga que causa grande dependência química. Ela demora apenas de 7 a 10 segundos para atingir o cérebro, ativando a área de recompensa. "A nicotina libera dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar", explica a pneumologista Valéria Cristina Vigar. A médica destaca que a dependência é cada vez maior, já que os receptores do cérebro têm tolerância e precisam cada vez mais a droga para ter o mesmo efeito;

4 - Segundo a pneumologista Valéria Cristina Vigar o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer e 20% das mortes por ataque cardíaco. Dados da OMS apontam que só em 2011, 6 milhões de pessoas vão morrer por causa do tabaco. E a tendência é que este número só aumente. É possível ter câncer de pulmão, mas também de boca, laringe, de estomago, faringe etc. As substâncias tóxicas alteram o metabolismo da proteína e favorecem o acúmulo de gordura nos vasos. O cigarro aumenta o colesterol ruim e altera a coagulação do sangue, e, por isso, é mais fácil ocorrerem eventos trombóticos;

5 - Fumar provoca impotência sexual em homens após aproximadamente 15 anos de vício. "O pênis é um órgão vascularizado e pelo tabaco alterar os vasos sanguíneos, pode causar impotência", conta a pneumologista Valéria Cristina Vigar. O tabagismo pode ainda reduzir a fertilidade de homens e mulheres.


5 motivos de porque é difícil parar


1 - Para a pneumologista Valéria Cristina Vigar, uma das razões para a dificuldade de se parar de fumar é o fácil acesso a cigarros. "Apesar da lei antifumo ajudar bastante a diminuir os índices de tabagismo, é possível encontrado cigarro em praticamente todo lugar e ele é relativamente barato no país";

2 - Outro motivo para abandonar o vício é o efeito da nicotina no cérebro. Ela libera dopamina e provoca sensação de prazer e bem-estar;

3 - Um dos maiores medos de quem para de fumar é engordar. Seja porque o cigarro libera uma substância que diminui o apetite, seja porque a ansiedade de não fumar é grande e as pessoas descontam na comida, o fato é que é comum ex-fumantes ganharem uns quilinhos. "A pessoa fica tão ansiosa com a abstinência que ela come doces para ter sensação de serotonina", diz a pneumologista Valéria Cristina Vigar;

4 - A pneumologista Valéria Cristina Vigar conta que um dos principais entraves para parar de fumar é "sobreviver" à abstinência, que dura de 2 a 4 semanas. Neste período é comum a alteração de humor, ansiedade, alteração de sono e boca seca;

5 - É difícil combater um hábito. "Quem fuma está acostumado a fazer a mesma coisa por 15 anos umas 20 vezes por dia. É como quando alguém se aposenta e não sabe o que fazer", explica a pneumologista Valéria Cristina Vigar.

domingo, 5 de junho de 2011

Conheça os alimentos que ajudam na absorção de ferro pelo organismo


Frutas Cítricas são ideais para
 serem consumidas após as refeições

Fonte: Google Imagens

O ferro é considerado um dos principais nutrientes envolvidos no crescimento e desenvolvimento em seres humanos. No Brasil, estima-se que aproximadamente 55% das crianças sofram de anemia por carência de ferro. A deficiência deste mineral no organismo também altera a imunidade, facilitando o aparecimento de doenças virais e bacterianas.

Além disto, a sua carência pode comprometer o aprendizado infantil, levando a uma maior dificuldade de concentração; e reduzir o desempenho para prática de exercícios físicos, devido a fraqueza, fadiga, tonturas e falta de ar.

Cuidados na seleção de alimentos que fazem parte das refeições ajudam a evitar combinações que reduzem tanto a absorção como o aproveitamento do ferro pelo organismo. A endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Vivian Estefan, faz algumas recomendações:

  • O cálcio diminui a absorção de ferro, por isso evite consumir leite e derivados nas duas maiores refeições (almoço e jantar), prefira-os sempre no café da manhã e lanches.
  • Procure ingerir no almoço e jantar alimentos ricos em ferro, como carnes, aves, peixes, leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico) e verduras de cor verde-escuro (brócolis, espinafre, couve, agrião).
  • Evite consumir café, mate, chá preto e refrigerantes durante as principais refeições do dia.
  • Frutas ricas em vitamina C (laranja, mexerica, abacaxi, açaí, por exemplo), auxiliam a absorção do mineral e, portanto, devem ser consumidas no almoço e jantar.
  • Evite doces antes e depois das refeições.
  • Não consuma simultaneamente ovos e carnes, isso dificulta a absorção do ferro.
  • Vísceras de frango e carne bovina, especialmente fígado, contêm grande quantidade de ferro. 

Fonte: Band

Postagens populares