sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Alimentação correta durante o Carnaval

"Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. No entanto, o exageros de bebidas alcoólicas e comidas nem sempre saudáveis, que ocorrem durante esses dias, pode ser prejudicial."


A falta de líquidos, bem como as noites mal-dormidas e o excesso de exposição ao sol, também podem trazer alguns malefícios a sua saúde. Para não esgotar o corpo e acabar adoecendo, a nutróloga Sylvana Braga e a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais dão as dicas de como se alimentar corretamente e aproveitar os dias de folia sem maiores surpresas.
Segundo Rita de Cássia, como os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura, deve-se manter o corpo sempre hidratado com água, sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes. "Para quem gosta de beber cerveja, é importante intercalar com a água mineral", explica a nutricionista que chama atenção para os excessos cometidos durante as festas e lembra, "oito latinhas significam 980 calorias".
Já Sylvana Braga é categórica e afirma que para matar a sede, nada melhor que água. "Beba o tempo todo, em torno de 2 a 3 litros no mínimo. Caso se exercite muito (desfiles de escolas, esportes radicais, surfe), pode ser mais (4 litros). O ideal são as águas minerais que têm sódio, potássio e magnésio. Para a reposição de eletrólitos, as bebidas isotônicas também são bem-vindas e repõem os minerais perdidos", afirma a nutróloga que alerta para os principais sinais de desidratação. 

"Os sintomas que podem ser percebidos são: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. Desmaios, com a queda de temperatura e pressão também indicam a desidratação. Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz", ensina.
Para quem vai viajar, na hora de escolher o restaurante, opte por locais que ofereçam uma alimentação leve e balanceada. A nutricionista sugere que no almoço e no jantar é sempre bom dar preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são ricos em fibras, importante para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor. "A reposição de minerais é necessária, pois hidrata e mantém o pique na hora da folia".
Mas, se o seu destino é a praia, evite comer alimentos expostos ao sol ou as altas temperaturas. "Para se refrescar nestes dias quentes, sorvete é sempre uma boa alternativa, principalmente os de frutas, pois são mais hidratantes e menos calóricos. Mate, limonadas, água de coco e chás são úteis na reposição de líquidos", explica Sylvana.
Agora, se você está pensando em acompanhar os blocos de carnaval ou já está com o seu abadá comprado, a nutricionista recomenda que antes ou durante o percurso você ingira pelo menos um lanche leve ou uma fruta. "As barras de cereais também são uma boa opção, pois são práticas, gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras", afirma.
Rita de Cássia ainda ressalta que nem sempre os lanches naturais são uma boa opção, pois se for mantido fora de refrigeração, a maionese e os frios estragarão. "Outro cuidado é com os petiscos preparados em ‘barraquinhas’ sem acondicionamento térmico visto que pode levar a uma intoxicação alimentar" completa a nutricionista.

Se você é aquele folião que brinca em vários blocos, desfila em escola de samba e ainda tem fôlego para acompanhar o trio elétrico na quarta-feira de cinzas, com certeza vai precisar de muita energia. Para isso é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo: pães e torradas integrais, macarrão integral e barras de cereais. Atenção para a quantidade que vai consumir que deve estar ajustada às suas necessidades. 

É fundamental evitar alimentos muito gordurosos, tais como salgadinhos fritos que prejudicam a digestão e podem provocar sono (cuidado com a condição de higiene dos alimentos comercializados, pois aumenta a chance de causarem uma infecção intestinal). Uma refeição equilibrada com carboidratos, proteínas (presentes nos alimentos animais e derivados do leite), gorduras saudáveis (contidas nas sementes oleaginosas, no azeite de oliva extra-virgem) e vitaminas (presentes principalmente nas frutas, legumes e verduras).

A hidratação adequada é outro item indispensável antes, durante e após a folia do carnaval. Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Se você consumir bebida alcoólica como por exemplo cerveja (bebida diurética), atenção especial para repor o líquido perdido, pois você elimina também vitaminas e sais minerais. Essa perda excessiva pode ser a causa daquela famosa ressaca, conseqüência da perda de nutrientes. Uma dica bem legal se você for beber é intercalar a bebida alcoólica com água potável e refeições bem leves.

Para ajudar a recuperar suas energias e também na hidratação é recomendado fazer pelo menos 6 refeições por dia. Entre o desjejum (café-da-manhã), almoço e jantar, faça lanches bem saudáveis dando preferência aos sucos, frutas e água de côco. Os menos calóricos são de melancia, maracujá e limão.

No café-da-manhã procure consumir pequenas porções de cereais integrais, pães integrais ou com fibras, leite desnatado (opções: iogurte, requeijão e queijo minas light). No almoço e jantar procure consumir peixe ou frango (sem pele) grelhado, verduras e legumes também em pequenas porções. Não se esqueça de incluir uma fruta como sobremesa, como por exemplo uma taça de salada de frutas da época.

Antes de sair para a folia faça uma pequena refeição saudável e evite os alimentos muitos gordurosos (retardam o esvaziamento gástrico e dificultam a digestão), biscoitos recheados, chocolates, queijos amarelos, pastas à base de maionese, refrigerantes e bebidas alcoólicas (pois aumentam as chances de todo tipo de acidentes).

Viu como é fácil? Procure seguir as DICAS e curta com muita animação neste carnaval!

Fontes: nossadica.com e maisequilibrio.terra

Postagens populares