Em um cenário onde é cada vez mais comum encontrar crianças acima do peso, uma iniciativa de um grupo de alunos de Pedagogia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) unidade Jaboticabal surge como criativa ferramenta no processo de educação alimentar infantil.
Batizado de Lanche Saudável, o software online é uma espécie de jogo indicado para crianças e adolescentes, que ensina a montar pratos nutritivos.
Os idealizadores César Martorelli da Silveira, Clorivaldo de Oliveira Júnior, Marcos Juinthi Koba Morise, Sandra Possebon Gatti e Tais Maria Otsuko contam que o objetivo principal deste recurso didático é mostrar para a criança, de uma maneira descontraída, a importância de variar a alimentação ao mesmo tempo em que se come de uma forma saudável.
Como funciona
Cada jogador tem um avatar, que pode mudar de humor, emagrecer ou engordar de acordo com as refeições escolhidas. A partir daí, são elaborados pratos com os mais diversos alimentos disponíveis, que estão divididos em tipos como frutas, saladas, carnes, leite e laticínios, guloseimas etc.
Finalizada a montagem, o jogador recebe uma análise daquela refeição, que alerta para a existência de algum tipo de alimento em excesso ou em falta. "Em alguns casos, se a alimentação for considerada ideal, a criança recebe um elogio por ter feito as escolhas corretas", explica Tais, uma das idealizadoras.
Na escola
Diversão para os alunos, ferramenta didática para o professor, afinal, o software também é indicado para educadores do ensino fundamental que buscam por mais dinamismo.
LancheSaudavel |
"Tivemos o cuidado de adequar a faixa etária das crianças às atividades do software, que ficaram coloridas, simplificadas, intuitivas e bastante funcionais", afirma Taís sobre o jogo que serve para computadores, videogames, tablets e celulares, aparelhos que são grandes atrativos para as crianças.
Baixe o jogo:
Fonte: Liberal