sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Software online ajuda crianças a montar lanches

Em um cenário onde é cada vez mais comum encontrar crianças acima do peso, uma iniciativa de um grupo de alunos de Pedagogia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) unidade Jaboticabal surge como criativa ferramenta no processo de educação alimentar infantil. 

Batizado de Lanche Saudável, o software online é uma espécie de jogo indicado para crianças e adolescentes, que ensina a montar pratos nutritivos.

Os idealizadores César Martorelli da Silveira, Clorivaldo de Oliveira Júnior, Marcos Juinthi Koba Morise, Sandra Possebon Gatti e Tais Maria Otsuko contam que o objetivo principal deste recurso didático é mostrar para a criança, de uma maneira descontraída, a importância de variar a alimentação ao mesmo tempo em que se come de uma forma saudável.

Como funciona

Cada jogador tem um avatar, que pode mudar de humor, emagrecer ou engordar de acordo com as refeições escolhidas. A partir daí, são elaborados pratos com os mais diversos alimentos disponíveis, que estão divididos em tipos como frutas, saladas, carnes, leite e laticínios, guloseimas etc.

Finalizada a montagem, o jogador recebe uma análise daquela refeição, que alerta para a existência de algum tipo de alimento em excesso ou em falta. "Em alguns casos, se a alimentação for considerada ideal, a criança recebe um elogio por ter feito as escolhas corretas", explica Tais, uma das idealizadoras.

Na escola

Diversão para os alunos, ferramenta didática para o professor, afinal, o software também é indicado para educadores do ensino fundamental que buscam por mais dinamismo.

LancheSaudavel
"Tivemos o cuidado de adequar a faixa etária das crianças às atividades do software, que ficaram coloridas, simplificadas, intuitivas e bastante funcionais", afirma Taís sobre o jogo que serve para computadores, videogames, tablets e celulares, aparelhos que são grandes atrativos para as crianças.

Baixe o jogo: 

Fonte:  Liberal

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Uma alimentação adequada pode amenizar os sintomas da gastrite

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e seus sintomas mais comuns são dor, queimação e sensação de peso no abdômen em casos mais graves sangramento digestivo pode ocorrer.

“A ingestão de certos alimentos piora os sintomas de quem tem gastrite e, por isso, adotar uma dieta específica ou trocar certos alimentos por outros, ajuda a aliviar os incômodos sintomas, além de aumentar e melhorar a qualidade de vida”, explica o médico endoscopista do HC-FMUSP, Sérgio Barrichello (CRM-111.301).

Para Barrichello, antes de adotar qualquer dieta, o paciente deve conversar com o seu médico e avaliar a real situação do problema. “É importante ressaltar que nem sempre as dietas dispensam medicamentos”, reforça. No entanto, o especialista elaborou uma listinha de alimentos que devem compor o cardápio de quem quer se ver livre de dores e queimações estomacais. Confira:

*Priorize hortaliças como couve, alface, hortelã, além dos chás como o de capim santo e camomila. 

*Consuma vegetais e frutas cruas e beba bastante água nos intervalos das refeições.

*Aposte nas ervas e temperos naturais como coentro, sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã para dar mais sabor aos alimentos.

*Alimente-se com tranquilidade. Converse pouco durante a refeição, mastigando cerca de 25 vezes o alimento e evite ingerir líquido durante este processo.

*Evite permanecer longo período de estômago vazio, procure fracionar ingerindo algo a cada três horas.

*Beba leite de forma moderada, até mesmo o desnatado. O leite é alcalino e o pH do estômago, ácido. Quanto mais substâncias alcalinas forem ingeridas, mais ácido o estômago irá produzir podendo ocasionar sintomas indesejados.

*Substitua a laranja pera por laranja lima, pois a lima é menos ácida.

*Se for toma café, prefira o descafeinado, pois a cafeína estimula a produção de ácido pelo estômago.

*Se quiser comer fritura, prepare em frigideira de teflon, sem óleo. E se puder, opte pelas versões grelhadas.

O que precisa ser evitado

Ainda, segundo Barrichello, alguns hábitos e alimentos devem ser evitados para evitar a progressão do problema. Portanto, risque do seu dia-a-dia:

Alimentos irritativos para a mucosa gástrica. Na lista estão: café, álcool, temperos fortes (alho, cebola, molho shoyu, pimenta, catchup e mostarda), leite de vaca e derivados, refrigerante, fritura, gordura, molho de tomate, frutas sucos ácidos e alimentos de difícil digestão como pimentão e berinjela.

Fumar: o fumo pode piorar ainda mais os sintomas da gastrite, pois aumenta a produção de ácido no estômago.

Ingerir grande quantidade de alimento antes de se deitar. Por isso, crie o hábito de jantar mais cedo e aguarde duas horas para dormir.

Goma de mascar, pois ao mastigar, o estômago produz um ácido, pois entende que irá entrar alimento. E neste caso, o alimento não será deglutido.

Fonte: Yahoo! Brasil

Postagens populares