sábado, 12 de novembro de 2011

Conheça a dieta dos 17 dias

fita métrica
Foto: Dreamstime

Esta dieta não exige restrições alimentares demais ou pesadas rotinas de exercícios

Estimular o corpo a queimar mais calorias, acelerar a perda de peso e dar fim ao efeito sanfona. Essa é a promessa do programa de emagrecimento criado pelo médico americano Mike Moreno. O método parece tão bom que o livro escrito por ele, "A Dieta dos 17 Dias", fez um sucesso estrondoso nos Estados Unidos e chegou ao Brasil arrasando (dois meses depois do lançamento, já está na lista dos mais vendidos).


O segredo da popularidade está na simplicidade: dividido em quatro fases, o esquema não exige restrições alimentares demais ou pesadas rotinas de exercícios. Entretanto, você deverá ter
disciplina para seguir a dieta toda, porque três dos quatro ciclos duram 17 dias. Em compensação, só no primeiro deles é possível se livrar de até 5 kg - as outras etapas mantêm o emagrecimento.

A seguir, entenda melhor como o plano funciona e siga os cardápios adaptados pela nutricionista Roseli Ueno com base nas indicações do livro. Pronta para perder a barriga?

Como funciona?


· Os três primeiros ciclos têm 17 dias cada. Já o último deve ser feito sempre, para que o emagrecimento seja mantido. Siga as orientações de alternar dias de baixo com alto consumo para fazer o metabolismo acelerar.

· Se você alcançar sua meta de perda de peso já na primeira ou segunda fase, pule para a última. Caso chegue ao final da terceira sem ainda estar satisfeita, volte ao começo.

· Esforce-se para fazer as recomendadas atividades físicas ao longo dos ciclos. Não são muito difíceis.

Ciclo 1 - Acelerar

Objetivo

A primeira etapa da dieta elimina o açúcar do sangue e estimula a queima de calorias. Siga-a por 17 dias para perder até 5 kg.

CARDÁPIO

Café da manhã

Opção 1: 2 ovos mexidos + 1 laranja + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Iogurte desnatado (170 ml) com 1 fruta picada + 1 xícara de chá verde.

Almoço

Opção 1: Salada de folhas com atum + 1 colher (sopa) de azeite de oliva + 2 colheres (sopa) de vinagre + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Salada com legumes e verduras + 1 colher (sopa) de azeite de oliva + 2 colheres (sopa) de vinagre + 1 xícara de chá verde.

Jantar

Opção 1: Frango grelhado (à vontade) + legumes ou verduras cozidos ou no vapor + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Sardinha cozida ou anchova grelhada + legumes ou verduras cozidos ou no vapor + 1 xícara de chá verde.

Lanches

Opção 1: Leite fermentado (50 ml).
Opção 2: Iogurte light (170 ml).

Ginástica: faça 17 minutos de exercícios por dia.

Ciclo 2 - Ativar


Objetivo

A meta é evitar que o processo de emagrecimento pare. Ao aumentar e, em seguida, reduzir o consumo diário, o metabolismo acelera. Durante essa fase, que dura 17 dias também, você deve alternar um dia do cardápio do ciclo 2 (ativar) com outro dia do cardápio do ciclo 1 (acelerar).

Opção 1: 1/2 xícara (chá) de ricota ou pasta de ricota + 1 pera média fatiada + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: 1 xícara (chá) de granola light + iogurte diet (170 ml) com sabor de fruta + 1 xícara de chá verde.

Almoço
 
Opção 1: Peito de frango grelhado + 1/2 xícara (chá) de feijão-carioca cozido sem gordura + 1/2 xícara (chá) de milho cozido + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Salada de vegetais com frutas - alface e folhas à vontade + 1/2 xícara (chá) de ricota ou pasta de ricota + 1/2 xícara (chá) de morango ou ameixa vermelha + 1/2 xícara (chá) de
pêssego, manga ou mamão + 1 xícara de chá verde.

Jantar

Opção 1: Sardinha cozida ou anchova grelhada + brócolis cozido + tomate em fatias com 1 colher (sopa) de azeite de oliva com vinagre + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Costelas de porco grelhadas ou sobrecoxa de frango sem pele + repolho cozido no vapor + salada verde + 1 colher (sopa) de azeite com 2 colheres (sopa) de vinagre + 1 xícara de chá verde.

Lanches

Opção 1: Iogurte diet (170 ml) com sabor de fruta + 1 maçã média.
Opção 2: 1 maçã ou pera média + leite fermentado (50 ml).

Ginástica: Faça igual ao ciclo anterior. Pode ser caminhada, basquete, natação...

Ciclo 3 - Conquistar


Objetivo

Fazer com que a perda de peso continue depois de 34 dias do programa de reeducação alimentar. Essa fase, que dura mais 17 dias, traz novos tipos de alimentos - tem até massa e pão em porções reduzidas! Aqui, deve-se esperar uma perda de peso mais lenta, porém trata-se da consolidação de seus novos hábitos.

CARDÁPIO

Café da manhã

Opção 1: 1/2 xícara (chá) de ricota ou pasta de ricota + 1 torrada integral + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: 1 torrada integral + 1 ovo cozido + 1 laranja + 1 xícara de chá verde.

Almoço

Opção 1: Sanduíche de queijo - 2 fatias de queijo light + 2 fatias de tomate + 2 fatias de pão integral (leve ao forno em uma frigideira untada até o pão torrar e o queijo derreter) + 1 xícara (chá) de minicenouras ou outra hortaliça fresca e picada (alface, rúcula, agrião) + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Peito de frango grelhado e em pedaços + 2 xícaras (chá) de alface e outras hortaliças + 1 torrada integral + 1 porção de fruta fresca + 1 xícara de chá verde.

Jantar

Opção 1: Coxas de frango sem pele e assadas + legumes e verduras cozidos no vapor + 2 xícaras de folhas verdes com 2 colheres (sopa) de molho light + 1 xícara de chá verde.
Opção 2: Lombinho assado ou filé de frango grelhado + 2 xícaras (chá) de folhas verdes com 2 colheres (sopa) de molho light + 1 xícara de chá verde.

Lanches

Opção 1: 1 porção de fruta + 1 barra de granola light ou diet.
Opção 2: Leite fermentado (50 ml) ou queijo mussarela (60 g).

Ginástica: Exercite-se, ao menos, quatro horas por semana. Escolha a atividade física que lhe der mais prazer.

Ciclo 4 - Manter


Objetivo

Agora, é necessário manter o peso desejado seguindo uma dieta saudável, mas sem proibições. Ao alternar dias de baixo e alto consumo de calorias, você manterá o metabolismo acelerado. O ideal é seguir isso sempre.

· Se desejar, tome até uma ou duas doses diárias de bebidas alcoólicas durante o fim de semana. Pode ser: 150 ml de vinho ou 360 ml de cerveja.

· Sopas com caldo sem gordura podem ser incluídas no menu.

Ginástica: Faça de 30 a 45 minutos de atividade física todos os dias.

Livro


A Dieta dos 17 Dias

Autor: Dr. Mike Moreno
Editora: Sextante
Preço: R$ 24,90*

Fonte: M de Mulher

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cesariana aumenta risco de alergias em crianças

Existe uma ligação entre alergias, ou doenças de hiper-sensibilidade, e a exposição das crianças a bactérias na hora do parto, segundo investigadores dinamarqueses. No parto vaginal, os bebés são expostos a um maior número de bactérias, o que os torna mais resistentes.


Hans Bisgaard, da Universidade de Copenhaga, que coordenou a pesquisa, diz que foi possível observar uma ligação directa entre o número de diferentes bactérias e a forma como as crianças vieram ao mundo. O estudo envolveu cerca de 400 crianças.

«A reduzida diversidade da microbiota intestinal durante a infância está associada a um aumento do risco de doenças alérgicas na idade escolar», afirma o cientista. Nas crianças com maior diversidade bacteriana, esse risco diminui, e quanto maior a diversidade, menor é o risco. «Faz diferença se o bebé nasceu por parto normal, encontrando as primeiras bactérias da sua mãe, ou por cesariana, que expõe o recém-nascido a uma quantidade menor de bactérias, e bactérias totalmente diferentes. Pode ser por isso que muito mais crianças nascidas por cesariana desenvolvem alergias», afirma Bisgaard.


O cientista sublinha que o risco de alergias está associado a uma variedade de bactérias, e o tempo em que o bebé é imunologicamente imaturo e pode ser afectado pelas bactérias é de poucos meses após o nascimento.

A tese da equipa de Copenhaga reforça a teoria de que a limpeza excessiva pode afectar a saúde.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Proteína de soja reduz risco de doenças cardíacas e AVC


Um novo estudo, publicado na versão online do European Journal of Clinical Nutrition e desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tulane de Medicina Pública e Tropical (EUA), demonstra que a suplementação com proteína de soja, comparada à proteína do leite, melhora o perfil lipídico em pessoas saudáveis.

Os pesquisadores acompanharam 352 adultos saudáveis nos Estados Unidos, entre os anos de 2003 e 2008. Os participantes foram divididos em três grupos, cada um recebeu 40 gramas diárias de proteína de soja, proteína do leite e carboidratos, respectivamente, durante oito semanas.

Ao final da análise, os estudiosos descobriram que aqueles que consumiram a proteína de soja apresentaram níveis de lipídeos (gorduras) no sangue mais baixos do que os grupos que consumiram proteínas do leite e carboidratos. Com essa baixa de lipídeos, essas pessoas tiveram uma redução no risco de doenças cardíacas coronárias e de derrame cerebral.

Foi possível observar também uma redução do colesterol total nas pessoas que receberam a suplementação com proteína de soja em comparação com carboidratos. Comparada à proteína do leite, a suplementação com proteína de soja aumentou significativamente o HDL e reduziu o colesterol LDL.

O Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol dos Estados Unidos destaca a importância das mudanças terapêuticas no estilo de vida como principal ação de prevenção contra o alto colesterol. Isso inclui modificações na alimentação, redução do peso e aumento de atividade física. Crescem as evidências de que o consumo de proteína de soja em substituição à proteína animal reduz os níveis de colesterol sanguíneo e pode proporcionar outros benefícios cardiovasculares.

Seis dúvidas mais comuns sobre a soja esclarecidas

1. Qual a diferença da proteína oferecida pela soja e pelos alimentos de origem animal?
A soja apresenta fatores antinutricionais que interferem na biodisponibilidade de nutrientes, ou seja, a quantidade de proteínas e minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, apresentam uma diminuição na absorção no intestino. Entretanto, parte desses fatores antinutricionais é desativado durante o processamento da soja através do calor. As leguminosas como, por exemplo o feijão, são boas fontes de proteínas de origem vegetal.

2. Qual a importância das proteínas para nossa saúde?
As proteínas são conhecidas como alimentos construtores, pois fornecem aminoácidos para a formação de outras proteínas e o desenvolvimento do organismo.

3. Quais outros nutrientes importantes para a saúde a soja oferece?
As proteínas e a isoflavona (fitoestrógeno que também tem ação anti-oxidante) são os nutrientes da soja que merecem atenção. A soja também contém carboidratos, além das fibras que atuam na melhora do funcionamento intestinal.

4. Dá para contar só com a soja para atingir a recomendação diária de proteína?
A soja é um importante alimento com grande qualidade nutricional. Entretanto, o recomendado é que a alimentação seja a mais variada possível. Dessa maneira, utilizar os alimentos derivados da soja combinados com os de origem animal (carnes, leites e derivados) é uma estratégia para que, além da proteína, outros nutrientes sejam fornecidos através da dieta como, por exemplo, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, entre outros.

5. Em excesso, ela pode ser prejudicial de alguma forma?
O ideal é que os alimentos e, consequentemente, os nutrientes e calorias sejam consumidos na quantidade adequada para que não ocorra prejuízo para a saúde. A soja, por conter fatores anti-nutricionais, em excesso fará com que nutrientes importantes não sejam absorvidos. Além disso, estudos relacionam o excesso de soja com o surgimento de alterações na função da glândula da tireóide, como, por exemplo, o hipotireoidismo.

6. A soja é muito calórica? É rica em gorduras?
Cada 100 gramas da soja crua fornece 363 calorias. O maior fornecedor de energia para a soja é a gordura, seguida das proteínas e dos carboidratos. É importante ressaltar que, em gramas, as proteínas estão presentes em maior quantidade. Entretanto, como cada grama de gordura fornece 9 calorias e cada grama de proteínas, 4 calorias, a gordura passa a ser o nutriente que fornece mais energia para a soja. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Roupa especial pode tratar doenças da pele


Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina do Porto anunciou esta segunda-feira que vai iniciar um estudo que pretende avaliar a eficácia da utilização de peças de vestuário com características especiais no tratamento da dermatite atópica.

A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória crónica, caracterizada pelo aparecimento de manchas, lesões na pele e comichão. Os investigadores da FMUP pretendem incluir neste ensaio clínico cerca de duas centenas de pacientes com dermatite atópica, com idades superiores a 12 anos.

«A colaboração no projecto não implica a toma de qualquer medicamento, basta usarem as peças de vestuário todas as noites, durante dois meses», explicou a responsável pelo estudo, Cristina Lopes.

Os participantes serão avaliados por um profissional de saúde no início e no fim do estudo, devendo responder a um questionário relativo à qualidade de vida e efectuar uma análise de sangue. Os sintomas apresentados pelos pacientes serão avaliados antes e depois do uso das peças de vestuário. Esses dados serão depois comparados e a eficácia do pijama avaliada.

A ideia de criar roupa que pudesse tratar a dermatite atópica surgiu no seguimento de um projecto que envolveu o Serviço e Laboratório de Imunologia da FMUP e vários outros centros de investigação (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e Faculdade de Farmácia da U.Porto).

Segundo a investigadora, nesse projecto, criou-se um tecido de algodão orgânico especial, impregnado com quitosano que mostrou reduzir in vitro a proliferação de bactérias provenientes da pele de doentes com dermatite atópica.

O quitosano é um componente natural anti-microbiano e cicatrizante, utilizado noutros campos da medicina, como tratamentos de queimaduras e feridas cirúrgicas.

Os têxteis biofuncionais (materiais que funcionam biologicamente sobre a pele humana) são «uma área inovadora e promissora da Medicina. Se for comprovado o efeito benéfico dos têxteis impregnados em quitosano, os doentes com dermatite atópica beneficiarão de uma forma simples de tratamento complementar», salientou Cristina Lopes.

Realizado por uma empresa de têxteis de Guimarães «com grande atividade no desenvolvimento tecnológico dos seus materiais, as peças de vestuário são suaves e confortáveis, mantendo as suas características mesmo após 30 lavagens», referiu.

Afectando sobretudo as crianças (estima-se que cerca de 10 por cento das crianças com 6-7 anos e cinco por cento com 13-14 anos sofrem da doença em Portugal), a dermatite atópica assume contornos mais graves na idade adulta, tendo um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.

Fonte: TVi24

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Obesidade é doença crônica e precisa de tratamento por toda a vida, diz médico


A população brasileira está cada vez mais obesa, e o médico é hoje a principal autoridade para ajudar no combate a essa doença. Segundo o Dr. Paulo Giorelli, médico nutrólogo e diretor do Departamento de Obesidade e Síndrome Metabólica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o excesso de peso e a obesidade são doenças crônicas que precisam de tratamento e já atingem 50% da população brasileira.

“O tratamento da obesidade é semelhante ao de doenças como diabetes ou hipertensão, ou seja, não há cura  e o tratamento é para o resto da vida. Se o tratamento for suspenso, os sintomas voltam”, explica o médico nutrólogo.

De acordo com o Dr. Giorelli. Perder peso não é fácil, assim como manter o peso adequado. Com metabolismos e rotinas diferentes, as pessoas também precisam de estímulos diferentes para manter o organismo saudável, que vão além da força de vontade. “É aí que entra o papel do médico”, comenta o Dr. Giorelli.

Durante uma consulta, o médico nutrólogo realiza avaliação nutrológica do paciente, identificando os hábitos alimentares, exame de porcentagem de gordura corporal, massa magra, água e avalia o nutrograma, perfil de cada nutriente. Outro procedimento importante é a medição da circunferência abdominal: quanto maior o tamanho, maior a quantidade de gordura visceral, que corresponde ao acúmulo de gordura dentro das vísceras.

Após todos os exames clínicos, o médico prescreve o melhor tratamento com indicações para a prática de atividade física, orientação alimentar e, quando necessário, a associação de medicamentos. “O acompanhamento médico deve permanecer durante todo o tratamento. Pois, em certos casos,  se os objetivos não forem alcançados, o tratamento medicamentoso deve ser alterado ou suspenso”, explica o médico nutrólogo.

Fonte: JB

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Células de gordura no abdômen alimentam difusão do cancro do ovário


Um bloco de células de gordura que se inicia no estômago e que cobre os intestinos fornece nutrientes que promovem a difusão e o crescimento do cancro do ovário. É o que aponta uma investigação da University of Chicago, nos EUA, avança o portal ISaúde.

O cancro do ovário, o quinto tipo de cancro que mais mata entre as mulheres, tende a espalhar-se na cavidade abdominal e não por órgãos distantes. Em 80% das mulheres, até que o cancro do ovário seja diagnosticado, ele já se espalhou pelo bloco de células de gordura chamado omento. Muitas vezes, o crescimento do cancro no omento excede o crescimento do cancro no ovário que o originou.

"Este tecido adiposo, que é extraordinariamente rico em lipídios densos em energia, age como uma plataforma de lançamento e fonte de energia para a propagação provavelmente letal do cancro do ovário. As células que constituem o omento contêm o equivalente biológico do combustível de aviação. Elas alimentam as células de câncer, permitindo que se multipliquem rapidamente. Ter um melhor entendimento deste processo poderia nos ajudar a aprender como sabotá-lo", disse o professor de obstetrícia e ginecologia, Ernst Lengyel.

Os investigadores realizaram uma série de experiências para identificar o papel destas células adiposas como mediadores importantes da metástase do cancro do ovário. O primeiro passo era entender os sinais biológicos que atraem as células do cancro do ovário para o omento e o utilizam para o crescimento rápido.

A disseminação das células de cancro do ovário para o omento pode acontecer rapidamente. As células de cancro do ovário injectadas no abdómen de ratos saudáveis encontram o caminho para o omento em 20 minutos. Os cientistas descobriram que os sinais proteicos emitidos pelo omento podem atrair as células tumorais. Os inibidores que perturbaram estes sinais reduziram esta atracão em pelo menos 50%.

Quando as células do cancro do ovário chegam ao omento, elas desenvolvem rapidamente as ferramentas para devorar o sustento fornecido por este tecido adiposo, reprogramando o seu metabolismo para prosperar com lipídios adquiridos das células adiposas. O cancro do ovário pode rapidamente converter o omento como um todo, de uma almofada macia de gordura, para uma massa sólida de células cancerígenas.

"Este mecanismo pode não limitar-se às células do cancro do ovário", notam os autores.
O metabolismo da gordura pode também contribuir para o desenvolvimento de cancro noutros ambientes em que as células de gordura são abundantes, como o cancro da mama.

A proteína de ligação a ácidos graxos do tecido adiposo (FABP4), uma transportadora de gordura, pode ser essencial para este processo e poderia ser um alvo para o tratamento.
Quando os investigadores compararam o tecido do cancro do ovário primário com o tecido do cancro do ovário que já se espalhado pelo omento, eles descobriram que as células tumorais próximas às células adiposas do omento produziam níveis altos de FABP4. As células cancerígenas distantes das células de gordura não produziam FABP4.

Quando eles inibiram o FABP4, a transferência de nutrientes das células adiposas para as células cancerígenas foi reduzida drasticamente. A inibição do FABP4 também reduziu o crescimento do tumor e a capacidade dos tumores de gerar novos vasos sanguíneos.

"Assim, o FABP4 emerge como um excelente alvo no tratamento de tumores que difundem-se na área intra-abdominal e que preferencialmente desenvolvem metástase no tecido adiposo, como o cancro do ovário, gástrico e de cólon", disseram os autores.

domingo, 6 de novembro de 2011

Saúde alerta para alimento contaminado por toxina botulínica no Paraná

A Secretaria da Saúde alerta para risco de botulismo no Estado. Nessa terça-feira (1º) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou a ocorrência de casos da doença na Finlândia, decorrentes do consumo de azeitonas de procedência da marca italiana Bio Gaudiano.

De acordo com a Anvisa, neste ano e no ano passado também houve registro de importação para o Brasil de azeitonas da marca italiana Bio Gaudiano. Elas foram distribuídas nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.


BOTULISMO: O botulismo é uma doença grave causada pela ingestão da toxina botulínica presente em alimentos embutidos e enlatados produzidos em condições sanitárias precárias, o que permite a contaminação pela bactéria Clostridium botulinum. Os principais sintomas são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, cefaleia, vertigem, tontura, paralisia, visão turva, visão dupla, dificuldade respiratória e insuficiência respiratória, podendo evoluir para a morte. Elas podem ocorrer entre 12 horas e 10 dias após a ingestão do alimento contaminado. O tratamento ocorre em regime hospitalar com soro específico.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (CIEVS), órgão da secretaria estadual da Saúde, solicita às pessoas que porventura tiverem azeitona da marca citada, com recheio de amêndoas, envazadas nos anos de 2010 e 2011, que não utilizem o produto. O ideal é contatar imediatamente a secretaria de saúde de seu município para o recolhimento do produto ou ligar para a secretaria estadual da Saúde pelo telefone 
            0800-643-8484      .

Fonte: O Diário

Postagens populares