sábado, 22 de outubro de 2011

Dieta criada por Pierre Dukan: prós e contras



Foto: Dreamstime
Criada pelo médico francês Pierre Dukan há mais de uma década, a dieta Dukan ficou conhecida após o lançamento do livro "Eu Não Consigo Emagrecer" (Ediouro). Tem como estratégia um "choque de proteínas" e um posterior planejamento alimentar, prometendo emagrecimento rápido e fim do efeito sanfona.

Voltou aos holofotes quando Kate Middleton se submeteu a ela antes do casamento. Vale lembrar que Kate sempre praticou atividade física, o que contribui para sua boa forma.

O programa é dividido em quatro fases. Na primeira, que dura dez dias, só têm vez as proteínas, vindas de carne magra, ave, peixe, iogurte desnatado e ovo. Na segunda etapa, entram legumes e verduras. Na terceira, quando se espera ter atingido o peso desejado, as proteínas continuam sendo prioridade, mas também são introduzidos carboidratos, como frutas, pães e massas integrais. Ainda nessa fase, duas refeições por semana podem contemplar um doce ou uma fritura. Na quarta e última etapa, a ideia é voltar a comer normalmente, repetindo uma vez por semana o cardápio do primeiro período. Durante todo o processo, deve-se beber no mínimo 2 litros de líquido por dia - além de água, estão liberados chá e café.

Começo, meio e fim

A dieta tem um ciclo, que dura cerca de um mês, e as fases devem ser seguidas sem nenhuma mudança. A previsão é que a redução seja de até 4 kg, considerada saudável pelos especialistas.

Tchau, efeito sanfona
É eficiente para quem precisa perder apenas alguns quilinhos. Importante reforçar que a atividade física contribui para o sucesso da empreitada. Outra vantagem é que permite doces e uma friturinha de vez em quando. "Em um primeiro momento ocorre a restrição dos alimentos fontes de energia, mas eles vão sendo introduzidos gradativamente no cardápio. Dessa forma a probabilidade de o efeito sanfona ocorrer diminui", diz a nutricionista e fisiologista do esporte Jaqueline Bernardini, de São Paulo.

Poucas restrições no final

Não risque o carboidrato de seu cardápio, aposte nas proteínas magras e permita-se o consumo moderado de chocolate ou doce. Seguindo a linha da reeducação alimentar, você pode comer de tudo.

Ansiedade

Com a restrição de carboidrato na primeira fase, pode ocorrer queda na serotonina, levando a irritabilidade, ansiedade, dispersão e insônia. De outro lado, segundo Jaqueline Bernardini, dietas com alto teor de proteína aumentam a concentração de homocisteína, aminoácido presente na corrente sanguínea. Essa concentração estaria associada ao aumento de doenças cardiovasculares e trombóticas.

Permitido: o foco principal são as proteínas (com prevalência de alimentos magros), mas teoricamente tudo é permitido a partir da quarta fase.

Proibido: proteínas gordas (queijos amarelos, leite integral, carnes gordurosas), gorduras e carboidratos durante alguns períodos.

Fonte: M de Mulher

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mulheres obesas têm risco aumentado de desenvolver cancro da mama mais cedo




Investigadores da Universidade de Granada , na Espanha, afirmam que mulheres com excesso de peso, especialmente as que têm obesidade mórbida, tem risco aumentado de desenvolver cancro da mama de forma precoce. Estudo apontou ainda que mulheres que começaram a menstruar entre 9 e 10 anos de idade também possuem risco de desenvolver a condição mais jovens, avança o portal ISaúde.


Estas são uma das principais conclusões que compõe um artigo publicado recentemente na revista espanhola Nutrición Hospitalaria da Universidade de Granada.

Os cientistas examinaram uma amostra de 524 mulheres diagnosticadas com cancro da mama que foram tratadas no hospital universitário de San Cecilio de Janeiro de 2009 a Setembro de 2010, em Granada, Espanha. Os investigadores avaliaram o estado nutricional dessas doentes (peso normal, obesidade e obesidade mórbida) e a sua idade no momento do diagnóstico. Mulheres com histórico familiar de cancro da mama foram colocadas num grupo separado.

Os cientistas descobriram que a obesidade em mulheres está associada ao diagnóstico de cancro da mama numa idade mais jovem. Esta descoberta contrasta com os resultados obtidos em estudos anteriores que demonstraram que indivíduos com maior índice de massa corporal tiveram menor risco de sofrerem cancro da mama.

Os investigadores da Universidade de Granada concluíram que as mulheres diagnosticadas com cancro da mama em idade precoce foram aquelas que começaram a menstruar, quando menores de 10 anos. Assim, a idade da menstruação é determinante no desenvolvimento e diagnóstico de cancro da mama, especialmente em mulheres com obesidade mórbida.

Portanto, embora a genética e o histórico familiar de cancro sejam factores muito relevantes (até 18% de cancro da mama em mulheres obesas tiveram um factor genético), este estudo mostrou que a obesidade, especialmente os casos mais graves, é o factor mais relevante no início do desenvolvimento de cancro da mama.

Fonte: Pop

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como escolher uma boa muda da fruta


Fonte: Artigo

Umuarama – Depois que dois viveiros de Umuarama foram notificados, no início da semana, por irregularidades na comercialização de mudas de frutas cítricas, a Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) chama atenção para a correta compra das mudas das plantas e faz recomendações à liberação das propriedades. Nos canteiros onde foram encontradas as anomalias os fiscais da Seab apreenderam e destruíram 5,3 mil pés. Laranjas, tangerinas e limões são espécies possíveis de ser plantadas no Paraná, segundo o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Mas há áreas interditadas, que dependem de autorização para a formação de pomares, porque o Canco Cítrico é uma doença prejudicial à saúde e condena as plantações. E se o produtor não controlar o mal, outros pomares podem ser contaminados.

O técnico em manejo e meio ambiente da área de sanidade de citricultura da Seab, núcleo de Umuarama, José Lazaro Vilani, relata que é mantido constantemente um serviço para a manutenção da qualidade e sanidade das mudas cítricas destinadas ao comércio. Orienta que na hora de adquirir mudas, é necessário solicitar autorização especial para aquisição de mudas junto a Seab e exigir nota fiscal e a garantia do produto. Conforme Vilani, mudas sadias e de boa qualidade são fundamentais para que se obtenham plantas adultas produtivas.

O que é proibido
Considerando os graves danos econômicos causados pelas pragas à exploração de cultivos vegetais como pomares, florestas, hortas e jardins, sendo a muda o principal veículo de disseminação, está proibido, desde janeiro de 2008, em todo o território paranaense, o comércio de mudas por intermédio da prática da venda ambulante, caracterizada por ser realizada em praças e vias urbanas, a bordo de veículos ou não, fora de estabelecimento comercial regularmente constituído e sem endereço definido. “Os agricultores interessados em formar pomares comerciais, ou mesmo plantar poucas mudas de citros em suas propriedades, devem recorrer à mudas legais, vendidas por viveiros cadastrados legalmente junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (e também à própria secretaria)”, afirma o técnico. Mudas produzidas em ambiente controlado proporcionam maior segurança ao citricultor, no que diz respeito à produtividade futura do pomar.

Canco Cítrico
O Cancro Cítrico é uma doença causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, que provoca lesões nas folhas, frutos e ramos e, consequentemente, a queda dos frutos e folhas e da produção. A bactéria do Cancro é de fácil disseminação e um de seus vetores é o homem. Altamente contagiosa, ela é resistente e consegue sobreviver em vários ambientes por mais de nove meses. Se esse ambiente for a própria fruta, folha ou ramo que foi retirado de uma planta contaminada, a sobrevivência da bactéria é ainda maior. Sobre a prevenção, Vilani ressalta que não existem medidas curativas, mas a única forma de eliminar a doença é a erradicação da planta, ou parte doente da mesma. “Por isso, evitar a entrada da doença no pomar é fundamental”, explica.

Regiões que precisam de autorização
A divisão da área interditada, com necessidade de autorização para o plantio, vai de Cascavel, no Oeste, até Cornélio Procópio, no Norte. Já os campos livres passam por Guarapuava, Curitiba e seguem até Jacarezinho.
 

A ameaça chamada Greening

Outra praga que da trabalho aos órgãos de controle no Estado é a Greening. A doença também afeta os citrus, deixando suas folhas amareladas e mosqueadas, onde podem ser observadas manchas irregulares. Ocorre a má formação dos frutos e a árvore necessita ser arrancada pela raiz para não contaminar o pomar inteiro. No Brasil essa patologia foi encontrada pela primeira vez em São Paulo, na década de 90. Vilani enfatiza que esse problema sanitário preocupa muito o Paraná. Segundo ele, é uma bacteriose quarentenária que representa ameaça potencial à citricultura brasileira e paranaense. “As recomendações se baseiam em três medidas de controle: adquirir mudas sadias, eliminar as plantas doentes e fazer o controle químico do vetor com aplicação de inseticidas”, finaliza o técnico da Seab.

As plantas contaminadas produzem menos frutos. Os que desenvolvem ficam menores, com menor teor de sólidos solúveis, maior acidez titulável, menor índice de maturação (“Ratio”), menor quantidade de suco e menor índice tecnológico.

Fonte: Ilustrado
  

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A goiaba, campeã dos antioxidantes


Cientístas indianos reivindicaram a modesta goiaba ao atribuir-lhe propriedades antioxidantes maiores às de todas as demais frutas.

Um estudo realizado pelo Instituto de Investigações de Hyderabad (uns mil 250 quilômetros ao sul desta capital) concluiu que em cada 100 gramas de goiaba há quase 500 miligramas de substâncias antioxidantes.

Essa proporção supera até em três vezes à existente em uvas, maçãs, ameixas, laranjas, romãs, mamões, abacaxis e outras frutas de reconhecidos valores na luta do organismo contra os chamados radicais livres, causantes de danos celulares responsáveis por fenômenos como o envelhecimento.

Na Índia a goiaba é considerada a fruta dos pobres por seus preços acessíveis.

"Mas deveríamos considerará-la a fruta das pessoas que gostam de se alimentar bem, porque é muito rica em fibras e um tesouro em termos de conteúdo de antioxidantes", disse ao diário Telegraph o doutor M. Sreeramulu, um dos pesquisadores.

Nenhuma fruta como a goiaba mantém os médicos tão afastados, disse, numa alusão à suposta baixa frequência com que os consumidores de goiaba teriam de visitar os doutores.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A energia dos alimentos crus


Compartilho com os leitores um texto para pensarmos a alimentação além da questão de peso e nutrição do corpo, mas também sob o enfoque da energia do que ingerimos. O tema é crudivorismo, ou seja, ato de se comer alimentos crus.

Esse estilo de alimentação enquadra-se na dieta vegetariana e tem diversos benefícios para o organismo comprovados em estudos científicos.

Segundo eles, o alimento cozido, além de deteriorar nutrientes como algumas vitaminas e minerais, acidifica o sangue.  Isso compromete a energia vital que é uma “força natural” contida em nosso organismo. Esta força nos dá disposição e também estimula o corpo a curar-se com sua própria força, dispensando, na maioria das vezes, meios artificiais como as remédios vendidos nas farmácias, que geralmente apresentam efeitos colaterais a curto ou longo prazo.

A energia vital é também o principio básico da cura pela homeopatia e acupuntura. Os acupunturistas a chamam de KI, porém Hipócrates (460 a 377 a.C.), médico grego considerado “o pai da medicina”, já a conhecia com o nome de fisis.

O alimento cru (legumes, frutas, sementes) estimula a mastigação, que fortalece os dentes, e a maior produção de saliva, indispensável para todo o processo metabólico.

De acordo com o crudivorismo, não basta o alimento ser cru, ele tem que ser “vivo”, o que é fundamental para alcalinizar o sangue, equilibrando a temperatura do corpo e este, em perfeito funcionamento, fabricará as enzimas necessárias e tudo mais que o corpo necessita, chegando a fazer transmutação de substâncias, já que não gastará energia para transformar o alimento em glicose, como explica o cientista Mario Sanchez, em seu livro: Medicina Nutricional.

Os nutrientes encontrados numa semente germinada, por exemplo, são riquíssimos. Caso seja cozida, porém, ela perde grande parte do seu valor nutricional, como também acontece com os legumes, frutas e verduras, que passam a ser indigestos e provocam gases.

Quem come cru não se preocupa com caloria e sim com a diversificação dos alimentos e são levados em consideração o sol e o ar como nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

O sol, além de participar da metabolização de vitaminas e minerais, é um grande curador conforme estudos milenares (helioterapia) ou mais atuais, dos médicos Luz Tavera-Mendoza e John White da McGill University – Estados Unidos. O sol é apontado como um grande aliado do homem por produzir antibióticos naturais, substâncias anti-cancerígenas e ajudando a proteger todo o sistema imunológico.


“A fotossíntese” humana
O ar também é um curador milenar (eoloterapia). Uma boa respiração faz a diferença. Nos alimentamos de oxigênio não só pelo pulmão, mas também pela pele e talvez por isso os médicos Luz Tavera-Mendoza e John White ainda dizem em sua pesquisa que pessoas que vivem ao ar livre têm 57% menos possibilidade de ficar doentes e 77% de redução de propensão em contrair qualquer tipo de câncer.



Especificidade
A posição da American Dietetic Association (ADA) em relação ao crudivorismo indica que os dados sobre o efeito desta dieta na saúde ainda são limitados e ressalta que o acompanhamento nutricional é fundamental a fim de evitar a deficiência de nutrientes. Além disso, alerta que esse tipo de dieta restritiva não deve ser recomendada para lactentes e crianças.


Com informações da naturopata Suzete Barreto.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Confira alimentos que ajudam a eliminar a barriguinha

Foto: Getty Images 
Vegetais verdes - Vegetais verdes como alface, rúcula, espinafre, brócolis têm muitas vitaminas e minerais, poucas calorias e uma elevada quantidade de fibras. Comer uma boa salada na hora do almoço e mantém a pessoa saciada durante toda a tarde. Optar por uma pequena salada antes de uma refeição, também auxilia a comer menos o prato principal.

Salmão - Reduzir frituras, ricas em calorias, para eliminar a barriga é uma regra. Escolha proteínas magras, como peixe, tofu ou carne de peru, pois fornecem muita energia e queimam mais calorias na digestão. Ao escolher um peixe, tente salmão ou atum, uma vez que ambos são ricos em ômega-3, que reduzem a inflamação no corpo e podem ajudar a regular seus hormônios.

Aveia - Comer um café-da-manhã saudável acelera o metabolismo, regula os níveis de açúcar no sangue, e mantém a energia alta até a hora do o almoço. Rica em fibras, a aveia é uma ótima opção porque sacia e corta a necessidade de comer um doce logo pela manhã. Opte pela versão livre de açúcar.

Amêndoas - A gordura monoinsaturada é um ingrediente secreto que ajuda a queimar a gordura da barriga. As amêndoas são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e ajudam a saciar uma vez que são uma boa fonte de proteína vegetal e fibras.

Mirtilos - A pesquisa mostrou que uma dieta rica em mirtilos pode ajudar a diminuir a gordura da barriga. Mesmo congelada, a fruta mantém a maioria de seus benefícios nutricionais.

Fonte: Terra

domingo, 16 de outubro de 2011

Dicas de exercícios físicos que ajudam a relaxar e turbinar o cérebro para o Enem 2011

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima. As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro. Se você está se perguntando se estudou tudo o que tinha para estudar ou se lá na hora da prova vai esquecer alguma resposta, saiba que para manter a sua memória ativa não é só estudando e decorando que você conseguirá este feito.


 Especialistas explicam que exercícios físicos como alongamento, atividades de alto gasto calórico como o futebol e corrida estimulam o cérebro e deixam você "tinindo" para a prova.
 
Por outro lado, se o que você precisa é relaxar, o ideal é tirar uma pausa entre as atividades e até uma soneca boa. Dormir também ajuda a promover sensações de prazer e bem-estar no organismo.
 
Confira a seguir as dicas para você ativar e relaxar o corpo e mente de acordo com sua necessidade e garantir que você esteja pronto para o exame: 
   

1 - Exercícios aeróbicos de alto gasto calórico ativam o cérebro

Atividades físicas aeróbicas como a natação, futebol e vôlei promovem aumento na produção de endorfina dentro do cérebro, substância que produz sensação de bem-estar. Mas não é só isso. Além dessa sensação de prazer, tais atividades aprimoram funções da memória, fortalecem o sistema imunológico e retardam o envelhecimento. "Tais atividades ainda melhoram a circulação sanguínea e a distribuição de oxigênio pelo corpo", explica o presidente do Comitê de Traumatologia do Esporte, Dr. André Pedrinelli.
 
É verdade que quem pratica as atividades sente os benefícios principalmente em longo prazo, mas nada impede que o candidato ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passe a apostar nas atividades físicas agora, às vésperas da prova.
 
Mas vá com calma para não se machucar antes do exame! O ideal é procurar um profissional que poderá acompanhá-lo nesses primeiros dias de atividades intensas para que você evolua gradualmente sem risco de lesões.
 
2 - Alongue-se e fique mais tranquilo e feliz

Muita gente não sabe, mas o simples alongamento estimula o cérebro a liberar "hormônios do bem-estar" incluindo a serotonina - substância chamada de neurotransmissor que serve para conduzir a transmissão de um neurônio para outro. Por isso, quem está tenso nos últimos dias que antecedem ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode dar uma “esticadinha” no corpo para afastar a ansiedade.
 
Além disso, vale lembrar que alongar o corpo tende a diminuir a rigidez muscular e quando o cérebro relaxa por meio do alongamento corporal, envia sinais para que as células se renovem. “Isso faz com que os praticantes se sintam mais vigorosos e joviais", explica o professor do curso de graduação de Educação Física da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Carol Kolyniak Filho. 

3 - Pintou aquela preguiça só de olhar para os livros? Levante e corra

A corrida pode ser uma excelente pedida para quem está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela faz aumentar o número de neurônios no cérebro (sim, é comprovado cientificamente) e gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais conhecidas como funções cognitivas. São elas: percepção, atenção, memória e linguagem. Todas, muito usadas na prova do Enem, com enunciados longos e que exigem cada vez mais atenção dos candidatos.
 
Além disso, passar a praticar o esporte pode ser determinante, segundo especialistas, justamente pelo perfil de exame ao qual o aluno será submetido. Uma prova que exige atenção, concentração, mas também, tranquilidade para raciocinar e garantir um bom resultado. “Isso acontece porque a corrida melhora o fluxo de sangue no cérebro, o que auxilia a capacidade de lidar com problemas e com o estresse”, afirma o presidente do Comitê de Traumatologia do Esporte, Dr. André Pedrinelli. 

4 – Exercite-se e ganhe mais autoconfiança para a prova

A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta ao estímulo da atividade física. Mas outro hormônio presente no cérebro estimulado por ela quando em produção é a anandamida que também pode ajudar muito quem vai prestar a prova do Enem, já que ativa no cérebro sensações de autoconfiança e auto-estima. “Além disso, vale ressaltar que o aumento do nível das substâncias favorece o bom astral principalmente nos relacionamentos afetivos”, diz João Ricardo Cozac, presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte. O melhor? Isso vale para qualquer atividade física. Escolha a sua! 

5 - Dormir bem é igual a mais concentração para a prova

O sono é muito importante para que o corpo se mantenha saudável. “Quanto maior o tempo de sono, melhor para o estímulo da memória, pois ela se transfere de memória em curto prazo para em longo prazo”, explica o professor do curso de graduação de Educação Física da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Carol Kolyniak Filho.
 
Segundo o professor, o ideal é que o estudante durma de sete a nove horas para obter um melhor desempenho no momento da concentração. Isso, sem contar que além de ser um ótimo exercício físico para relaxar e aumentar a concentração, o sono também reduz o estresse, a tensão nervosa e muscular. 

6 - Faça pausas de duas horas entre exercício e estudos

A super estimulação do cérebro o mantém ativo, mas assim como nosso corpo ele também cansa. Por isso, também precisa de uma pausa. Então, nada de correr e depois se debruçar nos livros. Se você praticou alguma atividade física logo cedo, volte para casa, tome um banho e descanse.
 
"Após praticar atividades físicas e ter liberado um quantidade grande de endorfina, é preciso descansar mais ou menos duas horas para começar outra atividade, o que inclui estudar", aconselha o professor do curso de graduação de Educação Física da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Ivo Ribeiro de Sá.
 
Fonte: Universia Brasil

Postagens populares