sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Alguns alimentos que fazem você comer mais.

Alimentos que fazem você comer maisImpossível comer um só!
Parece slogan de alguma guloseima, mas um estudo recente prova que não é só impressão ou gula, alguns alimentos realmente estimulam que continuemos a comê-los. Mais do que isso: eles teriam propriedades capazes de fazer com que o organismo sinta necessidade de comer mais - não apenas o produto em questão, mas qualquer outra coisa.
Pesquisadores apontam que características de alguns alimentos podem levar as pessoas a comerem mais do que deveriam, burlando os mecanismos que levam à sensação de saciedade. "Alguns alimentos possuem elementos como gorduras saturadas, carboidratos e alto teor de sódio, que alteram a produção de insulina e leptina, os hormônios responsáveis pelo apetite e pela saciedade", explica a nutricionista do Hospital Amaral Carvalho, Maria Helena Arroyos Hilário.

De acordo com Maria Helena, além de ‘incentivar a gula’, por não serem ricos em nutrientes indispensáveis para a saciedade e regulação do metabolismo como fibras, vitaminas e minerais, esses alimentos causam a fome precocemente.

O estudo aparece no livro The Skinny: On Losing Weight Without Being Hungry (O magro: perdendo peso sem passar fome, ed. Broadway Books), lançado em abril nos EUA e escrito por Louis Aronne. Para o autor, alimentos feitos de carboidratos refinados, ricos em açúcar e em gorduras são os maiores enganadores da nossa sensação de satisfação. Mas afinal, quais são os vilões? Petiscos fritos em geral, guloseimas, pães brancos, fast food, sopas industrializadas, doces, refrigerantes, massas de trigo branco, batata frita, refinados.

E não pense que eles burlam a sensação de saciedade apenas enquanto são ingeridos. Uma pesquisa norte-americana divulgada no último mês no "Journal of Clinical Investigation" aponta que o ácido palmítico (substância presente em alimentos ricos em gorduras saturadas) altera a excreção de insulina e leptina, hormônios relacionados ao apetite e à saciedade. E os efeitos dessa mudança podem durar até três dias.

Alguns pesquisadores argumentam que isso, na teoria, pode até ajudar a explicar por que algumas pessoas sentem mais fome às segundas-feiras, já que a maioria abusa desses alimentos nos fins de semana. A nutricionista explica que se alguém ingerir fritas na sexta-feira, por exemplo, a gordura saturada irá proporcionar maior consumo de outros itens e menos poder de saciedade.

FONTE: http://vilamulher.terra.com.br


Carolina Ritter Ribeiro formada em Nutrição pela Unisinos com Pós graduação em Nutricão Clínica Funcional e Pós graduação em Obesidade e Emagrecimento.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

10 dicas para um emagrecimento saudável:

10 dicas para o emagrecimento saudávelComer, comer, comer! Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia.
Emagrecer
por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito, faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. E a dieta verde? Dias e dias bebendo só sucos. E a dieta da vitamina? Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?
Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso.
Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Mas um conselho:-Prepare-se para o que virá. Não se desespere se na semana seguinte encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa. Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito a conversa é outra.
Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para te ajudar a emagrecer sem segredos a dica é atividade física! Será bom estar mais disposto e de quebra queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.
Emagrecer
lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente, e o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?
Então, siga as 10 dicas para emagrecer de forma saudável. E, é claro, duradouro.
1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?
2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.
4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.
5. Estipule horários para as refeições.
6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
7. Beba muita, mas muuuuuita água.
8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.
9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.
10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.
Fonte: Cyberdiet
Carolina Ritter Ribeiro formada em Nutrição pela Unisinos com Pós graduação em Nutricão Clínica Funcional e Pós graduação em Obesidade e Emagrecimento.

“Caralluma Fimbriata” A planta, até pouco tempo ignorada pelos nutricionistas mais prestigiados, revelou ser um dos suplementos naturais mais eficazes do mundo para perda de peso.


Pesquisa revela as qualidades de Caralluma Actives.Especialistas da universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, recentemente divulgaram a realização de uma longa pesquisa com o produto natural “Caralluma Fimbriata”. A planta, até pouco tempo ignorada pelos nutricionistas mais prestigiados, revelou ser um dos suplementos naturais mais eficazes do mundo para perda de peso em casos de obesidade mórbida, problema que atinge 26,5% dos americanos.
Os resultados foram tão promissores que deram impulso a novas pesquisas com intuito de medir os efeitos do produto nos níveis de LDL, estabilização dos níveis glicêmicos e perda de gordura abdominal. Caralluma revelou-se capaz de queimar quatro vezes mais gordura que seus similares a base de produtos sintéticos e muito menos saudáveis.
“A comunidade científica já a considera como um grande avanço na história da humanidade, Caralluma é, sem duvida, a dieta do futuro já que combina economia com eficiência.”
Os ativos de Caralluma Fimbriata são também um importante aporte de antioxidantes, que além de proporcionarem a queima dos excessos de gordura corpórea, transformam a mesma em energia, melhorando todo o nível de disposição, condicionamento e saúde de seus usuários.

Os resultados de diversos testes indicam efetivamente que Caralluma ajuda:
  • Perder até 11 kg em 4 semanas.
  • Aumentar os níveis de energia.
  • Eliminar toxinas indesejadas.
  • Manter o corpo saudável com antioxidantes e combater doenças.

Testando Caralluma Actives

A pesquisa com os ativos de Caralluma deixou a indústria do emagrecimento em polvorosa e o produto virou uma verdadeira febre nos Estados Unidos. Para saber um pouco mais a respeito dos efeitos de Caralluma nossa equipe entrou em contato com (Caralluma Actives), e com a colaboração de nossa fotografa, Juliana Diniz, resolvemos testar o produto.

Leia o relato de Juliana Diniz, que necessitava perder 9 kg por recomendações medicas.
Desde pequena vivenciei problemas com peso, o efeito sanfona sempre foi constante em minha vida e confesso que não me animei muito com o produto, já que foram tantas as decepções ao longo dos meus 32 anos que mesmo lendo a pesquisa e sabendo que a empresa dava de garantia a devolução do dinheiro não consegui pensar positivamente.
Primeira Semana:
Fiz o pedido do produto na página de Caralluma Actives, quando recebi a embalagem, comecei a tomar diariamente.
Na primeira semana o efeito foi visível, sem mudar em nada meus hábitos alimentares e rotina diária, perdi 4 quilos, quase não acreditei e foi ai que comecei a levar a coisa a sério.
Segunda Semana:
Com 4 quilos a menos e uma disposição que há muito não sabia o que era ter, comecei a fazer caminhadas e mais três quilos foram embora.
Terceira Semana:
Na terceira semana continuei tomando a mesma dose e consegui perder mais dois quilos. Mesmo chegando a minha meta inicial de nove quilos continuei usando sempre a mesma dosagem e entrei na quarta semana.
Juliana Diniz – Antes e Depois de Caralluma ActivesQuarta Semana:
Na quarta semana me sentia uma nova mulher, comecei a usar roupas que até então viviam guardadas no armário e perdi mais dois quilos. Ao todo foram 11 quilos perdidos e muita disposição ganha, meu médico quase não acreditou quando me viu.
Conclusão:
Juliana Diniz – Antes e Depois de Caralluma Actives
Hoje faço uma manutenção sem nenhum tipo de privação e me sinto tão bem que acho muito difícil voltar a engordar novamente. De tudo que aconteceu, acho que o melhor efeito de Caralluma foi o bem estar físico (me sinto 10 anos mais nova) e psicológico (quando os homens me olham na rua) que ele me proporcionou, foi uma limpeza interior, algo que me fez renascer, não sei explicar, acho que só quem sofre com problemas de peso pode entender o bem estar de se sentir magra e saudável, se olhar no espelho e gostar do que está vendo não tem preço.

Serviço:


Carolina Ritter Ribeiro formada em Nutrição pela Unisinos com Pós graduação em Nutricão Clínica Funcional e Pós graduação em Obesidade e Emagrecimento.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O valor das VITAMINAS


O valor das VITAMINAS

http://www.palavrademedico.kit.net/vitaminas04.jpgAs vitaminas são substâncias orgânicas que devem fazer parte de nossa dieta, pois são essenciais para os processos do corpo. Mesmo em quantidades mínimas, garantem o perfeito desenvolvimento e funcionamento do organismo animal. Possuem funções em todos os aspectos da saúde, principalmente no crescimento e sistema imunológico.

Pertencem a diferentes classes de compostos químicos, apresentando grande diversidade em suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas. Algumas ainda não foram detalhadas em suas funções bioquímicas, embora sejam conhecidos fenômenos biológicos para as quais elas são indispensáveis.
As vitaminas, classificadas em dois grupos, baseando-se na diferença de solubilidade:
- Lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
- Hidrossolúveis (vitaminas C e do complexo B).

Vitaminas Lipossolúveis
São fortemente associadas com os lipídeos na sua distribuição no organismo. Tanto a deficiência quanto o excesso se refletem em diversos sintomas orgânicos que podem comprometer a saúde, como não são eliminadas pelos rins (urina), em excesso, acumulam em forma de solução na gordura do fígado, o que pode provocar distúrbios orgânicos. O limiar entre excesso e deficiência é estreito, o que exige cuidados na administração terapêutica.

Vitamina A
A vitamina A, é encontrada em vários alimentos, e quase a totalidade consumida desta, é obtida sinteticamente.
Em caso de deficiência, uma das primeiras manifestações constitui-se na queratinização dos tecidos epiteliais. Uma principal e inequívoca conseqüência é a cegueira noturna, isto é, dificuldade de adaptação da visão ao escuro, em casos mais graves, o endurecimento da córnea que pode levar à cegueira total (xeroftalmia).
Essa vitamina em excesso é tóxica. Doses da ordem de 20.000 UI (unidades internacionais) diárias de um a três meses poderão ser suficientes para provocar sintomas de toxidez, incluindo perda de apetite, hiper-irritabilidade, lesões da pele, descalcificação dos ossos e aumento da pressão intracraniana.
As principais fontes de vitamina A são os vegetais amarelos e verdes e as frutas ricas em caroteno, por exemplo, cenoura, abóbora, batata doce, espinafre, mamão, banana, melão. Existem poucas fontes de origem animal, embora o fígado seja uma exceção.

Vitamina D
A vitamina D tem a função biológica de controlar o metabolismo do cálcio e do fósforo, sendo essencial para a formação dos ossos e dentes.
Ocorrem no reino animal, suas principais fontes são, óleo de fígado dos peixes, gema de ovo, leites e derivados, também existindo em algumas plantas. É fortemente enriquecida pela luz solar.
Em crianças, a principal manifestação de falta de vitaminas D é o raquitismo; em adultos pode haver aparecimento de deformações ósseas e também a formação dentária pode ser afetada.
A necessidade da ingestão de vitamina D diminuirá, nos adultos proporcionalmente ao tempo que ficarem expostos à luz do sol.
As funções bioquímicas da vitamina D na prevenção do raquitismo, que por sua vez está relacionada com o seu efeito benéfico na assimilação do cálcio, só agora começam ser entendidas.
Admite-se que a ação do complexo proteína-hormônio D3 estimule certos genes que codificam um tipo especial de RNAm, e este por sua vez, traduz o código genético para a síntese da proteína transportadora de cálcio.

Vitamina E
É constituído por uma mistura de vitaminas das quais a mais importante é o ∝-tocoferol que existe na natureza acompanhado de outros, cuja função é inibir ou retardar a oxidação de tecido animal, principalmente dos ácidos graxos insaturados e vitamina A. Foi observado que a falta ou deficiência dessa vitamina em animais pode causar, dependendo da espécie, distrofia muscular, anormalidades no sistema vascular e esterilidade.
A vitamina E ocorre em quase todos os alimentos, de origem animal ou vegetal associada às gorduras, são eles, alface, couve-flor, espinafre, couve, repolho, sendo que as sementes, particularmente o gérmen de cereais, principalmente o de trigo, as vísceras, os músculos, os fígados, os ovos e o leite são as melhores fontes dessa vitamina.
Como são fortes redutores, são anti-oxidantes naturais existentes nos óleos vegetais; e entre eles o ∝-tocoferol é o de maior poder anti-oxidante. A rancificação dos alimentos destrói completamente as vitaminas E.

Vitamina K
As vitaminas K são também conhecidas como fator coagulante ou fator anti-hemorrágico. Têm a capacidade de normalizar a produção de protrombina que é a enzima responsável pela coagulação rápida do sangue. São amplamente distribuídas na natureza, mas em quantidades pequenas.
A freqüência com que essas vitaminas se encontram em alimentos naturais e a capacidade que bactérias da flora intestinal possuem de sintetizar esses compostos, faz com que as suas deficiências no homem adulto sejam raras.
As vitaminas K ocorrem em diferentes formas e podem ser divididas em dois grupos: vitamina K1 e vitamina K2.
A vitamina K1 isolada pela primeira vez da alfafa é um óleo amarelo com ponto de fusão 20ºC.
A vitamina K2 isolada pela primeira vez de farinha de peixe em decomposição é um sólido amarelo com ponto de fusão entre 50ºC e 54ºC.
Pouco é conhecido do comportamento das vitaminas K no processamento de alimentos. Alguns alimentos que ocorrem vitamina K são, brócolis, repolho, couve, espinafre e nabo.

Vitaminas Hidrossolúveis
Este grupo de vitaminas, solúveis em água, ao contrário das lipossolúveis, se caracteriza por possuir funções coenzimáticas específicas no metabolismo, atuando em reações bioquímicas bem conhecidas. A exceção é a vitamina C (ácido ascórbico), para a qual ainda não se tem comprovação final quanto à sua atuação como coenzima. As vitaminas hidrossolúveis não podem ser armazenadas, são facilmente eliminadas pelos rins (urina), ao contrário das lipossolúveis. Assim, o excesso de sua ingestão, normalmente não acarreta perigo para o organismo.

Vitamina C
A vitamina C existe na natureza sob duas formas: reduzida (ácido ascórbico) e oxidada (ácido deidroascórbico), ambas biologicamente ativas. A vitamina C é uma poderosa substância redutora, por conseqüência, facilmente oxidada. No processo oxidativo, o primeiro produto a ser formado é o ácido deidroascórbico, biologicamente ativo; a próxima etapa de oxidação é irreversível, formando o acido dicetogulônico que não apresenta nenhuma propriedade vitamínica.
Plantas e animais produzem ácido ascórbico em seus organismos a partir da glucose. Fazem exceção as cobaias, os primatas, incluindo a espécie humana, que não possui a capacidade de sintetizar ácido ascórbico. Apenas para essas espécies o ácido ascórbico é considerado vitamina.
A vitamina C combate o escorbuto, doença caracterizada por hemorragias e dificuldades de cicatrização, além de inflamação e sangramento das gengivas (gengivite). O ácido ascórbico tem função importante nas reações de hidroxilação, sendo essencial para a síntese normal de colágeno e elastina. Precisamos de vitamina C para construir e manter os tecidos corporais em geral, incluindo matriz óssea, cartilagem, dentina, colágeno e o tecido conjuntivo.
É exigida durante os períodos de crescimento da infância, também necessária durante a gestação para suprir as demandas para o crescimento fetal rápido e o desenvolvimento dos tecidos maternos.
A acerola, o caju, a goiaba, as frutas cítricas e o tomate são fontes de vitamina C em potencial. A batata, a batata doce, o repolho, o brócolis, outras hortaliças e frutas amarelas e verdes também são fontes consideráveis de vitamina C, embora menos lembradas. Entretanto é importante salientar que esta é facilmente oxidada. Então, o manuseio, a preparação, o cozimento e o processo de qualquer fonte alimentar da vitamina deveriam ser considerados na avaliação da contribuição da vitamina do alimento na dieta.

Vitaminas do complexo B
As substâncias pertencentes ao grupo das vitaminas do complexo B, embora tenham muitas propriedades biológicas em comum, pertencem a classes de compostos químicos muito diferentes. Atribuem-se certas deficiências apresentadas pelo organismo, não à falta de uma única vitamina na dieta alimentar, mas a todo o complexo B.

Vitamina B1 (Tiamina)
Também chamada, tiamina, aneurina e orizanina, largamente distribuída na natureza em animais e vegetais e encontrada em grandes quantidades em leveduras e gérmen de cereais. É essencial ao funcionamento do sistema nervoso e uma dieta prolongada deficiente em tiamina causa béri-béri e polineurite, doenças que se manifestam principalmente por perturbações no sistema nervoso, hipertrofia do coração, podendo mesmo causar a morte por falha cardíaca. Tem importante papel no metabolismo de cetoácidos e seu ácido pirofosfórico é a cocarboxilase necessária para a descarboxilação enzimática do ácido pirúvico.
A carne bovina e suína, o fígado, grãos inteiros e legumes são exemplos de fontes de vitamina B1.

Vitamina B2 (Riboflavina)
A vitamina B2, também denominada riboflavina ou lactoflavina é um importante cofator de reações enzimáticas e sua deficiência causa doenças que se manifestam por inflamação da língua e da boca. Em casos mais graves, por perturbações do aparelho digestivo. Necessária também ao crescimento, essa vitamina é encontrada sempre em pequenas quantidades, principalmente na forma de nucleotídeos.
O leite é a fonte mais importante de riboflavina.

Ácido nicotínico e Nicotinamida
O ácido nicotínico, também conhecido como niacina ou fator preventivo da pelagra, e a nicotinamida são considerados os fatores preventivos da pelagra, embora, essa doença não seja causada apenas por uma alimentação deficiente nesses compostos. As principais fontes são as carnes, cereais e fígado.
O ácido nicotínico tem como precursor o triptofano, é uma das vitaminas mais estáveis; ácidos, bases, calor, luz e agentes fracamente oxidantes, não afetam a sua estrutura, principalmente nas temperaturas empregadas no processamento de alimentos.

Ácido pantotênico
O ácido pantotênico é um composto branco cristalino. É prontamente absorvido no intestino e combina com fósforo para formar a co-enzima ativa. É nesse composto de controle-chave da co-enzima A, que o ácido pantotênico tem tal presença metabólica e uso por todo o organismo, sendo vital nas reações metabólicas envolvendo o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Não há conhecimento de toxicidade ou de deficiência natural.
As fontes de ácidos pantotênicos são igualmente amplas tanto quanto é ampla sua presença nos tecidos humanos. Fontes ricas incluem tecidos metabolicamente ativos como o fígado e rim. A gema de ovo e o leite contribuem mais.

Ácido p-aminobenzóico (PABA)
Já foi demonstrado que o ácido p-aminobenzóico é um fator de crescimento e embora o seu efeito biológico tenha sido demonstrado para uma série de organismos, como bactérias fungos e ratos, o seu efeito no organismo humano não é conhecido. Ocorre em tecidos animais e vegetais, na forma livre ou unidos por ligações peptídicas a outros compostos, como no caso do ácido fólico.

Ácido Fólico
Vários microorganismos necessitam, para o seu crescimento, de certos princípios ativos que são obtidos de fontes naturais. Foi observado que nesses mesmos princípios ativos também são necessários ao crescimento de frangos e, no homem, têm ação contra a anemia perniciosa., O ácido fólico é amplamente distribuído nos alimentos. Boas fontes incluem vegetais com folhas verdes, leveduras, fígados, rins, legumes, cogumelos e poucas frutas.

Vitamina B6
Os sintomas observados pela deficiência ou falta das vitaminas B6 são anemia, lesões dérmicas e convulsões.
São encontradas livres ou na forma combinada. As principais fontes são as sementes de cereais, levedo de cerveja, semente de girassol, carne, fígado, peixes e leite de vaca.
Alguns livros trazem o termo piridoxina e vitamina B6 para denominar um mesmo composto, a tendência atual é de usar o termo vitamina B6.

Vitamina B12
Também chamada de cianocobalamina é a vitamina que previne a anemia perniciosa. Parece ser o fator mais importante para a formação das células vermelhas do sangue e foi isolada pela primeira vez de fígado e mais tarde foi observado que essa vitamina era produzida em grandes quantidades pelo Streptomyces griséus, que é a fonte atual de vitamina B12 para o uso farmacêutico.
Não é encontrada em tecidos vegetais. As principais fontes são o fígado, rim, coração, ostras, carnes em geral, peixe, ovos e leite.

Biotina e inositol
A biotina e o inositol a princípio foram considerados como um único composto denominado bios, um fator de crescimento essencial somente a microorganismos. Mais tarde o bios foi separado em dois compostos (biotina e inositol) e foi verificada a sua necessidade também para o crescimento e bem estar de animais.
A biotina é um composto nitrogenado cuja função é a formação de gorduras e utilização de CO2. A melhor fonte de biotina é a geléia real; no entanto devido à facilidade com que esse composto é sintetizado no trato intestinal deficiências de biotina no homem são dificilmente observadas.
O fígado, principalmente de galinha, constitui-se numa boa fonte de biotina.
O inositol é considerado um dos fatores essenciais à existência, mas a sua atividade biológica no homem é ainda desconhecida. As melhores fontes do inositol são frutas cítricas, gérmen de trigo, soja e tecidos animais.

Referências Bibliográficas
CHAVES, N. Nutrição básica e aplicada, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1978.
DUTRA de OLIVEIRA, J. E.; SANTOS, A. C.; WILSON, E. D. Nutrição básica, São Paulo, Sarvier, 1989.
SGARBIERI, V. C. Alimentação e nutrição – fator de saúde e desenvolvimento, Campinas, Editora da UNICAMP, 1987.

Carolina Ritter Ribeiro formada em Nutrição pela Unisinos com Pós graduação em Nutricão Clínica Funcional e Pós graduação em Obesidade e Emagrecimento.




Postagens populares