sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Leite: aliado da boa forma


Cálcio presente na bebida pode estimular a redução de gordura e prevenir a obesidade

POR GISLANDIA GOVERNO


Rio  - Importante fonte de nutrientes, o leite pode contribuir para a manutenção do peso. É o que aponta pesquisa da Universidade da Califórnia sobre os benefícios da bebida. O estudo destaca que o cálcio presente na composição pode estimular a redução de gordura no organismo e prevenir problemas como obesidade.

Segundo especialistas, o leite semi-desnatado é a melhor opção para quem deseja emagrecer com saúde, por oferecer menos gorduras e calorias, mantendo a qualidade nutricional. “Ao contrário do leite desnatado, isento de gorduras e vitaminas lipossolúveis, o semi-desnatado pode ser uma opção saudável em casos de restrição ao consumo de gordura e colesterol e nas dietas de emagrecimento, desde que enriquecido com vitaminas A e D”, explica a nutricionista Danielle Moreira, do Memorial Saúde.

Há restrições, no entanto, ao consumo do leite e seus derivados. “Existem alergias relacionadas à intolerância à lactose (o açúcar do leite). Para essas pessoas, laticínios e derivados provocam sintomas como gases, dores de barriga, inchaço abdominal, diarreia ou constipação”, destaca a nutricionista.

TRÊS COPOS POR DIA

O leite desnatado e o semi-desnatado têm menos gordura e são indicados para pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol ou que fazem dieta de emagrecimento. “O leite integral é bastante calórico e deve ser evitado”, frisa Danielle.


A engenheira de alimentos Helena Camargo lembra que consumo de leite é recomendado em todas as fases da vida: “A ingestão adequada é de três copos por dia, sendo benéfica sob vários aspectos, como a consolidação da formação da massa óssea para adultos jovens e desaceleração da perda de massa óssea na terceira idade, além de prevenir osteoporose e outras doenças”.

TUDO O QUE O LEITE PODE OFERECER


PRESSÃO ARTERIAL
Leite tem peptídeo, proteína que anular enzima que provoca estreitamento dos vasos sanguíneos, causa da hipertensão. 

CORAÇÃO
O cálcio do leite contribui com a vasodilatação e atua no melhor aproveitamento da glicose.

DENTIÇÃO
O cálcio é o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.

DIABETES
O alto teor de aminoácidos das proteínas do leite favorece o controle da glicemia e a ação da insulina. Dessa forma, atuaria positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.



HIDRATAÇÃO
Repõe as perdas da transpiração e restitui funções do organismo, fornecendo energia, especialmente após atividades físicas.

OSTEOPOROSE
O cálcio é responsável pela mineralização óssea. O leite deve ser consumido em todas as fases da vida, para prevenção da doença.



SONO
Beber leite antes de dormir ajuda a ter uma noite tranquila. Isso se deve ao triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que regula humor, apetite e sono.

Fonte: O Dia

Um comentário:

  1. ADORO TOMAR LEITE!!
    Bom mesmo dizem que é o leite de cabra e de jumenta!!
    Que matéria!! Meu seguidores e leitores irão adorar.
    parabéns pela miléssima vez!! kkk

    ResponderExcluir

Postagens populares