segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cardápio para alimentação saudável das gestantes



Pão integral para o café da manhã. Foto:
Fonte: Artigo


Pão integral para o café da manhã:


Café da manhã: Ingerir laticínios acompanhados de duas fatias de pão integral ou de centeio ou um pão francês, suco de fruta ou uma porção de frutas. 

Lanche matinal: Uma fruta, laticínios magros ou vitaminas de frutas.

Almoço:Essa refeição deve ser composta por alimentos que correspondam à todas às categorias acima listadas.Diariamente, deve-se ingerir verduras e legumes em grandes quantidades (crus ou cozidos), uma porção de arroz (branco ou integral) ou de massa e um tipo de carne magra (vermelha, peixe ou frango sem a pele). Legumes e verduras cozidas acompanham o cardápio. Dispensar gorduras e frituras.

Almoço colorido e equilibrado. Foto:Divulgação
              Fonte: Artigo



Almoço colorido e equilibrado:

Para a sobremesa, as melhores opções das gestantes chegam com o consumo de frutas ricas em antioxidantes, ferro e vitamina C. Para tanto, vale investir em: acerola, goiaba, morangos, kiwi, laranja e outros.

Lanche vespertino: Sugere-se a ingestão de um copo de leite ou iogurte acompanhado de torradas ou uma porção pequena de biscoitos salgados.

Jantar: Mais leve que as demais refeições, o jantar deve ser composto por alimentos de digestão mais fácil e rápida. Saladas mistas (com verduras e legumes) são liberadas, enquanto as carnes devem ser ingeridas em quantidades menores; o ideal é privilegiar apenas as brancas. Sopas ou lanches compostos por saladas de verduras, frios magros e acompanhados por sucos também são boas opções. 

A sobremesa fica por conta, mais uma vez, de uma fruta.

Iogurte de frutas após o jantar. Foto:
      Fonte: Artigo





Iogurte de frutas após o jantar


Ceia: Para a última refeição do dia, o cardápio reserva sugestões como as combinações de iogurtes com frutas, chás com uma fatia de queijo ou leite com mingau de aveia.



Outros alimentos que não podem faltar no cardápio da gestante:


Grãos e cereais: Alimentos e pratos que contenham farinha de trigo ou milho entre seus ingredientes-base têm no ácido fólico, a vitamina fundamental para a prevenção de problemas congênitos. Ainda que não signifique uma garantia, é possível diminuir as chances dessas doenças através da ingestão de produtos ricos nessa vitamina que encontramos em abundância nas massas, pães, aveia e no arroz.

Carnes: Evitar o consumo de carnes gordas é uma recomendação constante dos profissionais da saúde. Para obter vitamina B, proteína e ferro, especialmente durante os nove meses de gestação, o ideal é priorizar a ingestão de carnes brancas (peixes e aves) e evitar as vermelhas. 

Laticínios: O leite ou seus derivados estão entre os alimentos que devem ser consumidos com mais frequência durante a gestação. Queijo branco e iogurtes são fontes alternativas ao leite igualmente ricas em cálcio e proteína, nutrientes esses fundamentais para a boa formação dos ossos e dos dentes dos bebês.

Leguminosas: Fontes de ferro, os alimentos leguminosos como grãos de feijão, soja e grão-de-bico oferecem os nutrientes necessários para a redução do risco de problemas com anemia. 

             Grãos e cereais são alimentos fundamentais para a saúde de mulheres grávidas e seus bebês. Foto:DivulgaçãoLeguminosas e grãos: fontes de vitaminas para o crescimento do bebê e saúde da gestante. Foto:DivulgaçãoCarnes brancas e magras são essenciais no cardápio de gestantes. Foto:DivulgaçãoDurante a gestação procure evitar a ingestão de carnes vermelhas e gordas. Foto:Divulgação
             Aumentar a ingestão de latícinios durante a gestação: dica para uma boa alimentação. Foto:DivulgaçãoHortaliças e leguminosas para uma dieta saudável para gestantes. Foto:DivulgaçãoFrutas estão entre os principais alimentos da dieta indicada para as mulheres grávidas. Foto:DivulgaçãoCardápio para o jantar de mulheres gestantes: sanduíche natural. Foto:Divulgação
                                                                                          Fonte: Artigo

Hortaliças: De forma semelhante aos grãos e cereais, hortaliças como o brócolis, a berinjela, a ervilha, entre outros correspondem à fontes, também, de ácido fólico e vitamina do complexo B; nutrientes esses que previnem a má formação neural da medula da criança.

Frutas: A ingestão de frutas também é destacada por profissionais que recomendam o consumo diário delas, principalmente ao final das refeições. Elas ajudam na prevenção da prisão de ventre por serem fontes ricas em fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares