sexta-feira, 27 de maio de 2011

Milho: coma até a espiga

Fonte: Google Imagens
A temperatura vai caindo, mês de maio chegando ao fim e logo muitos balões coloridos vão subir pelos ares. Quem gosta das animadas festas juninas já pode se preparar. O mês é de quadrilha e de muita brincadeira. E mais: de pipoca estourando, milho cozido, bolo de fubá, enfim, receitas que nunca podem faltar. Pudera, é época de milho! Dá até para sentir o cheirinho no ar. 


O milho é um ingrediente originário das Américas, usado no Brasil pelos índios muito antes de Cabral aportar por aqui. Nossos povos nativos já faziam pamonhas e mingaus com ele. Mas quem incrementou as receitas com leite e começou a preparar bolos foram as portuguesas. 

O livro Açúcar, de Gilberto Freyre, revela as receitas doces das tradicionais famílias nordestinas da região da Zona da Mata, lugar em que se produzia a cana-de-açúcar. Ele mostra que desde a época dos senhores de engenho se faz bolos de fubá, que nada mais é do que o grão de milho triturado bem fino.

Os quitutes ficaram ainda mais populares com as investidas dos bandeirantes Brasil adentro, que chegou ao interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, no século XVII. Como o milho era fácil de cultivar, eles plantavam roças durante o caminho para garantir a sobrevivência, e os grãos amarelinhos ganharam espaço no Sudeste. Por esse motivo, o historiador Sérgio Buarque de Holanda costumava chamar a região de “uma civilização do milho”.

Fonte: IG

Essa dica é só para dar o 'gostinho'. Não esqueça, coma com moderação. Bom arraiá!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alimentação em família - Estudo

Fonte: Google Imagens
Uma pesquisa britânica publicada na última edição da Revista Europeia de Economia Agrícola e divulgada pelo New York Times chegou a uma conclusão surpreendente sobre alimentação entre casais. Por incrível que pareça os casais sem filhos se alimentam melhor do que aqueles que tem crianças em casa.

De acordo com a pesquisa, famílias com renda mais alta comem mais carne, frutas e vegetais do que as que possuem renda menor. Só que, famílias com crianças consomem menos carne, mas em compensação, comem mais laticínios, cereais e batatas. Casais sem crianças chegam a consumir cerca de dois quilos a mais de frutas e vegetais por pessoa em um período de duas semanas, ao contrário dos casais que possuem filhos pequenos. Casais com crianças consomem mais gordura e açúcar, o que torna a dieta menos saudável.

A pesquisa acabou ficando como um alerta interessante aos pais sobre a alimentação pouco saudável dos filhos, o que acaba deixando igualmente mais pobre de nutrientes a dieta alimentar deles próprios.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alimentação Balanceada - Dicas e Sugestões:

alimentação balanceada 31 300x256 Alimentação Balanceada Dicas, SugestõesMuitas pessoas se alimentam muito mal durante o dia e não se dão por conta de que estão acabando com a sua saúde e até adquirindo alguns quilinhos a mais. As comidas prontas como Fast Food e outros alimentos industrializados como os salgadinhos de pacote, refrigerantes, bolachas recheadas e muitos outros alimentos podem até ser gostosos e encher a barriga, mas a principal função que é nutrir o corpo de vitaminas isso não acontece.

As doenças mais comuns entre as crianças é a anemia causada pela má alimentação e estudos recentes apontam também o colesterol como grande causador de distúrbios nas crianças que elas adquirem através de uma má alimentação. Os adultos também não escapam dessas doenças, mas com outras mais serias agregadas que são as doenças cardíacas adquiridas com o passar dos anos através da ingestão de alimentos gordurosos e a falta de atividades físicas, digamos que uma rotina totalmente errada, o que contribui para que as doenças acabem desencadeando.

Como obter uma dieta balanceada?

A refeição deve ser dividida em três refeições principais que são: café da manhã, almoço e jantar e três lanches intermediários, pois assim o organismo queima calorias sem qualquer desgaste físico. Isso mesmo se nos alimentarmos mais vezes e em menor proporção a nossa capacidade de emagrecer se intensifica, pois o organismo não precisa reservar energias como acontece quando não nos alimentamos para emagrecer. Pois se nos alimentarmos da maneira correta o nosso organismo reage de forma mais complexa, pois aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos.

Você sabia?

Você sabia que se ingerir pequenas quantidades de alimentos varias vezes ao dia faz com que seu estômago dilatado volte ao normal?

Veja algumas dicas de alimentação balanceada:

- Comece sua refeição com saladas cruas, pois elas tem fibras e tira a sensação de fome fazendo com que você coma menos;

- Evite refrigerantes durante as refeições, pois eles dilatam o estomago;

- Beba água entre as refeições por que ela ajuda a limpar o seu organismo e a manter suas funções normais;

- Diminua o consumo de doces e passe a consumir mais fibras, pois o açúcar é muito calórico enquanto que as fibras ajudam no funcionamento do intestino e saciam a fome;

- Substitua os queijos amarelos por queijos magros como: ricota, queijo branco e cottage;

- Como carnes magras como peixes e aves, de preferência sem pele, e, se for assar, procure fazer com bem pouquinho óleo, garanta que a sua alimentação seja mais saudável;

- Diminua também o consumo de pães e massas, coma mais fibra como o pão integral e o pão preto.

Curiosidades:

Não faça exercícios de estomago cheio, pois a energia para fazer a digestão vai ser desviada para as atividades e você pode passar mal;

Não coma alimentos pesados antes de dormir, pois eles demoram mais para fazer a digestão e a noite esse processo é mais lento;

Mastigue trinta vezes cada garfada, pois isso vai fazer você comer bem menos, e você vai se sentir saciado em seguida;

Procure fazer as refeições em ambientes calmos e tranqüilos para a melhor digestão dos alimentos.

Para concluir:

A nossa saúde depende única e exclusivamente do que ingerimos, por isso ter uma alimentação saudável é sinônimo de longevidade com saúde, não deixe a rotina cotidiana interferir na sua alimentação. Tire alguns minutos para que você possa cuidar da sua saúde e se alimentar conscientemente. Deixe de lado os Fast Food e coma mais saladas e carnes grelhadas e tome sucos naturais, abra mão dos lanches rápidos e troque por um buffet onde você tem mais opções de alimentos. Pense nisso!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Abacate pode estar nas dietas de emagrecimento

Fonte: Google Imagens
Durante anos essa deliciosa fruta teve fama de vilã. Gostosa sim, mas engorda. Recentes pesquisas, no entanto, estão demonstrando que o abacate reduz em 40 % o ICM (índice de massa corporal) e pode sim, estar presente nas dietas de emagrecimento.

Quem tirou do abacate a fama de vilão foi o ácido oleico, a mesma gordura boa presente no azeite de oliva. O ácido oléico, que se encontra na polpa do abacate, aumenta a sensação de saciedade e baixa o índice glicêmico da refeição, o que resulta em menos gordura no corpo. Se for consumido na hora de dormir, intensifica a ação do GH (hormônio do crescimento), que tem o pico de produção à noite. Em adultos, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo ajudar a gordura estocada como fonte de energia.

Para conseguir esse efeito é preciso consumir 2 colheres de sopa (no máximo três) da fruta pura, sem açúcar ou adoçante, antes de ir para a cama.

Rico em vitaminas A e E e beta-sitosterol, ele também é bom para a pele, pois ajuda a combater acne, ruga e celulite. As substâncias anti-inflamatórias presentes na fruta ainda reduzem o risco de desgaste na cartilagem (tecido que protege as articulações), segundo uma pesquisa publicada na revista científica Osteoarthritis and Cartilage.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como melhorar o sistema imunológico pela alimentação

Fonte: Google Imagens

Alguns nutrientes específicos podem melhorar o sistema imunológico, que proteje o corpo contra infecções e doenças. Alimentos que possuem gorduras “boas”, alguns ácidos graxos insaturados podem melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada.

Alimentação

O Ômega 3 e 6 regula algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em alimentos como castanha de caju, castanha do Pará, nozes e peixes.

Vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha possuem carotenóides, que ativam o sistema imunológico e melhoram a defesa do organismo.

Óleos vegetais como óleo de milho, soja e azeite possuem vitamina E, que além de oxidante melhoram a resposta imunológica.

Frutas ácidas como laranja, limão, abacaxi e mexerica são fontes de vitamina C, que têm efeitos benéficos em infecções respiratórias e gripes.

Os probióticos, que são bactérias benéficas encontradas no iogurte e leite fermentado, reforçam o sistema imune.

Postagens populares