sábado, 24 de setembro de 2011

Cuide bem de seu intestino


O órgão responsável pela absorção de nutrientes e produção de anticorpos merece o seu cuidado

Fonte: Artigo
O estresse, o sedentarismo e a alimentação rápida fazem parte do estilo de vida moderno. No entanto, essa tríade pode ser uma grande inimiga do nosso corpo, principalmente do nosso intestino. Este órgão tem diversas funções vitais para o organismo, entre elas a de digerir e absorver os nutrientes dos alimentos. Além disso, uma alimentação pobre em líquidos, fibras e repleta de alimentos processados afeta a produção de anticorpos – nossas barreiras naturais contra doenças. Leia abaixo a entrevista com o gastrocirurgião Élinton Adami Chaim, do Hospital das Clínicas da Unicamp, que dá dicas simples de como manter a saúde do intestino.


Terra: Por que devemos nos preocupar com nossa saúde intestinal?

Élinton Chaim: Porque o trato intestinal é responsável por diversas das funções vitais do corpo humano. O intestino é encarregado da absorção de elementos que nos mantém nutridos, além de ser um sistema endócrino muito importante para nossa sobrevivência.

Terra: A alimentação é importante para a saúde do intestino?

Elinton Chaim: É a partir de uma alimentação saudável que se cuida melhor desse órgão. Recomendo uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras, além de associar a alimentação com atividade física diária.

Terra: Que outras atitudes podem ajudar a saúde do intestino?

Elinton Chaim: O principal é evitar os excessos alimentares, as bebidas alcoólicas, a automedicação, as drogas e o tabagismo.

Terra: O índice de obesidade na população brasileira é elevado. Como as pessoas devem proceder para tentar reverter esse quadro?

Elinton Chaim: No Brasil, 30% das pessoas estão com sobrepeso ou são obesas e 3% são obesos mórbidos. O melhor a se fazer é mudar os hábitos de vida. Para o país, de uma forma geral, o ideal seria implementar programas educacionais nas escolas e nas áreas de trabalho.

Terra: Manter o peso é essencial para a saúde? Por que?

Elinton Chaim: A obesidade pode acarretar várias co-morbidades [ou seja, a pessoa sofre de outras doenças] como a síndrome metabólica, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças osteoarticulares, neurológicas, psicológicas e outras. Portanto, manter o peso ideal é fundamental para a saúde.

Terra: Quais são as doenças mais freqüentes do intestino e que podem ser evitadas com medidas simples?

Elinton Chaim: As mais comuns são as doenças inflamatórias como a retocolite ulcerativa, a doença de Crohn – uma doença crônica inflamatória intestinal-, assim como as doenças neoplásicas [tumores] benignas e malignas. Algumas doenças são autoimunes [quando nossos anticorpos atacam nosso próprio corpo], mas outras podem ser prevenidas com exames de rotina, dieta balanceada e estilo de vida saudável.



Custom Editora

Especial para o Terra

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Brócolis salva-vidas


Há quem torça o nariz para ele, mas o vegetal é usado até para tratar o câncer

Fonte: Artigo
Nem todo mundo dá prioridade para os vegetais na hora da refeição. E tem gente que ainda torce o nariz só de pensar nessa ideia. Mas você sabia que hortaliças como o brócolis e a couve-flor contém sulforafano, uma substância química capaz de destruir células cancerosas?

A notícia foi divulgada pela Oregon State University, que realizou um estudo na qual constatou o benefício do antioxidante no organismo. Nesse trabalho, conduzido pelo Instituto Linus Pauling, os cientistas descobriram que os vegetais crucíferos, ou seja, aqueles com alta concentração de vitamina C e E, betacaroteno e ácido fólico, ajudam na prevenção e no tratamento do câncer. O que acontece é que o sulforafano tem o poder de destruir apenas as células doentes sem afetar as que funcionam corretamente.

Para a nutricionista e especialista em alimentação funcional, Sandra Stefano, o brócoli é o alimento que apresenta sulforafano em maior concentração em comparação a todos os outros vegetais crucíferos. “O brócolis é um velho conhecido por suas propriedades benéficas. Essa mesma substância presente no vegetal já era conhecida por tratar da bactéria H. Pylori, que causa úlcera estomacal”, afirma.

Além de conter mais vitamina C do que uma laranja, o brócoli também é rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e vitamina A. De acordo com Sandra, ele ainda é um aliado da balança, pois tem poucas calorias. “Cada 100 gramas tem apenas 35 calorias”, diz. Portanto, esqueça a ideia de que o vegetal tem um gosto ruim e se entregue aos seus benefícios com a deliciosa receita abaixo.


Suflê de Brócolis

Ingredientes
3 colheres de sopa de margarina light (*)
3 colheres de sopa de farinha de trigo integral
¼ de xícara de leite
1 cebola ralada
1 xícara de chá de creme de leite
1 xícara de chá de caldo de carne
2 gemas batidas
1 prato de brócolis cozido
1 xícara de chá de queijo ralado
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

3 claras em neve
(*) o uso da gordura mais dietética é opcional. As receitas clássicas de suflê são feitas com manteiga)


Modo de Fazer

Refogue a cebola na margarina, junte as gemas, o leite e a farinha dissolvida no creme de leite e peneirada. Adicione o caldo de carne, tempere com sal, pimenta e noz moscada, misturando sempre em fogo brando até obter uma consistência cremosa. Passe para uma tigela e acrescente o brócolis picado, o queijo e as claras em neve. Misture bem. Leve ao forno para assar em assadeira refratária untada. Quando estiver assado, retire, pincele as gema e volte ao forno por alguns minutos para dourar.




Custom Editora
Especial para o Terra

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Anvisa proíbe uso de fitoterápico para emagrecer e mais oito produtos

Fonte: Google Imagens
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição, comércio e uso de nove medicamentos fitoterápicos, entre eles o chá sete ervas, usado para combater a obesidade. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

Dentre os produtos vetados estão a Flor da Catingueira, recomendada para os que buscam fonte alternativa de vitamina C, e elixir do Pai João, usado para impotência sexual.

De acordo com a publicação a resolução entra em vigor nesta quarta e passa a valer mesmo para as unidades que já disponibilizaram os medicamentos no mercado.

Conheça a lista dos produtos vetados:

Chá sete ervas - Recomendado para obesidade, colesterol, celulite, gordura localizada
Flor da Índia (xarope) - Boca amarga, cólica de fígado ou rins, prisão de ventre e dor de cabeça
Flor do Sertão (xarope) - Hepatite, úlcera gástrica, pedras na vesícula e ácido úrico
Flor da Catingueira - Fonte alternativa de vitamina C, com extratos de plantas
Umburana Composta - Tratamento de infecções nos rins, fígado e vesícula
Nutri Plantas (ervas medicinais) - Úlcera, azia, boca amarga e dores gástricas
Folha Santa - Derrames (AVC), palpitações no coração e indicado como "tônico do coração"
Elixir do Pai João (fitoterápico) - Dores de barriga, impotência sexual e perda de memória
Tayu Caroba (elixir natural composto) - Eliminação de cravos, espinhas, tumores e feridas crônicas.

Fonte: Uol

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A importância do complexo B

Conjunto de vitaminas oferece diversos benefícios ao organismo

Fonte: Artigo
O complexo B reúne vitaminas que logo após descobertas pelos pesquisadores, décadas atrás, pareciam oferecer benefícios muito semelhantes ao nosso organismo. “Conforme os estudos avançaram é que se descobriram funções específicas e algumas das vitaminas ganharam números diferentes, como B1, B6 ou B12”, explica a nutricionista Adriana Ávila, de São Paulo.

O conjunto engloba oito substâncias diferentes: tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina, piridoxina (B6), ácido fólico, cianocobalamina (B12), ácido pantoneico e biotina. Embora elas existam inclusive sob forma de medicamento, a fonte mais rica e saudável desses nutrientes é encontrada na alimentação. Daí a importância de uma dieta equilibrada.

Alguns dos maiores riscos para o baixo aproveitamento de vitaminas do complexo B, no entanto, dizem respeito às pessoas que exageram na ingestão de bebida alcoólica, o que favorece a deficiência em vitamina B1 ao longo do tempo. Outro grupo que precisa ter cuidado são os vegetarianos. “Os mais restritos, que não consomem carnes, ovos, leite ou derivados, em geral precisam de acompanhamento para evitar a falta de vitamina B12”, afirma Adriana, ressaltando que em muitos casos há até a necessidade de repor a vitamina por meio de medicamentos. 

Para quem não faz maiores restrições à dieta, o fígado é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, apresentando todas elas, segundo a nutricionista. Uma porção média de 100 gramas consumida uma vez por semana já é suficiente para você aproveitar a força nutritiva do alimento. A mesma porção diária de carne, peixe ou frango também garante os estoques das vitaminas no organismo. No caso do leite ou iogurte, são necessários três copos por dia. “Cada copo também pode ser substituído por uma fatia de queijo”, sugere Adriana. 

Confira a importância de cada vitamina do complexo B e algumas de suas fontes no cardápio:

Tiamina (B1): uma de suas funções é transformar os carboidratos em energia para o organismo. Além disso, previne o beribéri, doença que atinge bebês amamentados por mães que têm deficiência nessa vitamina, levando a problemas no sistema circulatório e nervoso da criança. Entre boas fontes de vitamina B1 estão o espinafre, o arroz integral e a carne. 

Riboflavina (B2): atua na formação de células do sangue e na proteção do sistema nervoso. Auxilia na saúde da pele, unhas e cabelos, além de aliviar o cansaço da visão. Encontrada em alimentos como o fígado e laticínios.

Niacina: entre outros benefícios, faz bem ao sistema digestivo e circulatório, além de regular as atividades cerebrais. Presente em alimentos como ovos, cereais, carne vermelha e peixes.   

Piridoxina (B6): um de seus papéis é auxiliar o organismo na fabricação da insulina, hormônio que carrega o açúcar presente no sangue para as células. Outra função é contribuir para a formação de substâncias que compõem o sangue. Entre suas fontes, frango, salmão, banana e batata.

Ácido Fólico: nas mulheres grávidas, previne problemas relacionados à formação do feto. Presente no brócolis, feijão, espinafre, laranja, entre outros.

Cianocobalamina (B12): ajuda, por exemplo, na absorção de nutrientes pelo organismo, na produção de células do sangue e no bom funcionamento do sistema nervoso. É encontrada apenas no leite, na carne, em ovos e nos peixes.

Ácido Pantonêico: entre suas funções, age na formação de anticorpos, sendo importante para o sistema imunológico, e no controle dos efeitos do estresse no organismo. Tem como fontes aveia, tomate, carne vermelha, frango, entre outras.

Biotina: influi na saúde dos cabelos e da pele. Além disso, é útil em alguns tratamentos para redução da gordura corporal e na regulação dos níveis de açúcar do sangue. Presente no fígado em maior quantidade, estando ainda no leite e em frutas.

Custom Editora
Especial para o Terra

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alimentação e enxaqueca

Cardápio tem condições de piorar ou aliviar as crises

Fonte: Artigo
Começa com uma dor latejante na cabeça, incômodo com a claridade e até mesmo enjoo. Algumas vezes, é possível que surjam pontos escuros no campo visual também. Se as crises de enxaqueca têm em geral fundo genético, o estresse, a desidratação e o excesso no consumo de determinados alimentos são capazes de influenciar no aparecimento e na intensidade do problema.

Não se pode dizer, no entanto, que algum tipo de comida específico seja o responsável direto. Mas os especialistas já identificaram itens do cardápio que têm maiores chances de levar a uma crise nas pessoas predispostas. “A ingestão de alimentos que contenham a substância tiramina, por exemplo, é relacionada a esses casos”, diz o médico André Leite Gonçalves, associado ao Ambulatório de Cefaleias da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. 

Na lista, portanto, entram vinho tinto, queijo curado, peixe defumado, fígado de galinha e figo. Se você sofre com o problema, porém, vá logo retirando-os da dieta. O melhor é observar se eles realmente, no seu caso, interferem na frequência e na força das crises, cujos intervalos podem ser semanais ou bem mais espaçados – a cada dois ou três anos, por exemplo. 

O mesmo vale para outros alimentos igualmente suspeitos. De acordo com informações da Sociedade Internacional de Cefaleia (IHS, na sigla em inglês), o excesso de cafeína, por exemplo, contribui para a enxaqueca. Assim, vale ter cuidado com as xícaras de café, os chás que contém cafeína, como o verde e o preto, refrigerantes e chocolate. Se você está acostumado a ingerir esses alimentos diariamente e pretende reduzir o ritmo, a recomendação da instituição é parar aos poucos, já que interrupção repentina também pode gerar uma crise. 

Menos dor de cabeça no cardápio

Para reduzir a incidência de crises, o consumo constante de alimentos ricos em magnésio como pães e cereais integrais, sementes e verduras, é ótima opção. Fazer refeições saudáveis em intervalos regulares é outro hábito importante na prevenção da enxaqueca. A alimentação normaliza a taxa de açúcar no sangue, que quando baixa, e associada ao estresse, pode causar o problema. 

Se você sofre com as crises, a IHS sugere atenção ainda a alimentos como as frutas cítricas, nozes, sorvetes, os pratos muito condimentados e os molhos ricos em glutamato monossódico – substância usada para realçar o sabor de temperos, como o shoyu do restaurante japonês.


Custom Editora
Especial para o Terra

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Você sabe o que é um glicídio?

Fonte: Artigo

Você saberia dizer o que é um glicídio? Se a sua resposta foi uma molécula de hidrato de carbono, você acertou. Ainda assim não ajudou muito, não é? Um glicídio nada mais é do que açúcar. Sua principal função é fornecer ao organismo a energia que ele precisa para o seu funcionamento, ou seja, funciona como uma espécie de combustível do corpo humano.


Segundo a nutricionista Débora Villar, do Rio de Janeiro, os açúcares, ou melhor, os glicídios, estão longe de serem todos iguais. “Alguns são formados por apenas uma molécula. São os monossacarídeos, como a galactose, a frutose ou ainda a glicose”, explica. Porém, de acordo com Débora, existem também os dissacarídeos, constituídos por duas moléculas. “A sacarose (açúcar da cana), por exemplo, é formada por uma molécula de glicose e outra de sacarose”.

Já o grupo dos açúcares complexos é formado pelos polissacarídeos, aqueles que possuem um encadeamento longo de moléculas. “É o caso do amido, encontrado em cereais e em certas frutas e legumes”, diz a nutricionista. De acordo com ela, a digestão desse tipo de açúcar o transforma em glicose, que depois será absorvida pelo intestino e utilizada pelas células de todo o corpo.

Apesar de serem acusados, injustamente, de fazerem as pessoas ganharem peso, os açúcares são indispensáveis em uma alimentação equilibrada. “Eles devem constituir cerca de 50% da ingestão calórica diária”, afirma. “Se eles não forem consumidos em quantidades suficientes, o corpo acaba procurando calorias em outros lugares, como nas gorduras”, diz a nutricionista, que explica ainda que em casos extremos como de jejum prolongado, o corpo fabrica glicídios para a quebra proteínas, o que não é aconselhável.

Cuidado com excessos

Mesmo que eles não sejam tão maus assim, tudo o que é comido em excesso não faz bem ao nosso organismo. Esse também é o caso dos glicídios. Ao consumi-los em demasia, o nosso corpo acaba os estocando sob a forma de gordura. “Assim se tem um aumento do tecido adiposo”, diz Débora. “O ideal é privilegiar os alimentos ricos em amido e restringir os açúcares simples”.

Fique de olho:

Produtos ricos em amido: massas, arroz, batatas, pães, feijão, ervilhas, cenouras, banana, maçã, uvas, kiwi.

Produtos açucarados (evitar a ingestão): açúcar branco, chocolate, geleias.




Custom Editora
Especial para o Terra

domingo, 18 de setembro de 2011

Qual leite escolher?

Conheça as principais diferenças entre o leite de vaca e outros tipos

Fonte: Artigo
Que o leite é importante na dieta devido ao seu alto valor nutritivo boa parte dos consumidores já sabe. Mas, embora o de vaca seja o mais comercializado no país, há outros tipos que também podem entrar no cardápio.

O leite de cabra, por exemplo, contém quantidades de proteína, açúcar e gorduras muito semelhantes ao de vaca. A principal diferença está no tipo de gordura. “As partículas de gordura do leite da cabra são menores, o que confere melhor absorção dos nutrientes e uma digestão mais rápida da bebida”, explica a nutricionista Carolina Oliboni, de São Paulo. Ou seja, se você tem alguma dificuldade de digestão do leite, dá para ter um alívio nos sintomas trocando o de vaca pelo de cabra – também usado na fabricação de ótimos queijos.

No entanto, assim como no caso do leite de vaca, quem toma leite de cabra não está livre de sofrer algumas conseqüências. A maior é quando existe alergia a determinadas proteínas do leite. Nessas situações, o melhor é partir logo para os substitutos de soja. “O leite de soja tem menos gordura e não contém colesterol, mas é menos nutritivo que o leite de vaca ou cabra”, compara Carolina. Embora não seja também grande fonte de cálcio, encontram-se marcas do produto enriquecidas com o mineral.

Leite integral é vilão?

Muita gente foge do leite integral, mas ele não é nenhum vilão da boa saúde. Se você não está acima do peso nem precisa restringir o consumo de colesterol, pode aproveitar tranquilamente esta forma mais rica e mais gorda da bebida. Mas, caso contrário, é bom ir devagar, pelo menos alternando o consumo com o de outras versões leves.


Para se ter uma ideia, cada 100 ml de leite integral tem cerca de 4 gramas de gordura em sua composição, contra 1,5% no semidesnatado e quase zero no desnatado.

Se não há restrição também quanto ao açúcar, como no caso de quem tem diabetes, pode-se consumir leite com achocolatados sem maiores problemas. Outra dica é misturar a bebida com frutas, mas isso nem de longe é uma regra, principalmente para quem já tem um cardápio saudável.

“Claro que as frutas tornam o leite mais nutritivo que o achocolatado, porém, se elas já são consumidas em outras horas, não é preciso que sejam acrescentadas sempre, ficando tudo de acordo com a preferência de cada um”, esclarece Carolina. 

Confira ainda um pequeno glossário de termos usados nas embalagens de leite:

UHT (Longa Vida): o leite é basicamente processado e envasado sem nenhum contato com o ar, além de armazenado em embalagens perfeitamente estéreis. Graças a esse processo o prazo de validade do produto é maior, podendo ser guardado fora da geladeira por períodos bem longos antes de aberto.

Pasteurização: é também um procedimento realizado para eliminação de bactérias do leite, em que a bebida é exposta sucessivamente a temperaturas altas e baixas. Algumas diferenças no processo levam à produção do leite tipo A, B e C.

Nata: é a gordura do leite

Leite condensado: por causa do aspecto cremoso, devido à retirada de mais da metade da água presente no leite, seu uso é mais frequente na produção de doces. Destaca-se pela quantidade de calorias, merecendo cuidado principalmente de quem deseja perder peso.

Bebidas lácteas fermentadas: algumas marcas contêm probióticos – as bactérias do bem, que quando ingeridas nas doses adequadas ajudam na regulação da flora intestinal, na digestão, no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.



Custom Editora
Especial para o Terra

Postagens populares