quarta-feira, 30 de abril de 2014

Saiba como preparar o corpo para o inverno

Saiba como preparar o corpo para o inverno

Uma alimentação balanceada ajuda o nosso organismo a se manter equilibrado contra as doenças
Abrahão Hackme
A estação que movimenta os centros comerciais, restaurantes e até mesmo viagens para fora do país, traz também riscos para saúde.
O inverno é tratado como o grande vilão do corpo humano, pois, necessita de muito equilíbrio com a alimentação, exige mais práticas de atividades físicas e cuidados na prevenção contra doenças.
Para uma boa alimentação, nesse período é essencial o consumo de alimentos que ajudam na prevenção de doenças, como: verduras, legumes, frutas e cereais integrais que fazem parte de uma alimentação equilibrada, pois são ricos em vitaminas e minerais.
“No inverno, a alimentação tem que ser saudável e composta de carboidratos que forneçam energia para o organismo, além de proteínas, que servem na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos”, explica a nutricionista, Maralisi Clemente Piloni.
exercícios ; Já com a prática de exercícios, no inverno, é recomendado um mínimo de 30 minutos diários de atividade física, como caminhada, corrida, natação e musculação. A diferença é que, o corpo sofre menos com o calor e desgaste. 
“É importante sempre estar em movimento, evitar ficar parado sem atividade física por mais de uma semana e buscar alimentação balanceada”, esclarece o personal trainer, Marco Aurélio Cegarra.
As doenças mais comuns nesta época do ano são as infecciosas, causadas por vírus e bactérias, principalmente as do sistema respiratório, que afetam a região do nariz, ouvido e garganta, causando febre, cansaço e dor no corpo. 
“Para evitar esses tipos de doenças, é importante lavar sempre as mãos e evitar grandes aglomerações em lugares fechados”, previne o endócrino, Flavio Pirozzi.
prática  /O Advogado Wilson Meirelles Silva de 37 anos, conta que nessa época evita comer salgados e frituras e revela ser da geração “saúde”. “Nessa correria que tenho de escritório, consigo parar para malhar só no fim de noite. Mas tomo todos os cuidados, pois, no inverno costumamos abusar de pratos pesados. Depois de malhar sempre consumo alimentos que tenham vitamina A e C”, conta o advogado.
Alimentação sempre balanceada no inverno 
A alimentação no inverno deve ser balanceada e o consumo de cereais integrais, castanhas, nozes, sementes de linhaça, canela, gengibre, frutas, verduras e legumes variados ajuda a proteger o organismos das doenças. Estes alimentos são ricos em vitaminas A, C, e dentre outras ações, ajudam a manter o corpo sempre saudável.
Período frio aumenta o risco de doenças e até de morte
As doenças no inverno se agravam com a exposição ao frio. Assim como cresce o risco de  infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias, que podem levar à morte. 
Ficar sem comer pode causar sérios danos
A deficiência de vitaminas causa alterações em órgãos, pele, mucosas, doenças respiratórias, cegueira noturna, boca e olhos secos, dor e sangramento da gengiva, dores musculares e nas articulações, falta de apetite, deficit de desenvolvimento em crianças e fadiga. Evite o excesso de doces, massas, frituras e carnes processadas.
A fisioterapeuta Rosiley Cosenza Dourado, fala dos cuidados e as vantagens dos exercícios no inverno. “A prática de exercícios nessa época ajuda na melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e reduzir os riscos à saúde. Isso porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças”. Rosiley ainda ressalta a perda de calorias com o frio. “Com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio”. Ela finaliza dizendo sobre os tipos de roupas que devem ser usadas. “O ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom.”

terça-feira, 29 de abril de 2014

CRN-2 divulga manifesto em jornal gaúcho

Alerta à população

O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2), preocupado com o aumento dos índices de obesidade da população e com a qualidade da alimentação oferecida às crianças e aos adolescentes, vem alertar a sociedade quanto às ações de propagandas na rede escolar pública que induzem, por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, o consumo de refrigerantes - produtos alimentícios sem valor nutricional.

Nós, NUTRICIONISTAS, preocupamo-nos com a publicidade que estimula padrões alimentares não saudáveis, em especial a estas faixas tão sensíveis aos apelos de marketing.

Postagens populares