Ervilhas e milhos são ricos em fibras. Crédito: Getty Images. |
Se você está preocupada com o ponteiro da balança, aposte no milho, que é menos calórico que a ervilha. O primeiro tem 109 calorias e o outro grão, 83 (quantidade equivalente a 130 g). Além de mais calórica, a ervilha também possui mais reservas de energia. Ela tem 22 g de carboidrato. Já o milho contém só 15 g.
Atenção, hipertensas! A verdinha tem mais que o dobro da quantidade de sódio, que faz a pressão disparar, além de causar retenção de líquido e inchaço. Portanto, nesse caso, prefira o milho.
Quer ter ossos fortes? Invista nos grãos amarelos. O milho contém 89 mg de cálcio e fósforo, já a ervilha tem só 1 mg. Além de afastar a fadiga, esses dois sais minerais deixam a massa óssea novinha em folha.
Mas a ervilha tem suas qualidades! Ela tem mais proteínas que o milho, substâncias essenciais para turbinar os músculos. Compare: a ervilha tem 5,3 g e o milho, 2,3 g. “As grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras”, diz a nutricionista Márcia Terra, consultora da empresa de nutrição Nutri-Insight, em entrevista à revista SAÚDE!.
E por falar em fibras, qual desses grãos têm mais dessa substância? É a ervilha! O grão verde tem 4,5 g e o amarelinho, 4,3 mg. As fibras ajudam no funcionamento do intestino e dão uma boa sensação de saciedade, por isso, diminuem a fome.
Fonte: M. de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário