sábado, 26 de novembro de 2011

Conselho Municipal de Saúde: saúde se faz com participação


O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região indicou nutricionistas para atuarem nos Conselhos Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul em diversos municípios. Entre as profissionais estão Cristiane Gomes (Herval), Maria Angélica Thiesen (Rolante), Larissa Fernandes (Xangri-lá), Maria Eloísa Gazzo e Ana Paula Tibola (ambas no município de Canoas).

Os Conselhos de Saúde, criados pela Constituição Federal de 1988, têm como meta garantir o espaço de participação na construção das Políticas Públicas de Saúde. Estes Conselhos (municipais, estaduais e nacionais) são instâncias permanentes de construção, avaliação e fiscalização da execução das políticas em defesa da saúde. As profissionais que compõem o CMS são um bom exemplo do lema:  “saúde se faz com participação”.

Os nutricionistas interessados em participar destes conselhos devem entrar em contato com o CMS da sua cidade de origem. O CRN-2 lembra a importância da prática da cidadania por parte dos profissionais de saúde.

Fonte: CRN2

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alimentos viram máscaras caseiras e tratam a pele


Foto: Dreamstime

Comer de maneira diversificada é importante, pois os alimentos têm propriedades diversas. Algumas frutas são capazes de retardar o envelhecimento da pele e podem ser acrescidas à rotina diária de uma dieta balanceada, como a manga e a goiaba. Mas os alimentos do nosso dia-a-dia também podem ter outra função quando se trata de beleza: eles podem ser cosméticos funcionais e ajudarem a melhorar a aparência e a hidratação da pele.

O professor Maurício Pupo, Coordenador da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO afirma que a manga é a maior fonte de vitamina A dentre todas as frutas.

"A manga é responsável por regenerar a pele, pode ser ingerida tanto como suco ou aplicada no rosto, no período da noite, deixando agir por 30 minutos, com o resultado de uma pele macia e hidratada.


Já a goiaba, quando consumida na quantidade ideal, funciona como filtro solar, diminuindo os malefícios causados pelo sol. Uma ótima opção de peeling é a romã, aplica-se seu suco na pele, dia sim, dia não, pois a fruta ajuda a clarear as manchas do rosto", completou Pupo.

O professor dá dicas de alimentos que podem ser transformados em máscaras caseiras coloridas:

Máscara de beterraba (vermelha): rica em Vitamina C que combate rugas. Use metade de uma beterraba crua e ralada, bata no liquidificador com uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos a gosto. Aplique por 20 minutos na pele, retirando em seguida com bastante água.

Máscara de papaia com cenoura (amarela): rica em papaína ajuda a manter a pele macia e funciona como um peeling mais leve. Bater um quarto de mamão papaia com meia cenoura e uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos a gosto. O ideal é aplicar uma a duas vezes por semana, deixando agir por 20 minutos e retirando em seguida com bastante água. Amacia muito a pele.

Fonte: Vila Mulher

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ovo: receita para acabar com a sonolência e trabalhar com disposição


Fonte: Google Imagens
Se você é uma daquelas pessoas que costumam ficar sonolentas diante do computador, principalmente no período da tarde, vai ficar contente em saber que existe solução altamente saudável para esse mal: comer um ovo. Cientistas britânicos descobriram que as proteínas do ovo, especialmente as encontradas na clara, ajudam a nos manter acordados e alertas. Estas proteínas são mais eficientes que os carboidratos presentes em biscoitos, chocolates e doces, muitas vezes consumidos como uma rápida fonte de energia. E o ovo tem, ainda, outra vantagem: não engorda.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, avaliaram de que forma os nutrientes agem sobre as células do cérebro para nos manter acordados e ainda auxiliar no processo de queima das calorias. Constataram que uma mistura similar à da proteína da clara do ovo ativa essas células, ajudando na liberação do hormônio orexina, que atua na queima de calorias.

O mais curioso, porém, é que essas pesquisas apenas servem para comprovar, agora de forma científica, algo que já era percebido “nos tempos da vovó”. Comprova essa afirmação campanha promovida nos EUA pelo Egg Marketing Board meio século atrás (anos 1960). O slogan então adotado (“Go to work on na egg” – em livre tradução, “coma um ovo antes de ir trabalhar”) já demonstrava que era possível começar bem cada novo dia. Mas as campanhas anti-ovo que se seguiram fizeram esquecer essa realidade, agora ressuscitada.

Clique aqui para acessar o trabalho de Cambridge publicado na revista científica Neuron.

Fonte: AviSite

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Afrodisíacos: saiba quais alimentos têm poder de atiçar apetite sexual

Melhorar e apimentar a relação sexual pode ser mais fácil do que você imagina. Os alimentos afrodisíacos, estudados há muitos anos para se saber como agem sobre o apetite sexual, podem ser ótimos aliados para uma noite magnífica com o seu parceiro. A nutricionista funcional Gabriela Soares Maia explicou ao SRZD como esses alimentos funcionam, as particularidades de cada um e deu algumas dicas sobre como utilizá-los. "O estímulo pode ser pelo sabor, aroma ou forma do alimento", diz, e explica que o efeito de um alimento afrodisíaco pode ser imediato.

"Se a pessoa consumir gengibre ou pimenta, citado como os temperos 'quentes' o resultado é imediato porque o corpo se aquece e a sudorese é aumentada. Essas sensações são especiais para o ato sexual", ensina.

Gabriela conta que o corpo da pessoa precisa estar preparado para responder aos estímulos dos alimentos afrodisíacos. "O bom efeito desses alimentos está diretamente ligado à alimentação saudável e atividade física regular. Não adianta comer 10 pimentas se a pessoa tem as artérias com placas de gordura que dificultam o fluxo sanguíneo. O segredo é que esses alimentos sejam consumidos como parte da alimentação regular, saudável e esse ' conjunto' vai trazer o efeito na melhora da vida sexual", conta.

Conheça alguns alimentos afrodisíacos e suas particularidades

1-Temperos quentes e aromáticos (açafrão, cravo, noz moscada, pimentas variadas, pimentão, gengibre, tomilho, ginseng, canela e cacau): eles aquecem o corpo, aguçam os sentidos, aumentam a frequência cardíaca e sudorese. 

"O cacau e o ginseng especificamente, além de aquecerem, possuem uma substância chamada de feniletilamina que é responsável pela sensação de prazer. O chocolate também libera endorfinas, o que causa sensações de prazer e bem-estar imediatos. Já o gengibre possua boa ação estimulante, o que auxilia na prolongação da função erétil", explica a especialista.


Foto: Reprodução de Internet


2- Frutos do mar : ricos em fósforo, iodo e principalmente zinco. 

"Este mineral contribui muito para a modulação dos níveis de testosterona, hormônio masculino e está envolvido na produção do esperma".


3- Oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas e pistache): possuem arginina, que aumenta do fluxo sanguíneo para o pênis, devido a vasodilação que é promovida. Esse grupo alimentar é também rico em zinco e possui os benefícios sobre a testestestona e a produção de esperma.

4- Banana: "essa fruta, pelo seu formado intrigante, já é um bom estimulante. Nutricionalmente ela também ajuda a tornar a noite perfeita, pois é rica em magnésio, um mineral importante por promover a vasodilatação das artérias, que ajuda a aumentar o desempenho sexual e melhora também na produção de serotonina", explica Gabriela.

Dicas para potencializar o efeito dos alimentos afrodisíacos


1- Coma muitas frutas

2- Beba pelo menos dois litros de água diariamente
3- Faça exercícios físicos regularmente
4- Não exagere nas bebidas alcoólicas. "Elas podem causar impotência", aconselha a nutricionista.
5- Evite ingerir gorduras saturadas e frituras, "pois o consumo de gordura saturada e frituras, deixam a digestão mais lenta, dificultam a circulação geral do corpo e isso já diminui os efeitos desses alimentos", ressalta.


"Inclua as oleaginosas (amêndoas, castanha do Pará, nozes, castanha de caju, macadâmias... na alimentação regular, elas são ótimos lanchinhos da manhã ou da tarde. Com isso a pessoa já vai aumentar a quantidade de zinco do organismo, por exemplo. Quando for fazer um suco, que tal bater com 1 fatia de gengibre? Ou temperar o arroz com açafrão? Ou polvilhar canela ou cacau na banana? Essa é uma dupla perfeita, pois o temperinho é estimulante e a banana é rica em magnésio. Esta combinação vai facilitar a vasodilação e a formação da serotonina", ensina Gabriela.

Ou seja, para ter uma noite perfeita com o seu parceiro, que tal escolher um restaurante que sirva frutos do mar? Depois vocês podem se divertir em casa a noite inteira.

Estão sem grana? Escolham um filminho gostoso de assistir e comprem uns petiscos no mercado. Vocês comem umas amêndoas durante o filme e depois... podem se divertir no quarto e desfrutarem de uma noite maravilhosa. Que tal?

Fonte: SRZD

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Saiba quais são os alimentos que eliminam o mau-humor


O talo da alface possui uma substância
chamada lactucina, que funciona como calmante

Hábitos saudáveis como ter uma boa noite de sono e praticar exercícios físicos são amigos conhecidos no combate ao estresse. O que poucos sabem é que também é possível usar a alimentação para diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço. Alguns alimentos tem o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo a irritação e espantando a tristeza, entre outros benefícios.

1. Alface
Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço. 

2. Banana
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia. 

3. Frutos do mar
Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega 3 (gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração. 

4. Laranja
Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata. 

5. Mel
Esse alimento tem o poder de estimular a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer. 

6. Uva
A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim. Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético. 

7. Ovos
As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade. 

8. Jabuticaba
É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. 

9. Espinafre
Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novo teste diagnostica forma comum de intoxicação alimentar


Novo teste detecta intoxição comum, causada pelo consumo de frutos do mar 

Novo teste detecta intoxição comum, causada pelo consumo de frutos do mar
Divulgação
RIO - Os cientistas japoneses descobriram um novo teste que poderia ajudar as pessoas a evitar um tipo terrível de intoxicação alimentar. Ela vitima pessoas que comem peixe contaminado com uma toxina de difícil detecção que é produzida por algas marinhas de águas quentes. O novo teste foi publicado na revista “Analytical Chemistry”.

O pesquisador Takeshi Yasumoto e seus colegas explicam que entre 20 mil e 60 mil pessoas sofrem deste tipo de intoxicação todos os anos. A maioria é envenenada por comer peixe contaminado com ciguatoxina, uma das fontes mais comuns de intoxicação por frutos do mar.

Peixes, como pargo e robalo, podem ser contaminados pela toxina por comer outros peixes menores, que convivem com algas marinhas em áreas tropicais e subtropicais. E não há aviso, à primeira vista, de que o peixe tem a toxina - ele cheira e tem gosto exatamente como os outros de sua espécie. Mas, poucas horas depois de ingerir a toxina, as pessoas com ciguatera têm sintomas que incluem vômitos, diarréia, dormência ou formigamento nos braços e pernas e dores musculares e articulares.

O teste atual para a toxina foi desenvolvido em laboratório, alimentando cobaias com a toxina e observando seus sintomas. É um teste demorado, e não permite fazer a diferença entre certas formas da doença. É por isso que o grupo de pesquisadores japoneses desenvolveu um teste mais rápido, mais sensível.

Eles descrevem o desenvolvimento do teste, usando instrumentos de laboratório padrão, que evita problemas e demoras do teste anterior. Yasumoto provou a sua eficácia através da identificação de 16 diferentes formas da toxina em peixes do Oceano Pacífico. Claras diferenças regionais surgiram. Os pesquisadores também identificaram 12 tipos de toxina em uma alga marinha na Polinésia Francesa, que poderia ser fonte primária de toxinas. Os pesquisadores dizem que o novo método supera testes de detecção de corrente e, além de ajudar a diagnosticar os pacientes, também irá ajudar os cientistas a estudar como as toxinas se movem, através da cadeia alimentar, de um animal para outro.

Fonte: O Globo

domingo, 20 de novembro de 2011

Fonte de vitaminas, peixe ainda é pouco consumido no Centro-Oeste


BEATRIZ LONGHINI
           

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que no Centro-Oeste a população come apenas 1,62 kg de peixe por ano, quando que o recomendado é que seja ingerido 12 kg por pessoa, pelo menos 1 kg por mês.

Os dados são preocupantes já que o peixe é um alimento de alto valor nutricional, por ser fonte de minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e selênio, além das vitaminas A, D, E e complexo B.

De acordo com a nutricionista Nathália Librelotto Lauretto o ideal é que o consumo de peixe seja feito pelo menos 2 vezes por semana. “Além de ser fonte de ômega-3, um ácido graxo que auxilia na redução do colesterol e triglicérides, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, ele atua nas células do sistema nervoso melhorando a capacidade de concentração, memória e alterações de humor, além de exercer forte influência no fortalecimento do sistema imune”, explica.

Os melhores peixes para consumo são aqueles que tem um alto teor de proteínas e uma reduzida concentração de gorduras saturadas, como o salmão, arenque, truta, sardinha e o atum. “Apesar do processo de defumação não reduzir o valor nutricional do peixe, recomenda-se que o consumo de peixes enlatados seja moderado devido ao alto conteúdo de sódio, nutriente que em excesso provoca retenção de líquidos e pode aumentar a pressão arterial”, recomenda Nathália.


Como comprar?
Segundo a nutricionista é importante comprar o peixe sempre congelado e observar alguns sinais que indicarão a integridade e qualidade como: carne firme, escamas aderidas ao corpo, olhos salientes e brilhantes, guelras avermelhadas, brilhantes e não-viscosas, além do odor característico. “Existem diversas formas de se consumir o peixe, porém é interessante dar preferências às preparações assadas, grelhadas, molhos leves, acompanhado por um bom prato de salada e um tipo de cereal como o arroz”, ressalta.



Orientações para o congelamento

  1. Nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado;
  2. O ideal é congelar peixes inteiros sem as vísceras, uma vez que a pele é a melhor proteção do peixe;
  3. Nunca congelar diversas espécies em um mesmo recipiente ou embalagem. Separá-los em diferentes recipientes e de preferência, identificá-los com uma etiqueta com a data do congelamento;
  4. Sempre proteger o pescado com filme e sacos apropriados de primeiro uso;
  5. Não sobrecarregar o freezer durante congelamento.

Fonte: Anvisa

Postagens populares