sexta-feira, 20 de maio de 2011

A alimentação e as estações do ano

A temperatura ambiente ideal para o ser humano está entre os 18 e os 22ºC. Durante o Inverno, com a queda das temperaturas climáticas, nosso organismo faz um esforço maior para manter os 36ºC de temperatura corporal. Esse processo exige um gasto de energia (calorias) maior, calorias estas que são recebidas através da alimentação. 


Para compensar essa perda o nosso organismo tem necessidade de ingerir alimentos em maior quantidade e com mais calorias. Quando chega o Verão, ocorre justamente o contrário. Com a elevação da temperatura não precisamos ingerir tantas calorias. É por isso que saladas e frutas são as opções mais adequadas de alimentação nessa época do ano. 

As saladas são ideais para o calor por serem refrescantes, saudáveis e de fácil digestão, o que evita o mal estar após as refeições em dias muito quentes. 

As frutas podem também ser consumidas em forma de sucos, que por possuírem muitos nutrientes, suprem as necessidades orgânicas de quem não tem tempo de se alimentar com calma durante as férias

Fonte: DGABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares