domingo, 13 de março de 2011

Saiba os danos que a celulite infecciosa pode causar à saúde:


Diferente dos furinhos que aparecem na pele, a celulite infecciosa é uma doença grave, e pode ser letal.

Ilustração: Modas e tendências

O nome pode ser o mesmo, mas os efeitos no corpo e na saúde são completamente diferentes. Estamos falando da celulite infecciosa. Bem diferente da celulite a que estamos habituados a falar, que marca o corpo com os temidos 'furinhos', a do tipo infecciosa é uma doença grave, que pode ser letal.

O distúrbio ocorre quando o tecido subcutâneo inflama. Já a versão inofensiva, chamada pelos médicos de lipodistrofia ginoide, é o efeito estético do acúmulo de gordura. A dermatologista estética Tânia Vilela explica que a celulite infecciosa é provocada por vários tipos de bactérias.
                                                                  
Os recém-nascidos estão mais sujeitos à ação de estreptococos, estafilococos e hemófilos. Os idosos, por sua vez, podem ser afetados por micro-organismos do tipo pseudomonas.

A infecção ocorre quando existe uma porta de entrada, como uma ferida ou uma picada de inseto, por exemplo. Segundo a médica, o problema pode ocorrer no rosto, em função de uma acne ou de um problema odontológico. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado.

— Na face é mais perigoso porque pode levar a uma meningite bacteriana ou a lesões nos olhos — alerta.

A celulite pode ainda se manifestar como dolorosas bolhas, capazes de provocar necrose do tecido ao se romperem.

— Embora seja mais raro, o quadro pode evoluir para infecção generalizada — afirma a dermatologista Bárbara Uzel.

Essa é a variante mais perigosa desse mal, pois o paciente corre risco de morte.

Palavra do especialista

A celulite comum é o terror das mulheres. A do tipo infecciosa afeta também os homens?
Não se deve confundir a celulite que acomete as mulheres, cujo nome científico é lipodistrofia ginoide (mais comum em mulheres por questões hormonais), com a celulite infecciosa, que pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, principalmente pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento de quimioterapia.

Este tipo de infecção pode deixar sequelas? Quais?
Se for tratado precocemente este distúrbio não deixa sequelas, mas se evoluir sem tratamento pode deixar cicatriz. Como é uma infecção bacteriana, se não for corretamente tratada, pode evoluir para uma infecção sistêmica e levar à morte.

Erisipela e celulite infecciosa são a mesma doença?
Não. A erisipela é uma infecção também bacteriana, porém mais superficial da pele. Ela também afeta vasos linfáticos e acomete principalmente membros inferiores, geralmente associada a um ferimento prévio que infecciona e evolui para erisipela.

O diagnóstico da celulite infecciosa é complicado. A infecção é desconhecida por parte dos médicos?
Não é difícil, pois trata-se de um quadro clínico muito clássico e a maioria dos médicos está preparada para reconhecer. O fundamental é o tratamento precoce com antibióticos e exames de acompanhamento para detecção da bactéria. 

Fonte: Almanaque

5 comentários:

  1. Olá amiga,bem eu também sou blogueiro e gostaria que você também mim seguisse no blog do Walney Batista,sua presença só vem enriquecer ainda mais minha página.De já agradeço e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nada como manter uma VIDA saudável, ter o corpo e a mente em equilíbrio também é imprescindível.
    Gostei das suas páginas.
    Muito boas e úteis suas postagens.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi meu filho teve a celulite assim que ele acordou estava com o pescoso inchado e duro ñ esperei ter febre e levei logo ficou internado e tomou 6 dias de antibiotico na veia , mais ñ reclamou de dor ,nem teve febre ,teve alta hoje queria saber se tem chance desta doença voltar? estou com medo ele tem 3 anos ,por favor alguem me ajude .lucienesgaldino@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. O que pode comer quando esta com Celulite Infecciosa? É verdade que carne de porco não pode?

    ResponderExcluir
  5. Eu estou me recuperando de uma celulite infecciosa .Quase perdi meu braço .Se não tivesse agido rápido,talvez nem estaria mais aqui.Gracas a Deus ele e maravilhoso e também arrumei uma dermatologista nota mil..Dra Georgia.

    ResponderExcluir

Postagens populares