quinta-feira, 14 de abril de 2011

Você sabia que chocolate faz bem? Tudo depende de qual tipo você escolhe

Foto: Google

Houve uma época em que o chocolate era considerado um dos grandes vilões da dieta e, principalmente as mulheres, tentavam evitá-lo a todo custo, para não comprometer a silhueta. No entanto, há algum tempo estudos comprovaram que o alimento traz benefícios ao organismo e sua má-fama foi deixada de lado. Porém, na hora de comprar a guloseima, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual o melhor tipo para o seu perfil de saúde. Para que você faça uma compra segura, a nutricionista Fernanda Granja, especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício, preparou algumas dicas que ajudarão na escolha.

Como escolher?

O mercado disponibiliza um leque de opções, principalmente em épocas como a Páscoa, onde o consumo do produto aumenta consideravelmente. Para fazer uma boa escolha, antes de qualquer coisa, é necessário que a pessoa conheça suas necessidades alimentares. “Uma pessoa diabética deve escolher a versão diet e, de preferência, sem leite, ou seja, chocolates à base de soja. O leite pode atrapalhar os receptores de insulina, piorando a glicemia”, exemplifica Fernanda Granja.
A profissional conta ainda, que para os adeptos de uma alimentação saudável e equilibrada a melhor as melhores opções são as versões com mais de 60% de cacau, ou as com alfarroba. “Eles têm menor teor de gordura, de açúcar e mais antioxidantes. Isso se traduz em: redução de doenças cardiovasculares, pressão arterial, possíveis tumores e maior sensação de bem estar”, atesta.

Alternativa ao sabor amargo
Mesmo sabendo que quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, muitas pessoas não gostam de consumi-lo, pois não conseguem se acostumar com o sabor amargo do produto. Para não perder os benefícios, a nutricionista conta que a alfarroba é uma doce solução para o problema. “Trata-se de vagem comestível, semelhante ao feijão, marrom-escura e com sabor adocicado. A farinha de alfarroba, derivada da polpa da vagem torrada e moída, é utilizada para substituir o cacau nas preparações. Além dos nutrientes, ela não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína presente no cacau e possui um baixo teor calórico e alta quantidade de fibras naturais. Além disso, é liberada para os celíacos, já que não contém glúten”, completa.

Chocolate para todos os gostos

Soja: rica em proteínas de alto valor biológico, contém aminoácidos essenciais e poder antioxidante. O ovo de chocolate de soja é indicado para quem possui intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca.
Cacau: rico em polifenóis, o chocolate amargo é indicado para quem precisa cuidar da saúde. Ele protege o coração, equilibra a pressão arterial e ainda melhora a pele.
Alfarroba: alimento com baixo teor de gordura e alto valor nutritivo por conter vitaminas B1, B2 e vitamina A. Indicado para quem é apaixonado por chocolate, mas se preocupa com a quantidade de gordura do cacau.
Polidextrose: agente substituto do açúcar e gordura com baixo índice glicêmico e baixa digestibilidade, possui efeitos similares ao das fibras solúveis. Auxilia no controle do peso corporal e reduz risco de diabetes tipo 2. Indicado para quem esta em uma dieta com restrição ao açúcar e gordura.
Whey Protein: proteína isolada do soro do leite, que auxilia no ganho de massa magra. A substância possui alto valor biológico e, estudos recentes mostram que elas possuem compostos que agem como antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune e dos fatores de crescimento. O ovo de chocolate com whey protein é indicado para os praticantes de atividade física que não querem sair da dieta nesta Páscoa ou pessoas que precisam de uma boa ajuda na recuperação de massa muscular.
Açaí: excelente tônico natural, melhora a disposição e a resistência. Na dieta pode deixar a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada, que proporcionará uma queima maior de calorias. Também ajuda no ganho de massa magra e na eliminação de resíduos pelo corpo. O ovo de chocolate com açaí é indicado para quem quer energia de um modo mais gostoso.
Orgânico: livre de agrotóxicos e agentes químicos, o alimento orgânico possui seus nutrientes preservados pela natureza e são ricos em minerais. Estudos relatam que eles são nutricionalmente superiores aos demais. Portando, o ovo de chocolate orgânico é para aqueles que preservam a natureza e querem aproveitar as delícias dessa época de Páscoa.
Diet: a versão diet é sem açúcar, portanto é indicado para quem necessita diminuir seu consumo, ou seja, pessoas com a glicemia alterada, seja por diabetes ou por resistência a insulina. No entanto, deve-se tomar um cuidado extra, pois essa versão costuma apresentar mais gordura do que os chocolates convencionais, tornando-se mais calóricos. Exatamente por isso, não é indicado para quem faz dieta de emagrecimento.

Olho no rótulo!
A nutricionista Fernanda Granja ressalta a importância de ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, para evitar possíveis complicações de saúde. Veja as dicas!
  • Fique atento para o primeiro ingrediente que está descrito no rótulo: aquilo que estiver em primeiro, é o que está em maior quantidade. Exemplo | Ingredientes: açúcar, manteiga de cacau, cacau. Comentário: esse tipo é o pior, pois tem mais açúcar do que qualquer ingrediente. Exemplo | Ingredientes: cacau, manteiga de cacau, açúcar, baunilha. Comentário: sempre escolha o que tiver maior teor de cacau na composição, do que todos os outros ingredientes.
  • Verifique nos ingredientes se contém sal na preparação ou muito sódio no rótulo nutricional. O valor ideal deve estar abaixo de 120 miligramas de sódio por 100 gramas de alimento.
  • Certifique-se se existe algum ingrediente que você seja alérgico.
  • Cheque a quantidade de gordura da porção descrita. O ideal é não ultrapassar 20%.


Bons motivos para degustar

  • O chocolate é rico em vitaminas do complexo B e, por isso, é ótimo para energia e disposição. Além disso, é fonte de proteínas.
  • Possui minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Pode reduzir hipertensão arterial e produzir relaxamento muscular, diminuindo dores musculares e cefaleias.
  • As catequinas, substâncias antioxidantes, auxilia na redução de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e células tumorais.
  • Ótimo para atletas, pois promove um efeito estimulante do sistema muscular pela presença da teobromina.
  • Indicado para estudantes ou idosos que precisam de uma concentração extra, pois possui cafeína, um estimulante do nervoso central.
  • Fonte de um nutriente precursor de serotonina, a feniletilamina, o chocolate é indicado para aqueles que precisam de um estímulo para o bem-estar, principalmente mulheres com TPM, adolescentes na puberdade e mulheres menopausadas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

As propriedades medicinais de cada tempero

Vários estudos realizados em universidades da Alemanha, França, Ásia, Estados Unidos e Brasil têm comprovado o que os nossos antepassados já intuíam: as ervas aromáticas e as especiarias possuem princípios ativos com propriedades medicinais. Além do aroma e sabor que elas conferem à culinária, ainda têm a capacidade de auxiliar no processo digestivo. O alecrim, por exemplo, ajuda na digestão e também é um excelente antioxidante. O aipo é diurético, a canela ajuda a prevenir a osteoporose e controla a pressão. E por aí vai . 

Confira a lista de ervas e especiarias e o bem que cada uma delas faz ao nosso organismo:  


Açafrão: antioxidante, antiinflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre;

Uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.


Alcarávia: digestivo, estimulante;
Uso: pães, batatas, cogumelos, pato, ganso, sopas, recheios e vegetais.

Aipo ou Salsão: digestivo, indicado para flatulência (gases), diurético;
Uso: sopas, minestrone e salpicão.


Alecrim: digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico. Uso: carnes e massas.

Alfavaca ou Manjericão Cheiroso: digestivo, sedativo, tônico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais;

Uso: tomates, massas, berinjela, peixes de carne firme.


Alho: antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue. Uso: carnes, arroz, feijão.

Artigo Fonte: endocrinologista Tércio Rocha, Rio de Janeiro, RJ.

Fonte Blog Carolina Ritter Nutricionista: M de Mulher

terça-feira, 12 de abril de 2011

Vídeos: Especialistas esclarecem o significado de cada item da tabela nutricional




Dizem que você é o que come. Mas você sabe exatamente o que ingere e o que existe dentro de cada alimento? A partir de junho, 60 redes de fast-food do Brasil terão que informar a tabela nutricional dos itens servidos. Ficará mais fácil, então, saber de fato o que as pessoas consomem.


Para falar sobre o assunto, estiveram no estúdio do Bem Estar desta quarta-feira (2) a nutricionista Marle Alvarenga, supervisora do grupo de Nutrição do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim) do Hospital das Clínicas (HC), e o endocrinologista Marcio Mancini, supervisor do Ambulatório de Obesidade Mórbida do HC e ex-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso).

Ao lado de Mariana Ferrão e Fernando Rocha, os dois especialistas participaram do jogo das calorias, que ensinou a apostar em uma alimentação saudável apesar da vida moderna, da correria e da obrigação de comer fora quase sempre.

A maioria das pessoas, quando olha para uma tabela nutricional, vai logo na quantidade de calorias, para saber se vai engordar ou não - segundo o endocrinologista e consultor do programa Alfredo Halpern, as únicas coisas que não engordam são os três As: água, ar e alface. Mas há outros dados ali tão ou mais importantes, como gorduras e sódio.

O primeiro ponto que deve ser observado é a porção: se é um sanduíche inteiro, um prato completo, um copo de bebida ou metade. Isso é importante para não haver uma interpretação errada, recomenda a nutricionista Viviane Vieira.

A presença de alguns itens na tabela é obrigatória: energia, carboidratos, proteína, gorduras, sódio e fibra, todos com base em uma dieta de 2 mil calorias diárias. Essas informações devem estar presentes na embalagem ou no lugar de onde veio o produto, visível a todos os consumidores.

Se um sanduíche, por exemplo, concentra 50% da gordura que você pode consumir por dia, é importante acender a luz amarela para não extrapolar nas demais refeições. Além disso, a quantidade de gordura trans no lanche pode chegar a 1,9 grama se ele for acompanhado de refrigerante e sundae.

Esse valor é excessivo se for considerado que o nível máximo de trans que deve ser consumido por dia é de 2 gramas, mas o ideal é zero, já que a substância é extremamente nociva ao organismo e serve apenas para melhorar a consistência e aumentar a vida útil dos alimentos. Ela também diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o ruim (LDL).

A legislação permite que um produto com 0,1 grama de gordura trans arredonde esse valor para zero, o que pode levar o indivíduo a pensar que sua ingestão desse componente químico.

Carboidratos


Para quem quer perder peso, não adianta cortar todo o carboidrato, pois até para emagrecer as pessoas precisam de energia. Portanto, recomenda-se uma porção de carboidrato na refeição, sob a forma de uma massa ou arroz – de preferência integral.

Ou seja, não adianta trocar um hambúrguer por uma salada se você exagerar no sal ou no molho. Ou, então, se fizer um prato pequeno, de baixa caloria, mas com os ingredientes e alimentos errados. Por isso, ao preparar um prato saudável, é preciso se preocupar com o tempero dele: opte por um fio de azeite, ervas, mostarda ou molho de iogurte e hortelã, por exemplo. Os condimentos contêm muito sódio e não fazem bem para a pressão e o coração.

O prato ideal é bem colorido e é preenchido pela metade com legumes e verduras. A outra parte deve incluir proteína – bife, peixe ou frango, que não seja maior que a palma da mão – e carboidrato.

As fibras devem totalizar 25 gramas por dia, o que equivale a três porções de frutas e quatro de legumes e verduras. Feijão e cereais integrais também são ótimas fontes de fibras.

O que cada item da tabela significa:

Valor energético: É a energia produzida pelo corpo e proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. No rótulo, esse valor é expresso na forma de quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kJ). Uma caloria equivale a 4,18 Joules.

Carboidratos: São os componentes dos alimentos, cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo.

Proteínas: São os componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células.

Gorduras totais: As gorduras são nossas principais fontes de energia e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento.

Gorduras saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carne, toucinho, pele de frango, queijo, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Gorduras trans: Gordura encontrada largamente em alimentos industrializados, que usam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação. Nosso organismo não tem necessidade desse tipo de gordura.

Fibra alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras ajuda o funcionamento do intestino.


Fonte: Portal MS

segunda-feira, 11 de abril de 2011

30 maneiras divertidas de perder calorias sem precisar de academia

Ilustração: Google

Mais gostoso que unir queijo com goiabada ou pipoca com guaraná é unir diversão com perda de calorias. A soma é perfeita, que só poderia resultar em sucesso. Você fará exercícios físicos sem perceber. Está pronta? Então, vamos lá!


Na balada
Aula de dança já é divertida. Ir à balada é mais ainda! Com a diferença que a segunda atividade pode ser ainda mais intensa, pois na academia você dançaria no máximo uma horinha. Dançar, dançar e dançar, até os pés ficarem doloridos poderá detonar até 2000 calorias - três vezes mais que na aula convencional! Não acredita? Então, escolha seu ritmo:



Anos 70

Se na balada tocar desde músicas dos anos 70 até hip hop, você poderá perder, em apenas uma hora, 300 calorias. A dança, com movimentos que trabalham força e alongamento, exige muito, principalmente porque os movimentos precisam ser feitos de acordo com a batida musical. 

Black Music
Com coreografias inspiradas nos videoclipes, os movimentos são fortes, precisos e bem marcados. Mesmo que você troque as pernas, erre os braços ou gire para o lado contrário, ainda sim no final da balada estará com a sensação de ter dado adeus às gordurinhas. Em uma hora, você pode eliminar até 400 calorias. 

Em três horas, veja quantas calorias você perde se for numa balada de:
- Forró: 600 calorias 
- Salsa: 750 calorias
- Samba: 900 calorias 

Em uma noite de amor
Comprovado cientificamente, a relação sexual é excelente para emagrecer! Uma noite de amor faz com que o corpo gaste muita energia. E o melhor: você nem precisa sair de casa ou gastar dinheiro para isso. 

Em apenas 30 minutos de sexo  você pode perder 250 calorias, as mesmas de um sorvete com calda de chocolate que você tomou à tarde. Mas se você estiver com muita disposição, uma noite inteira de amor pode fazer você queimar até 850 calorias.



Passeando com o cachorro
Uma a necessidade de passear com seu bichinho de estimação com a vontade de emagrecer.



Resultado?

Diversão na certa. Principalmente se você tiver um daqueles cachorros que não param quietos e adoram brincar. 

Que todos os cachorros precisam de uma dose diária de atividades físicas para manter a saúde, não é nenhuma novidade. Assim como também não é de hoje que você está adiando aquela caminhada com a amiga, que só porque ela desmarca, você desiste por não ter companhia.

Caminhar, além de reduzir ou manter o peso, melhora não só a sua, como também a condição aeróbia do cãozinho. De acordo com o Instituto de Ortopedia e Saúde de São Paulo se mantiver uma caminhada com velocidade média de cinco quilômetros, você queimará aproximadamente 300 calorias por hora. E quando tiver mais treinada, arrisque uma corrida com seu bichinho. Lembre-se: muita água para os dois! 

Mas, antes de colocar a coleira em seu cachorro, siga algumas dicas: 

1. Ande, pelo menos, três vezes por semana por, no mínimo, 20 minutos contínuos, e depois até cinco vezes por semana, durante 60 minutos 

2. Tome cuidado com a postura. Segurar o cachorro pela coleira pode provocar a inclinação para um dos lados, sobrecarregando a coluna e causando dores 

3. Mantenha o ritmo do seu cão afinado com o seu. Se ele estiver andando rápido ou lento demais sua caminhada poderá não ser eficiente 

4. Associe a caminhada a outras atividades físicas Não tem um cachorro? Adote um, com certeza ele será o seu principal motivador para caminhar diariamente. 

Quer outra dica: deixe a diversão por conta dele, valerá a pena! 



Na praia

Final de semana, feriado prolongado, fim de ano ou férias. Os quatro "efes" mais bem vistos para quem gosta de ir à praia. O passeio agrega diversão e comilança. As calorias são muitas. Por isso, para não voltar com alguns quilinhos a mais da viagem, balanceie suas atividades e divirta-se: jogue vôlei, nade, mergulhe, passeie de barco, faça uma trilha, ande na areia ou à beira mar. Se você não perder todas, pelo menos vai perder muitas calorias daquele porquinho frito que comeu esta tarde. Em uma hora, veja quantas calorias você perde se:

- Tomar sol: 70 calorias 

- Megulho com cilindro: 230 calorias 

- Jogar Vôlei na areia: 240 calorias

- Andar no mar (com água nas canelas): 280 calorias

- Jogar Frescobol: 280 calorias 

- Andar de bicicleta: 300 a 600 calorias 

- Andar na areia (dura): 320 calorias

- Andar na areia (fofa): 380 calorias

- Andar na areia (molhada, que afunda): 390 calorias

- Nadar: de 500 a 560 calorias 

- Jogar Futebol: 660 calorias

- Correr na areia (fofa): 740 calorias 

- Futvôlei: 350 calorias 


Tendo sua própria banda musical 

Crie, inove, invente. Mesmo sem saber cantar ou tocar qualquer instrumento, divirta-se e invista em uma carreira no chuveiro! "Quem canta seus males espanta", é mais que um velho jargão, é estudo científico e garante a perda de 110 calorias em uma hora. Em uma hora, você pode perder até 230 calorias se tocar bateria e 160 calorias se tocar guitarra ou baixo. Isso se você não for como o guitarrista Jimi Hendrix, que com certeza perdia muito mais calorias em uma única apresentação. 


Mas, se você gosta de algo mais tranqüilo, toque flauta ou piano e perca até 140 calorias, em uma hora. Ou, no mesmo tempo, junte os amigos e perca 150 calorias. Emagrecer assim é bem divertido, é só cantar o repertório completo do seu artista preferido e dar bye-bye às gordurinhas.    

Fonte: Minha Vida

Postagens populares