sábado, 19 de novembro de 2011

Veja a alimentação ideal para perder, manter ou ganhar peso


'Escapadinhas' diárias podem resultar em 2 a 4 quilos a mais por ano

Não importa se sua meta é perder, ganhar ou manter o peso: sono, sol e água são fundamentais. Isso sem contar uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e exercícios físicos regulares.

A palavra “dieta” vem do grego e significa "qualidade de vida". Ao contrário do sentido que damos a ela hoje em dia, de algo restritivo e passageiro, dieta é muito mais do que mudar o cardápio ou se privar de determinados alimentos.



Por isso, não pense em fazer regime ou dieta – no conceito errado desse termo –, mas reeducação ou controle alimentar, como prefere o endocrinologista Alfredo Halpern. Ele e a nutricionista Ana Maria Lottenberg deram dicas para quem quer emagrecer (80% das pessoas, segundo a nossa enquete), engordar uns quilinhos (9%) ou se estabilizar na balança (11%).

O estômago é um órgão altamente flexível, que pode ficar mais encolhido e enrugado no caso dos magros, distendido nos mais gordos ou com uma aparência normal em quem não está abaixo nem acima do peso.


"Escapadinha” diária custa caro
Se você comer um coxinha, três bolachas recheadas, três minipães de queijo ou uma barra de chocolate a mais por dia, significa de 2 a 4 quilos a mais por ano. Em dez anos, você vai ter 15 kg a mais, só por conta desse deslize diário.


A regra é: não engordamos por comer demais em um dia, mas por comer um pouco a mais todos os dias.

Alimentação para perder peso – 1.200 calorias

Café da manhã: um copo de café com leite desnatado, uma fatia de pão com requeijão light e meia dúzia de uvas verdes

Lanche da manhã: uma maçã

Almoço: um prato com salada (temperada com uma colher de sobremesa de azeite) de alface, tomate, cebola, cenoura, repolho cortado e abóbora refogada, duas colheres de arroz, duas colheres de feijão, uma fatia de carne assada com pouco molho e laranja de sobremesa

Lanche da tarde: uma banana nanica amassada com uma colher de aveia e uma pitada de canela

Jantar: duas colheres de arroz, duas colheres de feijão, um filé de frango grelhado, uma escarola refogada e gelatina light de sobremesa

Alimentação para ganhar peso – 2.000 calorias

Café da manhã: sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, leite integral com cereais e uma fatia de mamão

Lanche da manhã: uma banana nanica

Almoço: prato com salada (temperada com 1 colher de sobremesa de azeite) de alface, cenoura, tomate e brócolis refogado, arroz, feijão, filé de frango e uma fatia pequena de pudim de leite condensado de sobremesa

Lanche da tarde: um copo de iogurte integral batido com morango e uma fatia de bolo de chocolate

Jantar: um prato de macarrão à bolonhesa com queijo ralado, um bife, salada de rúcula, tomate cereja, milho verde e palmito, e uma laranja de sobremesa

Lanche da noite: um copo de leite integral com achocolatado

Alimentação para manter o peso – 1.700 calorias

Café da manhã: duas fatias de pão integral com geleia, um copo de leite desnatado e uma fatia de mamão

Lanche da manhã: uma bisnaguinha com requeijão

Almoço: uma salada com alface, agrião, tomate e cenoura, arroz com lentilha, frango assado e couve-flor com molho de tomate e uma pera de sobremesa

Lanche da tarde: uma fatia de pão de forma com requeijão normal e queijo branco e um copo de suco de laranja

Jantar: um filé de pescada ao forno com pimentão verde, batata cozida com queijo ralado, um pouco de ervilha, salada de alface com rodelas de cebola e meio ovo cozido

Lanche da noite: uma fatia de bolo de fubá

Fonte: EPTV

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Leite: aliado da boa forma


Cálcio presente na bebida pode estimular a redução de gordura e prevenir a obesidade

POR GISLANDIA GOVERNO


Rio  - Importante fonte de nutrientes, o leite pode contribuir para a manutenção do peso. É o que aponta pesquisa da Universidade da Califórnia sobre os benefícios da bebida. O estudo destaca que o cálcio presente na composição pode estimular a redução de gordura no organismo e prevenir problemas como obesidade.

Segundo especialistas, o leite semi-desnatado é a melhor opção para quem deseja emagrecer com saúde, por oferecer menos gorduras e calorias, mantendo a qualidade nutricional. “Ao contrário do leite desnatado, isento de gorduras e vitaminas lipossolúveis, o semi-desnatado pode ser uma opção saudável em casos de restrição ao consumo de gordura e colesterol e nas dietas de emagrecimento, desde que enriquecido com vitaminas A e D”, explica a nutricionista Danielle Moreira, do Memorial Saúde.

Há restrições, no entanto, ao consumo do leite e seus derivados. “Existem alergias relacionadas à intolerância à lactose (o açúcar do leite). Para essas pessoas, laticínios e derivados provocam sintomas como gases, dores de barriga, inchaço abdominal, diarreia ou constipação”, destaca a nutricionista.

TRÊS COPOS POR DIA

O leite desnatado e o semi-desnatado têm menos gordura e são indicados para pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol ou que fazem dieta de emagrecimento. “O leite integral é bastante calórico e deve ser evitado”, frisa Danielle.


A engenheira de alimentos Helena Camargo lembra que consumo de leite é recomendado em todas as fases da vida: “A ingestão adequada é de três copos por dia, sendo benéfica sob vários aspectos, como a consolidação da formação da massa óssea para adultos jovens e desaceleração da perda de massa óssea na terceira idade, além de prevenir osteoporose e outras doenças”.

TUDO O QUE O LEITE PODE OFERECER


PRESSÃO ARTERIAL
Leite tem peptídeo, proteína que anular enzima que provoca estreitamento dos vasos sanguíneos, causa da hipertensão. 

CORAÇÃO
O cálcio do leite contribui com a vasodilatação e atua no melhor aproveitamento da glicose.

DENTIÇÃO
O cálcio é o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.

DIABETES
O alto teor de aminoácidos das proteínas do leite favorece o controle da glicemia e a ação da insulina. Dessa forma, atuaria positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.



HIDRATAÇÃO
Repõe as perdas da transpiração e restitui funções do organismo, fornecendo energia, especialmente após atividades físicas.

OSTEOPOROSE
O cálcio é responsável pela mineralização óssea. O leite deve ser consumido em todas as fases da vida, para prevenção da doença.



SONO
Beber leite antes de dormir ajuda a ter uma noite tranquila. Isso se deve ao triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que regula humor, apetite e sono.

Fonte: O Dia

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entenda o que é diabetes e seus sintomas



Uma das doenças que mais avança sobre a população mundial, o diabetes, teve na última segunda-feira o seu Dia Mundial para alertar a sociedade. 

A nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, explicou ao Portal da Band que o diabetes é uma doença crônica caracterizada pela alteração na insulina – hormônio responsável pelo transporte da glicose (açúcar) do sangue para o interior das células. “Quando ocorre falha na secreção ou na ação deste hormônio, ocorre hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), que pode levar a diversas complicações à saúde”, explica.

O diabetes pode ser dos tipos 1 e 2. “O diabetes tipo 1 é quando a pessoa tem pouca ou nenhuma insulina. Ele ocorre quando as células do pâncreas, que produzem a insulina, são destruídas. Esse tipo geralmente aparece em crianças ou em adolescentes não obesos. Já no tipo 2, as pessoas têm menor capacidade de liberar insulina do que os indivíduos normais, e, ao contrário dos pacientes com diabetes tipo 1, esses pacientes não são dependentes de injeções de insulina. Esse tipo, geralmente, aparece após os 40 anos de idade e está associado à obesidade”, explica o endocionolista Walter Minicucci, vice-presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e médico assistente da disciplina de Endocrinologia da Unicamp.

“O tipo 1, geralmente, é adquirido ao longo da vida e o peso não aumenta o risco dessa doença. Já o tipo 2 se instala silenciosamente, onde – geralmente- os primeiros sintomas são a alteração visual, doença vascular e outros”, declara Minicucci.

O endocrinologista afirma que o aumento de casos de diabetes, especialmente do tipo 2, em países em desenvolvimento decorre de alguns fatores como aumento da obesidade, sedentarismo, maus hábitos alimentares e do próprio envelhecimento da população.

Depoimento de quem tem o diabetes

A jornalista Lâna Cortes, de 51 anos, passou por muito tempo no limite da taxa de açúcar no sangue e há dez anos descobriu ter a diabetes tipo 2. “Sempre senti muita sede, suor excessivo e, além disso, sinto um gosto diferente na boca que é indescritível”, declara.

De acordo com Minicucci, quando não controlada adequadamente, a doença pode acarretar complicações graves como retinopatia diabética – que pode causar perda visual definitiva –, catarata precoce, alteração da função renal que pode levar o paciente para a hemodiálise, alterações neurológicas que podem ocasionar dores em membros inferiores, além de atrofias musculares e complicações cardiovasculares (infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral).

Para Lâna, o que mais lhe afeta é não poder comer chocolate todos os dias. No entanto, segundo a jornalista, sua maior preocupação é a perda de visão. “ Eu acredito que depois da comprovação da doença eu comecei a enxergar bem menos”, revela.

O advogado, economista e administrador de empresas Richard Bernardes, de 40 anos, descobriu ter diabetes tipo 2 há três anos. “ Meus primeiros sintomas foram depressão, dor de cabeça, sonolência e alteração de humor muito repentina. Meu sistema nervoso ficou totalmente afetado.”  O advogado afirma que ainda sente alguns desses sintomas, porém com tratamento contínuo eles aparecem com menos intensidade.

Como controlar a doença

Para o tratamento da diabetes tipo 2,  Minicucci afirma que, além dos medicamentos, para melhor controlar a controlar a doença as pessoas devem fazer uma dieta saudável, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas. É muito importante ainda não ganhar peso: se a pessoa estiver acima do peso, ela deve voltar ao peso normal. Além disso, para melhorar o controle da doença, segundo ele, é fundamental exercitar-se no mínimo três vezes por semana (de 45 minutos a uma hora).

Sobre o uso do medicamento victoza (liraglutida) - utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 -, o médico esclarece que o remédio causa o emagrecimento em alguns pacientes, porém, foi fabricado para o uso dos diabéticos. “ Meus pacientes consomem o victoza e realmente o remédio tem um bom resultado. Mas para os que não sofrem dessa doença, o o victoza aumenta o risco de desenvolvimento de pancreatite, doença que pode levar o pâncreas a destruição”, finaliza.



Fonte: Band

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como inserir alimentos na dieta do bebê


Por: Redação Sempre Materna/Carla Bianchi Assessoria


O aleitamento materno exclusivo é regra até os seis meses de vida do bebê. Após essa fase, já é possível oferecer outros alimentos.

Esse processo deve ser feito entre as mamadas para que o pequeno se adapte aos novos sabores, além de permitir que a mãe veja como o organismo dele reage a cada tipo de refeição.

De acordo com a nutricionista Priscila Beneduce, o ideal é oferecer as papinhas três vezes por dia. Uma salgada no horário do almoço e uma de fruta no meio da manhã e da tarde. A profissional ainda reforça que, por volta do 8º mês, a papinha salgada também pode ser oferecida no jantar.
Comidinha Caseira
As papinhas industrializadas são ótimas, mas as mães podem prepará-las em casa. Alguns legumes usados no dia a dia possuem diversas substâncias que contribuem para o desenvolvimento da criança:
Batata e inhame - Altamente energéticos;Abobrinha, espinafre, couve, cenoura, chuchu, brócolis e couve-flor – Fontes de vitaminas e minerais;Feijão, soja, lentilha, grão de bico, carne de boi e aves – Fontes de proteínas.

Segundo Priscila, a atenção deve ficar na consistência da papinha, que deve iniciar mais líquida e, à medida que os primeiros dentinhos surgirem, devem passar para pastosa ou mais sólida. “Isso estimula a criança a mastigar e engolir corretamente”, explica.
Mantenha distância
Alguns mantimentos devem ser riscados do cardápio do bebê, como açúcar, ovo, refrigerante, doce, adoçantes e frituras em geral, afinal possuem compostos químicos que podem prejudicar o desenvolvimento do sistema digestivo do bebê. Exatamente por isso, sal e conservantes também não são boas opções.
Atenção ao modo de fazer
Antes de “colocar a mão na massa”, é importante lavar bem as mãos e conferir se os legumes estão frescos e com boa aparência. “Frutas, hortaliças e utensílios para preparo e consumo dos alimentos devem ser bem higienizados e desinfetados”, alerta Priscila.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Obesidade pode acarretar distúrbios do sono


O encurtamento do tempo de dormir tornou-se um hábito comum na sociedade atual e, curiosamente, em todos os países a obesidade tem se tornado uma verdadeira epidemia, sugerindo uma associação entre ambos. Hoje em dia sabe-se que distúrbios do sono têm o poder de influenciar o equilíbrio nutricional e metabólico do corpo, e vários estudos têm mostrado que sua restrição tem relação com maior prevalência de obesidade, dislipidemias e diabetes.


A privação de sono costuma provocar uma alteração do padrão hormonal que controla fome e saciedade, ocasionando um desequilíbrio dos mesmos, com aumento do apetite para alimentos com alta quantidade de carboidratos. Outras evidências mostram que a privação de sono pode aumentar não só o apetite como também a preferência por alimentos mais calóricos e ricos em lipídeos. Do ponto de vista hormonal, existe uma substância chamada grelina relacionada à fome e outra substância denominada leptina relacionada à sensação de saciedade. Na privação de sono, ocorre um desequilíbrio entre as duas, promovendo aumento do apetite e ingestão de alimentos com alto teor calórico.



Geralmente o excesso de peso provoca acúmulo de gordura na região cervical, ocasionando um estreitamento das vias aéreas e, desta forma, aumentando o risco de ronco e apneia. Algumas medidas, como o IMC (índice de massa corporal) e a medida de circunferência do pescoço podem ajudar a predizer esses riscos. Assim, ASSIMaSJMJJAaSAAtorna-se frequente entre obesos a Síndrome da Apneia-Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS), e pacientes com obesidade mórbida podem ainda apresentar a Síndrome de Obesidade-Hipoventilação (Síndrome de Pickwick). Neste caso, o excesso de gordura interfere na movimentação da musculatura respiratória no tórax e abdômen, consequentemente, o tórax expande menos e há uma retenção de gás carbônico no corpo, ocasionando diversas alterações, entre elas uma sonolência excessiva durante o dia.



O diagnóstico é feito levando-se em consideração o quadro clínico do paciente, e muitas vezes as queixas do cônjuge. O melhor exame para diagnóstico de ambas as condições é a polissonografia, que permite avaliação das variáveis respiratórias e estagiamento do sono, além da medida da saturação de oxigênio no sangue.



O tratamento da apneia (SAHOS) é feito através de aparelhos que promovem uma desobstrução da via aérea. Geralmente tratando o distúrbio do sono o paciente já passa a dormir melhor, pois há uma melhora acentuada dos sintomas, principalmente da sonolência diurna, e quem dorme bem tem uma melhor ingestão alimentar, e, consequentemente, perde peso mais facilmente.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mais municípios contarão com atendimento nutricional


Com o objetivo de fortalecer a rede Saúde Mais Perto de Você, o Ministério da Saúde estabeleceu novos critérios para que as Secretarias Municipais de Saúde estruturem seus Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Uma das novidades é a ampliação das categorias e especialidades profissionais que poderão atuar nos núcleos. Com a medida, surgirão mais oportunidades para nutricionistas de todo o País, já que a estimativa do ministério é que o número de NASF passe das atuais 880 unidades, para 4.524.  

Para Rosane Nascimento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), essa ação mostra a preocupação do Ministério da Saúde com a atenção a saúde básica da população. O aumento de núcleos é uma antiga reivindicação do CFN, que sempre defendeu a inclusão de nutricionistas em ações primárias de saúde. Em 2008, o conselho lançou seu posicionamento sobre o assunto no documento “O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde”, encaminhado aos secretários de saúde dos estados e municípios.  

Dados do Ministério da Saúde confirmam a importância das medidas adotadas pelo CFN, pois contabilizam a existência 964 nutricionistas trabalhando nos NASF. “O Programa Saúde da Família só possuía médico, enfermeiro e odontólogo e, por diversas vezes, o CFN defendeu a ampliação do número de especialidades atendidas pelo programa”, completa Rosane Nascimento.


Fonte: CRN2

domingo, 13 de novembro de 2011

Conheça os spas dos famosos, onde emagrecer é um luxo


Spa Sorocaba
Divulgação

Relaxamento, comida saborosa e perda de peso rápida são os atrativos dos spas dos famosos



Emagrecer de dois a três quilos em uma semana pode representar um sacrifício e tanto para quem está acostumado à rotina desgastante do dia a dia. De olho no verão, os spas das celebridades oferecem programas alimentares na medida para quem pretende emagrecer sem sacrifício, sem passar fome e, é claro, com muito luxo.

O R7 entrou em contato com o SPA Sorocaba e o 7 de Voltas, em Itatiba (interior de São Paulo), para mostrar como é o programa de emagrecimento dos famosos. Além de pratos saborosos com orientação nutricional, os spas oferecem aulas de culinária e orientação para as compras nos supermercados.

Para turbinar o efeito da dieta, geralmente bastante restritiva (de 800 a 1.700 calorias diárias), os spas oferecem aulas de ginásticas divertidas, dança, passeios a cavalo e até karaokê: tudo para tirar o foco da comilança. O resultado não poderia ser outro a não ser menos dois quilos, em média, na balança no final da semana.


Mas até que ponto esse tipo de dieta vale a pena? Bom, para quem vive da imagem, como é o caso dos famosos, os spas são uma tábua de salvação para o corpo e também para a mente – já que a maioria oferece um amplo leque de opções de tratamentos corporais. No entanto, para a “maioria dos mortais”, o emagrecimento rápido é visto com ressalvas pelos nutricionistas, que apontam a necessidade de um acompanhamento pós-spa para manter o peso.


Priscila Di Ciero, nutricionista especializada em nutrição esportiva, afirma que se a pessoa não se cuidar, pode engordar todos os quilos perdidos no SPA em apenas uma semana.

- É muito importante o acompanhamento com um nutricionista depois de uma temporada no SPA, pois a pessoa volta ao seu ritmo de trabalho normal e pode voltar a ter os hábitos alimentares antigos. O ideal é segurar o peso perdido por ao menos seis meses, o que significa que o SPA é só um pontapé inicial.

spa_7Voltas_cavalos
Aulas de equitação são algumas das apostas dos spas para ajudar na perda de peso. Crédito: Divulgação

Segundo Priscila, o spa é uma opção interessante também para quem pretende fazer uma mudança na vida, como largar o sedentarismo. Entre as novidades dos spas, estão as aulas de hidrocapoeira (uma adaptação da capoeira na água) e o boxe chinês no Spa Sorocaba e as atividades com equitação e picadeiro para saltos no Spa 7 Voltas.

Lenycia Neri, nutricionista e sócia-diretora da Nutri4Life defende o relaxamento dos spas e explica que as atividades lúdicas são uma estratégia para que as pessoas não sintam tanto a restrição calórica.

- Eu recomendo no máximo 15 dias no spa, uma vez que a restrição calórica pode colocar em risco a saúde da pessoa.O ideal é que logo na saída ela já marque uma consulta para dar sequência ao tratamento para que não corra o risco de ter um déficit nutricional.

Fonte: R7

Postagens populares