sábado, 18 de junho de 2011

Como incluir guloseimas sem prejudicar a alimentação


Se você já foi ao supermercado com uma criança, provavelmente percebeu como ela influencia o consumo dentro de casa. Em meio a tantas guloseimas, é quase impossível não ouvir a famosa frase: “compra, vai”. Assim, os pais acabam cedendo à pressão dos filhos e levam para casa diversos alimentos pouco nutritivos.

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, realizada no ano passado na cidade de São Paulo para o Instituto Alana, refrigerantes, salgadinhos e bolachas recheadas são os mais consumidos durante a semana por crianças de 3 a 11 anos de idade. 

Esses produtos possuem alto teor de açúcar, sódio, gordura, corantes e conservantes, que não trazem nenhum tipo de benefício à saúde e aumentam os riscos de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

Segundo José Augusto Taddei, professor de Nutrologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, as guloseimas podem ser liberadas com moderação, mas jamais devem ser oferecidas como substituição de afeto, atenção ou prêmio. “Guloseima é um conceito criado nas práticas alimentares. Podemos desenvolver com nossos filhos conceitos mais saudáveis vinculados ao convívio e à atividade física ao ar livre. Entretanto, elas podem ser consumidas em pouca quantidade e sempre depois das refeições”, afirma.

Para Fabiana Prata Carneiro, de São Paulo, especializada em nutrição clínica infantil, uma vez por semana a mãe pode fazer um lanche diferenciado para o filho levar à escola. A dica é combinar alimentos saudáveis com outros nem tão saudáveis assim. “A criança pode comer um pacote pequeno de salgadinho e tomar suco de fruta ou água de coco. Se preferir uma barrinha de chocolate, o ideal é que ela coma antes um sanduíche com pão, requeijão e peito de peru, por exemplo”, ressalta.

A nutricionista explica que reforçar o café da manhã é a melhor forma de diminuir a vontade de comer guloseimas. “Muitas crianças vão à escola em jejum e, como a maioria delas janta entre 20h e 21h, acaba preferindo comer algo como uma bolacha recheada, que é uma fonte de glicose de rápida absorção”, afirma Fabiana.

Por isso, vale a pena acordar o filho um pouco mais cedo e investir na primeira refeição do dia, que deve ter fontes de cálcio, carboidrato, vitaminas e minerais. Oferecer pão com manteiga ou requeijão, acompanhado de uma fatia de peito de peru e um copo de leite, é o ideal. E nada de encher o copo com achocolatado em pó: uma colher de sobremesa é mais do que o suficiente para agradar o paladar da criança.

Outra boas pedidas são: frutas picadas, como maçã, tangerina, uva, morango, mamão, melão e abacaxi; iogurte natural ou queijo petit suisse acrescido de frutas picadas ou cereais; pães e bolos com farinha integral, rica em fibras; e sanduiches de diversos tamanhos, com opções de recheio: queijo branco, alface, tomate, pasta de ricota, requeijão, presunto magro, patê de peito de peru e queijo cottage.
Confira a seguir como incluir guloseimas nas refeições da criançada, sem prejudicar a sua alimentação.

Substitua um pelo outro
- Refrigerante por suco de frutas ou água de coco.
- Bolacha recheada por biscoito integral ou caseiro.
- Maionese por requeijão, manteiga ou queijo branco.
- Salgadinhos fritos por salgadinhos assados de soja.


A lancheira saudável com guloseima
Opção 1
Uma caixinha de suco de frutas, um pacote pequeno de salgadinho e uma maça picada.

Opção 2Uma caixinha de água de coco, sanduíche de pão integral com queijo branco, requeijão, peito de peru e cenoura e uma barra pequena de chocolate.

Opção 3Uma caixinha de leite de soja para criança, quatro morangos e duas bolachas recheadas.

Opção 4Uma caixinha de suco de frutas, uma xícara pequena de amendoim e uma barra de cereal.


Coletânea Editorial
Especial para o Terra


Fonte: Terra

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Veja 10 dicas para organizar e armazenar alimentos na geladeira

Fonte: Google Imagens
Uma geladeira pode dizer bastante a respeito da personalidade dos moradores de uma casa. Latas abertas e alimentos deixados fora de embalagens apropriadas, além de refletir desleixo, podem ser um risco à saúde das pessoas.
Para evitar o problema, a especialista Heloísa Sundfeld dá abaixo 10 dicas de organização e de boas práticas para evitar proliferação de bactérias neste eletrodoméstico que não pode faltar em nenhuma casa.


1 - Prefira os recipientes quadrados ou retangulares Com isso você ganha espaço para empilhar os potes dentro da geladeira; usando recipientes redondos, ficará um vão entre eles.

2 - Escolha o material apropriado para o recipiente Heloísa explica que pode ser vidro refratário ou embalagens descartáveis.

3 - Não encha demais a geladeira ou freezer O ar acaba não circulando e o aparelho terá uma sobrecarga consumindo mais energia e podendo, até, ter o motor estourado.

4 - Guarde alimentos já manuseados em embalagens herméticas (sem ar dentro) Aquele tomate já cortado ficará livre da contaminação provocada pelo contato com o ar.

5 - Confie no papel filme Na ausência de recipientes herméticos, o papel filme bem embalado cumpre satisfatoriamente a função de conservar os alimentos.

6 - Reaproveite o pote de sorvete Não há problema em se usar a embalagem do sorvete para armazenar comida na geladeira, desde que seja por pouco tempo; porém, caso vá congelar, não é aconselhável a utilização (o ar não sai e o alimento pode estragar).

7 - Nunca guarde o alimento dentro da própria lata A partir do momento em que se retira o produto da embalagem, ele deve ser colocado em recipiente hermético ou envolto em papel filme. A exceção é para os recipientes que já foram feitos para serem resfriados com o próprio pote, como manteiga ou requeijão.

8 - Descongele os alimentos na geladeira para depois aquecê-los Se a comida estiver congelada, o ideal é deixar um dia na geladeira para depois aquecê-la. No entanto, isso vai depender do produto (se é um feijão, pode colocar na panela com água e descongelar). Outros produtos congelados podem ir direto para o forno de micro-ondas.

9 - Jamais descongele o alimento ao sol Isso acaba queimando o produto e o risco de contaminação é maior.

10 - Limpe a geladeira a cada 15 dias Alimentos podem cair dentro da geladeira, causando mau cheiro. Para evitar isso, a limpeza deve ser com um pouco de bicarbonato diluído em água – jamais com detergente.



Fonte: Band

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Frutas secas têm mesmo valor nutricional das frutas frescas

Sirva fresca ou seca
Fonte: Google Imagens
Um grupo de cientistas está recomendando que as autoridades de saúde passem a considerar as frutas secas nutricionalmente equivalentes às frutas frescas.

O trabalho analisou frutas secas tradicionais como, como damascos, maçãs, tâmaras, figos, uvas passas e ameixas.

"As frutas secas são ótimas fontes de fibras alimentares totais e solúveis," disse o Dr. Daniel Gallaher, da Universidade de Minnesota (EUA). "Assim como as frutas frescas, que têm valores baixos de índice glicêmico e podem desempenhar um papel importante na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas."

Polifenóis
Além de fornecer fibras, as frutas secas estão entre as principais fontes de potássio nas dietas de todo o mundo, segundo a Dra. Arianna Carughi, da Universidade Harokopio (Japão).
Os frutos secos também contêm uma grande variedade dos cada vez mais importantes compostos bioativos fenólicos, assim como vitaminas e minerais específicos, únicos para cada fruta.

"Há poucas dúvidas de que os polifenóis oriundos das plantas protegem contra doenças do coração. Seus efeitos na saúde são complexos e eles parecem funcionar de muitas maneiras diferentes, e não simplesmente como antioxidantes", disse disse o Dr. Gary Williamson, da Universidade de Leeds (Reino Unido).

Algumas frutas, incluindo as frutas secas, contêm altos níveis de uma variedade de polifenóis e nós estamos apenas começando a compreender o seu efeito protetor sobre a saúde," prossegue Williamson.

Vantagens dos frutos secos
Os pesquisadores tentaram tanto esclarecer alguns equívocos, que têm perpetuado a ideia de que os frutos secos não são tão saudáveis quanto suas versões frescas, quanto destacar algumas vantagens exclusivas dos frutos secos.

"Nossa pesquisa com frutos secos (uvas de Corinto gregas) sugerem que elas inibem algumas formas de câncer in vitro", disse a Dra. Kaliora.

"Embora os mecanismos sejam desconhecidos, os extratos parecem interromper a propagação das células cancerosas, causando a morte da célula cancerosa e suprimindo a inflamação."

Comparação entre frutas frescas e frutas secas
Um dos problemas mais comuns com a comparação de frutos frescos e seus correlatos secos em termos nutricionais é a prática de igualar os dois tipos por peso - por exemplo, valores nutricionais para cada 100 gramas.

Como o peso da água é removido na secagem, o teor de açúcar das frutas secas parece desproporcionalmente alto, contribuindo para as mensagens confusas sobre a concentração de açúcar nas frutas secas.

No entanto, quando o tamanho da porção e o teor de água são levados em conta, o conteúdo de açúcares e calorias equivale precisamente, igualando frutas frescas e frutas secas.

As frutas secas já são incluídas junto com as frutas frescas nas recomendações nutricionais oficiais na Argentina, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A granola pode ser aliada de quem pratica atividade física

Fonte: Google Imagens
Muito nutritiva, a granola é indicada principalmente para quem pratica atividade física. Especialistas, no entanto, pregam cautela no consumo, por ser muito calórica


Em um pequeno saco, uma grande mistura de nutrientes essenciais: fibras, gorduras benéficas ao corpo, carboidratos e sais mineirais. Tudo isso com um gostinho muito bom. É a granola, uma importante aliada de quem pratica exercícios. Isso porque ela ajuda a manter o corpo saudável e é fonte de energia necessária para as atividades físicas.

“Muita gente acha que ela é um alimento que vem da natureza, mas não”, explica o nutricionista esportivo Bruno Dib. Um produto industrializado, a granola pode ser encontrada em várias formas. A mais tradicional tem em sua composição cereais (aveia, flocos de milho ou centeio), castanhas (de caju ou do Pará) e frutas secas (banana, maça ou uva).

De acordo com Bruno Dib, a mistura pode ser consumida tanto antes como depois do treino, pois fornece energia para praticar a atividade ou repõe a que foi gasta. Já para Kléber Almeida, também nutricionista esportivo, a granola deve ser ingerida em horários contrários aos exercícios físicos. “As fibras deixam a digestão mais lenta. O atleta precisa de energia rápida antes do treino”, explica.

A granola, no entanto, representa mais do que carboidratos e fibras — fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Ela é rica em gorduras essenciais, como ômega 3, 6 e 9, que ajudam a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, o que pode melhorar o desempenho do atleta. “Outros compostos importantes são o selênio e o zinco, que combatem o envelhecimento das células e ajudam na cicatrização do músculo depois do exercício”, acrescenta Dib.

Almeida lembra, no entanto, que mesmo sendo benéfico, o produto não deve ser consumido indiscriminadamente. Sua ingestão deve ser considerada a partir do tipo de esporte praticado e da quantidade de calorias que o atleta precisa: “Muitos têm que tomar cuidado para não engordar. Por isso, deve-se observar o consumo dela”.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sua genética o(a) faz engordar? Descubra!

Fonte: Google Imagens

A predisposição genética para a obesidade é um fenômeno que envolve a interação de mais de 250 genes. Boa parte dos obesos têm uma alteração em determinado gene (FTO = fator determinante de obesidade), que leva à fome compulsiva e predileção por alimentos de elevado teor calórico.

O meio ambiente, claro, tem um papel muito importante para que o gene se manifeste. Filhos de pais obesos tem 80% de chances de se tornarem gordos, principalmente pelos maus hábitos alimentares e  passados de uma geração para outra.

As chances de uma criança se tornar um adulto obeso aumentam quando:


1. As mães engordam demais durante a gravidez;


2. Ao completar um ano, o bebê pesa mais do que o triplo do que tinha ao nascer;

3. Bebês que dormem pouco ficam mais cansados e fazem menos atividades durante o dia, facilitando o acúmulo de gordura;

4. Crianças com mais de três anos ficam mais de oito horas por semana na frente da TV;

5. Aparecem gordurinhas localizadas antes dos quatro anos de idade;

6. Se os pais são gordos, além da genética com propensão à obesidade, os filhos podem imitar seus maus hábitos;

7. O alto consumo de alimentos doces e gordurosos faz com que as células de gordura se desenvolvam antes. Hoje, crianças com quatro, cinco anos, produzem um tecido gorduroso que só deveria ser formado aos sete anos;

8. Essas células vão aumentando de tamanho até que estouram e se multiplicam, o que resulta em ganho de peso. Uma pessoa nunca perde as células de gordura que ganhou ao engordar. Quando emagrece, essas células murcham, mas permanecem no organismo. Se, após conquistar o peso ideal, a pessoa não der continuidade a uma dieta saudável, essas células vão novamente inchar e se multiplicar. Por isso é que é difícil emagrecer e manter-se magro.


Crianças e adultos saudáveis aprendem que:


- Para começar bem o dia deve-se tomar café-da-manhã e respeitar os horários das refeições seguintes, como almoço e jantar;


- Não deve-se beliscar a toda hora nem ficar longos períodos em jejum;

- Seguir uma dieta balanceada não é impossível porque nenhum alimento é proibido. O segredo é a moderação;

- Enquanto frutas e verduras devem ser consumidas diariamente, alimentos mais pesados, como pizza, batata frita e bolo de chocolate devem aparecer no prato só de vez quando;

- Por mais que jogos eletrônicos sejam divertidos, é importante reservar um tempo para a prática de atividades físicas, como andar de bicicleta, jogar bola, dançar, se divertir com os amigos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aprenda Truques que Deixam as Frituras Menos Nocivas

Fonte: Google Imagens

“Durante o processo de fritura, os óleos são continuamente expostos a fatores que levam a um grande número de reações químicas”, conta a nutricionista Hosana Rodrigues, da Universidade de São Paulo.

Há desde a transformação das moléculas de ácido graxo até alterações de aroma e sabor. “Pode ocorrer a formação de trans, se o óleo for reaproveitado e permanecer horas e horas sob altas temperaturas”, revela Ana Carolina Gagliardi, do Instituto do Coração de São Paulo.

O aquecimento exagerado favorece a perda de ômegas, e a maioria dos tipos usados na cozinha contêm ômegas 3 e 6, gorduras do bem e essenciais para o nosso organismo, que simplesmente acabam desperdiçadas.

Nunca deixe chegar ao ponto de fumaça. Sem contar que as frituras aumentam pra valer a quantidade de calorias nas refeições. Para você ter uma ideia, uma escumadeira cheia de batata cozida fornece 68 calorias, já a batata que passou por fritura, o teor calórico sobe para nada menos que 182. “A fritura pode entrar esporadicamente no cardápio de quem pratica atividade física, desde que o óleo seja saudável e bem fresco”, aconselha a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo.

Outra dica da expert é fritar vegetais como brócolis, cenoura e outros. Nada de linguiça na banha de porco, hein?

domingo, 12 de junho de 2011

Seja mais feliz na sua dieta

- Não fique preso aos quilos.É melhor falar em medidas.


Subir na balança todos os dias é desmotivante, gera ansiedade e pode dar resultados falsos (afetados pelo ciclo menstrual, por exemplo).O ideal é uma vez por mês;



- Paciência. Quem sofre de obesidade mórbida vai precisar de um a dois anos para ter peso saudável;



- Para um emagrecimento saudável, a atividade física é fundamental. Além de dar disposição, queima muitas calorias;

- Fuja das dietas radicais. A alimentação deve ser consciente, com alimentos saudáveis e gostosos. Quem corta alimentos que adora pode ter uma súbita vontade;

- Alguns cardápios não servem para todas as pessoas. É melhor consultar um nutricionista para fazer um cardápio completo. É preciso saber a hora de parar de emagrecer para não desenvolver um transtorno alimentar;

- Metas ousadas demais podem gerar frustração. Estabeleça objetivos reais, um mês depois do outro;

- Não pense só no antes e no depois. Aproveite o durante e comemore todos os quilos perdidos.

Postagens populares