quarta-feira, 30 de março de 2011

10 alimentos que não podem faltar no prato de uma grávida

Foto: Google
O segredo para uma mulher se manter saudável e em forma durante os noves meses, garantindo um ótimo desenvolvimento para o filho, está na mesa. Além de garantirem o desenvolvimento do bebê, alguns alimentos ajudam a eliminar sintomas desagradáveis, como inchaço, insônia e prisão de ventre, e a diminuir o risco de doenças graves, como hipertensão e diabetes gestacional. As nutricionistas Flávia Pinto Cesar, de São José do Rio Preto (SP), e Lara Natacci, de São Paulo,selecionaram dez alimentos e explicam o que cada um pode fazer pelo bem-estar da mãe e do bebê.


O que não pode faltar na sua lista de compras:



1. Salmão

Além de ser uma delícia, é rico em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e protege contra a hipertensão. Contribui ainda para a formação neurológica, cerebral e pulmonar do feto e estimula o crescimento dele.
Dose certa: 1 filé duas vezes por semana, grelhado, assado ou cozido no vapor.



2. Aveia em flocos

Contém fibras solúveis, que previnem a constipação intestinal, auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção do diabetes gestacional.
Dose certa: de 1 a 2 colheres (sopa) com iogurte desnatado, diariamente, antes de dormir, o que vai evitar quedas de açúcar no sangue no período noturno.
 
3. Leite
Fonte de cálcio, o leite é importante para o desenvolvimento ósseo do bebê, a formação dos dentes e a regulação da coagulação sanguínea, dos impulsos nervosos e dos batimentos cardíacos do pequeno. A mulher, por sua vez, se protege contra a osteoporose e a pré-eclampsia.
Dose certa: cerca de 1 litro de leite integral todos os dias.



4. Linhaça

Seus pontos fortes são as fibras e o ômega 6, que diminuem o colesterol ruim, ajudando a prevenir inchaços, prisão de ventre, ganho excessivo de peso e hipertensão. Para o bebê, favorece o desenvolvimento cerebral e da retina.
Dose certa: de 1 a 2 colheres (sopa) por dia, triturada no liquidificador.



5. Batata-doce

A batata-doce fornece vitamina A, que ajuda no desenvolvimento celular do feto, assim como no seu crescimento ósseo e dentário. Também protege a visão e reforça o sistema imunológico da mãe e do bebê.
Dose certa: 1 unidade pequena ao dia, cozida ou assada.



6. Laranja

Rica em vitamina C, tem ação antioxidante, aumenta a imunidade e previne contra gripes e doenças infecciosas. Ingeri-la com o bagaço também fornece fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade.
Dose certa: 1 copo de suco sem açúcar nem aditivos ou 1 fruta com o bagaço, diariamente.



7. Quinua

Esse cereal é ideal para grávidas, pois reúne fibras, proteínas, minerais e vitaminas, como a B6, que melhora o sono e previne a depressão pós-parto.
Dose certa: de 1 a 2 colheres (sopa) de farelo de quinua diariamente



8. Feijão

É uma importante fonte de ferro, essencial para a formação da placenta e dos tecidos e músculos do bebê. Também contém fibras solúveis, que se transformam em um gel no estômago, prolongando a sensação de saciedade. Contribui ainda para reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.
Dose certa: 1 concha média pelo menos uma vez ao dia



9. Carne bovina magra

Proteínas e vitaminas são indispensáveis para a formação dos tecidos maternos e fetais. A carne também contém vitamina B12, que favorece o desenvolvimento cognitivo do bebê. A carência causa fadiga, perda de memória e fraqueza muscular na mãe.
Dose certa: 1 porção de 100 gramas de três a quatro vezes por semana, grelhada, cozida ou assada.



10. Brócolis

Contém ácido fólico, um derivado da vitamina B que é sinônimo de proteção na gravidez. Ele favorece o desenvolvimento neurológico do bebê, evitando malformações na medula e no cérebro. Para a mulher, combate formas de anemia, doenças cardiovasculares e alterações psíquicas.
Dose certa: 1 prato de sobremesa diariamente, cozido no vapor, em salada ou refogado.




Link Relacionado:

terça-feira, 29 de março de 2011

Jiló combate o mau hálito, protege o coração e ajuda a emagrecer

Ele faz franzir a testa e provoca cara feia, mesmo quando está somente na imaginação. Encarar o amargo do jiló, porém, faz bem ao coração, combate o mau hálito e ainda ajuda a perder peso.

Foto: Google
Embora pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é um fruto, e não legume, como seus primos. É concentrado em vitaminas A, do complexo B e C. Contem minerais, cálcio, ferro e magnésio, mas seu potencial reverenciado é no combate ao colesterol e à halitose.

Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol - gordura ruim - seja aderido. "É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração", defende Daniela Jobst, nutricionista, dona da clínica NutriJobst, em São Paulo.

Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência. Com uma grande quantidade de água na composição, é um aliado do regime, pois promove saciedade.

Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana. "Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal", indica Daniela.

De acordo com o novo guia de orientações contra a obesidade, metade do prato deve incluir legumes, vegetais e frutos, especialmente os coloridos (verde-escuros, vermelhos e laranjas).
Para quem gostou do valor agregado, mas não consegue desfazer a careta, a nutricionista indica que transforme o fruto em farinha. Triturar e fazer dele uma farofa é uma boa alternativa para consumi-lo sem dor.

"Como uma farofa, ele pode ser associado a diversos alimentos, minimizando o sabor marcante. Duas colheres de sopa por semana já são suficientes para garantir seus benefícios. Refogá-lo no azeite e na mateiga também deixa o alimento fácil de comer."

Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor. Embora difícil de engolir, o sabor repulsivo do jiló também tem seu valor. Segundo Daniela, o amargo estimula a salivação e tem uma ação bactericida na boca. O processo promove limpeza bucal e o hálito saudável.

Postagens populares