quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cientistas apontam dicas simples que funcionam para emagrecer


Esta é só para as mulheres que já passaram da menopausa. Recente pesquisa demonstrou que algumas dicas simples funcionam para perder peso – até 10% do peso em um ano. Para quem não quer perder tempo com detalhes, as dicas são:
  • Mantenha um diário, registrando tudo que você come, como foi preparado, etc.
  • Nunca pule uma refeição, principalmente, nunca pule o almoço.
  • Evite comer em restaurantes com frequência, principalmente no almoço.
A pesquisa feita pela dra. Anne McTiernan e colegas é a primeira a examinar o impacto de uma ampla gama de comportamentos de automonitoramenteo, além de padrões de refeições na mudança de peso entre mulheres com sobrepeso ou obesidade que já estão na menopausa. Outras pesquisas demonstraram que a restrição das calorias totais é mais improtante que a composição da dieta, como dietas de baixa gordura ou de baixos carboidratos, o que levou a dra. Anne a se perguntar quais hábitos e comportamentos ajudam em uma redução do consumo de calorias.

O acompanhamento de 123 mulheres sedentárias e obesas ou com sobrepeso com idades entre 50 e 75 anos durante um ano revelou que aquelas que registravam tudo que comiam perdiam em torno de 2,7 quilos a mais que as que não mantinham diário. Para fazer o diário, qualquer bloquinho de notas serve, ou então um aplicativo on-line que permita o controle das calorias no seu smartphone, mas seja qual for o método usado, o importante é que as seguintes orientações sejam observadas:
  1. Seja honesta – registre tudo que você come.
  2. Seja precisa – meça as porções, leia as etiquetas.
  3. Seja completa – inclua detalhes sobre como o alimento foi preparado, além da adição de coberturas, molhos e condimentos.
  4. Seja consistente – leve seu diário sempre consigo ou use uma aplicação de registro de dieta em seu smartphone, para não deixar de registrar as calorias de nenhuma refeição.
Seguindo estes conselhos, é mais fácil controlar a ingestão de calorias. Além disso, a perda de peso é maior se a alimentação se der em intervalos regulares, sem “pular” nenhuma refeição – principalmente o almoço. Não está bem claro como funciona este mecanismo, mas o estudo apontou que quem “pula” uma refeição perde em um ano 3,6 quilos a menos que quem faz todas as refeições. Além disso, comer frequentemente em restaurantes faz com que se perca 2,26 quilos a menos por ano.

Fonte: [ScienceDaily]

quarta-feira, 18 de julho de 2012

16° Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos


O “16° Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos” do IUFoST, acontecerá pela primeira vez na América Latina, em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, de 5 a 9 de Agosto de 2012.

O evento tem como objetivos promover oportunidades de cooperação internacional, troca de informações e discussões entre cientistas e especialistas de alimentos de todo o mundo. O programa científico está estruturado de maneira forte e abrangente, cobrindo pontos-chave na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Localizada no extremo oeste do estado do Paraná, Foz do Iguaçu é o centro turístico e econômico mais desenvolvido daquela região, sendo um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros.  As deslumbrantes “Cataratas do Iguaçu” estão entre as sete maravilhas da natureza. Possuem 275 cascatas distribuídas em quatro quilômetros em meio à exuberante natureza.


Faça sua inscrição


terça-feira, 17 de julho de 2012

Cuidados com alimentação nas férias escolares

O alerta do é clínico geral da Central de Abastecimento (Ceapi), José Cícero Ribeiro.
Férias escolares representam horários flexíveis e consumo frequente de comidas nada saudáveis. Mas, quando o assunto é alimentação dos filhos, todo o cuidado é pouco. Este é o alerta do clínico geral da Central de Abastecimento (Ceapi), José Cícero Ribeiro, que atende no ambulatório médico da Associação de Usuários e Permissionários da Ceapi (Assucepi).
Um dos principais desafios das férias é conseguir driblar as guloseimas que tanto chamam a atenção das crianças. Segundo o médico, o importante é que elas não substituam a alimentação. “Elas devem ser liberadas após as refeições maiores como o almoço ou jantar. Porém, devem ser observados a idade da criança e o tipo de guloseima”, explica.
O especialista lembra que o ideal é tentar conservar os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A dieta alimentar das crianças conter - principalmente em Teresina, que tem um clima quente - frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Para estimular o consumo de verduras e legumes, uma boa opção são as sopas.
José Cícero lembra que os pais não podem se esquecer da hidratação, com sucos naturais com frutas ou água de coco. “Energéticos e refrigerantes devem ser evitados. O refrigerante não mantém uma boa hidratação e não contém vitaminas como o suco”, diz.
O médico aconselha os pais a aproveitar as férias escolares para cuidar da saúde de seus filhos, fazer consultas de rotina e exames necessários. “Iniciar um tratamento de saúde no começo do problema facilita a cura, principalmente em crianças”, recomenda. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Você sabe o que é Nutrição Funcional?



A Nutrição Funcional aplica a Ciência dos Nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica. Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.

A Nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine e do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional fundado em 2004.

O PODER DOS GRÃOS 
Existem novas opções nas prateleiras dos mercados brasileiros. Agora os grãos estão mais acessíveis, complementando o almoço de cada dia e enriquecendo a sua alimentação.
“A linhaça e a quinoa são complementos das leguminosas como é o feijão. O oportuno é alternar as diferentes leguminosas com o feijão (variar sempre o tipo para obter benefícios e nutrientes diferentes), alternar com outras leguminosas como ervilha seca, lentilha, grão de bico ou de soja. Podendo, também, acompanhar essas leguminosas com o arroz integral e quinoa em grãos cozida. Obtendo dessa forma um conjunto importante de nutrientes e fibras”, explica dr. Fábio Bicalho.

FEIJÃO BRANCO
- Para quem é indicado? Contribuição no processo de emagrecimento e regulação do intestino.
- Quanto deve ser consumido por dia? 1 colher de chá.
- Existe alguma contraindicação? Qual? Indivíduo com disbiose sem controle.
- Quais são os benefícios à saúde que esse grão pode trazer? Saciedade e regulação de trânsito intestinal.

LINHAÇA
- Para quem é indicado? Todas as pessoas, alimento rico em fibras, nutrientes e omega 3.
- Quanto deve ser consumido por dia? De 1 colher de sobremesa à 1 colher de sopa.
- Existe alguma contraindicação? Grávidas, nutrizes e indivíduos com intolerância ou alergia ao alimento.
- Quais são os benefícios à saúde que esse grão pode trazer? Regulação do intestino, diminuição de ansiedade, diminuição de inflamações em células de gordura e celulites.

QUINUA
- Para quem é indicado? Todos.
- Quanto deve ser consumido por dia? Depende do paciente, em geral 2 colheres de sopa.
- Existe alguma contraindicação? Indivíduos com alergia ou intolerância ao alimento.
- Quais são os benefícios à saúde que esse grão pode trazer? Regulação de glicemia, saciedade, modulação de colesterol, atenua sintomas da TPM, auxilia na recuperação e construção de fibras musculares.
- Como ele pode ser encontrado? (por exemplo, grão, farinha, óleo...) Em grão, flocos e farinha.

Fonte: oestadoce

Postagens populares