sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Encare o stress da sua própria maneira

São muitos os artifícios sugeridos por especialistas, livros ou páginas na internet para ajudar pessoas estressadas a encontrarem o bem-estar. “Medite, respire fundo, pratique exercícios, relaxe, seja positivo, evite discussões” fazem parte do arsenal de recomendações para aliviar as tensões. Porém, o problema de seguir essas e outras dicas genéricas é que elas nem sempre funcionam igual para todo mundo.

Segundo a terapeuta holística Tatiana Girardi, que mantém o blog Espaço do Bem-estar, as regras gerais anti-stress nem sempre são eficazes porque cada indivíduo lida com as emoções de modo distinto e, portanto, enfrenta o stress conforme sua própria visão de mundo. “Justamente por cada um encarar o stress de uma forma, seria incoerente impor regras generalizadas para eliminá-lo”.

O primeiro passo, então, para quem busca o bem-estar é identificar quais caminhos são bons para si. “Cada pessoa deve procurar o que faz mais sentido para que ela se sinta mais relaxada, calma e serena. Se para alguns é meditar, para outros pode ser calçar um tênis e correr. O segredo é descobrir o que faz bem para você, independente de ser bom para o outro”, afirma a terapeuta.

Desabafar sobre um problema, por exemplo, é uma dica corriqueira para evitar o stress, pois quantas vezes não ouvimos dizer que guardar mágoas faz mal. Mas se para alguns falar dos problemas pode trazer conforto, para outros essa não é uma ideia tão boa assim. “Expor a vida aos amigos e familiares pode, para alguns, causar ainda mais stress, pois eles podem ser mal compreendidos ou até se arrependerem por falar demais. Nesse caso, uma saída é escrever e colocar todo incômodo e questionamento no papel”, diz Tatiana.

E, deste modo, pensando em estratégias e experimentando alternativas que é possível compreender as melhores saídas para o alívio do próprio stress. Por isso, pare e reflita se o que você anda fazendo para ter mais tranquilidade no dia a dia está funcionando bem ou se é hora de repensar a rotina e mudar suas atitudes!

Mariana Teodoro

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Controle do Stress

Jogar xadrez, dama, dominó ou montar um quebra-cabeça pode ser mais que um passa tempo. Atividades de raciocínio lógico como essas podem ajudar também a aliviar o stress do dia a dia. 

Segundo a especialista em terapia comportamental e cognitiva pela USP, Maria de Lourdes, essas atividades exercem uma relevante função na neuróbica - exercícios para o cérebro. "Elas ajudam na manutenção da memória, da atenção e da concentração", diz. Além disso, a psicóloga acredita que os jogos de tabuleiro favorecem os relacionamentos interpessoais, pois exigem uma socialização com os adversários ou parceiros. 

Porém, Maria de Lourdes ressalta que participar de atividades como essas não garante a eliminação do stress. “Quando você faz algo que lhe dá prazer, você muda a produção química do cérebro. Isso vai aliviar por um tempo, porém não vai resolver o seu problema.", afirma. Isso porque, apesar do alívio momentâneo, ao chegar ao fim de uma partida, a pessoa pode retomar o estado de tensão anterior. “Os jogos ajudam, mas tiram o foco apenas temporariamente. O que ela precisa fazer é identificar as fontes estressoras para, desta forma, eliminá-las totalmente da sua vida”. 

A psicóloga explica ainda que qualquer prejuízo à saúde física ou mental, que jogos como estes podem desencadear, é causado pelo exagero. “Tudo em excesso faz mal, o risco do vício é algo relativo. Não é todo jogador que se torna dependente. Normalmente, há uma predisposição biológica associada à prática comportamental que leva o praticante de atividades ou hobbies ao vício”, finaliza. 

Postagens populares