sábado, 15 de outubro de 2011

Mãe acima do peso relata dificuldade para controlar alimentação das filhas


‘Não vou falar que não podem comer se estou comendo’, acredita ela.

A técnica em nutrição Camila Carvalho Fugulin, de 27 anos, conhece toda a cartilha da alimentação saudável. A família dela, porém, não resiste a um pedaço de pizza, ao chocolate ou a um copo de refrigerante. O resultado é que ela e as duas filhas, Maria Eduarda, de 3 anos, e Ana Beatriz, de 8 anos, estão acima do peso ideal. Camila associa o problema à ansiedade e à dificuldade de falar “não” para as meninas. “Não vou falar que elas não podem comer se eu estou comendo”, afirma a mãe.

Camila luta contra a balança desde criança e confessa que não consegue resistir a algumas tentações na mesa. “Eu preciso de chocolate. Parece igual droga, é uma dependência. Eu chego a chorar porque preciso comer chocolate. É desesperador”, desabafa. “Eu sei que eu tenho que emagrecer pela minha saúde, para cuidar delas, mas a ansiedade é maior. Na hora que vou comer uma fruta ou um bolo de chocolate, vou no bolo de chocolate. É bem difícil.”

A mãe evita subir na balança. Na última medição, realizada há seis meses, Camila estava com 120 quilos – ela tem 1,65 metro de altura -, o que é considerado obesidade. A filha mais velha, de 8 anos, está cerca de 20 quilos acima do peso, segundo a mãe. Ana Beatriz sofre na escola por causa das brincadeiras dos colegas e das dificuldades nas aulas de educação física. “Ela chega chorando da escola”, conta Camila.

A filha mais nova precisa perder quatro quilos por indicação médica, pois o excesso de peso prejudica o tratamento para bronquite asmática. “A Maria Eduarda precisa eliminar quatro quilos porque isso dificulta a respiração dela e dá crise. Mas eu não consigo. A gente corta alimentação, come um iogurte à tarde, mas ela fica chorando com fome”, diz a mãe, que confessa ser muito difícil dizer “não” nessas ocasiões.

Como não consegue emprego em sua área de atuação, Camila faz doces e bolos por encomenda, o que também facilita o acesso da família às calorias extras. “Na minha área, eu não consigo arrumar emprego. Ninguém aceita uma técnica [em nutrição] gorda. Eu já fui fazer várias entrevistas, passei em todos os testes e, quando a pessoa me viu, disse que eu não atinjo o perfil. Profissionalmente é péssimo”, afirma.


Alimentação 
A mãe garante que as crianças até comem frutas, verduras e legumes. Mas o grande problema são os lanches no intervalo das refeições. A família também não resiste a refrigerantes, doces e pizzas – o marido trabalha em uma pizzaria. “Tudo o que me dá vontade de comer, eu como. Eu sei que eu não posso, mas vou, faço, e como. Eu preciso comer um doce. E isso passa para as duas, com certeza”, confessa a mãe.

No café da manhã, a família consome café com leite, pão com manteiga, queijo ou requeijão. Camila oferece uma fruta às filhas por volta das 10h e, no cardápio do almoço, há arroz, feijão, carne, legumes. As refeições são geralmente acompanhadas por refrigerante. “À tarde, quando elas ficam na minha mãe, sempre tem um pão de queijo e um leite”, completa a mãe.

Camila conta que Ana Beatriz também come mais do que deveria na escola. “Ela vai para a escola e sei que, além da fruta que eu mando, também come no refeitório [a merenda]. A professora até me chamou porque viu que ela está comendo em excesso”, afirma. A mãe irá levar a filha a um psicólogo por causa da ansiedade da menina. “Quando vamos a alguma festa, ela até passa mal porque come em excesso.”


Tentativas de emagrecer
A mãe diz que já fez vários tratamentos para emagrecer, inclusive com o uso da sibutramina e outros medicamentos. “Já tomei e passo muito mal, minha pressão aumenta, dá tontura, dor de cabeça, eu não posso”, disse. Nesta segunda (10), o governo federal publicou no Diário Oficial da União a proibição de três emagrecedores e a exigência de maior controle sobre a sibutramina.

Na adolescência, Camila conta que perdeu cerca de 20 quilos com um tratamento homeopático, mas os quilos voltaram com as duas gestações. “Engordei bem mais na gravidez da Maria Eduarda e hoje não consigo perder peso”, disse.

Agora, ela leva as meninas a médicos, mas não frequenta há algum tempo consultórios em busca da solução para a obesidade. “Sem nenhum tipo de exame, eles [médicos] mandam tomar remédio. Eu não posso, passo mal. Encaminham para o nutricionista, mas eu sei o que tem que fazer para comer. O problema é a ansiedade. Já fiz tratamento psicológico, mas não adiantou em nada.”

Camila diz que o marido tenta controlar a alimentação das crianças, mas que ele também está começando a engordar. “É a família inteira. Meu marido era bem magro, mas está engordando”, afirma. A mãe tem a consciência que precisa dar o exemplo para as duas filhas emagrecerem. “É muito difícil”, confessa.

Relação com a comida
A endocrinologista Zuleika Halpern, representante do departamento de obesidade infantil da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), acredita que a fonte do problema da família está na ansiedade da mãe.

“Nessa idade, o tratamento da obesidade é totalmente dependente do adulto, porque tudo o que a criança come é oferecido por um adulto. Por isso, os hábitos dos familiares são fundamentais. Ela precisa tratar a ansiedade para que possa se organizar e fazer uma alimentação adequada para a família”, defende a especialista.


Ela afirma que, em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos prescritos por um médico para o controle dessa ansiedade. Zuleika explica também a declaração sobre a necessidade da mãe de comer chocolate. “O chocolate funciona como droga em quem é muito ansioso. Ela sempre joga a ansiedade dela em cima de alguma coisa”, diz.

A médica explica que, na idade das meninas, nunca é indicado medicamentos para o controle do peso. “Só reeducação alimentar e atividade física. Tem que procurar tirar essas crianças da vida sedentária, levar para os parques aos fins de semana, não fazer estoques de guloseimas. O dia a dia deve ser o mais saudável possível. É lógico que tem férias, Páscoa e Natal. Essas datas não fazem tanta diferença, o que faz é o dia a dia.”

Segundo a endocrinologista, a obesidade “pode ser vulnerabilidade genética mais o ambiente”, o que parece ser o caso das meninas. Por isso, os hábitos alimentares precisam ser o mais saudável possível. “O excesso de peso não favorece absolutamente nada em fase alguma da vida.”

A psicanalista Maria Elizabeth Gatto, especialista em transtornos alimentares e obesidade, afirma que, durante o tratamento, o paciente precisa entender a relação que ele tem com a comida. “Dentro do trabalho psicológico, a gente vai buscar qual o sentido da comida na vida dele. Em que momento a comida passou a ter um espaço tão prioritário? Muitas vezes o paciente declara que o único prazer dele é comer”, diz a especialista. “Dentro do processo, o próprio indivíduo pode descobrir outras possibilidades.”

Fonte: G1



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dieta detox: uma semana para limpar o corpo


Um cardápio elaborado para eliminar toxinas e nutrir o corpo sem sacrifícios ou radicalismos

Detox: suco rico em antioxidantes ajuda a proteger o organismo.

Foto: Getty Images Ampliar
Muita gente pensa que alimentação detox é sinônimo de dieta radical, restritiva e cheia de ingredientes malucos.
A nutricionista Roberta Frizzo Serena esclarece: a detoxificação, ou simplesmente detox, é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

“Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo.”

Se você tem sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso, vale a pena experimentar a detox.

Olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten (trigo), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

O cardápio detox precisa conter frutas, verduras, legumes orgânicos (se possível), carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco). E mais: deve-se caprichar nos temperos naturais, como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e as ervas frescas.

Dieta detox: uma semana para limpar o corpo

SEGUNDA-FEIRA
Café da manhã
- Suco verde: bater no liquidificador 250ml de água, 1 folha de couve-manteiga, 1 maçã
- 1 fatia de pão light sem glúten com geleia natural sem açúcar
Lanche da manhã
- 1 castanha-do-pará + 1 damasco seco recheado com 1 noz
Almoço
- Salada de folhas verdes, tomate e palmito (temperar com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extravirgem)
- Peito de frango (100g) assado com alecrim
- 3 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres de sopa de feijão azuki
- Abobrinha, cenoura e berinjela grelhadas
Lanche da tarde
- 1 xícara de chá de salada de frutas (melão, morango, kiwi) com 1 colher de sobremesa de linhaça dourada triturada
Jantar
Sopa de abóbora, quinua em farelo e gengibre ralado (Preparo: cozinhar 1 abóbora paulista, ½ cenoura com 400ml de caldo de frango até amolecer. Bater todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Colocar a sopa de volta à panela e esperar ferver. Para finalizar, desligar o fogo e acrescentar ½ colher de café de gengibre ralado)

TERÇA-FEIRA
Café da manhã
- Suco antioxidante (Preparo: bater no liquidificador 200ml de água + 1 pedaço do talo do aipo + 4 colheres de sopa de morango, framboesa e amora)
- 1 fatia de pão light sem glúten com azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
- 1 castanha-do-pará + 1 tâmara seca recheada com 2 amêndoas
Almoço
Salada de alface, rúcula, broto de alfafa, beterraba e cenoura ralada
-1 posta de salmão (120g) assado
- 3 colheres de sopa de arroz integral
- 1 pires de chá de aspargos cozido ao vapor
Lanche da tarde
Creme de mirtillo (bater no liquidificador 100g de mirtilo, 1 banana e 1 colher de chá de mel; colocar em uma cumbuca e polvilar 1 colher de sopa de amaranto em flocos)
Jantar
Salada de folhas com frango ao óleo de linhaça (Preparo: corte 100g de peito de frango em cubinhos e tempere com sal e pimenta a gosto. Passe os cubinhos no ovo batido e, em seguida, passe-os em uma mistura de farinha de linhaça, gergelim e amêndoas trituradas. Coloque os cubinhos em uma assadeira untada com óleo de linhaça e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C. Enquanto isso, em uma saladeira, faça uma camada de folhas de alface americana, alface roxa e agrião e sobre elas, arrume os tomatinhos cereja cortados ao meio. Para finalizar arrume os cubinhos de frango sobre as folhas e tempere com limão, óleo de linhaça, salsinha e sal a gosto)

QUARTA-FEIRA
Café da manhã
- Suco verde (bater no liquidificador 200ml de água, 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi)
- 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia natural sem açúcar
Lanche da manhã
- 1 xícara de café de semente de abóbora e/ou girassol
Almoço
- Salada de folhas verdes com pepino e palmito
- 4 colheres de sopa de quinua com grão-de-bico (Preparo: em uma panela, misturar 100g de quinua em grãos com 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 xícara de chá de água, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sobremesa de curry e sal a gosto. Leve ao fogo até ferver. Cozinhar a quinua e escorrer a água. Acrescentar 1 cenoura ralada, 100g de grão-de-bico cozido, cebolinha e 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas. Em uma tigela a parte misturar 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta a gosto. Misturar e regar a salada com esse molho)
Lanche da tarde
1 xícara de chá de salada de frutas (maçã, morango, manga) com 1 colher de sopa de linhaça dourada triturada
Jantar
- Salada de agrião, repolho branco picado e gomos de laranja
- Omelete (1 gema e 3 claras) com brócolis

QUINTA-FEIRA
Café da manhã
- Suco (bater no liquidificador 1 fatia média de melão + 100g de amora fresca ou congelada + cubos de gelo)
- 1 fatia de pão integral sem glúten com um “fio” de azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
- 1 damasco seco recheado com 1 nozes + 1 castanha-do-pará
Almoço
- Salada de alface crespa, rúcula, broto de alfafa e tomate cereja
- Macarrão de quinua com shimeji e gengibre (Preparo: refogar a cebola no azeite e colocar gengibre ralado e o shimeji; desligar o fogo quando o cogumelo começar a soltar água e juntar com o macarrão já cozido)
Lanche da tarde
- 1 tapioca coberta com uma banana amassada, canela e 1 colher de sobremesa de amaranto em flocos
Jantar
Sopa de legumes com 100g de frango desfiado (Preparo: cortar em cubos e colocar em uma panela de pressão 1 cenoura, 1 abobrinha, 2 chuchus, 2 tomates maduros sem sementes. Juntar 1 litro de caldo de legumes e cozinhar na pressão por 15 minutos, até os legumes amolecerem. Bater todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Colocar a sopa na panela e esperar ferver. Para finalizar acertar o sal, colocar o frango já cozido e desfiado e salpicar folhinhas de manjericão)

SEXTA-FEIRA
Café da manhã
- Suco verde (bater no liquidificador 200ml de água, 1 folha de couve, 1 laranja e 2 ameixas pretas secas)
- 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia natural sem açúcar
Lanche da manhã
- 1 tâmara recheada com 2 amêndoas + 2 castanhas de caju
Almoço
Salada de folhas variadas (alface-americana, rúcula, alface-roxa, alface-crespa) com fundo de alcachofra
Filé de peixe sobre espinafre refogado com 2 colheres de sopa de purê de batata-doces
Lanche da tarde
- 1 rodela grossa de abacaxi grelhado com 1 colher de chá de mel e 1 colher de sopa de castanha-do-pará
Jantar
Salada de folhas variadas com omelete (1 gema + 3 claras) recheado de cogumelos Paris

SÁBADO
Café da manhã
- Suco rico em vitamina C (Preparo: bater no liquidificador ½ mamão papaia sem sementes com o suco e as sementes de 1 maracujá, 1 laranja e 1 limão)
- 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
- 1 xícara de café de semente de abóbora e/ou girassol
Almoço
- Salada de folhas com rabanete e cenoura em rodelas
- 100g de peito de frango grelhado
- Arroz integral com lentilhas (4 colheres de sopa)
- Brócolis cozido ao vapor
Lanche da tarde
- 1 xícara de chá de salada de frutas (pera, framboesa, kiwi) com 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
Jantar
Sopa verde com amaranto em flocos (Preparo: em uma panela, refogar o alho e a cebola. Adicionar 1 litro de água filtrada, ½ couve-flor, 1 xícara de brócolis, 2 folhas de couve e 1 xícara de chá de folha de mostarda e deixar cozinhar. Bater todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Adicionar ½ xícara de chá de quinua em flocos e bater mais um pouco. Colocar a sopa na panela e esperar ferver. Para finalizar, acertar o sal, acrescentar salsinha e cebolinha picada.

DOMINGO
Café da manhã
- Suco vermelho (bater no liquidificador 200g de melancia, 200g de morango e gelo a gosto, servir com folhas de hortelã)
- 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
- 1 ameixa preta + 1 damasco seco recheado com 1 noz
Almoço
- Salada de folhas com erva-doce, tomate e pepino
- 4 colheres de sopa de arroz vermelho com frango e curry (Preparo: cozinhar o arroz vermelho com caldo de frango por 25 minutos em panela de pressão. A parte, dourar o alho e a cebola e juntar ao arroz. Cortar o peito de frango (100g) em cubinhos e temperar com suco de um limão, pimenta a gosto e uma pitada de curry. Dourar o frango e para finalizar, colocar o arroz no centro do prato e o frango ao redor)
Lanche da tarde
- 1 tapioca coberta de purê de maçã com 1 colher de sobremesa de amaranto em flocos
Jantar
-Salada de folhas variadas com cenoura e beterraba ralada
- 1 filé de atum com crosta de gergelim

Fonte: IG

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

10 alimentos que melhoram o humor


Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo
Espinafre

Se ao menor sinal de tristeza, estresse ou irritação o chocolate parece ser a melhor – talvez única – opção de conforto, saiba que o cardápio brasileiro reserva outras alternativas para quem quer levantar o astral por meio da alimentação.

A nutricionista Flávia César Raduam, especialista em Medicina Biomolecular e fisiologia pela Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular pesquisou os alimentos com potencial para melhorar o humor. Ela encontrou 10 exemplos que, além de darem uma levantada no astral, são nutritivos e alguns nem tão calóricos como o chocalate.

Alimentos:

1. Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo;

2. Ovo: a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar;

3. Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores;

4. Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão;

5. Leite: também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar;

6. Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma;

7. Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina;

8. Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do bom-humor;

9. Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco;

10. Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da feliciadade.

Fonte: IG

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Prática de exercícios deve ser mantida na gravidez


Praticar atividades físicas durante a gestação garante a saúde do bebê e da mãe e evita doenças como diabetes e hipertensão, além de minimizar o ganho excessivo de peso. Porém, duas em cada três mulheres reduzem o tempo e a intensidade dos exercícios conforme a gravidez avança. Os dados são de pesquisa realizada pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano.

Durante o estudo, 127 mulheres grávidas entre 16 e 40 anos utilizaram o pedômetro, aparelho que mede o número de passos dados durante o dia. No início da gravidez, elas faziam exercícios diários por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua - tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Dentre as gestantes que diminuíram a atividade física, o nível de exercícios caiu 34% durante a semana já no segundo trimestre de gravidez. No terceiro trimestre a redução foi ainda maior: 41% em relação ao início da gestação.

Para o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, fatores como ganho de peso podem influenciar na decisão da mulher em praticar menos atividades. "Elas se sentem mais pesadas, a coluna e as pernas precisam se readaptar para que possam se locomover. Muitas vezes elas se sentem mais cansadas por conta disso".

Araújo destacou que a prática de atividades físicas é um item que deve fazer parte do período pré-natal. "Por isso, o acompanhamento médico é fundamental, inclusive para conscientizar as gestantes das complicações ocasionadas pela falta de exercícios".

Para as mulheres que nunca praticaram atividade física e desejam começar durante o período gestacional, é indicado fazer caminhada. Para aquelas que eram ativas antes da gravidez, é necessário buscar atividade aeróbica, como trotar, pedalar, nadar ou mesmo dançar. "A dança ainda favorece as relações sociais e é capaz de manter mãe e bebê felizes, além do gasto energético". 


MEDO
A educadora perinatal Deborah Delage destacou ainda que a visão popular da gravidez como uma doença também contribui para que a mulher deixe de praticar exercícios. "Ela começa a ouvir dos familiares e amigos que deve descansar para não prejudicar o bebê, como se o corpo da mulher pudesse causar mal à criança".


Deborah explicou que as atividades físicas podem ajudar a mulher a ter um parto mais tranquilo. "Se não há restrições médicas, não há motivo para deixar de lado o exercício físico", indicou.

Ex-jogadora de vôlei troca quadras por caminhada e yoga
A gestora de Recursos Humanos Caroline Manfrin, 26 anos, jogou vôlei até os 18 anos. Teve que parar por causa de lesões no joelho, mas nunca deixou de praticar atividades físicas. Fazia academia e corrida. Ao engravidar, diminuiu a intensidade dos exercícios, mas não parou de praticá-los. "Optei pelas caminhadas e yoga, mas não deixei que a gravidez me tornasse sedentária".

A yoga, inclusive, não traz só benefícios físicos, segundo Caroline, mas ajuda a mantê-la mais calma.

Ela é filha de ex-atletas e profissionais da educação física e sempre soube a importância dos exercícios para ter uma gravidez saudável. Tanto que, aos oito meses de gestação, ganhou apenas oito quilos. "Além dos exercícios, mantive a dieta equilibrada, com consumo de frutas e verduras e muita água".

Se bater aquele desejo de comer um doce, Caroline não deixa o pequeno Matheus passar vontade. "Mas procuro maneirar para que meu filho possa nascer saudável e também para que eu possa me manter assim. Afinal, gravidez não é doença".

A futura mamãe lembrou, porém, que a prática de atividades deve ser orientada pelo médico. "Somente o ginecologista que acompanha a mulher desde o início da gravidez sabe das restrições de cada uma neste período".

Fonte: DGABC

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas para alimentação rápida e saudável


1 – Abacate - Amasse o abacate como uma pastinha para sanduíches. É uma delícia, rico em ácidos graxos essenciais e está repleto de vitaminas, minerais e fibras.


2 – Pastas - Procure na seção de frios do supermercado pastinhas saborosas e saudáveis para passar no pão, como o homus.

3 – Queijos magros - Em vez de manteiga, use queijo cottage ou ricota fresca. Ambos são uma ótima base para outros recheios.

4 – Manteiga de amendoim – Compre uma marca que não contenha óleos parcialmente hidrogenados. Uma opção é tentar prepará-la em casa. No processador de alimentos, bata 500 g de amendoim torrado com 1⁄4 de xícara de óleo de amendoim e 1⁄2 colher de chá de sal. Bata até obter a textura desejada: lisa ou com pedaços.

5 – Óleos - Use um pouco de azeite de oliva extravirgem ou óleo de nozes prensado a frio sobre o pão.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os 10 princípios para uma atividade física saudável

Como manter o pique? Como manter-se motivado? Como manter a boa forma e ter performance? Alguns questionamentos conduzem a uma vida mais saudável

 

foto: adam tavares - ativo.com
A cada dia tenho a nítida convicção que devemos colocar em nossas vidas um objetivo ou meta para o desenvolvimento de nosso corpo e mente, tanto para a melhora de nossa qualidade de vida, bem como servir de trampolim para novas conquistas.


Vivemos, assimilamos, amadurecemos a todo o instante com o desenrolar da rotina do dia-a-dia, às vezes dinâmico, ou por outro lado, muitas vezes monótono.


Como manter o pique total? Como manter-se motivado? Como manter a boa forma e ter performance? Como evitar as lesões? Como, quando, por que, etc., são perguntas tão rotineiras, nas quais não paramos para pensar o quanto elas são importantes em nossas decisões e posteriormente fazem a diferença.


Seguindo este raciocínio ao longo desses meus 30 anos de atleta e 20 anos de médico desenvolvi uma série de questionamentos e organizei de forma simples e direta os princípios do sucesso focado para o ganho de saúde e qualidade de vida por meio de práticas de vida saudáveis e atividade física.


Planejamento e metas são fundamentais para o SUCESSO. Pergunte a si mesmo:


1- Qual o seu objetivo?


2- O quanto disciplinado você é?


3- Quanto tempo diário você dispõe para a sua qualidade de vida?


4- Como você avalia a sua alimentação?


5- Você planeja com orientação profissional a sua atividade física?


6- Como está a sua qualidade de sono?


7- Você esta feliz dentro deste contexto de vida em que se encontra?


8- O que estou fazendo de errado em minha vida e poderia corrigir melhorando minha qualidade de vida e das pessoas ao meu redor?


9- Será que estou suplementando adequadamente a minha atividade física... para mais ou para menos...e minha alimentação (dieta) como está?


10- Harmonia das sete saúdes: Saúde física-mental, Saúde intelectual, Saúde social, Saúde familiar, Saúde profissional, Saúde financeira e Saúde espiritual.


Este questionário é extremamente importante para diagnosticar, objetivar, esclarecer e planejar a melhor forma de atingir o seu SUCESSO, assim sendo, minimizando as falhas durante o percurso. Através dessas informações podemos orientar melhor os nossos pacientes a atingirem o objetivo de suas vidas, o qual é SER FELIZ E OBTER O SUCESSO.

Ninguém constrói nada sozinho como diziam nossos pensadores...



Fonte: Ativo

domingo, 9 de outubro de 2011

Entenda como a sibutramina age no corpo humano

Com a proibição de três medicamentos – anfepramona, femproporex e mazindol – pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a sibutramina é hoje a única droga usada para emagrecer que atua sobre o sistema nervoso. Além dela, só há mais um remédio disponível para esse fim, o orlistate – cujo nome de mercado é Xenical – que age sobre a absorção de gordura no intestino.


O farmacêutico Ivan da Gama Teixeira, diretor técnico e vice-presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), contou que a substância surgiu como um antidepressivo. “Viram que a diminuição do apetite era um efeito colateral e o remédio passou a ser usado como emagrecedor”, explicou.

Contudo, o que a sibutramina faz no cérebro não é exatamente inibir o apetite, como é o caso dos remédios que foram proibidos. Na verdade, ela estimula a saciedade. “Na prática, o paciente fica satisfeito com menos comida”, resumiu o endocrinologista Walmir Coutinho, pesquisador que participou da pesquisa “Scout”, a maior já feita sobre o remédio, que acompanhou pouco menos de 10 mil pacientes durante um período médio de 3 anos e 5 meses.

Os especialistas consultados pelo G1 explicaram que a sibutramina age sobre dois neuro transmissores: a serotonina e a noradrenalina. Esses neurotransmissores funcionam entre os neurônios, levando informações de um para o outro. Nesse processo, geram a sensação de saciedade.

Normalmente, isso ocorre num curto período de tempo, e eles retornam para dentro das células – o que é chamado de recaptação. O que a sibutramina faz é retardar essa recaptação, ou seja, a serotonina e a noradrenalina ficam por mais tempo fazendo a ligação entre os neurônios e deixam o indivíduo saciado.


Efeitos colaterais
Coutinho afirmou que os cientistas ainda estão tentando entender mais detalhes sobre o funcionamento da substância. Por isso, ainda não se sabe explicar por que ocorrem os efeitos colaterais, que, segundo ele, podem ser boca seca, taquicardia e insônia.


A pesquisa “Scout” registrou ainda que, entre pessoas que já têm alto risco de doenças cardiovasculares – como enfarte e derrame –, esse risco aumenta. No entanto, ainda não há explicação de como isso acontece no corpo humano.

Fonte: G1

Postagens populares