sábado, 17 de setembro de 2011

Vitamina D é super poderosa e também previne o câncer

Fonte: Google Imagens
É através do sol que a vitamina D penetra no corpo induzindo a pele, o fígado e os rins a produzi-la. Durante anos ela ficou conhecida por ser essencial na proteção dos ossos. Mas novos estudos apontam outro papel importante da vitamina D para a saúde

De acordo com a Associação Americana de Dietética, ela também previne o câncer, enfarto e derrame. Em altas doses a vitamina D atua contra a depressão, diabetes tipo 2 e doenças autoimunes, como artrite reumatóide e esclerose múltipla. 

Além do sol, ela é encontrada também no salmão, gema de ovo e fígado. A Comissão de Alimentos e Nutrição recomenda uma dose de 200 unidades internacionais por dia para adultos de até 50 anos. Pessoas mais velhas precisam de mais doses que podem ser introduzidas através de suplementos. 

Por Carolina Abranches
Fonte: DGABC

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Menos gordura ajuda a evitar pedra na vesícula

Cuidados na alimentação devem ser maiores por quem já tem histórico da doença na família

Fonte: Artigo

A pedra na vesícula – órgão que ajuda na digestão de gorduras – é um problema que atinge mais de 15% da população brasileira acima dos 60 anos, segundo Edson José Lobo, professor do departamento de cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Embora os casos sofram influência da genética, eles também podem ser desencadeados pelo sedentarismo e por uma dieta gordurosa.




Portanto, se você já sabe que tem familiares com o problema vale a pena se precaver mantendo uma rotina de exercícios e um cardápio variado, pois há vezes em que a pedra surge até mesmo sem levantar suspeitas. “Ela pode ser vista como uma das chamadas doenças silenciosas. Isto é, pedimos exames ao paciente por outros motivos, quando então ele acaba descobrindo que tem os cálculos”, conta Lobo. 

O “silêncio”, no entanto, não é uma regra. Em outras situações, o desconforto é capaz de ser tão grande que a única solução passa a ser a cirurgia – até porque a pedra tem bem menos chances de ser expelida, comparada à pedra nos rins. Antes que se chegue ao cirurgião, porém, é possível se prevenir com uma alimentação rica em fibras, uma substância responsável entre diversas funções por eliminar o excesso de gordura do organismo. Assim, procurar consumir cereais integrais no café da manhã, saladas e alimentos que contenham soja e outras fibras ao longo do dia é ótima ideia.

Aprecie com moderação

De acordo com Lobo, se mesmo para quem não tem o problema a recomendação é moderar o consumo de comidas gordurosas, no caso das pessoas com predisposição ou que já sofrem com a pedra na vesícula isso é ainda mais importante. Desse modo, é bom ir devagar na ingestão de carnes mais gordas, como o filé de picanha e a carne de porco. Os embutidos, a exemplo da mortadela e da salsicha, também devem sair da lista de prioridades do cardápio.

A restrição, aliás, não fica por conta somente das carnes. A manteiga, por exemplo, e os doces como bolos, tortas e sorvetes, cujo preparo envolve o uso da gordura, também merecem a devida atenção. “No caso da pessoa que já convive com o cálculo, o cuidado precisa ser redobrado”, ressalta o professor.

Custom Editora
Especial para o Terra

Saiba o que a soja pode fazer pela sua saúde

Fonte: Google Imagens
A soja é um grão rico em minerais e vitaminas. Nela se encontram cobre, ferro, fósforo, potássio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E e complexo B. Ela também possui ácidos graxos poliinsaturados como o ômega 6 e ômega 3. Pela riqueza de sua fórmula e a variedade que ela pode ser consumida, a soja é um alimento capaz de evitar várias doenças. 

Confira o poder da soja:

Diabetes: As fibras da soja agem como reguladores do níveo de glicose;

Osteoporose: A soja ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea;

Arteriosclerose: Ttorna as artérias mais flexíveis e reduz o risco da doença;

Menopausa: O grão atenua os suores noturnos e as ondas de calor;

Câncer: Consumir soja diariamente diminui a incidência de câncer de mama, próstata e cólon;

Coração: A proteína da soja reduz o LDL, o mau colesterol e aumenta o HDL, considerado o bom.

Por Carolina Abranches
Fonte: DGABC

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alimentação adequada influencia no resultado do exercício físico


Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
A alimentação correta pode potencializar a prática de exercícios. A preocupação com o que é ingerido antes e depois da atividade física pode fazer toda a diferença na energia empregada nos movimentos e também no resultado que eles atingem no músculo.

Nada de comer muito antes dos exercícios. Se a refeição for completa é necessário esperar até três horas antes de começar um esforço excessivo.

Mas nem pense em ir para a academia sem comer nada. A alimentação é essencial para evitar problemas como desmaios. “Se não comer nada o corpo entende que está em repouso e ao coloca estado metabólico baixo e corre o risco de ter uma hipoglicemia”, explica o educador físico Cássio Fiani.

Segundo a nutricionista Líbia Vieira, o ideal é fazer lanches leves. Sanduiches com pão integral, banana com aveia, suco de laranja, pêra são alimentos rápidos que fornecem energia para atividade física.

Se o objetivo for ganhar massa muscular, invista nos carboidratos, mas se a intenção for apenas manter a boa forma, a combinação carne vermelha, legumes e verduras e o tradicional arroz com feijão são boas pedidas.

Veja como se alimentar:

Antes do treino: Fazer uma refeição sólida entre 60 a 90 minutos antes do treinamento - dependendo do metabolismo de cada um – contendo carboidratos complexos e proteínas e reduzida em fibras, frutose e gorduras.

Evitar consumir gordura e açúcar porque estes componentes tiram a força e a rigidez muscular necessárias para a execução correta dos exercícios.

Cereais (arroz, trigo, milho, aveia), tubérculos (batatas, mandioca, beterraba), ou uma porção de pão são fontes de energia capazes de dar força para os músculos.

Depois do treino: Deve-se consumir proteínas logo em seguida ao treino (no máximo, uma hora após), para que os músculos se recuperarem e fiquem mais firmes. A refeição deve investir em proteínas de alto valor biológico (as consideradas completas), carboidratos complexos e restrita ao máximo em gorduras.

A escolha deve ficar entre carnes magras (como maminha, lombo e coxão mole), clara de ovo e derivados do leite desnatado.

Alimentos antioxidantes, com vitaminas C ou E, são importantes para evitar a fadiga muscular.

Fonte: EPTV Globo 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saiba quais alimentos previnem e combatem a celulite


Thaís Sabino
Fonte: Getty Image/Artigo
Aqueles furinhos no bumbum, na parte externa ou posterior da coxa incomodam, principalmente na hora de ir à praia ou à piscina. A celulite é o acúmulo de toxinas no corpo. "É uma bolinha de infecção, uma infecção na célula", definiu a nutricionista Yole Brasil. Além da aparência desagradável, a celulite pode doer e prejudicar circulação. Uma alimentação pobre em frutas, verduras e água e rica em gorduras e carboidratos é o pontapé para o surgimento da celulite.

O problema pode ser gerado por uma série de fatores. De acordo com a pesquisa "Síndrome de Desarmonia Corporal" do Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas, Miguel Francischelli Neto, a celulite é uma gordura alterada, que tem edema (água) e está presente em 80% das mulheres ocidentais.

A nutricionista e bioquímica Lucyanna Kalluf explica que as mulheres "são vulneráveis frente ao fatores de risco que podem desencadear o inchaço, devido, principalmente, às flutuações hormonais durante os ciclos de vida: menarca, gestação, tpm, climatério e menopausa". Para um melhor equilíbrio metabólico e diminuição de retenção de líquidos, de acordo com Lucyanna, é importante um tratamento para a desintoxicação.

Os homens, no entanto, podem comemorar, pois apenas as mulheres têm celulite. Pesquisas realizadas na Bélgica e EUA mostraram que as cordas fibrosas que separam porções de células gordurosas na mulher são mais finas e com orientação reta, por isso, o tecido adiposo se expande à superfície da pele. Já nos homens, estas cordas são mais grossas, resistentes e com orientações oblíquas, portanto a gordura acumulada no tecido é pressionada em direção ao músculo.

A quantidade de tecido adiposo ideal é de cerca de 20% do peso da pessoa, de acordo com a pesquisa. Lucyanna afirma que quando a mulher ganha peso, as células de gordura aumentam de tamanho e são empurradas para a superfície da pele, começando um inchaço local. "Esse edema altera a circulação comprometendo também a parte vascular, o líquido retido se acumula no tecido gorduroso e se transforma em uma substância gelatinosa que comprime mais a gordura e começa a deformar as células", descreveu ela, o processo de formação da celulite. Alterações na tireoide e hormonais também são fatores que facilitam o aparecimento dos edemas.

"O tratamento contra celulite acontece de dentro para fora", explicou a nutricionista Yole Brasil. Segundo ela, o uso de cremes e massagens não tem qualquer efeito se não houver mudança na alimentação e a prática de exercícios. Dietas ricas em gorduras ou carboidratos favorecem o aparecimento da celulite. "As frituras são proibidas, o refrigerante é o grande vilão por causa do xarope, o açúcar branco é ruim e o álcool também", disse Yole sobre os causadores da celulite. Já as frutas, sementes, laticínios desnatados, grãos e água estão na lista do que combate a celulite.

Os hábitos atuais, porém, têm contribuído para a disseminação do problema entre mulheres de todas as idades. "A procura por tratamentos tem aumentado muito, 50% nos últimos cinco anos", informou o presidente da Sociedade brasileira de Medicina Estética, Valcinir Bedin. Segundo ele, a média de idade do público feminino que busca os procedimentos é 30 anos, mas existem pacientes dos 14 aos 55 anos. O estresse, noites mal dormidas, alimentação industrial e ficar muito tempo em uma só posição - como é o caso de pessoas que trabalham em frente ao computador - provocam a celulite, de acordo com a nutricionista Yole Brasil.

Além de evitar usar calças apertadas, comer frituras, alimentos industriais, doces, refrigerante, bebidas alcóolicas e consumo de sal em excesso, é importante uma dieta equilibrada para prevenir e eliminar os furinhos desagradáveis. Substâncias como potássio, magnésio, cálcio, silício, vitaminas e minerais estão na lista de ingredientes essenciais. Confira na galeria de fotos os alimentos que devem estar presentes no cardápio de combate à celulite.  

Fonte: Terra

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dietas pelo computador não diminuem efeitos da gordura saturada no sangue, diz estudo

Dieta online? Pesquisadores dizem que não funciona. Foto: Camila Maia/ 24.08.2010
Fonte: Artigo
RIO - Com vidas atribuladas e cinturas cada vez maiores, muitas pessoas estão optando pelos programas de nutrição on-line, uma estratégia para diminuir a ingestão de gordura saturada. Mas um estudo publicado na edição de setembro/outubro de 2011 da edição do "Journal of Nutrition Education and Behavior" não mostra evidências da eficácia desses programas.

Pesquisadores da Universidade de Vrije, em Amsterdam, da Universidade de Maastricht, e da Universidade Erasmus, na Holanda, avaliaram 442 adultos holandeses saudáveis para determinar a eficácia de uma intervenção de computador que visa a redução de ingestão de gordura.

Em vez de olhar apenas os relatos das dietas para avaliar a ingestão de gordura - o que pode ser distorcido por tamanhos de porção, subnotificação e respostas socialmente desejáveis - os pesquisadores avaliaram os resultados dos lipídios do sangue (total, HDL, LDL e colesterol e triglicérides). E o programa de computador destinado a reduzir a ingestão de gordura saturada não teve efeito sobre esses valores.

Os professores Willemieke Kroeze e Johannes Brug, da Universidade de Vrije, escrevem que "as intervenções com foco na diminuição de ingestão de gordura saturada tiveram efeitos significativos baseados nos relatos dos pacientes, mas não o suficiente para produzir mudanças no sangue".

O estudo documenta a importância de identificar fatores fundamentais que influenciem as habilidades individuais na mudança de hábitos alimentares.

Fonte: O Globo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os alimentos indicados para aliviar a gastrite

Problema sempre é associado à restrição alimentar. Manjericão e banana estão entre os produtos que amenizam sensação de queimação

Fonte: Google Imagens

Quem sofre de gastrite costuma receber uma série de proibições alimentares. "Não coma isso", "esqueça aquilo" e "nem passe perto daquilo outro" são as mensagens disparadas para quem tem o problema estomacal.


Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo e da Consultoria Equilibrium, afirma justamente o contrário: a melhor dieta para quem tem a sensação de queimação é justamente aquela composta por muitos alimentos, consumidos a cada três horas. Cafeína, frutas ácidas, leites e frituras permanecem no grupo a ser evitado, mas alguns ingredientes têm ação anti-inflamatória e auxiliam a amenizar e até prevenir os sintomas da gastrite.

Confira as sugestões da nutricionista


<span>O manjericão também é outro aliado de quem tem gastrite</span> - <strong>Foto: Tricia Vieira/Fotoarena</strong> <span>As frutas também são ótimas protetoras, em especial a banana, a maçã e o mamão. Descarte as ácidas, como laranja, limão, kiwi e acerola</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>A couve é uma das folhas mais recomendadas para proteger o estômago da queimação</span> - <strong>Foto: Leo Feltran</strong> <span>O gengibre também tem propriedades que diminuem a acidez estomacal</span> - <strong>Foto: Tricia Vieira/Fotoarena</strong> <span>Suco de aloe vera, erva conhecida popularmente como babosa, por ter alto poder cicatrizante,  auxilia na cura da ferida</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Água em abundância alivia a queimação. A nutricionista orienta a beber o líquido entre as refeições</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>O iogurte controla a flora intestinal e repõem substâncias perdidas por causa da gastrite</span> - <strong>Foto: Thinkstock/Getty Images</strong> <span>Salvia fresca protege a mucosa estomacal e pode substituir os temperos industrializados, nocivos para quem tem gastrite</span> - <strong>Foto: Alexandre Carvalho / Fotoarena</strong>
Manjericão, banana, maçã, mamão, couve, gengibre, suco de aloevera(babosa), água em abundância, o igurte(controla a flora intestinal e repõe substâncias perdidas por causa da gastrite), salvia fresca (protege a mucosa estomacal).
 
Outras dicas para quem tem gastrite:

• Tome leite com moderação, pois ele estimula a produção de ácido. Quanto mais leite é ingerido, mais ácido o estômago irá produzir, independe de ser ou não desnatado;

• Evite alimentos muito quentes, pois eles promovem uma dilatação dos vasos que pioram a inflamação da mucosa gástrica;

• Não deite logo após se alimentar;

• Evite o fumo, pois para quem tem gastrite ele pode piorar ainda mais os sintomas, por estimular a produção de ácido no estômago;

• Mastigue bem os alimentos, pois o processo ajuda na dgestão.

Fonte: IG

domingo, 11 de setembro de 2011

Coma de tudo, um pouco...

Fonte: Google Imagens
O americano Horace Fletcher foi o inventor da primeira dieta dos tempos modernos. No início do século XX, ele aconselhava: "Mastigue cada pedaço vinte vezes" ou "Não coma quando estiver bravo ou triste". Para os que desejam uma silhueta esbelta, o desafio não é apenas se livrar dos quilos extras. É manter-se magro com saúde. 

As dietas da moda podem causar prejuízos ao organismo e as que são mais severas, não encorajam a prosseguir - e ainda existe o risco de recuperar os quilos a mais. Muitas pessoas vivem um círculo vicioso que não tem fim: quando percebem que estão engordando outra vez, a maioria opta por um regime tão severo quanto o anterior, que também será abandonado. Ao confundir o metabolismo, esse engorda-emagrece faz mal à saúde. 

No início da dieta a perda de quilos extras é fácil, mas chega um determinado momento em que o ponteiro da balança custa muito a baixar. Isto acontece porque cada pessoa é programada geneticamente para ter um peso. É o chamado "peso factível". Acima dele, o corpo acelera o metabolismo, na tentativa de consumir mais calorias. Abaixo, diminui, com o objetivo de economizá-las. Ou seja, a melhor maneira de perder peso, mantê-lo e conservar a saúde é por meio da reeducação alimentar. Com a adoção de uma dieta equilibrada, em que se come de tudo um pouco e não é preciso viver só de frango grelhado com saladinha.


Fonte: DGABC

Postagens populares