sábado, 1 de outubro de 2011

Dieta mediterrânea: prós e contras!

Peixe está liberado na dieta mediterrânea


Foto: Dreamstime

A dieta mediterrânea é inspirada na ideia de alimentação saudável da região mediterrânea, dos países de três continentes diferentes, como Itália, Espanha, Grécia, França, Tunísia, Marrocos e Turquia. Entretanto, ela exige certos cuidados. Conheça mais detalhes sobre ela:

Sem prazo de validade

"A dieta do mediterrâneo é quase um estilo de vida, e por isso pode ser inspiração para a vida toda", diz a nutricionista Flávia Morais.

Do bom e do melhor

A variedade e a qualidade dos alimentos são certamente o ponto alto dessa dieta.

Previne doenças

Aposte no consumo de azeite extravirgem, que impede o depósito de gordura abdominal, afinando sua cintura e afastando o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Uma boa taça de vinho tinto também pode ser levantada diariamente para blindar sua saúde. "O vinho tinto é rico em antioxidantes como o resveratrol e as antocianinas relacionadas à proteção contra doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce", diz Flávia.

Saudável, mas gordo

É aí que o bicho pega. Embora saudáveis, alguns alimentos mediterrâneos são bastante calóricos, o que significa que você pode ver suas boas intenções irem por água abaixo. Ficar acima do peso faz mal à saúde mesmo que você tenha engordado com opções que só deveriam fazer bem ao seu organismo. "É preciso dosar as porções", alerta a nutricionista. Comer demais faz o ponteiro da balança subir independentemente se você comeu uma massa com molho de tomate feito em casa, com todos os nutrientes a que tem direito. Se a porção for grande, a calça vai apertar.

Permitido

Enfatiza alimentos como azeite, peixe, tomate, alho, maçã, oleaginosas (amêndoas e nozes), vinho, leite e seus derivados, frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais e leguminosas (grão-de-bico, lentilha).

Permitido parcialmente

Carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).

Proibido

Não faz restrições alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares