|  | 
| Peixe está liberado na dieta mediterrânea Foto: Dreamstime | 
A dieta mediterrânea é inspirada na ideia de alimentação saudável da  região mediterrânea, dos países de três continentes diferentes, como  Itália, Espanha, Grécia, França, Tunísia, Marrocos e Turquia.  Entretanto, ela exige certos cuidados. Conheça mais detalhes sobre ela:
Sem prazo de validade
  "A dieta do mediterrâneo é quase um estilo de vida, e por isso pode ser  inspiração para a vida toda", diz a nutricionista Flávia Morais.
Do bom e do melhor
  A variedade e a qualidade dos alimentos são certamente o ponto alto dessa dieta.
Previne doenças
  Aposte no consumo de azeite extravirgem, que impede o depósito de  gordura abdominal, afinando sua cintura e afastando o risco de doenças  cardiovasculares e diabetes. Uma boa taça de vinho tinto também pode ser  levantada diariamente para blindar sua saúde. "O vinho tinto é rico em  antioxidantes como o resveratrol e as antocianinas relacionadas à  proteção contra doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce",  diz Flávia.
Saudável, mas gordo
  É aí que o bicho pega. Embora saudáveis, alguns alimentos mediterrâneos  são bastante calóricos, o que significa que você pode ver suas boas  intenções irem por água abaixo. Ficar acima do peso faz mal à saúde  mesmo que você tenha engordado com opções que só deveriam fazer bem ao  seu organismo. "É preciso dosar as porções", alerta a nutricionista.  Comer demais faz o ponteiro da balança subir independentemente se você  comeu uma massa com molho de tomate feito em casa, com todos os  nutrientes a que tem direito. Se a porção for grande, a calça vai  apertar.
Permitido
  Enfatiza alimentos como azeite, peixe, tomate, alho, maçã, oleaginosas  (amêndoas e nozes), vinho, leite e seus derivados, frutas, hortaliças  (verduras e legumes), cereais e leguminosas (grão-de-bico, lentilha).
Permitido parcialmente
  Carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).
Proibido
  Não faz restrições alimentares.
Fonte: M de Mulher
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário