quarta-feira, 15 de junho de 2011

A granola pode ser aliada de quem pratica atividade física

Fonte: Google Imagens
Muito nutritiva, a granola é indicada principalmente para quem pratica atividade física. Especialistas, no entanto, pregam cautela no consumo, por ser muito calórica


Em um pequeno saco, uma grande mistura de nutrientes essenciais: fibras, gorduras benéficas ao corpo, carboidratos e sais mineirais. Tudo isso com um gostinho muito bom. É a granola, uma importante aliada de quem pratica exercícios. Isso porque ela ajuda a manter o corpo saudável e é fonte de energia necessária para as atividades físicas.

“Muita gente acha que ela é um alimento que vem da natureza, mas não”, explica o nutricionista esportivo Bruno Dib. Um produto industrializado, a granola pode ser encontrada em várias formas. A mais tradicional tem em sua composição cereais (aveia, flocos de milho ou centeio), castanhas (de caju ou do Pará) e frutas secas (banana, maça ou uva).

De acordo com Bruno Dib, a mistura pode ser consumida tanto antes como depois do treino, pois fornece energia para praticar a atividade ou repõe a que foi gasta. Já para Kléber Almeida, também nutricionista esportivo, a granola deve ser ingerida em horários contrários aos exercícios físicos. “As fibras deixam a digestão mais lenta. O atleta precisa de energia rápida antes do treino”, explica.

A granola, no entanto, representa mais do que carboidratos e fibras — fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Ela é rica em gorduras essenciais, como ômega 3, 6 e 9, que ajudam a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, o que pode melhorar o desempenho do atleta. “Outros compostos importantes são o selênio e o zinco, que combatem o envelhecimento das células e ajudam na cicatrização do músculo depois do exercício”, acrescenta Dib.

Almeida lembra, no entanto, que mesmo sendo benéfico, o produto não deve ser consumido indiscriminadamente. Sua ingestão deve ser considerada a partir do tipo de esporte praticado e da quantidade de calorias que o atleta precisa: “Muitos têm que tomar cuidado para não engordar. Por isso, deve-se observar o consumo dela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares