quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Exercícios na gravidez podem evitar hipertensão

Os exercícios durante a gravidez são grandes aliados na prevenção do diabetes e hipertensão. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, duas em cada três grávidas no Estado reduzem atividades físicas no decorrer da gestação. 

O levantamento indicou que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo recomendado de atividades físicas durante a gravidez.

Durante o estudo, 127 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o “pedômetro”, aparelho que mede o número de passos dados, além de responderem a questionários específicos. 

No início da gravidez, as futuras mães realizavam exercícios diários por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua, tempo recomendado tanto pela Secretaria de Estado da Saúde, quanto pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dentre essas gestantes que diminuíram a carga de atividade física, o nível de exercícios caiu 34% já no segundo trimestre de gravidez. No terceiro trimestre a redução foi ainda maior: 41% em relação ao início da gestação.

“Os motivos apresentados pelas mulheres vão desde excesso de peso até a influência de familiares e amigos que as orientam a se preservarem, não fazerem exercícios. As gestantes devem adotar um estilo de vida ativo, praticando, ao menos, 30 minutos de exercício físico por dia. Com isso, a mãe e seu bebê só têm a ganhar”, afirma o presidente do Celafiscs (centro de estudos responsável pelo programa Agita São Paulo), Timóteo Araújo. 

De acordo com ele, a prática de atividades físicas deve fazer parte do período pré-natal. Aráujo fala ainda que a gestante sedentária corre o risco de ter um aumento de peso em excesso, o que aumenta o risco de diabetes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares