sexta-feira, 18 de março de 2011

Curiosidades sobre as Calorias

Caloria (símbolo: cal) é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades 

Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).

Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.

Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da electricidade e da electrónica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. Entretanto, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:
  • 1 caloria = 4,1868 J (exatamente)
Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias por dia, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. Hoje também é comum expressar quilocalorias escrevendo-se a abreviatura de caloria "Cal" com a letra C em maiúsculo. Ex.: 1 Cal =1000 cal = 1 kcal. 

Tabela de calorias de alguns alimentos

Caso procure outros alimentos, acesse aqui.



Histórico

Sabia-se que o calor estava ligado a algo que fluía de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Lavoisier de fato incluiu o calórico, suposto fluido do qual seria composto o calor, em sua tabela de elementos químicos (ainda não era, entretanto, uma tabela periódica).

Pouco a pouco, entretanto, foi evoluindo o entendimento do que seria o calor. Em 1798, Benjamim Thompson, o Conde Rumford, supervisionando a perfuração de canhões do arsenal de Munique, notou que o calor era liberado mesmo quando as brocas tivessem ficado cegas, o que contrariava uma opinião então vigente, de que o calor liberado era conseqüência de um suposto menor calor específico das aparas de ferro em relação ao ferro maciço.

Em 1799, Humphry Davy pôs por terra outra hipótese dos defensores do calórico, que dizia que o ar era a fonte desse calor. Atritando dois pedaços de gelo no vácuo, por um mecanismo automático, fê-los derreter. A noção de que o calor é uma forma de energia surgiu, em termos históricos, muito recentemente no desenvolvimento da Ciência. De fato, até hoje, no que tange o senso comum, se confunde temperatura e calor. Mais tarde, já no século XIX, Julius Robert Meyer começou a reparar na equivalência entre trabalho e calor, resultado que iria, entretanto, só ser plena e vitoriosamente confirmado por James Prescott Joule no seu grande artigo "Sobre o Equivalente Mecânico do Calor", lido perante a Royal Society em 1849.

Gasto de quilocalorias em atividades



Calorias nos Alimentos

A vida do ser humano depende de uma fonte de energia: as calorias contidas nos alimentos. Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência.

As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.

Fonte: Wikipedia


Links Relacionados:

quarta-feira, 16 de março de 2011

Alimentos x hormônios: alimentos que regulam hormônios-chave no organismo das mulheres

Por Redação Marie Claire 


Quais alimentos ajudam a regular os principais hormônios presentes no corpo feminino? - Rosa Clara, São Paulo (SP)


 Os mais de 100 hormônios que existem em nosso organismo funcionam como "mensageiros químicos", regulando diversas áreas e funções, como, por exemplo, o crescimento e desenvolvimento do corpo e a função reprodutiva.

Eles são fabricados a partir do colesterol e de proteínas, e manter sua produção em dia é essencial para uma boa saúde. Veja abaixo de que maneira os alimentos podem ajudar nas mais diversas áreas, garantindo a regulação e bom funcionamento dos hormônios:



DIMINUIR A GORDURA ABDOMINAL:


A liberação de cortisol em excesso, geralmente relacionada ao stress, aumenta os estoques de gordura principalmente na região abdominal do corpo. Para regular essa liberação, consuma vegetais verde-escuros , carnes magras e grãos integrais, alimentos ricos em vitaminas do complexo B, responsáveis por equilibrar a quantidade de cortisol no organismo.






AUMENTO DA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR:                               Ilustração: Google

Invista em carboidratos, no leite e no salmão para elevar os níveis de triptofano no sangue, um dos aminoácidos que produz serotonina, importante neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só tome cuidado com um fato: o consumo excessivo de carboidratos pode fazer com que o triptofano seja requisitado para fornecer energia ao corpo, retirando-o assim de função como produtor de serotonina.



AMENIZAR EFEITOS DA TPM E DA MENOPAUSA:


Os indesejáveis sintomas da TPM e da menopausa têm em suas raízes a baixa quantidade de estrógeno no corpo durante esses períodos. O hormônio tem entre suas funções manter a pele em dia, regular a distribuição de gordura pelo corpo e pelo sangue, além de fixar o cálcio nos ossos; a falta ou baixa dele no organismo pode causar déficits nessas áreas, além causar ondas de calor nas mulheres. Uma maneira de driblar isso é manter uma dieta rica em soja, que contém isoflavonas, um tipo de fitoestrógeno com estrutura química muito semelhante a do estrógeno.



REGULAR A INSULINA:
Ilustração: Google

Em geral, os alimentos, ao serem consumidos, elevam a insulina, hormônio responsável por levar o resultado final da digestão - a glicose - para dentro das células. Com isso, ela regula a taxa de glicemia do sangue. Se a insulina estiver desregulada, como acontece em quem tem diabetes, a glicose não é devidamente metabolizada, provocando , assim , um aumento de gordura no corpo. Invista nos carboidratos integrais (arroz integral, massa integral, cereais, pão integral, aveia) e aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras (folhas, frutas, feijão). Eles estimulam a produção de insulina de maneira gradativa.



terça-feira, 15 de março de 2011

Nutricionista dá dica para emagrecer: "Leve seu alimento para o trabalho"

O Globo Repórter (veja o vídeo aqui!), da última sexta-feira (11), mostrou como a obesidade está tornando um problema cada vez mais sério para o brasileiro. Uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde revelou números alarmantes. A cada ano, cresce em 1,5%, o número de pessoas acima do peso no país. A pesquisa também concluiu que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. E para falar do assunto, o programa convidou a nutricionista Ana Dâmaso, da Unifesp, para participar de um bate-papo aqui no site. Leia abaixo, os principais trechos desta entrevista.

Falta de tempo x alimentação saudável

“A gente incentiva os pacientes que tratamos por conta da obesidade a levar seu próprio alimento para o trabalho. É uma forma de diminuir os custos e aumentar a qualidade da alimentação. Em casa, deve-se fazer a mesma coisa, preparar alimentos mais leves. Durante a noite o metabolismo do corpo diminui. Portanto, é importante evitar alimentos muito calóricos neste horário”.


“Eu dou uma dica que eu mesmo sigo. Levo todos os dias uma fruta para a universidade. Levar o lanche para a escola ou trabalho é uma coisa que a maioria das pessoas têm vergonha de fazer, mas é saudável e não custa muito. E para ser sincera, quando viajo pelo mundo afora, vejo que se faz muito isso lá fora. E por que não fazermos também? Levar uma fruta ou outro alimento saudável para o trabalho é só uma questão de melhorar a qualidade da própria alimentação”.

Dietas 

“Quanto mais a gente passa fome, mais o organismo tende a guardar o alimento da próxima refeição. Então, há um acúmulo excessivo. Uma dieta que seja balanceada e também fracionada ao longo do dia é melhor. O organismo não se sente privado de alimento e por isso não irá guardar aquele próximo alimento que será ingerido. “

“É muito perigoso criar sua própria dieta, por causa da falta de equilíbrio que pode levar a problemas como anemia, anorexia, distúrbios de sono etc. O conselho que eu daria é que se deve procurar um nutricionista, um bom profissional, para que se garanta o equilíbrio alimentar.”

“Os alimentos funcionais são bons quando você tem em paralelo uma dieta completa balanceada.”

Distúrbios alimentares

“Apesar de não estar dentro da minha especialidade, com a minha experiência na área de saúde, posso afirmar que pelo menos 80% daqueles que procuram tratamento para obesidade em nosso laboratório têm algum sinal de ansiedade ou depressão”.

Ritmo para a perda de peso

“É normal diminuir o ritmo da perda de peso ao longo de um tempo. Nós chamamos isso de um novo ponto de equilíbrio que o corpo encontra. Ele entende que está tendo menos ingestão de alimento e vai diminuindo a perda gradativamente. A pessoa então vai ficar estagnada naquele ponto, sem conseguir emagrecer. Nesta hora é quando o profissional de saúde e a pessoa interessada em emagrecer devem buscar um novo ponto de equilíbrio para que volte a acontecer uma redução de peso”.

Cirurgia bariátrica

“Na verdade, a pessoa que se submete a uma cirurgia bariátrica causa uma mudança muito radical. Após a cirurgia, é necessário controlar a ingestão de alimento, há chances de que se volte a engordar. Agora, a pessoa que tem consciência de que é importante controlar a alimentação e praticar exercícios físicos, tem uma chance de sucesso enorme”.

Cerveja

“Sim, a cerveja engorda. Um grama de álcool tem 7 calorias e também é metabolizado muito lentamente. Outro detalhe, quem bebe cerveja, costumar acompanhá-la com um petisco, que normalmente é uma fritura. Então, é importante beber com moderação e evitar as gorduras saturadas”.

Fonte: Olhar Direto

Alimentos funcionais aliviam sintomas da menstruação e menopausa

       
Alguns alimentos são recomendados por especialistas para diminuir sintomas desagradáveis e repor nutrientes
 
Agência Alagoas
Ilustração: Google
Reconhecimento profissional e independência financeira estão entre as principais conquistas que as mulheres têm para comemorar nesta semana da mulher. Para garantir o bem-estar físico e mental, elas apostam cada vez mais em exercícios físicos, tratamentos estéticos e alimentação saudável. Esta última ganha o reforço de pesquisas científicas que sugerem a melhoria da qualidade de vida com o consumo dos chamados alimentos funcionais. A dica é da nutricionista Ana Cristina Quixabeira, que coordena um curso de nutrição em uma faculdade de Maceió e atua no Hospital Geral do Estado (HGE).

Durante o período menstrual e na menopausa, alguns alimentos são recomendados por especialistas para diminuir sintomas desagradáveis e repor nutrientes. É o caso, por exemplo, da isoflavona, composto orgânico encontrado em abundância na soja e seus derivados.

“Estudos têm demonstrado que o consumo da soja diminui as ondas de calor típico da menopausa, propiciando um equilíbrio hormonal”, informou Ana Cristina Quixabeira.

A mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos explicou que na menopausa é indicado um maior consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como laticínios magros, verduras escuras e leguminosas. “Já durante o período menstrual, alguns alimentos ricos em ferro são recomendados para ajudar a repor a perda de sangue como, por exemplo, carne vermelha, fígado e alguns frutos do mar”, explicou.

De acordo com ela, o consumo de cereais integrais e carboidratos colaboram no combate ao desejo de consumir doces durante a menstruação, principalmente chocolate. “Deve-se ainda evitar alimentos muito salgados que propiciam maior retenção hídrica e distensão abdominal”, lembrou.

São considerados funcionais qualquer alimento, natural ou preparado, que contenham uma ou mais substâncias classificadas como nutriente ou não, capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos para a saúde. Tais alimentos podem retardar o estabelecimento de doenças crônico-degenerativas e melhorar a qualidade e expectativa de vida das pessoas.

Para os desavisados que acreditam ser recente a ideia de que a natureza produz alimentos com funções curativas e de promoção à saúde, Quixabeira é enfática. “Há 2.500 anos Hipócrates já proclamava ‘seja o alimento seu medicamento’. Essa perspectiva de busca de mais saúde através da natureza é antiga, mas só atualmente esses alimentos têm sido referencial de alimentação saudável para a população de diversos países”, conta.

Os alimentos considerados funcionais são inúmeros, que além dos benefícios no pré e pós-menopausa, trazem efeitos preventivos sobre diversas doenças e alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Os chás (principalmente o verde), vinhos e uvas, frutas cítricas, ameixa, maçã, pera, mamão, brócolis, repolho roxo, cebola e tomate têm efeitos como anticarcinogênicos, antiaterogênicos e antioxidantes.

Entram na lista dos funcionais os alimentos de origem animal como ovos, leite, queijo e vísceras, e alguns de origem vegetal como cenoura, manga, abóbora, milho, mamão, tomate e melancia, que agem como antioxidantes reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares e cânceres.

Os peixes de água fria, as sementes de linhaça dourada e os óleos de linhaça, granola e gérmen de trigo são importantes fontes de ácidos graxos ômega 3 que oferecem como benefício o auxílio na diminuição da pressão arterial e na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, mais conhecido como colesterol ruim.

“A ingestão de fibras com a finalidade terapêutica é bastante explorada por exercer ações sobre o aparelho digestivo. Os efeitos mais importantes são observados no diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares e do cólon (diverticulite, constipação e câncer colo-retal). As fibras são encontradas principalmente nas cascas de frutas, cereais integrais, farelo de trigo, farelo de aveia, aveia em flocos e jiló”, destacou a nutricionista.            

Fonte: Gazeta Web                          

Quantas calorias você gasta ao twittar?

Quem disse que nerd é um absoluto sedentário? Saiba que fazer atividades geeks, como twittar demais, acaba fazendo você perder calorias. Leia mais..

Contribuição de Carolina Ritter Ribeiro - Nutricionista no Blog parceiro: 10colados

segunda-feira, 14 de março de 2011

Água de côco é remédio caseiro

Fonte de potássio, sódio e glicose, o líquido é uma espécie de soro fisiológico que reidrata e ajuda a combater infecções



Além de refrescante, saborosa e leve, a água de coco é dublê do soro fisiológico - tão doce que nem parece remedinho caseiro. E por ser um super hidratante natural, tem papel importante na recuperação de infecções urinárias e gástricas.
Ilustração: Google
"Ela não mata bactérias, mas é um soro fisiológico natural, tem alta quantidade de sódio, potássio e outros sais minerais. É um hidratante natural para o corpo e ajuda a eliminar resíduos durante um período de infecção", diz Beatriz Botequio, nutricionista da clinica de Nutrição Equilíbrio, em São Paulo.

Junto com banana, carne, laranja, leite e vegetais crus, a água de coco compõe o grupo dos alimentos campeões em potássio. A presença de sais abastece de água as células no organismo. Tal função, denominada cientificamente de hidroeletrolitíca, é indispensável para contração e relaxamento muscular - o que ajuda a evitar cãibras e lesões - além contribuir para a elasticidade da parede das artérias.

Mas embora seja mais hidratante do que a própria água, o líquido presente no coco é calórico e deve ser consumido com moderação. Uma dose diária de 500 miligramas, o equivalente a um copo e 50 calorias, dá conta do recado positivo, sem sobrecarregar a dieta.

Quando associada a outra fruta, a água de coco aglutina nutrientes e valores nutricionais, e dá um balde de água nas fibras, o que eleva o benefício desses alimentos. "Substituir a água pelo líquido do coco é uma boa dica para compor um refresco saudável e diferente", pontua Beatriz.
Para quem malha e quer variar o cardápio pós-treino, a água de coco funciona como uma ótima fonte de carboidrato. Se for combinada com um alimento fonte de proteína também contribui para o ganho de massa muscular, explica a especialista.

Os valores positivos da água de coco, porém, não se aplicam ao coco proveniente da fruta. Beatriz explica que o consumo desse alimento aquece debates entre os profissionais da área.
Sabe-se que a polpa do coco é rica em gordura saturada, que é a grande vilã da saúde, principalmente do coração. Entretanto, há especialistas que defendam a presença de ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras boas, fontes de energia para o organismo. "Sem consenso, vale respeitar a recomendação médica e moderar na hora de abrir o coco na praia e comer a parte mais suculenta da fruta", indica a nutricionista.

domingo, 13 de março de 2011

Saiba os danos que a celulite infecciosa pode causar à saúde:


Diferente dos furinhos que aparecem na pele, a celulite infecciosa é uma doença grave, e pode ser letal.

Ilustração: Modas e tendências

O nome pode ser o mesmo, mas os efeitos no corpo e na saúde são completamente diferentes. Estamos falando da celulite infecciosa. Bem diferente da celulite a que estamos habituados a falar, que marca o corpo com os temidos 'furinhos', a do tipo infecciosa é uma doença grave, que pode ser letal.

O distúrbio ocorre quando o tecido subcutâneo inflama. Já a versão inofensiva, chamada pelos médicos de lipodistrofia ginoide, é o efeito estético do acúmulo de gordura. A dermatologista estética Tânia Vilela explica que a celulite infecciosa é provocada por vários tipos de bactérias.
                                                                  
Os recém-nascidos estão mais sujeitos à ação de estreptococos, estafilococos e hemófilos. Os idosos, por sua vez, podem ser afetados por micro-organismos do tipo pseudomonas.

A infecção ocorre quando existe uma porta de entrada, como uma ferida ou uma picada de inseto, por exemplo. Segundo a médica, o problema pode ocorrer no rosto, em função de uma acne ou de um problema odontológico. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado.

— Na face é mais perigoso porque pode levar a uma meningite bacteriana ou a lesões nos olhos — alerta.

A celulite pode ainda se manifestar como dolorosas bolhas, capazes de provocar necrose do tecido ao se romperem.

— Embora seja mais raro, o quadro pode evoluir para infecção generalizada — afirma a dermatologista Bárbara Uzel.

Essa é a variante mais perigosa desse mal, pois o paciente corre risco de morte.

Palavra do especialista

A celulite comum é o terror das mulheres. A do tipo infecciosa afeta também os homens?
Não se deve confundir a celulite que acomete as mulheres, cujo nome científico é lipodistrofia ginoide (mais comum em mulheres por questões hormonais), com a celulite infecciosa, que pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, principalmente pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento de quimioterapia.

Este tipo de infecção pode deixar sequelas? Quais?
Se for tratado precocemente este distúrbio não deixa sequelas, mas se evoluir sem tratamento pode deixar cicatriz. Como é uma infecção bacteriana, se não for corretamente tratada, pode evoluir para uma infecção sistêmica e levar à morte.

Erisipela e celulite infecciosa são a mesma doença?
Não. A erisipela é uma infecção também bacteriana, porém mais superficial da pele. Ela também afeta vasos linfáticos e acomete principalmente membros inferiores, geralmente associada a um ferimento prévio que infecciona e evolui para erisipela.

O diagnóstico da celulite infecciosa é complicado. A infecção é desconhecida por parte dos médicos?
Não é difícil, pois trata-se de um quadro clínico muito clássico e a maioria dos médicos está preparada para reconhecer. O fundamental é o tratamento precoce com antibióticos e exames de acompanhamento para detecção da bactéria. 

Fonte: Almanaque

Postagens populares