quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Alimentos e dicas práticas para não cair nas ciladas do cansaço e da fome durante a maratona de compras de fim de ano

Em dezembro, quem decide – ou precisa – fazer compras nos dias e horários de pico em shopping centers e zonas de comércio pode estar se metendo numa cilada de cansaço e estresse que pode se refletir na saúde.

A nutricionista Erika Almeida lembra que as pessoas vão às compras sem se dar conta de que talvez tenham de passar horas a fio nessa atividade. Na ansiedade para encontrar o presente planejado ou de terminar tudo o mais rápido possível, não param para descansar, se esquecem de beber água, de ir ao banheiro e de comer nos intervalos entre uma grande refeição e outra. Quando percebem, já estão com sede, exaustos e famintos.

“Nessa situação mais crítica fica quase impossível resistir aos alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio ofertados nas praças de alimentação e lanchonetes de rua” alerta Erika.

“Quanto maiores o cansaço e a fome, menor é o poder de decisão para escolher aquilo que é mais saudável para o organismo.”

O resultado desses pequenos deslizes pode ser um duro golpe na dieta e na saúde. Para muitos, o jejum prolongado se transforma em mau humor. Para outros, no entanto, passar muito tempo sem comer gera fraqueza, náuseas e até desmaios – a famosa hipoglicemia.

"Para evitar problemas, a regra básica segue valendo: não saia de casa com fome. Seja organizado e se planeje para parar e lanchar assim como se planeja com as compras. E não esqueça de levar uma garrafinha de água sempre com você”, orienta Erika.

Maçã: fácil de carregar na bolsa,
é um lanche saudável que ajuda a saciar a fome
Veja a seguir sugestões de lanches práticos e saudáveis para comer durante as compras:

- 1 unidade de fruta fresca para comer com casca (maçã, pera, ameixa, uva sem caroço)

- 1 punhado de frutas secas e/ou oleaginosas (damasco, passas, tâmara, castanhas, nozes, amêndoa, amendoim, ameixa-seca)

- 1 saco pequeno (100g) de soja ou de torrada

- 1 punhado de semente de girassol ou de abóbora assada

- 1 barra de cereal sem chocolate

- 6 unidades de cenoura baby (ou 1 cenoura média cortada em palitos)

- 6 unidades de biscoito integral

Outras dicas úteis:

- Se for ao shopping com crianças, leve na bolsa algum lanchinho para elas e tente passar longe da praça de alimentação (ou vai ter de entrar na fila do sorvete...)

- Faça pausas periódicas para descansar um pouquinho, beber água e ir ao banheiro

- Caso seja obrigado a comer no shopping ou na rua, opte por bufê e escolha alimentos leves, como salada e carnes magras grelhadas

- Pense adiante: se vai ficar mais de três horas comprando, já escolha o local da refeição antes de ficar com fome. Se possível, reserve uma mesa e esteja lá no horário marcado


Fonte: saude.ig

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Obesidade já mata mais do que desnutrição, aponta pesquisa

"Segundo dados de agência ligada à OMS, óbitos por sobrepeso foram três vezes maiores do que os causados pela falta de comida"

Pesquisa realizada pela Global Health Burden, instituição ligada à Organização Mundial da Saúde, problemas físicos gerados pela obesidade mórbida foram responsáveis por três milhões de mortes em 2010, número três vezes maior do que os óbitos relacionados à desnutrição. De acordo com os dados apresentados, a fome era a principal causa de doenças há 20 anos.

O resultado do levantamento surpreendeu os pesquisadores, entre eles, o professor Alan Lopez, da Universidade de Queensland, na Austrália.

- Foi surpreendente para nós a disseminação da obesidade em países em desenvolvimento. Não é como nos países ricos, mas (o fenômeno) está crescendo - declarou Lopez, acrescentando que, apesar de ser mais presente em países desenvolvidos, o sobrepeso tornou-se um problema também entre as nações em desenvolvimento.

De acordo com a OMS, a obesidade, junto com a pressão alta e a diabetes, responde por dois terços das mortes causadas por doenças não contagiosas no mundo. Nos Estados Unidos, o excesso de peso é considerado uma epidemia que atinge mais de um terço dos adultos e 17% de suas crianças, segundo o Instituto Nacional de Saúde do país.

Atualmente, mais de 500 milhões de adultos e 43 milhões de crianças abaixo de cinco anos são obesos, e as doenças relacionadas a esse problema estão no topo da lista de causas evitáveis de morte. Indivíduos com sobrepeso têm maiores chances de desenvolver hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Postagens populares