sexta-feira, 11 de março de 2011

Café da manhã líquido ajuda vida saudável

Para especialistas em nutrição, o café da manhã se configura na mais importante refeição do dia, portanto, o equilíbrio ao se alimentar ativa o metabolismo e garante energia e nutrientes para o bom funcionamento da mente e do corpo.
Ilustração: Google
Na correria do dia a dia, uma nova opção é o café da manhã líquido, baseado em alimentos como frutas, cereais e nozes de alto valor nutricional. Traduzido na configuração de uma tendência de crescimento do mercado de bebidas matinais no segmento de lácteos, primeiro na Europa e América do Norte e agora por todo o globo, com o objetivo de garantir uma melhor digestão. 

A variedade de produtos é grande: do leite contendo especiarias poderosas, nozes, grãos de arroz ou outros cereais, às bebidas à base de suco contendo cereais, pétalas de tapioca e pedaços de frutas. 

Normalmente estes produtos são oferecidos em embalagens de 1 litro, para o consumo em família, e em embalagens menores que são consumidas em movimento. "Além de uma mistura complexa de nutrientes, minerais e vitaminas, as bebidas contêm uma proporção saudável de fibra", relata Diana Bechtold, gerente do Segmento de Lácteos Líquidos da SIG Combibloc.Bechtold. 

Sobre o desenvolvimento desta tendência, a gerente antecipa uma expansão significativa da categoria de "bebidas para o café da manhã", especialmente pelo conteúdo nutritivo extra. "Os consumidores querem experiências saudáveis e a indústria se mexe para atendê-los".

Neste cenário, a SIG desenvolve produtos a partir da tecnologia flexível de envase, que podem ser adaptadas às preferências regionais dos consumidores.

Fonte: DCI

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quanto é "beber socialmente"?

Tecnicamente, é até o quanto você consegue beber sem a sociedade reparar

por Raquel Lima

Ilustração:  Google/GiftsCia
Definição clássica de quem não quer parecer nem irresponsável nem careta, "beber socialmente" equivale ao que os especialistas classificam como "risco moderado" de alcoolismo. Entra nessa categoria quem consome até 3 doses diárias de bebida alcoólica - na classificação-padrão, 1 dose equivale a 1 latinha de cerveja, uma 1 taça de vinho ou meros 25 mililitros de destilados, como uísque e vodca (ver quadro ao lado). 

Acontece que há uma linha tênue entre bebedores sociais e antissociais. Nesse sistema, a categoria acima do "risco moderado" já é "risco em crescimento". Quem estiver nas 4 doses diárias deve ficar atento.

Mas calma: passar de 3 doses diárias não quer dizer que você esteja virando alcoólatra. "A dependência do álcool não é diagnosticada tendo como critério único, e nem principal, a quantidade de álcool que uma pessoa bebe, mas a relação com o álcool que a pessoa tem, ou seja, o quanto o consumo atrapalha sua vida", explica a pesquisadora Ilana Pinsky. 

É dose 


Risco de alcoolismo conforme consumo diário de álcool 

dose- risco baixo
2 doses* - risco leve

3 doses* - risco moderado - Limite de "beber socialmente"
4 doses* - risco em crescimento

5 ou + doses* - risco avançado
*1 dose = 350 ml (lata) de cerveja, 90 ml (taça) de vinho ou 25 ml de destilados

Fonte Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) e National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism.

terça-feira, 8 de março de 2011

A Alimentação da Mulher

Ilustração: Google


O que a mulher precisa mais do que o homem?

Mesmo que a mulher se alimente direitinho, saiba que uma ligeira mudança no cardápio pode fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade. Inclua ferro, minerais antioxidantes, peixes, frutos do mar e muitos vegetais e confira o resultado:

Carnes:

Para começar, ela é boa fonte de proteína,  responsável pela formação, oxigenação e manutenção dos tecidos. 
No quesito ferro, então, é poderosa. Carne de boi tem o dobro do nutriente que as carnes de aves. Não é à toa que a falta de ferro pode deixá-la sem pique, pelo menos enquanto menstrua. É por isso que a dose diária recomendada é de 15mg (algo como dois bifes e uma concha de feijão) até a menopausa. A partir daí cai para 10mg - como entre os homens. Uma dica: a vitamina C facilita a absorção do ferro. No lugar da sobremesa, vá de fruta cítrica, como laranja, kiwi ou morango.

Outro ponto a favor: a carne é rica em zinco, mineral antioxidante por natureza. Mas, atenção! É sempre prudente retirar as bordas gordurosas em prol da saúde do coração. Seja esperta e opte pelas carnes magras, como patinho, alcatra, maminha ou lagarto. E fique longe de pesos-pesados como churrasco de cupim e rabadas!

Vegetais:

Os fitoquímicos das hortaliças, frutas e legumes são aliados da redução do risco de câncer de mama e colo de útero. Pesquisadores da Universidade da Califórnia sugerem que as mulheres precisam do dobro de porções diárias de vegetais do que os homens (10 porções contra 5). Os brasileiros são mais comedidos. "Se você seguir a proposta da Organização Mundial de Saúde e ingerir 3 a 5 porções diárias de frutas, 4 a 5 de vegetais e 1 de leguminosas já estará em grande forma", pondera Tirapegui (Veja os vegetais mais indicados no quadro Os bons companheiros). Para ele, mais importante do que quantidade é qualidade.

Não podem faltar fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A presente em vegetais alaranjados, como cenoura e abóbora, e em folhas de cor verde-escuro, como brócolis e espinafre, que ajuda na síntese de tecidos do corpo e possuem indóis, que têm ação protetora contra o câncer de mama. Vegetais como repolho e couve-flor contêm brassinina e sulforafano, que aumentam as defesas orgânicas contra agentes cancerígenos. Já o tomate tem licopeno, que protege contra o câncer cervical. Indispensável na dieta, a vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, é um antioxidante natural que evita o envelhecimento do organismo. E como ninguém é de ferro, os compostos flavonóides presentes numa boa taça de vinho tinto (e também no alho e na cebola) são antioxidantes, protegendo o coração contra o efeito nocivo das gorduras. Tin, tin, saúde!

Peixes:

Uma dieta rica em omega 3 e ácidos graxos, como a fornecida por peixes como o salmão e o linguado, auxilia na prevenção de doenças coronarianas. Outra forcinha é dada pelo zinco, existente nas ostras (e também no fígado, leite e farelo de trigo), que estimula a multiplicação celular. Não menos importante, o manganês, enxofre e magnésio, presentes nos frutos do mar (e grãos), são minerais antioxidantes, prevenindo danos às células.

Fitoestrógenos:

Derivados da soja podem ajudar a normalizar os níveis de estrógeno, que bagunça a vida de mulheres durante o período fértil e, sobretudo, após a menopausa. Para quem já tentou tofu e o grão de soja e não gostou, uma dica é a nova geração de leite de soja disponível no mercado brasileiro.

Cálcio: 

Para prevenir a osteoporose - Que o cálcio deixa os dentes e ossos fortes você já sabe (ele também atua na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular, inclusive cardíaca). Mas será que você anda atingindo a dose recomendada? Segundo o NIH Consensus Conference on Osteoporosis, evento realizado em 1984, ela deve ser de 1000-1200 mg/ dia para mulheres dos 18 aos 40. O que daria?: 3,5 copos de leite ou 3.5 fatias grandes (40g cada) de queijo branco. E 1500 mg/dia para as menopausadas (6 copos de iogurte ou leite). Para alcançar essa meta, aproveite os laticínios com teor reduzido de gordura, que são ricos em proteína, cálcio e engordam menos, além de opções interessantes como semente de abóbora, iogurte e espinafre cozido.

Água e fibras:

Possivelmente por questões hormonais, as mulheres sofrem mais com constipação intestinal do que os homens. Para facilitar o trânsito da massa fecal, invista na alimentação rica em frutas frescas, verduras, legumes e grãos integrais. É que eles são riquíssimos em fibras alimentares insolúveis, que passam varrendo os resíduos pelos intestinos. Já as fibras solúveis (aveia, pectinas) ligam-se às moléculas de gordura, reduzindo sua absorção. Mas o cuidado é em vão se você não ingerir pelo menos dois litros de água por dia, pois são os líquidos que fazem as fibras entumescer e cumprir bem seu papel. Além de hidratar o corpo, a água aumenta a sensação de saciedade (você fica satisfeita com menos alimentos), ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e ainda auxilia no tratamento da celulite.

O QUE VOCÊ PRECISA MENOS DO QUE ELE

Calorias:

Mulheres precisam de muito menos calorias do que o sexo forte. É que eles são maiores e possuem mais massa muscular magra, que consome mais energia. Os felizardos podem ingerir até 2.500 kcal por dia, enquanto as mulheres precisam de algo entre 1 800 a 2200 kcal, dependendo da quantidade de atividade física praticada.

Gordura:

Não é por acaso que os especialistas recomendam que a gordura represente apenas 30% da dieta - o que uma alimentação balanceada e light supre de sobra. Por uma questão genética, as mulheres têm tendência a acumular gorduras na coxa e no quadril, o que contribui para o aumento de células do tecido adiposo na área -- leia-se mais celulite. Se a boca é mais rápida que a consciência, pratique exercícios regularmente e adote uma dieta rica em fibras, que ajuda a diminuir a absorção de gordura dos alimentos. Se a consciência for mais forte, dê preferência às gorduras de origem vegetal, como o azeite de oliva, o óleo de canola, girassol e milho, que causam menos danos ao coração.

Sal:

Os especialistas alegam que a sensibilidade ao sal é mais individualizada do que se supunha até pouco tempo, o que talvez sugira que não é a pressão arterial de todos que suba em resposta ao excesso do mineral. Contudo, manere no manejo do saleiro e na ingestão de alimentos industrializados (sempre com grandes doses de sódio), bem como de molhos prontos, caso do shoyo e inglês. É que tudo que leva à retenção de água, sobretudo no período pré-menstrual, piora o bem-estar geral e, claro, a celulite.

Cafeína:

Um dos fatores que podem afetar negativamente a tensão pré- menstrual é a cafeína. Portanto é adequado não ingerir bebidas que contenham a substância, como chá, café ou refrigerantes, durante essa fase crítica.

Chocolate:

A vontade excessiva de comer chocolates durante o período pré-menstrual pode ser amenizada com a ingestão de uma pequena quantidade de carboidratos ricos em amidos (pão, batata, massas, aveia, arroz) a cada 3 horas e uma hora antes de se deitar ou levantar. É que intervalos longos entre a ingestão de carboidratos podem resultar em queda e aumento da glicemia - a taxa de açúcar no sangue. A gangorra, em conjunto com a liberação de adrenalina, pode impedir a utilização de progesterona. E dá-lhe irritação!

Álcool:

O excesso de calorias acaba com a alegria - Bebidas alcoólicas, bem como refrigerantes, oferecem muitas calorias, porém não possuem nenhum valor nutritivo. E olha que tem muita mulher hoje em dia brigando com a balança porque está se excedendo nos chopinhos... Se for sair com os amigos, pare no primeiro copo, continuando a partir daí com sucos que tenham poucas calorias (como limonada com adoçante) ou água.

Os bons companheiros

Veja, na pirâmide de alimentos feminina, desenvolvida pela equipe da pesquisadora Sonia Tucunduva Phillip, da Universidade de São Paulo, os alimentos que não podem faltar no seu dia a dia:

FIQUE DE OLHO NAS PORÇÕES

Gordura, óleos 
1 à 2 porções
Dê preferência de óleos polinsaturados, como o óleo de oliva, canola ou girassol. 1 colher de sopa de azeite é uma porção.
Açúcar
1 à 2 porções (esporádicas)
Dê preferência ao açúcar mascavo (1 colher de sopa para 1 porção) ou mel (2,5 colheres de sopa) para adoçar as bebidas.
Leite, iogurte, queijo
3 porções
Prefira os produtos com teor reduzido de gordura:
1 porção é um copo de leite ou iogurte ou 1,5 fatia de queijo (50g)
Hortaliças 
4 a 5 porções
Exemplos de 1 porção:
3 col. sopa de abobrinha
15 folhas de alface
2 col. sopa de cenoura
2 palmitos
Frutas 
3 a 5 porções
1 porção é:
½ fatia de abacaxi
2 ameixas
½ papaia
½ maça
Leguminosas 
1 porção
1 porção é: 1 concha de feijão com caldo ou 1,5 de grão de bico
Carnes, aves, peixes, ovos 
1 a 2 porções
1 bife (64g) ou 1 filé de frango (100g)
Pães, cereais tubérculos, raizes e massas
5 a 9 porções
1 porção é:
4 colheres de sopa de arroz
1 pão francês
2 col. grandes de batata cozida
3.5 col. de sopa de macarrão

Fonte: RGNutri

segunda-feira, 7 de março de 2011

Nutrição Funcional


Escolha a Nutrição Funcional para atingir melhor o seu objetivo!

Há mais de 15 anos esta Nutrição Funcional já é discutida e estudada na Europa e Estados Unidos. A base desta Nutrição são os inúmeros artigos científicos publicados com pesquisas de qualidade.
   Ilustração: Google

Esta Nutrição está conseguindo cada vez mais espaço no Brasil e as pessoas já estão procurando este diferencial. A Nutrição Funcional tem o aspecto mais importante que é a individualidade bioquímica que respeita que cada ser é único com necessidades e metabolismos diferentes. Esta visão fornece muitos pontos importantes para a prevenção e tratamento de sinais e sintomas, doenças e desordens metabólicas.

O tratamento com a Nutrição Funcional é primeiramente respeitando o corpo de cada paciente, a forma como ele responde aos estímulos do meio ambiente e como ele comportará com as novas mudanças. Esta Nutrição estabelece links entre todos os órgãos a fim de chegar na causa do que levou a pessoa a estar de uma determinada forma.
                                                                                                                 
A Nutrição Funcional não somente consegue maiores resultados como também faz com que os mesmos sejam duradouros. Esta nutrição não está unicamente voltada para contagem de calorias, consumo de diet e light, fibras, vegetais e legumes mas sim voltada para o que SEU corpo necessita, de acordo com o seu metabolismo e sua individualidade bioquímica.

Para entender um pouco melhor, as doenças, desordens estéticas, metabólicas e outros são agravados por uma série de eventos que acontecem no corpo como a inflamação, a produção excessiva de radicais livres, o estresse, sedentarismo.

A inflamação é desencadeada por ativação do sistema imunológico que tenta eliminar a substância estranha para o corpo. Esta ativação do sistema imune ocorre para defender o organismo contra invasores como bactérias, vírus, fungos, células tumorais, e outros. Algumas substâncias e agentes também ativam este sistema. O alto consumo de carboidratos simples como pães brancos, arroz branco, farinhas brancas, doces, guloseimas, gordura saturada e trans, poluentes ambientais, conservantes, corantes, medicamentos, hormônios, proteínas não reconhecidas pelo corpo e outros ativam este sistema. Ainda é agravado quando há disbiose (alterações nas concentrações de bactérias boas e ruins no intestino), absorção do que não deveria pelo intestino, baixa capacidade do fígado em eliminar toxinas e descontrole hormonal. Quando há esta ativação também há alta produção de radicais livres que são responsáveis pelo aparecimento de várias doenças inclusive o envelhecimento precoce e piora do quadro de estresse. Estes eventos acontecem simultaneamente e estão todos interligados.

Veja aqui alguns de muitos sintomas e doenças que a Nutrição Funcional atua:

•Digestão: azia, empachamento, intestino preso, diarréia, refluxo, gastrite, úlcera;

•Cérebro: dor de cabeça, enxaqueca, irritabilidade, estresse, compulsividade, vontade de comer doces, mal de alzheimer, parkinson, depressão, fadiga, perda da memória, dificuldade de concentração, hiperatividade, insônia, sonolência;

•Metabolismo: obesidade, ganho de peso, dificuldade de perda de peso, deficiência de vitaminas e minerais, hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, hipertensão, emagrecimento;

•Intestino: constipação, diarréia, síndrome do intestino irritável, Doença Celíaca, má absorção;

•Geral: candidíase, infecções frequentes, cálculos renais, fibromialgia,  artrite, acne, psoríase, urticária.

É importante ressaltar que nem sempre há alteração no exame de sangue e quando isso ocorre o caso está muito mais agravado. Por isso é muito relevante consultar com uma nutricionista funcional porque esta está apta a realizar o atendimento de Nutrição Funcional.



domingo, 6 de março de 2011

Ainda dá tempo! Saiba como os sucos podem ser seus aliados nos dias de folia:

Talita Corrêa

Disputando o posto de “Panicat Sagrada”, no programa “Pânico na TV”, a musa da Mocidade, Dani Vieira, tem suado muito para manter o pique de ensaios, entrevistas, testes e gravações. Estudante de nutrição, a loura de 26 anos, sabe bem a importância de cuidar da saúde antes de entrar de cabeça no trabalho ou de colocar os pés na folia.— Na correria do carnaval bebo muita água. Ela é indispensável para o bom funcionamento do organismo, inclusive para manter a pele bonita — observa a bela.

A água é mesmo uma boa companheira de festa, mas não a única. Muitos sucos, feitos com os ingredientes certos, podem cuidar de cada necessidade do corpo dos foliões.

— Carnaval é hora de preferir as bebidas com açaí. Elas dão muita disposição. Outra dica é suco de clorofila. Adoro! E faz superbem ao corpo.

Uma fonte rica de energia, o suco de clorofila mistura ingredientes como couve, agrião e hortelã. Conheça outras receitas e caia na folia!

A dermatologista Márcia Miranda, do Spa Lidiane Corpas, em Vila Valqueire, dá a primeira dica para quem quer continuar curtindo o carnaval:

— Beber bastante água de coco e suco de caju ajuda a repor o potássio, o sódio e o magnésio que perdemos quando ficamos muito tempo expostos ao sol.

Já a nutricionista Tatiana Ossola, do Emagrecentro Grande Rio, em São João de Meriti, aconselha que as pessoas evitem ingerir álcool sem comer antes.

— Também devemos evitar as bebidas que contêm cafeína, como o café e o mate, e abusar das frutas — avisa.

Aproveite as dicas, festeje com estas receitas e faça um brinde a você mesmo. Saúde!
“Allah-la-ô”

Gastou a voz nas prévias de carnaval? Faça um suco caprichado de limão com gengibre e cante todas as marchinhas outra vez.


Tensão pré carnaval?

A TPM coincidiu com o domingo de festa? Uma bebida com água de coco e banana vai aliviar os sintomas: a banana possui vitamina B1, que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso central, vitamina C, que ajuda a aliviar o mal-estar e o inchaço dos seios. Já o coco possui muitos minerais como o cálcio, que ajuda nas cólicas, dores nas costas e no nervosismo; potássio, que auxilia a contração muscular; fósforo, que combate a fadiga, magnésio, que reprime a depressão, e sódio, que ajuda na condução nervosa, além de ferro, que produz energia.


Sorria, Pierrô!

Beterraba, espinafre, cenouras, maçã e salsa podem compor seu elixir da felicidade. A beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os.

Fantasia sem celulite

Hora de pular atrás de bloco e colocar as pernas de fora! Que tal um suco de pepino, beterraba, maçã e cenoura? O pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia na circulação sanguínea, colabora para expulsar as toxinas das células. O resultado? Uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.


Corpinho de odalisca

Entrar com o pé na folia já vai lhe render uma boa queima de calorias. Mas se quiser ajudar no processo e chegar mais enxutinha na Quarta-Feira de Cinzas, misture algas secas, beterraba, maçã e cenouras num liquidificador. As algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade. Os outros ingredientes contribuem na digestão e conferem um gostinho bom à bebida.

Bloco da juventude

A couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele.


Pele de princesa

Escolha suas frutas preferidas e esqueça as máscaras: o morango possui a pró-vitamina A, que protege a pele e contém fibras que eliminam as toxinas do organismo. A água de coco contém minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro, além de vitaminas. Já o agrião possui muitos minerais como cálcio, flúor, iodo, fibras e vitaminas B, C e E, que ajudam a combater a acne. O abacate possui gorduras benéficas ao organismo e deixa a pele mais macia. O mamão papaia estimula o funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de toxinas.


Tire o estresse da avenida

Definitivamente, carnaval não combina com estresse. A pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o levêdo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante. Vai um gole dessa mistura aí?

Pulando sem parar

A quarta-feira está longe de chegar e você já se cansou? O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transportar oxigênio na corrente sanguínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia.

Sono de Rei Momo

Quando o carnaval passar, o relógio biológico vai responder aos excessos: se faltar sono à noite, lembre que a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.


Baile sem enxaqueca

Não tem desculpa para não entrar na festa. Ao primeiro sinal de enxaqueca, faça um suco com cenoura, alho, aipo e salsa. O alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sanguínea. Já a salsa auxilia a digestão.

Postagens populares