sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Menos gordura ajuda a evitar pedra na vesícula

Cuidados na alimentação devem ser maiores por quem já tem histórico da doença na família

Fonte: Artigo

A pedra na vesícula – órgão que ajuda na digestão de gorduras – é um problema que atinge mais de 15% da população brasileira acima dos 60 anos, segundo Edson José Lobo, professor do departamento de cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Embora os casos sofram influência da genética, eles também podem ser desencadeados pelo sedentarismo e por uma dieta gordurosa.




Portanto, se você já sabe que tem familiares com o problema vale a pena se precaver mantendo uma rotina de exercícios e um cardápio variado, pois há vezes em que a pedra surge até mesmo sem levantar suspeitas. “Ela pode ser vista como uma das chamadas doenças silenciosas. Isto é, pedimos exames ao paciente por outros motivos, quando então ele acaba descobrindo que tem os cálculos”, conta Lobo. 

O “silêncio”, no entanto, não é uma regra. Em outras situações, o desconforto é capaz de ser tão grande que a única solução passa a ser a cirurgia – até porque a pedra tem bem menos chances de ser expelida, comparada à pedra nos rins. Antes que se chegue ao cirurgião, porém, é possível se prevenir com uma alimentação rica em fibras, uma substância responsável entre diversas funções por eliminar o excesso de gordura do organismo. Assim, procurar consumir cereais integrais no café da manhã, saladas e alimentos que contenham soja e outras fibras ao longo do dia é ótima ideia.

Aprecie com moderação

De acordo com Lobo, se mesmo para quem não tem o problema a recomendação é moderar o consumo de comidas gordurosas, no caso das pessoas com predisposição ou que já sofrem com a pedra na vesícula isso é ainda mais importante. Desse modo, é bom ir devagar na ingestão de carnes mais gordas, como o filé de picanha e a carne de porco. Os embutidos, a exemplo da mortadela e da salsicha, também devem sair da lista de prioridades do cardápio.

A restrição, aliás, não fica por conta somente das carnes. A manteiga, por exemplo, e os doces como bolos, tortas e sorvetes, cujo preparo envolve o uso da gordura, também merecem a devida atenção. “No caso da pessoa que já convive com o cálculo, o cuidado precisa ser redobrado”, ressalta o professor.

Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares