quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alimentação adequada influencia no resultado do exercício físico


Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
A alimentação correta pode potencializar a prática de exercícios. A preocupação com o que é ingerido antes e depois da atividade física pode fazer toda a diferença na energia empregada nos movimentos e também no resultado que eles atingem no músculo.

Nada de comer muito antes dos exercícios. Se a refeição for completa é necessário esperar até três horas antes de começar um esforço excessivo.

Mas nem pense em ir para a academia sem comer nada. A alimentação é essencial para evitar problemas como desmaios. “Se não comer nada o corpo entende que está em repouso e ao coloca estado metabólico baixo e corre o risco de ter uma hipoglicemia”, explica o educador físico Cássio Fiani.

Segundo a nutricionista Líbia Vieira, o ideal é fazer lanches leves. Sanduiches com pão integral, banana com aveia, suco de laranja, pêra são alimentos rápidos que fornecem energia para atividade física.

Se o objetivo for ganhar massa muscular, invista nos carboidratos, mas se a intenção for apenas manter a boa forma, a combinação carne vermelha, legumes e verduras e o tradicional arroz com feijão são boas pedidas.

Veja como se alimentar:

Antes do treino: Fazer uma refeição sólida entre 60 a 90 minutos antes do treinamento - dependendo do metabolismo de cada um – contendo carboidratos complexos e proteínas e reduzida em fibras, frutose e gorduras.

Evitar consumir gordura e açúcar porque estes componentes tiram a força e a rigidez muscular necessárias para a execução correta dos exercícios.

Cereais (arroz, trigo, milho, aveia), tubérculos (batatas, mandioca, beterraba), ou uma porção de pão são fontes de energia capazes de dar força para os músculos.

Depois do treino: Deve-se consumir proteínas logo em seguida ao treino (no máximo, uma hora após), para que os músculos se recuperarem e fiquem mais firmes. A refeição deve investir em proteínas de alto valor biológico (as consideradas completas), carboidratos complexos e restrita ao máximo em gorduras.

A escolha deve ficar entre carnes magras (como maminha, lombo e coxão mole), clara de ovo e derivados do leite desnatado.

Alimentos antioxidantes, com vitaminas C ou E, são importantes para evitar a fadiga muscular.

Fonte: EPTV Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares