segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quantos sachês de adoçante podem ser consumidos por dia?


Fonte: Getty Images.
Você sabe qual é a quantidade de adoçante que pode ser ingerida diariamente sem fazer mal à saúde? A Abiad – Associação Brasileira de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres, Diet e Light – lançou uma ferramenta virtual que calcula o índice de ingestão diária aceitável de edulcorantes, como aspartame, sacarina, ciclamato, sucralose e estévia. O cálculo é feito de acordo com o peso da pessoa. Segundo a tabela, uma mulher de 60 kg, por exemplo, pode consumir, no máximo, 660 mg (ou 5 sachês) de ciclamato ou 240 mg (ou 3 sachês) de estévia por dia.

“O excesso do uso de adoçantes pode causar alguns problemas a longo prazo, como alergia, enxaqueca, falta de concentração, dificuldade no controle da ingestão de carboidrato, mudança do paladar e até aumento de peso”, alerta Luciana Harfenist, nutricionista funcional e personal diet, do Rio de Janeiro.

Atenção: deve-se tomar cuidado não só com o número de sachês consumidos, mas também com a quantidade de alimentos com adoçantes (como balas, gelatinas, bolos, doces etc). Se você, por exemplo, comer 10 barrinhas de cereais light ou diet, correrá o risco de engordar.  “Esses produtos podem mascarar a quantidade real de calorias ingeridas pelo organismo, como consequência, o tão esperado efeito emagrecedor pode não acontecer”, explica a nutricionista.

No caso das grávidas e de mulheres que estão amamentando, Luciana indica o uso do steviosídeo, um adoçante natural extraído das folhas da Stevia Rebaudiana. Mas só se a gestante for diabética ou se estiver acima do peso.

Quem tem pressão alta ou insuficiência renal deve verificar as taxas de sódio de cada marca de adoçante. Geralmente o ciclamato e a sacarina apresentam níveis elevados de sódio. Mulheres com tendência à retenção de líquido no período pré-menstrual também devem evitar esses produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares