domingo, 5 de junho de 2011

Conheça os alimentos que ajudam na absorção de ferro pelo organismo


Frutas Cítricas são ideais para
 serem consumidas após as refeições

Fonte: Google Imagens

O ferro é considerado um dos principais nutrientes envolvidos no crescimento e desenvolvimento em seres humanos. No Brasil, estima-se que aproximadamente 55% das crianças sofram de anemia por carência de ferro. A deficiência deste mineral no organismo também altera a imunidade, facilitando o aparecimento de doenças virais e bacterianas.

Além disto, a sua carência pode comprometer o aprendizado infantil, levando a uma maior dificuldade de concentração; e reduzir o desempenho para prática de exercícios físicos, devido a fraqueza, fadiga, tonturas e falta de ar.

Cuidados na seleção de alimentos que fazem parte das refeições ajudam a evitar combinações que reduzem tanto a absorção como o aproveitamento do ferro pelo organismo. A endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Vivian Estefan, faz algumas recomendações:

  • O cálcio diminui a absorção de ferro, por isso evite consumir leite e derivados nas duas maiores refeições (almoço e jantar), prefira-os sempre no café da manhã e lanches.
  • Procure ingerir no almoço e jantar alimentos ricos em ferro, como carnes, aves, peixes, leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico) e verduras de cor verde-escuro (brócolis, espinafre, couve, agrião).
  • Evite consumir café, mate, chá preto e refrigerantes durante as principais refeições do dia.
  • Frutas ricas em vitamina C (laranja, mexerica, abacaxi, açaí, por exemplo), auxiliam a absorção do mineral e, portanto, devem ser consumidas no almoço e jantar.
  • Evite doces antes e depois das refeições.
  • Não consuma simultaneamente ovos e carnes, isso dificulta a absorção do ferro.
  • Vísceras de frango e carne bovina, especialmente fígado, contêm grande quantidade de ferro. 

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Postagens populares