sexta-feira, 1 de julho de 2011

Alergias alimentares: além de cada vez mais comuns, podem ser fatais

Fonte: Artigo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as alergias alimentares podem ocasionar mais do que erupções na pele ou dores no estômago: elas podem ser fatais. Esse alerta deve ser levado em consideração pelos pais, já que esse tipo de alergia é crescente entre crianças e jovens.

Uma pesquisa indicou que 8% das pessoas com menos de 18 anos nos Estados Unidos têm pelo menos uma alergia alimentar. No passado, as estimativas variavam entre 2% a 8%.

Entre os jovens com alergias alimentares, cerca de 39% já tiveram uma reação grave em seu histórico e 30% eram alérgicos a múltiplos alimentos. O alérgeno mais comum foi o amendoim, seguido pelo leite e o marisco.

Não existe cura para a alergia alimentar. A melhor maneira de evitar os problemas ainda é não consumir os alimentos problemáticos para a pessoa, e estar sempre com epinefrina (medicamento) à mão, para o caso de emergências.

Apesar dos alergistas conseguirem identificar pessoas que apresentam risco de reação a alguma comida em particular, não há nenhum teste para determinar quem tem mais chance de sofrer uma reação grave ou leve.

Para uma criança com alergia alimentar, é quase um pesadelo almoçar em um buffet. Com o crescimento delas, fica cada vez mais difícil controlar sua alimentação. Essas alergias podem até mesmo fazer as crianças um alvo de intimidações na escola. E na adolescência, os jovens podem passar por constrangimentos, como ter que recusar um beijo de alguém que tenha acabado de comer amendoins.

A pesquisa descobriu que as crianças negras e asiáticas são mais propensas a ter alergias alimentares do que as brancas. Também foi possível descobrir que as alergias foram mais graves entre os meninos que as meninas.

Enquanto a cura para o problema não é encontrado, vale seguir as dicas dos médicos. Se os pais suspeitarem que seus filhos tenham alergias alimentares, deve-se fazer o teste por um alergista certificado. Se a criança realmente for alérgica ela deverá evitar certos alimentos, sempre lendo os rótulos de tudo o que come. Ações como essas são fundamentais, já que as alergias alimentares são mais graves do que parecem. [CNN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares