segunda-feira, 27 de junho de 2011

Por que comer cinco vezes ao dia é o ideal para emagrecer?

Comer várias vezes ao dia pode ajudar no processo de emagrecimento. Mas muitas pessoas ainda acreditam que, ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar – emagrecerão com maior facilidade. E qual a explicação para o fato de que comer mais vezes ao dia ajuda a ficar em forma?                       


Divulgação
 

“Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura”, explica Liliane Oppermann, médica nutróloga.


Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz que o organismo tenha de trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético, aponta a especialista.Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos. 

Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e,   consequentemente, acontecerá queima calórica diária. “Estima-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa”, afirma Oppermann. No comportamento inverso, quando ocorre um jejum prolongado – comer apenas nas “refeições principais” –, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como forma de defesa e garantia de energia em longo prazo, a fim de utilizá-la quando for necessário. “Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado o risco de se exceder na quantidade de alimentos na refeição seguinte é muito maior”, alerta a nutróloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares