![]()  | 
| Fonte: Google Imagens | 
Quem sofre com colesterol alto tem na   ponta da língua o que ajuda a manter os níveis adequados. Abacate e   fibras são os mais lembrados. O que pouca gente sabe é que o cogumelo   pode ser um forte aliado nesta dieta, segundo o nutrólogo Máximo   Asinelli. Não se trata do champignon, comumente utilizado em strogonoff,   mas do fungo natural, seco, que absorve a gordura animal causadora do   alto LDL, o colesterol ruim.
O fungo in natura tem fibra solúvel,   que diminui a absorção de gordura animal. Assim, ele reduz o colesterol   LDL, que é um dos principais responsáveis pelas doenças   cardiovasculares. “O LDL tem partículas menores e de baixa densidade que   penetram nas camadas da artéria coronária e a entopem, causando   principalmente infarto do miocárdio e AVC”, explica Asinelli.
Segundo  o nutrólogo, o cogumelo em  conserva não tem essa propriedade porque vem  banhado em substância  ácida. “Para neutralizá- la, o fungo é lavado por  vários dias. Então,  recebe amido para ficar estufado”, conta.
Existe  apenas uma exceção: quando a  conserva for feita em óleo de girassol,  que não compromete as  propriedades nutricionais do cogumelo.
O  shitake europeu (Funghi pleurotus) é o  mais indicado. “Ele é mais  carnudo e rico em proteínas, cálcio,  fósforo, potássio e ferro”,  explica.
Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:
Postar um comentário