sexta-feira, 27 de maio de 2011

Milho: coma até a espiga

Fonte: Google Imagens
A temperatura vai caindo, mês de maio chegando ao fim e logo muitos balões coloridos vão subir pelos ares. Quem gosta das animadas festas juninas já pode se preparar. O mês é de quadrilha e de muita brincadeira. E mais: de pipoca estourando, milho cozido, bolo de fubá, enfim, receitas que nunca podem faltar. Pudera, é época de milho! Dá até para sentir o cheirinho no ar. 


O milho é um ingrediente originário das Américas, usado no Brasil pelos índios muito antes de Cabral aportar por aqui. Nossos povos nativos já faziam pamonhas e mingaus com ele. Mas quem incrementou as receitas com leite e começou a preparar bolos foram as portuguesas. 

O livro Açúcar, de Gilberto Freyre, revela as receitas doces das tradicionais famílias nordestinas da região da Zona da Mata, lugar em que se produzia a cana-de-açúcar. Ele mostra que desde a época dos senhores de engenho se faz bolos de fubá, que nada mais é do que o grão de milho triturado bem fino.

Os quitutes ficaram ainda mais populares com as investidas dos bandeirantes Brasil adentro, que chegou ao interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, no século XVII. Como o milho era fácil de cultivar, eles plantavam roças durante o caminho para garantir a sobrevivência, e os grãos amarelinhos ganharam espaço no Sudeste. Por esse motivo, o historiador Sérgio Buarque de Holanda costumava chamar a região de “uma civilização do milho”.

Fonte: IG

Essa dica é só para dar o 'gostinho'. Não esqueça, coma com moderação. Bom arraiá!

Um comentário:

  1. e eu adoro!
    que bom saber de tantas qualidades desse alimento maravilhoso
    bom dia

    ResponderExcluir

Postagens populares