sexta-feira, 8 de julho de 2011

O que os bebês podem comer quando não mamam? - Bebês à mesa

Fonte: Google Imagens

  Todas as mamães estão cansadas de saber que até sexto mês de vida o único alimento que deve ser oferecido para os bebês é o leite materno.  Mas quando os pequenos rejeitam o peito, as papinhas naturais e os leites industrializados podem ser a solução? Saiba os perigos e as soluções.
 
O leite artificial nesse caso é a melhor opção. Ele pode ser oferecido para a criança no café da manhã e entre as refeições acompanhado pelas papas salgadas e raspas de frutas, como banana maçã, mamão e mamão. Já as papinhas industrializadas prontas para o consumo estão fora da lista dos alimentos apropriados na primeira idade. Dentre as opções de leites em pó, longa vida e o puro direto da vaca, os artificiais, mesmo oferecendo riscos de cólicas a até intestino preso, são a melhor opção, já que o leite de vaca apresenta grande risco de contaminação.
 
Para o almoço e jantar a papa salgada pode ser feita pela combinação de folhas, legumes, cereais ou tubérculo como arroz, batata ou macarrão, grãos como lentilha, feijão, grão de bico ou soja e uma proteína animal como a carne vermelha ou o frango. Tudo precisa ser bem cozido e peneirado para que não sobre pedaços com um fio de azeite e uma pitada de sal. O ideal é que nada seja batido no liquidificador, já que até a lâmina pode contribuir para a perda das propriedades nutricionais.
 
A partir de um ano de idade a criança já pode começar a degustar de outros alimentos até então proibidos antes como o ovo e o mel. Frituras, gorduras, refrigerantes e alimentos industrializados é bom deixar para a fase escolar que a criança começa a ter contato com novos sabores. Isso porque até essa idade os pequenos possuem multiplicação das células de gordura e desenvolvem a pré disposição a obesidade se consumirem esse tipo de “gordura vazia”, que não agregam nenhum valor nutritivo. E é claro que nunca deixar de estimular a ingestão de água vai influenciar diretamente na boa saúde da fase adulta. 
 
FONTE: Departamento de nutrição da Clínica Dr José Bento de Souza

Fonte Artigo: Segs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares