sábado, 9 de julho de 2011

Receitas com leite podem atuar no combate à alergia, diz estudo

Patricia Zwipp

Segundo pesquisa, a ingestão de produtos lácteos cozidos acelera o ritmo com que as crianças superam a alergia ao leite. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Receitas com leite cozido podem ajudar crianças a superar alergia ao leite de vaca. Essa conclusão é de um estudo da Escola de Medicina Mount Sinai, dos Estados Unidos, divulgado pelo Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Os cientistas acompanharam 88 voluntários, de 2 a 17 anos, diagnosticados com alergia ao leite. Na primeira etapa, os participantes degustaram muffin ou waffle com leite cozido (as altas temperaturas utilizadas no cozimento fazem com que as proteínas do leite quebrem, reduzindo a alergenicidade). 

Aproximadamente 75% não apresentaram reações alérgicas e seus pais receberam orientações sobre como incorporar produtos lácteos assados na dieta. Os que não se sentiram bem continuaram a evitar iguarias com leite.

Após um período de seis a 12 meses, as 65 crianças que passaram na primeira fase retornaram à clínica para comer pizza de queijo (a temperatura usada é inferior à dos alimentos anteriores e, por isso, apresenta mais proteínas do leite). Dessa vez, 78% não tiveram problemas alérgicos e incorporaram queijo assado nas refeições. Os pequenos com reações alérgicas retornaram em até um ano para tentar novamente.


Depois de três anos, os voluntários sem reações foram para a etapa final. Ingeriram alimentos com leite desnatado sem aquecimento, como iogurte e sorvete. Dos 65 que passaram pelo muffin, 60% conseguiram tolerar o leite cru.

Em cinco anos, 47% das crianças do grupo experimental podiam comer produtos lácteos sem aquecimento, em comparação com apenas 22% por cento das do grupo controle, como informou o site Science Daily. Segundo os cientistas, isso indica que a exposição controlada a produtos lácteos cozidos acelera o ritmo em que a garotada supera a alergia ao leite.    

Fonte: Terra  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares