sábado, 23 de outubro de 2010

Radicais Livres - RL

Aproximadamente 95% do oxigênio proveniente da respiração é neutralizado pela cadeia respiratória celular, onde acaba seu ciclo metabólico, transformado em água.

Os 5% de oxigênio restantes são transformados nos Radicais Livres, que se não forem adequadamente eliminados, ou se estiverem sendo formados em excesso, pode prejudicar o organismo, provocando o STRESS OXIDATIVO.
O Stress Oxidativo, pode ser causado por anomalias genéticas dos órgãos de defesa, e também por fatores ambientais, que de alguma forma estressam o metabolismo como: o tabagismo, a radiação, excesso de atividade física, intoxicações metálicas, ingestão de gorduras animais, frituras, carne vermelha, inflamações e infecções, consumo abusivo de álcool,stress físico e mental, etc.


Estudos mostram que várias doenças são originadas por ação dos Radicais Livres, o que acontece com câncer, aterosclerose, artrites, catarata, enfisema pulmonar.
E outras como Infecções graves, Diabetes, Mal de Parkinson, Doença de Alzheimer, Enfermidades neurológicas, agravam com a ação dos RL.


Clique na imagem para ver em tamanho original


OBS: O EXCESSO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AUMENTAM OS RADICAIS LIVRES.
Uma alimentação balanceada rica em alimentos de baixo valor calórico diminuem a produção de radicais livres. Frutas e Verduras estão em primeiro lugar.

Carolina Ritter Ribeiro formada em Nutrição pela Unisinos com Pós graduação em Nutricão Clínica Funcional e Pós graduação em Obesidade e Emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares