quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como inserir alimentos na dieta do bebê


Por: Redação Sempre Materna/Carla Bianchi Assessoria


O aleitamento materno exclusivo é regra até os seis meses de vida do bebê. Após essa fase, já é possível oferecer outros alimentos.

Esse processo deve ser feito entre as mamadas para que o pequeno se adapte aos novos sabores, além de permitir que a mãe veja como o organismo dele reage a cada tipo de refeição.

De acordo com a nutricionista Priscila Beneduce, o ideal é oferecer as papinhas três vezes por dia. Uma salgada no horário do almoço e uma de fruta no meio da manhã e da tarde. A profissional ainda reforça que, por volta do 8º mês, a papinha salgada também pode ser oferecida no jantar.
Comidinha Caseira
As papinhas industrializadas são ótimas, mas as mães podem prepará-las em casa. Alguns legumes usados no dia a dia possuem diversas substâncias que contribuem para o desenvolvimento da criança:
Batata e inhame - Altamente energéticos;Abobrinha, espinafre, couve, cenoura, chuchu, brócolis e couve-flor – Fontes de vitaminas e minerais;Feijão, soja, lentilha, grão de bico, carne de boi e aves – Fontes de proteínas.

Segundo Priscila, a atenção deve ficar na consistência da papinha, que deve iniciar mais líquida e, à medida que os primeiros dentinhos surgirem, devem passar para pastosa ou mais sólida. “Isso estimula a criança a mastigar e engolir corretamente”, explica.
Mantenha distância
Alguns mantimentos devem ser riscados do cardápio do bebê, como açúcar, ovo, refrigerante, doce, adoçantes e frituras em geral, afinal possuem compostos químicos que podem prejudicar o desenvolvimento do sistema digestivo do bebê. Exatamente por isso, sal e conservantes também não são boas opções.
Atenção ao modo de fazer
Antes de “colocar a mão na massa”, é importante lavar bem as mãos e conferir se os legumes estão frescos e com boa aparência. “Frutas, hortaliças e utensílios para preparo e consumo dos alimentos devem ser bem higienizados e desinfetados”, alerta Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares