sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Brócolis salva-vidas


Há quem torça o nariz para ele, mas o vegetal é usado até para tratar o câncer

Fonte: Artigo
Nem todo mundo dá prioridade para os vegetais na hora da refeição. E tem gente que ainda torce o nariz só de pensar nessa ideia. Mas você sabia que hortaliças como o brócolis e a couve-flor contém sulforafano, uma substância química capaz de destruir células cancerosas?

A notícia foi divulgada pela Oregon State University, que realizou um estudo na qual constatou o benefício do antioxidante no organismo. Nesse trabalho, conduzido pelo Instituto Linus Pauling, os cientistas descobriram que os vegetais crucíferos, ou seja, aqueles com alta concentração de vitamina C e E, betacaroteno e ácido fólico, ajudam na prevenção e no tratamento do câncer. O que acontece é que o sulforafano tem o poder de destruir apenas as células doentes sem afetar as que funcionam corretamente.

Para a nutricionista e especialista em alimentação funcional, Sandra Stefano, o brócoli é o alimento que apresenta sulforafano em maior concentração em comparação a todos os outros vegetais crucíferos. “O brócolis é um velho conhecido por suas propriedades benéficas. Essa mesma substância presente no vegetal já era conhecida por tratar da bactéria H. Pylori, que causa úlcera estomacal”, afirma.

Além de conter mais vitamina C do que uma laranja, o brócoli também é rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e vitamina A. De acordo com Sandra, ele ainda é um aliado da balança, pois tem poucas calorias. “Cada 100 gramas tem apenas 35 calorias”, diz. Portanto, esqueça a ideia de que o vegetal tem um gosto ruim e se entregue aos seus benefícios com a deliciosa receita abaixo.


Suflê de Brócolis

Ingredientes
3 colheres de sopa de margarina light (*)
3 colheres de sopa de farinha de trigo integral
¼ de xícara de leite
1 cebola ralada
1 xícara de chá de creme de leite
1 xícara de chá de caldo de carne
2 gemas batidas
1 prato de brócolis cozido
1 xícara de chá de queijo ralado
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

3 claras em neve
(*) o uso da gordura mais dietética é opcional. As receitas clássicas de suflê são feitas com manteiga)


Modo de Fazer

Refogue a cebola na margarina, junte as gemas, o leite e a farinha dissolvida no creme de leite e peneirada. Adicione o caldo de carne, tempere com sal, pimenta e noz moscada, misturando sempre em fogo brando até obter uma consistência cremosa. Passe para uma tigela e acrescente o brócolis picado, o queijo e as claras em neve. Misture bem. Leve ao forno para assar em assadeira refratária untada. Quando estiver assado, retire, pincele as gema e volte ao forno por alguns minutos para dourar.




Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Postagens populares